Contente
O papagaio-do-mar verrucoso é um fungo comum da família da esclerodermia. Pertence ao grupo dos gasteromicetos, portanto, seu corpo de fruto mantém a forma fechada até que os esporos que se formam no seu interior estejam totalmente maduros. Em livros de referência, pode ser encontrado sob o nome de Scleroderma verrucosum.
Como são as pseudo-capas de chuva verrucosas?
Este cogumelo distingue-se por uma parte superior fortemente espessada e, em geral, o corpo do fruto apresenta uma forma tuberosa. Sua superfície é áspera ao toque, pois é coberta por escamas completamente convexas. A pseudo-capa de chuva verrucosa não tem boné e pernas pronunciadas, são um todo.
A concha superior (ou peridium) desta espécie é a cortiça grossa da azeitona. O diâmetro da secção pode ser de 2 a 8 cm e a altura chega a 7 cm. O cogumelo é fixado ao solo por meio de um pseudópode dobrado com ranhuras, de onde se estendem fios de micélio em diferentes direcções. Em alguns casos, a parte inferior do fungo pode estar completamente enterrada no solo. Quando madura, a superfície superior perde as escamas e torna-se lisa, após o que se racha.
Em espécimes jovens, a polpa é densa, de cor clara com nervuras amarelas. À medida que envelhece, adquire uma tonalidade cinza e, em seguida, escurece e fica solto.
Os esporos desta espécie são grandes esféricos, seu tamanho é de 8-12 mícrons. O amadurecimento do pó de esporos começa na parte superior do corpo de frutificação. Depois disso, a polpa fica preta e exala um odor metálico desagradável. Este fungo carece de uma base estéril sob a erva-cidreira.
Onde crescem as pseudo-capas de chuva verrucosas
Este cogumelo é encontrado em todos os lugares. Na maioria dos casos, ele cresce em grupos, raramente individualmente. Prefere solos arenosos ricos em matéria orgânica, com maior acidez e madeira podre. Inicialmente, a pseudo-capa de chuva cresce profundamente no solo como uma trufa, mas à medida que cresce, sempre vem à superfície.
Ele prefere áreas abertas da floresta, bordas bem iluminadas. Portanto, os lugares comuns de seu crescimento são:
- Campos;
- prados;
- as bordas das valas;
- pastagens;
- me sentindo;
- lugares ao longo das estradas.
A estação de frutificação da pseudo-capa de chuva verrucosa começa em agosto e vai até o final de outubro, se as condições climáticas permitirem. Ele é capaz de suportar a seca por um longo período.
Esta espécie forma micorrizas com arbustos e espécies de árvores duras, como carvalho, faia.
É possível comer pseudo-capas de chuva verrucosas
Este cogumelo é classificado como não comestível. Mas, ao mesmo tempo, é caracterizado pela baixa toxicidade, por isso pode ser usado em pequenas doses como tempero.O consumo em grandes quantidades causa intoxicação alimentar, que é acompanhada de tonturas, náuseas e vômitos.
Os sinais de intoxicação aparecem após 1 a 3 horas. Neste caso, você precisa chamar uma ambulância. Antes da chegada do médico, você deve lavar o estômago e beber carvão ativado na proporção de um comprimido por 10 kg de peso corporal.
Conclusão
A pseudo-capa de chuva verrucosa não interessa aos colhedores de cogumelos, uma vez que não é comestível. Para evitar erros durante a coleta e a coleta, vale a pena estudar as diferenças características das espécies com antecedência.