Contente
Muitos jardineiros se deparam com o fato de que as folhas de mirtilo ficam vermelhas. E então surge a pergunta se tal fenômeno é considerado a norma, ou se ele serve como um sinal do início de uma doença. Na verdade, as causas do avermelhamento das folhas podem ser muito diversas. Este artigo irá ajudá-lo a entendê-las em mais detalhes e aprender sobre os métodos para salvar uma planta.
Por que as folhas dos mirtilos do jardim ficam vermelhas
Para diagnosticar corretamente as causas do avermelhamento das folhas do mirtilo e escolher o tratamento mais eficaz, do qual a vida da planta pode depender em alguns casos, é necessário. em primeiro lugar, comece por quando e em que condições esse fenômeno começou. Normalmente, as folhas de mirtilo ficam vermelhas no outono e no início da primavera, quando as temperaturas caem.
Por que as folhas de mirtilo ficam vermelhas no outono
Não se preocupe apenas se as folhas de mirtilo ficarem vermelhas no outono, pois esse é um fenômeno natural. No outono, a planta começa a se preparar para o inverno, acompanhada pela redistribuição dos nutrientes. Durante este período, a cor das folhas de mirtilo adquire uma rica tonalidade vermelho-vinho. Dependendo das condições naturais da região, as folhas costumam começar a ficar vermelhas em outubro ou novembro.
Por que as folhas de mirtilo ficam vermelhas na primavera ou no verão?
Se as folhas do mirtilo ficam vermelhas no verão ou na primavera, você deve entender com mais detalhes as razões desse fenômeno. Pode haver vários fatores. Na primavera, a folhagem do mirtilo fica vermelha, como regra, durante as ondas de frio repentinas. A causa do avermelhamento das folhas no verão é, na maioria das vezes, doenças fúngicas como fomopsia e câncer do caule.
Por que as folhas de mirtilo ficam vermelhas após o plantio
A razão mais comum pela qual as folhas do mirtilo ficam vermelhas após o plantio é quando a planta é colocada em solo com a acidez errada. O mirtilo não gosta de solos muito ácidos e, em solos neutros, sua folhagem começa a ficar vermelha.
Por que as folhas de mirtilo ficam vermelhas e o que fazer
Não há muitos motivos pelos quais as folhas de mirtilo podem ficar vermelhas no verão ou na primavera. Esses incluem:
- Baixa temperatura do ar;
- Baixa acidez do solo;
- Falta de nutrientes no solo e, em particular, deficiência de magnésio e fósforo;
- O combate às doenças fúngicas, que podem ser assintomáticas por muito tempo, o que é extremamente perigoso, pois pode levar à infecção das plantas vizinhas;
- A podridão das raízes afetando arbustos de mirtilo crescendo em áreas úmidas. Para prevenir o seu desenvolvimento, recomenda-se o transplante da planta para áreas cobertas com composto, casca de pinheiro ou areia.
Temperatura baixa
No início da primavera, quando o clima quente e estável ainda não se estabilizou, as folhas do mirtilo freqüentemente ficam vermelhas devido às flutuações repentinas de temperatura e às ondas de frio noturnas. Tal reação é normal, não se deve ter pressa em fazer quaisquer manipulações com a planta, com exceção de tratamentos preventivos para doenças fúngicas.Deve-se observar o arbusto por algumas semanas, com o aquecimento, a cor das folhas deve mudar para o verde usual.
Baixa acidez do solo
Se, logo após o plantio de mudas saudáveis de mirtilo, as lâminas das folhas verdes da planta começarem a ficar vermelhas, a razão pode ser a acidez insuficiente do solo. Um sinal característico de acidez insuficiente do solo é que as folhas, via de regra, ficam vermelhas inteiras e não são cobertas por manchas individuais.
A melhor opção para mirtilos, independentemente da variedade, é considerada um solo leve com um nível de acidez de 3,5 - 4,5 pH. Se a acidez do solo for menor, a cor das folhas muda. Para aumentar o índice de acidez, recomenda-se derramar no solo uma solução especial, que pode ser preparada misturando ácido cítrico ou oxálico (1 colher de chá) com água (3 l). Você também pode acidificar o solo com ácido acético a 9% dissolvido em água.
