Contente
O mirtilo é uma cultura relativamente nova para a Rússia, que ainda está ganhando popularidade. A planta tolera bem as condições da zona média, dá um rendimento estável e não congela no inverno. O plantio e os cuidados adequados com os mirtilos na região de Moscou permitirão que você colete frutos saborosos e saudáveis regularmente.
Características do cultivo de mirtilos na região de Moscou
O clima da região de Moscou é perfeito para o cultivo de mirtilos. Esta cultura é despretensiosa às condições meteorológicas, raramente é afetada por doenças e pragas. A planta tolera bem a localização próxima das águas subterrâneas a uma profundidade de 30-60 cm.
Na região de Moscou, as bagas têm tempo de amadurecer mesmo em verões frios e chuvosos. A maioria das variedades é altamente resistente ao inverno. Alguns híbridos não congelam quando a temperatura cai para -35 ° C. As plantas podem suportar facilmente os invernos sob uma cobertura leve de folhas ou turfa.
Para cultivar mirtilos de jardim na região de Moscou, é necessário garantir alta acidez do solo. A planta se desenvolve em um pH de 3,5 a 5. É medido com instrumentos especiais.
Solos de floresta podzólica e cinza prevalecem na região de Moscou. Eles são caracterizados pela baixa acidez, mas alto teor de húmus. Antes de plantar mirtilos, acidificantes devem ser adicionados a tal solo.
Os solos pantanosos na região de Moscou são áreas baixas no norte e no leste da região. Eles têm uma alta acidez, mas não são ricos em húmus e outras substâncias úteis. Ao plantar mirtilos em áreas pantanosas, uma camada de drenagem deve ser feita. Além disso, eles melhoram a composição do solo devido aos fertilizantes minerais.
Onde os mirtilos crescem nos subúrbios
Em condições naturais, os mirtilos são encontrados em florestas, tundra e áreas montanhosas. No território da região de Moscou, é coletado em zonas úmidas. Na natureza, os arbustos crescem nos distritos de Taldomsky, Shatursky e Yegoryevsky.
O mirtilo silvestre é um arbusto perene, decíduo, de até 1 m de altura, cujas folhas são lisas, alternadas, de até 3 cm de comprimento, localizadas em pecíolos curtos. Os frutos são de vários formatos: de redondo a oblongo. O seu tamanho não ultrapassa 1,2 cm, a cor é azul, a pele é fina, coberta por uma flor azulada. A polpa é esverdeada, aquosa. A fruta tem um gosto doce e azedo.
As formas culturais podem ser cultivadas em qualquer área da região de Moscou. Em comparação com mirtilos silvestres, eles fornecem um rendimento maior e melhor. A maioria das variedades produz frutos grandes e saborosos 2-3 anos após o plantio.
Quais variedades de mirtilos são adequadas para a região de Moscou
Para o cultivo na região de Moscou, são escolhidas variedades de tamanho médio que amadurecem nos períodos inicial e intermediário. Estas são plantas resistentes ao frio que produzem uma colheita estável. Exemplos de variedades precoces para a região de Moscou: Duke, Reka, Northland. Das variedades de meia temporada para a região, os híbridos Bluecrop, Patriot, Toro são adequados.
Como plantar mirtilos na região de Moscou
Ao cultivar mirtilos na região de Moscou, o plantio e o cuidado são de grande importância. É importante cumprir os termos e a sequência de trabalho É dada especial atenção à escolha do local e posterior preparação do solo. Certifique-se de medir a acidez do solo e escolher o substrato correto para a cova de plantio.
Quando plantar mirtilos de jardim na região de Moscou
Para o plantio, prefere-se mudas de dois anos. Se as plantas forem vendidas com sistema radicular fechado, o trabalho pode ser realizado durante o verão. Isso inclui o período do início da primavera ao final do outono.
Na região de Moscou, a primavera é considerada a melhor época para o plantio de frutas silvestres. Eles estão esperando que a neve derreta e o solo aqueça. Normalmente, este é o final de abril - início de maio. Na hora de escolher as datas exatas de desembarque, eles se orientam pelas condições climáticas. Se houver previsão de geadas, é melhor adiar o trabalho até que acabem.
O plantio de mirtilos no outono é permitido na região de Moscou. O trabalho é realizado 2 a 3 semanas antes do início do tempo frio. Se as datas de plantio já passaram, então a muda é enterrada e polvilhada com serragem. Na primavera, a planta é retirada do solo e o plantio começa.
Seleção do local e preparação do solo
De acordo com os jardineiros, plantar e cuidar de mirtilos na região de Moscou não leva muito tempo se você seguir as regras básicas. Os mirtilos crescem melhor em áreas ensolaradas. À sombra, o arbusto piora e os frutos absorvem pouco açúcar. O nível ótimo de ocorrência de água subterrânea é de 40 a 60 cm Antes do plantio é analisado o nível de acidez do solo. Um indicador de condições favoráveis é o crescimento ativo de azeda, hortelã, cavalinha. Resultados mais precisos serão mostrados por um indicador ou testes de laboratório.
Se a reação do solo for neutra ou alcalina em um local na região de Moscou, então sua composição deve ser ajustada. Para preencher a cova de plantio, turfa ácida, aparas de madeira ou a camada superior do solo de uma floresta de abetos são usados. A serragem podre também é usada como substrato.
Uma boa opção para acidificar o solo é usar enxofre em pó. Um ano antes do plantio, o solo é desenterrado e 250 g desse fertilizante por 1 m3 são adicionados. Em vez de enxofre, 20 g de sulfato de amônio ou nitrato de amônio por 1 sq. m. Esses fertilizantes saturam o solo com nitrogênio e o acidificam bem.
