Contente
Amanita muscaria é um cogumelo interessante que pode ser consumido após processamento cuidadoso. Ao contrário de muitas espécies relacionadas, não é venenoso, mas requer coleta e preparação cuidadosas.
Descrição do agárico-mosca cinza-rosa
O agárico-mosca cinza-rosa, também chamado de rubor ou simplesmente rosa, é diferente da maioria das espécies relacionadas. É muito difundido no território da Rússia e ao mesmo tempo é adequado para o consumo alimentar, por isso a sua descrição deve ser cuidadosamente estudada.
Descrição do chapéu
A tampa do cogumelo rosa é de tamanho médio, com cerca de 15 cm de diâmetro, às vezes mais ou menos. Em tenra idade, tem forma hemisférica ou mesmo ovóide, mas depois torna-se convexa ou plana e não há tubérculo perceptível em seu centro. A cor do chapéu, como o nome indica e visto na foto de uma mosca agárica cinza-rosa, é rosa-acinzentada ou marrom-avermelhada, às vezes marrom-avermelhada, levemente pegajosa ao toque e brilhante. Na superfície da tampa podem ser observados flocos límpidos ou verrucosos de cor branca, rosa sujo ou acastanhada.
Na foto de um agárico mosca rosa, pode-se ver que na parte inferior a tampa é coberta com freqüentes placas brancas largas. Se você tocá-los com o dedo, eles ficarão vermelhos, assim como a carne do gorro e da perna. No intervalo, o corpo do fruto é branco, carnudo, de odor neutro. A partir do contato com o ar, a polpa primeiro fica rosa e depois adquire uma rica tonalidade rosa-vinho.
Descrição da perna
Em média, a perna de um cogumelo cinza-rosa sobe até 10 cm acima do solo, em casos raros pode subir 20 cm. Geralmente não atinge mais de 3 cm de espessura, forma cilíndrica, densa em uma idade jovem , e então se torna vazio. O caule é de cor branca ou ligeiramente rosada, sua superfície pode ser recoberta de tubérculos, sendo notado um espessamento tuberoso na base.
Na maioria das vezes, os restos de um anel, pendurados, largos e transparentes, estão localizados no caule de um agárico rosa-acinzentado. A princípio são brancas, tornam-se rosadas com o tempo, sulcos podem ser vistos na superfície.
Onde e como cresce
Você pode encontrar um cogumelo cinza-rosa em todo o hemisfério norte em um clima temperado. Ele prefere florestas de coníferas e mistas, especialmente freqüentemente encontradas ao lado de pinheiros e bétulas, uma vez que forma uma simbiose com essas árvores.
Ela cresce sozinha e em famílias pequenas.Você pode vê-lo com muita frequência e frutifica mais intensamente de julho a outubro.
Duplas e suas diferenças
O agárico rosa-acinzentado representa um certo perigo para os novatos na colheita de cogumelos. Existem algumas espécies semelhantes a ele, e a maioria delas não é apenas intragável, mas altamente venenosa. Portanto, antes de coletar, você precisa estudar cuidadosamente a foto e a descrição do agárico-mosca cinza-rosa e suas contrapartes.
Agaric mosca real
Este cogumelo é semelhante a uma foto de um ágar-mosca rosa comestível em seu tamanho e estrutura. Possui o mesmo capuz, convexo em tenra idade e achatado nos corpos frutíferos velhos, caule longo e fino com base tuberosa.
Você pode distinguir as variedades pela cor - o chapéu da espécie real tem uma tonalidade vermelho oliva, marrom escuro ou amarelo acinzentado sem uma mistura de rosa. Além disso, se você quebrar um cogumelo, sua polpa não será branca, mas amarelada.
Agarico
Este cogumelo também se assemelha ao ágar-mosca rosa comestível em aparência e tamanho, e cresce nos mesmos locais. A principal diferença está na tonalidade da tampa - no visual atarracado, é marrom ou marrom prateado, coberto por flocos cinza claro.
Além disso, um leve cheiro de nabo é característico do agárico de mosca espesso, enquanto a variedade cinza-rosa não tem um aroma específico. O agaric mosca atarracado é condicionalmente comestível, por isso não é tão assustador confundi-lo com rosa-acinzentado.
Linha de leopardo
Os colhedores de cogumelos inexperientes podem confundir um agárico com mosca cinza-rosa com um tigre ou leopardo, ryadovka. Possui inicialmente um convexo, e depois uma larga tampa lamelar estendida com uma estrutura pontilhada, que o faz parecer um agárico de mosca.
Mas as diferenças são bastante significativas, em primeiro lugar, as manchas na superfície da tampa são formadas não pelos restos do véu, mas por pequenas escamas, e não são claras, mas escuras. A tonalidade da tampa é geralmente esbranquiçada, cinza escuro ou cinza prateado, com uma tonalidade azulada. Se você quebrar a linha, a carne ficará branca, mas não ficará vermelha com o contato com o ar. O ryadovka do leopardo é muito venenoso, por isso não pode ser confundido com corpos frutíferos comestíveis.
Capuz mortal
Em casos raros, você pode confundir um ágar-mosca cinza-rosa com um cogumelo venenoso e perigoso. Os cogumelos são semelhantes em tamanho, seus gorros são espalhados na idade adulta e lamelares, um anel geralmente está presente nas pernas longas e finas.
Mas a tampa do cogumelo não tem tonalidade rosa, sua cor varia do branco ao marrom-oliva. A superfície da tampa é sedosa e geralmente não há flocos característicos do agárico-mosca.
