Cogumelo de leite de feltro (violino, guincho): foto e descrição

Nome:Peito de feltro
Nome latino:Lactarius vellereus
Um tipo: Comestível condicionalmente
Sinônimos:Violinista, Squeaky, Squeaky, Euphorbia, Raspador de leite, Açúcar
Características:
  • Info: com suco de leite
  • Grupo: lamelar
  • Placas: fracamente descendente
  • Pratos: branco
  • Registros: raro
  • Carne: fica amarela quando cortada
  • Carne: firme
  • Info: grande
  • Sabor: queimando
  • Pernas: brancas
  • Pernas: esbranquiçadas
Sistemática:
  • Departamento: Basidiomycota (Basidiomycetes)
  • Subdivisão: Agaricomicotina
  • Classe: Agaricomycetes (Agaricomycetes)
  • Subclasse: Incertae sedis (indefinido)
  • Pedido: Russulales
  • Família: Russulaceae (Russula)
  • Gênero: Lactarius (Miller)
  • Espécie: Lactarius vellereus (Violino)

Cogumelo de leite de feltro ou violino (lat.Lactarius vellereus) é um cogumelo comestível condicionalmente da família Russulaceae (lat.Russulaceae), que na Rússia adquiriu muitos apelidos comuns: Leite podskrebysh, Açúcar, Skripun ou Euphorbia. Skripitsa e Skripunom, esta espécie foi apelidada pelo som característico que ocorre quando dois chapéus se esfregam. Seu nome principal Leite deve-se às peculiaridades de crescimento - geralmente é encontrado em pequenos grupos que se parecem com pilhas densas. Um único cogumelo é raro.

Descrição da carga de feltro

É um cogumelo de tamanho médio com uma polpa carnuda bastante densa. Nos espécimes jovens, apresenta uma cor branca, mas nos cogumelos maduros e velhos a polpa é amarelada. No local do corte ou fratura do corpo frutífero, o suco leitoso logo começa a ser abundantemente secretado. Tem um cheiro fraco, mas tem um cheiro bom, mas seu sabor é repulsivo - o suco é muito amargo e queima. Não muda de cor quando exposta ao ar, mas à medida que seca pode ficar amarela ou coberta de manchas vermelhas.

Importante! A pungência do suco na polpa do Leite de Feltro é uma vantagem - raramente é vermifugado. As pragas não toleram bem essa vizinhança e escolhem corpos frutíferos de outras espécies.

Descrição do chapéu

A tampa de um peito de feltro maduro atinge 8-18 cm de diâmetro. Em espécimes jovens, é bastante compacto, quase ovóide. No primeiro estágio de desenvolvimento, as bordas da tampa são dobradas para baixo, mas junto com o crescimento do corpo frutífero, ele se abre e assume a forma de um funil. A superfície da tampa é seca e dura, é ligeiramente áspera ao toque, o que se deve à presença de pequenas vilosidades. A cor dos cogumelos jovens é branca e, nos corpos dos frutos maduros, a tampa escurece - primeiro aparecem manchas amarelas, depois a superfície é coberta por manchas acastanhadas.

As placas do himenóforo são bastante raras e livres, passando parcialmente para o pedículo. A cor dos pratos é esbranquiçada-leucocitária, ligeiramente mais escura que o tom principal do cogumelo.

Descrição da perna

A perna do Felt Gruzd tem em média 6-8 cm de altura e 3-5 cm de diâmetro, tem forma cilíndrica, afinando ligeiramente na base. A superfície da perna é sentida, ligeiramente áspera. É pintado de branco com uma mistura de amarelo ou ocre. A polpa é firme o suficiente.

Conselho! A perna do Peso de Feltro vai fundo no solo, então é melhor coletar apenas os chapéus.

Onde e como Skripun cresce

É mais frequentemente possível encontrar Leite de Feltro em florestas mistas e decíduas. Em grandes quantidades, cresce sob as bétulas, em grupos bastante densos. Um único cogumelo é raro.

A colheita é feita a partir de meados de agosto, mas às vezes os primeiros cogumelos aparecem no final de julho. Se o outono for quente e úmido o suficiente, Skripun frutificará até o final de setembro ou início de outubro.

No território da Rússia, esta espécie cresce nas latitudes médias. A área de maior distribuição são os Urais, a Sibéria e o Extremo Oriente.

Conselho! É melhor coletar cogumelos jovens, para os quais eles vão para a floresta no final de julho-início de agosto.

