Contente
O fato de que é necessário procurar cogumelos aspen em locais onde o álamo cresce é conhecido há muito tempo. Isso, em particular, é evidenciado pelo nome do cogumelo. Também é conhecido como ruivo, ruivo, álamo tremedor, ruivo, cogumelo vermelho e cogumelo vermelho.
Boletus pertence ao grupo dos cogumelos elite devido ao seu sabor requintado e aroma de nozes brilhante. O chapéu da ruiva pode ter uma cor diferente dependendo da quantidade de raios de sol que recebe e da umidade que recebe. O boleto cresce, como muitos outros cogumelos, exclusivamente em um determinado momento e em locais adequados.
Onde os boletos crescem
Boletus boletus (foto) crescem em quase todas as florestas. Você pode encontrá-los em florestas de álamos e em plantações mistas - coníferas ou decíduas. Em uma floresta de abetos puros, é improvável que ruivas sejam encontradas. Em períodos quentes e secos, eles costumam crescer em bosques de álamos jovens.
Absolutamente qualquer pessoa pode escolher um lugar para as ruivas. Acima de tudo, eles gostam de áreas de floresta, protegidas da luz solar direta e sopradas por ventos leves e quentes. Eles adoram terras baixas úmidas, matagais sombreados, bosques, cobertos por vários tipos de grama ou musgo.
Boletus é um grupo completo de cogumelos pertencentes à família Boletov do gênero Leccinum. Eles diferem principalmente no tamanho e na cor da tampa. Ao mesmo tempo, diferentes tipos de boleto crescem apenas em locais adequados para eles.
Espécie Boletus
Todas as ruivas são comestíveis, têm o mesmo valor nutricional, por isso muitas vezes é difícil para os colhedores de cogumelos distingui-las. Para não confundir boleto com outros cogumelos durante a coleta, você precisa saber como é esta ou aquela variedade, para estudar suas características e características distintivas.
Os principais representantes do gênero são considerados os ruivos brancos, vermelhos e castanhos-amarelados. Existem também espécies como o pinho, o carvalho, os pés pintados e os escamados negros.
Vermelho (Leccinum aurantiacum)
Características principais:
- O chapéu é vermelho, castanho-avermelhado, vermelho-avermelhado ou laranja.
- Altura da perna - 5-17 (20) cm.
- Espessura - 1,2-2,6 (6) cm.
- O diâmetro da tampa é de 5-20 (30) cm.
É encontrada na zona florestal da Eurásia, no noroeste e na parte europeia da Rússia, na Sibéria, nos Urais, no Cáucaso e no Extremo Oriente.
Castanho-amarelado (Leccinum versipelle)
A tampa do cogumelo é amarela com uma tonalidade marrom ou laranja. Altura da perna - 7-23 cm. Espessura - 1,5-4 (7) cm.
Ela cresce nas regiões do norte com um clima continental temperado. Na parte europeia da Rússia, no Extremo Oriente. Em florestas baixas de bétula, florestas de álamos, florestas de abetos e pinheiros.
Branco (Leccinum percandidum)
O chapéu é branco, marrom acinzentado, seu diâmetro é de 4-16 (25) cm. A altura da perna é de 4-10 (15) cm, a espessura é de 1,2-3 (7) cm.
Uma espécie rara encontrada em Moscou e na região de Moscou, Sibéria, Chuvashia, Europa Ocidental, América do Norte e países Bálticos.
Pernas coloridas (Leccinum chromapе)
O chapéu é rosa. Escamas rosa e vermelhas cobrem toda a superfície do caule. Acima é branco-rosado, abaixo é amarelado. Distribuído em países do Leste Asiático e da América do Norte.
Pinheiro (Leccinum vulpinum)
O chapéu é aveludado ao toque, marrom-avermelhado com reflexos de framboesa. A altura da perna é de 10-15 cm, a espessura é de 2-5 cm. O diâmetro do gorro é de 15 cm ou mais.
Cresce em países europeus temperados.
Carvalho (Leccinum quercinum)
Chapéu vermelho ou laranja. A altura da perna é de até 15 cm, a espessura é de 1,5-3 cm. O diâmetro do gorro é de 8-15 cm.
Tem algumas semelhanças com o boleto. A árvore parceira é o carvalho. Cresce nas latitudes do norte com um clima temperado.
Escamosa negra (Leccinum atrostipiatum)
O chapéu vem em uma variedade de cores, do vermelho escuro ao vermelho-laranja e ao vermelho terracota. A altura da perna é de 8-13 cm, a espessura é de 2-4 cm. O diâmetro do gorro é de 5-15 cm.
Cresce em carvalhos e plantações mistas das regiões do norte.
Por que o boleto cresce sob as árvores
O boleto recebeu este nome pela semelhança da cor da tampa com a cor das folhas de outono do álamo, bem como pela sua estreita simbiose com ela. No fundo, a ruiva é um parasita. A micorriza penetra no sistema radicular da árvore, formando assim uma coesão especial chamada micorriza. Assim, há um processo de troca entre eles. O boleto recebe substâncias orgânicas do álamo, que são necessárias para seu pleno desenvolvimento e crescimento. Em troca, o cogumelo dá à árvore parceira água e minerais.
Essa troca mútua tem um efeito benéfico sobre os ruivos. Portanto, na maioria das vezes você pode encontrar boletos na floresta, logo abaixo das árvores de álamo tremedor.