Qual é a diferença entre um agárico-mosca cinza-rosa e uma pantera
O duplo mais perigoso do agaric mosca comestível é o agaric mosca pantera - um cogumelo venenoso mortal. Na aparência, eles são quase idênticos e, embora a cor do gorro do agárico da mosca-pantera seja marrom-acinzentado ou ligeiramente verde-oliva, não é tão fácil perceber essa diferença.
Portanto, ao coletar, você precisa se concentrar em outro sinal. Se você quebrar um agárico de mosca-pantera, sua polpa não mudará de cor com o contato com o ar e permanecerá branca. Mas o agárico-mosca cinza-rosa sempre fica vermelho na sucata.
O ágar-mosca rosa é comestível ou não
O ágar de mosca cinza-rosa é classificado como cogumelo comestível condicionalmente. Substâncias tóxicas estão presentes na polpa crua, porém, durante o tratamento térmico, elas são destruídas e o cogumelo torna-se seguro para consumo.
Como preparar agárico para mosca cinza-rosa
Para armazenamento de longo prazo, o agárico de mosca cinza-rosa comestível geralmente não é colhido. Aceita-se seu uso fervido e frito, o tratamento térmico elimina todo perigo potencial.
Antes de qualquer preparação, os corpos de frutificação devem ser cuidadosamente preparados. Em primeiro lugar, o ágar de mosca é limpo de detritos e os restos do cobertor são removidos da tampa e, em seguida, o cogumelo é lavado em água fria e fervido abundantemente com sal por uma hora. Neste caso, a água de cozimento deve ser tomada na proporção de 3 para 1, trocada pelo menos uma vez durante a fervura e, ao final do processo, certifique-se de escorrer. É impossível usar um caldo de agaric mosca como caldo, pois podem permanecer nele substâncias tóxicas.
Sopa de agaric mosca rosa
A polpa fervida é frequentemente adicionada à sopa, o prato é saboroso e nutritivo. A receita é assim:
- Os corpos de frutas frescas são limpos, lavados e fervidos em água salgada, o caldo é drenado e os cogumelos são jogados em uma peneira e enxaguados com água fria.
- Os chapéus e as pernas são cortados em pequenos pedaços, mergulhados novamente em uma panela com água e fervidos por 10 minutos, após os quais 3 batatas frescas picadas são adicionadas à água.
- Enquanto os cogumelos e as batatas estão fervendo, rale as cenouras e 2 cebolas pequenas em um ralador grosso e frite-as em uma frigideira até dourar.
- O caldo com cogumelos e batatas é salgado a gosto, cebola e cenoura são adicionadas, se desejado, pimenta e verduras também são adicionadas à água.
Você precisa cozinhar a sopa por mais 10 minutos. Alguns minutos antes do preparo, adiciona-se folha de louro ao caldo e, em seguida, a sopa é retirada do fogão e servida na mesa após cerca de meia hora com creme de leite.
Assado de agárico com mosca
Outra receita simples de agárico para mosca cinza-rosa sugere fritar a polpa do cogumelo. É muito fácil fazer isso:
- Os cogumelos frescos são tradicionalmente limpos, lavados e fervidos, após o que a água é drenada e os próprios corpos de fruto são lavados novamente.
- Corte a polpa do cogumelo em pequenos pedaços, aqueça a frigideira, unte com óleo vegetal e espalhe os cogumelos.
- Após 10 minutos, coloque na frigideira as batatas cortadas em barras ou rodelas, bem como as cebolas, salgue os produtos a gosto e adicione pimenta se desejar.
Frite a polpa do cogumelo com cebola e batata até que as batatas estejam totalmente cozidas, após o que a panela é retirada do fogão e resfriada por cerca de 20 minutos. Em seguida, o prato pode ser servido com creme de leite e ervas.
Propriedades úteis e possíveis danos
O agárico com mosca cinza-rosa é apreciado não apenas por seu sabor agradável, mas também por suas propriedades benéficas. Sua polpa contém muitas vitaminas, incluindo betaína, que melhora a função hepática e estimula o metabolismo. Também estão em andamento pesquisas sobre os efeitos positivos da betaína no corpo na doença de Alzheimer e no câncer. Há muita proteína vegetal na polpa, então o cogumelo é benéfico na mesa vegetariana e pode ser usado como substituto da carne.
Ao mesmo tempo, a composição do agárico-mosca cinza-rosa contém a perigosa substância rubescenslisina, que quando entra no corpo humano provoca a destruição dos glóbulos vermelhos e leva ao edema pulmonar hemorrágico. A toxina se decompõe em temperaturas acima de 80 ° C, razão pela qual o agárico de mosca cinza-rosa deve ser fervido antes do uso.
Mesmo a polpa fervida pode representar um certo perigo para doenças crônicas do estômago e intestinais e para alergias a cogumelos. É estritamente proibido o uso de agárico para mosca cinza-rosa para mulheres grávidas e crianças; o menor erro na coleta e preparação para eles pode ser fatal.
Fatos interessantes sobre o agárico-mosca rosa
O agárico-mosca ruborizado é uma espécie muito resistente. Ela cresce não apenas em climas temperados, mas também na África, onde temperaturas extremamente altas não são incomuns.
Uma característica interessante do cogumelo é o seu baixo teor calórico. Existem apenas 22 calorias em 100 g de cogumelos frescos.
O sabor de um agárico de mosca ruborizado, de acordo com os catadores de cogumelos, é ligeiramente doce. Isso se deve em grande parte à sua popularidade.
Conclusão
Amanita muscaria é adequada para alimentação após tratamento térmico, uma vez que as toxinas nela presentes são destruídas pelas altas temperaturas.Mas deve-se ter cuidado especial ao coletar, a variedade tem muitas contrapartes venenosas perigosas.