Após tal evento, vários dias devem se passar antes que as folhas do mirtilo voltem à sua cor anterior. No entanto, se após 10 - 12 dias a folhagem não ficar verde, você deve irrigar novamente o solo com soluções ácidas.
Phomopsis
Phomopsis é uma doença fúngica que pode ser facilmente confundida com câncer de tronco. Phomopsis causa ressecamento e torção das pontas dos brotos. A principal causa da doença é o alagamento do solo. Phomopsis viticola infecta mais frequentemente arbustos que crescem em áreas com altos níveis de água subterrânea ou em regiões com alta umidade do ar.
Através dos tecidos da parte superior dos rebentos jovens, o fungo espalha-se rapidamente até às bases, com o que os verdes ficam vermelhos e murcham. A doença começa a se manifestar em junho. Seus primeiros sinais são pequenos pontos vermelhos escuros, quase pretos, redondos ou ovais que se formam nas folhas. Se a doença não for tratada, os ramos antigos perenes logo ficam infectados.
Se forem encontrados sinais de doença, todos os brotos e folhas afetados do arbusto de mirtilo devem ser cortados e depois queimados. O próprio arbusto precisa ser tratado com fungicidas. Para isso, você pode usar medicamentos como Topsin, Fundazol, Euparen. A pulverização é efectuada três vezes: duas vezes antes da floração (com intervalo de uma semana) e uma vez após a colheita dos frutos.
Câncer de haste
Outra razão pela qual as folhas ficam vermelhas nos mirtilos pode ser uma doença fúngica extremamente perigosa - o câncer do caule. Quando o câncer do caule infecta arbustos de mirtilo, a área da cicatriz da folha é primeiro coberta por pequenas manchas vermelhas, que posteriormente crescem e adquirem uma cor marrom. Com o tempo, as manchas crescem juntas e começam a se espalhar gradualmente pela superfície dos brotos, fazendo com que morram. Em conseqüência, nos brotos lignificados, as manchas formam feridas expansivas, em cujo local de aparecimento a casca se desprende fortemente.
Com o desenvolvimento do câncer de caule, as folhas do mirtilo ficam vermelhas muito antes do início do outono. A causa da doença é na maioria das vezes o cuidado impróprio com a planta: encharcamento do solo, ultrapassando a taxa de aplicação de fertilizantes nitrogenados.
É quase impossível se livrar do câncer de tronco. Para proteger os arbustos de mirtilo dessa doença perigosa, é recomendável, em primeiro lugar, evitar o plantio de plantas em áreas com alta umidade do solo e altos níveis de lençol freático.
Para fins de prevenção, os mirtilos são regularmente pulverizados com 3% de líquido Bordeaux.O procedimento deve ser realizado duas vezes ao ano: no início da primavera - antes do desabrochar das folhas, ou no final do outono - depois de já terem caído.
Também durante a estação de crescimento, os arbustos de mirtilo devem ser pulverizados com fungicidas. Meios como Fundazol, Euparen, Topsin provaram-se bem. O tratamento com fungicida é realizado três vezes antes da floração e três vezes após a colheita. O intervalo entre as pulverizações deve ser de cerca de uma semana.
Medidas de prevenção
A escolha das mudas de mirtilo deve ser feita com responsabilidade, sua aparência deve ser saudável, é melhor dar preferência a variedades resistentes a doenças fúngicas.
As principais medidas preventivas:
- Cumprimento das regras de plantio: fertilização preliminar, controle do grau de umidade do solo, plantio de mudas em áreas ensolaradas a uma distância de pelo menos 2 m entre si.
- Inspecção regular da mata, durante a qual são retirados rebentos espessos, secos e doentes. Ao podar o arbusto, melhora-se a circulação do ar, o que evita o desenvolvimento de muitas doenças fúngicas.
- Tratamento preventivo com líquido bordalês duas vezes por temporada.
- Tratamentos preventivos com fungicidas antes da floração e após a colheita.
- Recolha oportuna e queima de folhas caídas.
Conclusão
Não entre em pânico se as folhas de mirtilo ficarem vermelhas, nem sempre uma mudança na pigmentação indica o desenvolvimento de uma doença. Uma das causas mais comuns desse problema são os cuidados inadequados com as plantas: solo muito ácido, plantio precoce, rega com água fria. Outra causa comum são doenças fúngicas, com tratamento oportuno, das quais muitas vezes ainda é possível salvar arbustos de mirtilo.