Quando os boletos crescem
Os ruivos crescem em camadas ou períodos, como muitos outros fungos. Os primeiros espécimes isolados aparecem já no início do verão, mas os cogumelos aspen começam a crescer maciçamente um pouco mais tarde - em julho. O crescimento dos cogumelos continua até o outono, até o início da primeira geada.
Mas as ruivas não crescem constantemente, mas com pausas para descanso. A duração da camada de cogumelo depende da quantidade de precipitação e das condições de temperatura. O crescimento mais intenso de fungos é observado em setembro.
O tempo de coleta do boleto do boleto é prolongado por muito tempo. Ao mesmo tempo, os primeiros cogumelos são chamados de maneiras diferentes, dependendo da época de aparecimento:
- Spikelets... Eles aparecem durante a fenação e durante a colheita das safras de grãos no inverno.
- Stubblers... Eles começam a crescer durante a época da colheita.
- Caduca... Aparece no início do outono.
Entre as camadas e depois, um raro aparecimento único de fungos é possível. Isso é freqüentemente observado durante o período úmido do verão, quando os períodos de frutificação não são muito pronunciados.
Variedade de cogumelos | Momento de frutificação | Características do |
Espiguetas (boleto branco e amarelo-marrom) | Final de junho e primeira quinzena de julho | A frutificação não é muito abundante |
Tocos de restolho (carvalho, boleto escamoso vermelho e preto) | Segunda quinzena de julho ou agosto-setembro | O rendimento é muito alto |
Caduca (abetos e pinheiros ruivos) | Segunda década de setembro e final de outubro | Longo período de frutificação até a geada |
A que temperatura o boleto cresce
Para o crescimento e desenvolvimento total do micélio, é necessária uma temperatura de 12 a 22 ° C, com um fornecimento constante de ar fresco. Encontra-se aproximadamente a uma profundidade de 6-10 cm da camada superior da terra. O cogumelo do boleto é perene. Possui excelente adaptabilidade às mudanças nos regimes de temperatura, podendo tolerar secas e calor, bem como geadas severas.
Na ausência de chuva por muito tempo, o micélio congela e para de formar um corpo de cogumelo.Baixas temperaturas também são ruins para o crescimento de micélio. O boleto cresce rapidamente com umidade e calor suficientes. A chave para uma boa colheita de cogumelos é frequente, mas não chuvas prolongadas e temperaturas moderadas do ar. O regime de temperatura ideal é 18-20 ° С.
Quanto boleto cresce
O crescimento dos fungos começa assim que o micélio está totalmente desenvolvido. O boleto cresce em média de 3 a 6 dias, enquanto o cogumelo atinge o tamanho médio. Em condições ideais de crescimento, ele cresce até 10-12 cm em 5 dias.A perna do boleto para de se desenvolver 1-2 dias antes do gorro, que então cresce apenas em largura.
No início do outono, durante a longa estação chuvosa, o boleto cresce rapidamente, aumentando vários centímetros em 24 horas. A maturidade total do fungo ocorre 7 dias após a emergência do solo.
Tão rápido quanto os ruivos crescem, eles se deterioram com a mesma rapidez. Seu ciclo de vida dura cerca de 2 semanas.
Onde coletar o boleto
Os colhedores de cogumelos experientes dizem que é melhor procurar cogumelos choupo em uma floresta mista, onde os choupos coexistem com bétulas, carvalhos e pinheiros. Coletar cogumelos é muito simples, pois eles têm uma aparência brilhante perceptível e não se escondem, mas crescem à vista de todos. Mas às vezes, em florestas densas, os boletos ficam sob montes de folhas. Portanto, no outono, é mais fácil encontrá-los nas plantações de coníferas. O belo Krasnogolovtsy pode ser visto de longe, mesmo em densos arbustos gramados e entre folhas caídas.
Boletus não gostam muito de solidão, portanto, costumam crescer em famílias numerosas. Você pode encontrá-los ao longo das plantações de álamo, bétula e amieiro. Freqüentemente, os cogumelos aspen são escolhidos por arbustos sombreados de florestas limpas e mistas, arbustos, bordas cobertas de musgo, samambaias, grama, mirtilos. Às vezes, eles podem até ser encontrados em pântanos. Dependendo do tipo, o ruivo escolhe 1-2 árvores para seus parceiros.
Espécie Boletus | Em qual floresta coletar | Lugar de cultivo preferido |
vermelho | Em vegetação rasteira decídua (pura e mista), crescimento jovem de álamo tremedor. Em um verão seco em florestas úmidas de álamos com troncos altos | Na grama, nas clareiras e nas laterais das estradas florestais, sob as árvores jovens |
Branco | Em bétula molhada e misturada | Quaisquer áreas úmidas da floresta |
Amarelo marrom | Pinho-bétula, bétula, choupo e misto | Em solos pedregosos, arenosos e turfosos, sob folhas de samambaia |
17
Os colhedores de cogumelos que vão à caça de cogumelos na floresta devem assistir a um vídeo onde eles explicam como encontrar e coletar corretamente os cogumelos choupo:
Conclusão
O boleto cresce na temporada de cogumelos do verão-outono, deliciando os amantes da caça tranquila com sua beleza. Em condições climáticas favoráveis, a colheita pode ser bastante grande. O principal é saber onde cresce o boleto e como recolhê-lo corretamente. Os ruivos são altamente valorizados por experientes colhedores de cogumelos, cedendo apenas um pouco ao boleto "rei dos cogumelos". Eles são amados por seu sabor rico e original e facilidade de preparação. O boleto é preparado de várias maneiras - frito, salgado, enlatado e seco.