Contente
A calocera pegajosa, ou chifre de veado, é um cogumelo comestível condicionalmente de baixa qualidade. Pertence à família Dikramicovy e cresce em substrato lenhoso seco e podre. Na culinária, é utilizado como decoração de pratos frios e carnes, mas somente após tratamento térmico. Este espécime possui contrapartes não comestíveis, portanto, para não prejudicar o seu corpo, é necessário estudar a descrição externa, visualizar fotos e vídeos.
Qual a aparência de uma calotsera de goma
Este representante do reino da floresta pode ser reconhecido pela forma incomum do corpo frutífero e pela sua cor brilhante. O fungo forma um pequeno arbusto fracamente ramificado em forma de coral, com até 8 cm de altura e superfície mucosa de tonalidade laranja ou limão escuro. A polpa é elástica, gelatinosa, sem sabor e aroma. A reprodução ocorre por esporos microscópicos que estão localizados em todo o corpo de frutificação.
Onde crescem as gomas de calocera
Um habitante da floresta prefere crescer em um substrato de coníferas podres, sozinho ou em pequenas famílias. Começa a frutificar de julho a outubro, distribuída em toda a Rússia.
É possível comer goma de calotsera
Devido à falta de sabor e aroma, bem como por causa da polpa elástica e gelatinosa, este espécime não encontrou uso generalizado na culinária. Para fins alimentares, é colhido muito raramente, a colheita colhida pode ser fervida, frita e seca. E graças à polpa gelatinosa, muitas donas de casa a acrescentam à carne gelificada até que ela endureça. Mas a maioria dos catadores de cogumelos prefere não coletá-los, mas apenas fotografá-los.
Apesar de seu sabor duvidoso, o cogumelo é usado na medicina popular em muitos países.
Como distinguir calotsera de goma
Este morador da floresta, como qualquer representante do reino dos cogumelos, tem gêmeos:
- Córneo - o cogumelo não é comestível, mas também não é tóxico. Ele pode ser encontrado em todas as florestas da Rússia, prefere as coníferas úmidas, menos frequentemente o lixo de árvores caducas. Começa a dar frutos desde o final do verão até às primeiras geadas. Ele pode ser reconhecido por sua cor laranja brilhante e forma de clavada ou chifre. Como a polpa é insípida e inodora, raramente é usada na culinária.
- Desaparecendo Dakrimitses - uma pequena lágrima ou cogumelo globular de cor laranja brilhante. O corpo do fruto é vermelho ou amarelo, gelatinoso, inodoro e insípido. Ocorre de junho até a primeira geada, prefere madeira de coníferas podres. Esta espécie é considerada não comestível e pode causar intoxicação alimentar leve quando ingerida.
Conclusão
Kalocera pegajoso é uma espécie comestível condicionalmente, comum em florestas de coníferas. Começa a dar frutos desde o final do verão até às primeiras geadas. Este representante não tem valor nutricional, mas devido à sua cor brilhante e grande semelhança com os corais, esta espécie é melhor para admirar do que para comer.