Plantando mirtilos nos subúrbios
Para cultivar mirtilos em uma dacha nos subúrbios, é importante fazer o trabalho de plantio corretamente. Um buraco é cavado no local, que é preenchido com um substrato preparado. As plantas são plantadas em grupos ou linhas. Se houver muitas mudas, é melhor cavar uma trincheira imediatamente.
O procedimento para o plantio de mirtilos na região de Moscou:
- Um buraco com um diâmetro de 1 m é cavado no local até uma profundidade de 0,5 cm.
- Se o solo for argiloso ou pouco solto, é feita uma camada de drenagem. Para isso, é colocado um tijolo partido ou uma pequena pedra amassada no fundo.
- As paredes do poço são isoladas com chapas de ferro ou polietileno.
- Um substrato é despejado no poço, consistindo em uma quantidade igual de areia e turfa. Um pouco de agulhas, serragem ou enxofre também são adicionados a ele.
- Uma crista é formada acima da cova, na qual a muda é colocada.
- As raízes do arbusto adormecem e regam abundantemente.
- O círculo do tronco é coberto com turfa, serragem podre ou agulhas.
É conveniente cultivar mirtilos em recipientes em parcelas pessoais na região de Moscou. O arbusto é plantado em caixa de madeira ou vaso de cerâmica. A planta vai decorar uma varanda, loggia ou terraço. Os recipientes são preenchidos com turfa e a drenagem é derramada no fundo. Se o arbusto cresce em recipientes, no inverno ele é removido para o porão ou adega.
Como cultivar mirtilos na região de Moscou
De acordo com comentários, mirtilos na região de Moscou respondem positivamente ao cuidado. As plantas recebem água, alimentação e formação de arbustos.
A cultura prefere rega moderada. Durante a estação de crescimento, o solo é mantido úmido. No entanto, é levado em consideração que a estagnação prolongada da umidade levará à morte da planta. Para irrigação, leve água quente decantada.É trazido para baixo do arbusto, não permita que caia sobre folhas e brotos. Na região de Moscou, basta regá-la 1 a 2 vezes por semana, levando em consideração a precipitação.
Na escolha dos fertilizantes, eles são guiados pelo nível de pH do solo. O primeiro sinal de que é preciso acidificar é o avermelhamento das folhas. Se você não agir, manchas brancas aparecerão, a planta irá parar de se desenvolver e não dará colheita.
Opções para alimentar mirtilos na região de Moscou:
- 10 g de ureia ou 20 g de sulfato de amônio em um balde de água;
- 10 g de sulfato de potássio ou Nitroammofoska por 10 litros de água;
- 10 ml de líquido para baterias de automóveis para 10 litros de água;
- 50 g de enxofre em pó por arbusto;
- 3 colheres de chá ácido cítrico em um grande balde de água;
- qualquer complexo mineral para mirtilos ou rododendros.
Na primavera, fertilizantes de nitrogênio são aplicados sob mirtilos na região de Moscou: uréia, sulfato de amônio, Nitroammofosku. Durante a floração e a frutificação, eles mudam para fertilizantes de potássio e fósforo. É conveniente usar complexos minerais especiais Florovit, Dobraya Sila, etc.
O cuidado do mirtilo na região de Moscou também inclui a poda sanitária. Devido à formação, o mato não cresce e dá uma boa colheita. No terceiro ano após o plantio, não mais do que 5 brotos poderosos são escolhidos. O resto do crescimento é cortado pela raiz. Galhos quebrados e secos são removidos anualmente. Nas plantas adultas, os brotos velhos são cortados, os quais não dão mais frutos.
Para o inverno na região de Moscou, mirtilos são batatas, turfa ou húmus é derramado no círculo do tronco. Para abrigar as plantas jovens, uma moldura é erguida e um tecido não tecido é preso a ela. Na primavera, a estrutura é removida.
Quando os mirtilos amadurecem na região de Moscou
Na região de Moscou, os primeiros mirtilos amadurecem no meio do verão. Normalmente a colheita é feita em 2-3 recepções. A maioria das frutas está pronta para a colheita na primeira onda de frutificação. Eles são grandes. As bagas restantes são colhidas à medida que amadurecem nas próximas 2 a 3 semanas.
O tempo de amadurecimento de uma cultura na região de Moscou depende da variedade. Os primeiros híbridos dão uma colheita a partir da segunda década de julho. Variedades de frutificação média estão prontas para colheita no início de agosto. Os mirtilos tardios amadurecem a partir da segunda década de agosto.
Pragas e doenças
A tecnologia agrícola de mirtilos de jardim na região de Moscou inclui proteção contra doenças e pragas. A cultura tem alta imunidade e raramente é afetada. Doenças e insetos se espalham quando as plantações ficam mais espessas e com umidade elevada. Portanto, atenção especial é dada à formação de um arbusto e irrigação.
Em um verão chuvoso na região de Moscou, sinais de doenças fúngicas aparecem nos mirtilos: podridão cinza, manchas, moniliose. Eles são encontrados por manchas escuras nas folhas, frutos e brotos que secam antes do tempo. Os arbustos afetados são tratados com Topázio ou Hom. As partes afetadas da planta são removidas e queimadas.
As pragas mais perigosas para mirtilos na região de Moscou são lagartas, lagartas, insetos escamadores e pulgões. Os inseticidas Actellik, Karbofos, etc. são eficazes contra eles.Para a prevenção, os arbustos são pulverizados com pó de tabaco ou cinza.
Conclusão
Plantar e cuidar de mirtilos na região de Moscou permitirá que você cultive um arbusto saudável e colete altos rendimentos. Uma área separada é preparada para a cultura, turfa ou outros componentes devem ser usados para acidificar o solo. Durante a estação de crescimento, os mirtilos são fornecidos com cuidado: eles são regados, alimentados e as pragas são prevenidas.