Peito de feltro comestível ou não

O cogumelo de feltro é um cogumelo comestível condicionalmente devido ao seu sabor específico. Sua polpa contém uma grande quantidade de suco lácteo cáustico, portanto Skripitsa não é consumido em sua forma bruta.

Como os violinistas são feitos

Os violinistas são servidos à mesa na forma de espaços em branco salgados. O processo de salga é prolongado por muito tempo devido à imersão preliminar dos cogumelos.

O procedimento é parecido com este:

  1. A safra colhida fica de molho por 3-5 dias, trocando regularmente a água. Nesse estágio, o amargor e o suco leitoso pungente são removidos.
  2. Depois disso, os cogumelos são fervidos por 20-25 minutos em uma solução salgada (para 1 kg de cogumelos são 50-60 g de sal). Como aditivo, utilizam-se folhas de groselha, pimenta da Jamaica e louro - conferem aos cogumelos um aroma agradável e ajudam a eliminar os restos de amargor.
  3. O próprio processo de salga dura 1-2 meses. Quanto mais dura for a polpa do cogumelo, mais tempo levará até que esteja totalmente cozida.

À mesa O torrão de feltro pode ser servido como prato independente ou como complemento de aperitivos frios e saladas.

Importante! A secagem do peso de feltro não é recomendada. É fervido ou ensopado.

Para mais informações sobre como preparar leite de feltro, veja o vídeo abaixo:

A composição e valor do violino

Este é um cogumelo de baixa caloria - 100 g de corpo de fruta não processado contém 22 kcal. Após a salga, o valor energético sobe para 25-28 kcal.

Valor nutricional por 100 gramas:

  • proteínas - 3,08 g;
  • gorduras - 0,35 g;
  • carboidratos - 3,3 g.

A composição química do Peso de Feltro é caracterizada por alto teor de fibras, vitaminas (C, PP) e minerais (fósforo, potássio, sódio, magnésio, cálcio).

Propriedades de cura do peso de feltro

Skripun é um produto dietético que possui propriedades benéficas. Tem os seguintes efeitos no corpo humano:

  • ajuda a normalizar o trabalho do trato gastrointestinal;
  • reduz o colesterol e o açúcar no sangue;
  • tem efeito antiinflamatório;
  • fortalece o sistema imunológico em geral;
  • é um antioxidante;
  • estimula a hematopoiese;
  • melhora a condição do cabelo e da pele.
Importante! O alto teor de proteínas torna possível o uso do Leite de Feltro fervido como uma refeição dietética que pode substituir carnes ou peixes.

Apesar das propriedades úteis, o Leite de Feltro tem contra-indicações. Não é recomendado comer pratos deste cogumelo quando:

  • doenças do pâncreas;
  • disfunção da vesícula biliar;
  • doenca renal;
  • hipertensão.

Além disso, o Skripun é contra-indicado em crianças pequenas e mulheres grávidas.

Duplas e suas diferenças

Em geral, todos os cogumelos de leite são semelhantes entre si, mas mais frequentemente os cogumelos de leite de feltro são confundidos com Pimenta, Real (ou Branco) e também com Carga Branca.

O feltro difere do Pepper Milk por sua tampa áspera, que é coberta por muitas escamas pequenas. No Peso Transversal, é suave ao toque. Além disso, o sabor do suco leitoso não é tão picante, embora tenha notas apimentadas.

A variedade é classificada como condicionalmente comestível: o corpo do fruto fica pronto para uso somente após prolongada imersão e salga, que remove o amargor da polpa.

O podgruzdok branco se distingue do pomo de feltro pelas bordas pubescentes e ligeiramente rasgadas da tampa. O fungo não possui suco leitoso, e não ocorre descarga abundante no local do corte e fratura.

É uma variedade comestível condicionalmente com um sabor medíocre. É consumido na forma salgada.

Um caroço real ou branco difere de Skripitsa em seu chapéu - é grosso pendurado nas bordas com franja felpuda.O suco leitoso do fungo é branco, no local do corte escurece rapidamente, adquirindo uma tonalidade amarelada. No Leite feltro, o suco começa a mudar de cor somente à medida que seca.

Um verdadeiro cogumelo é considerado um cogumelo comestível condicionalmente, que, após a remoção do amargor, é utilizado para salga.

Cultivando um violino em casa

Outra vantagem do Leite de Feltro, além do baixo nível de vermifugação, é o alto rendimento. Isso o torna um candidato ideal para cultivo doméstico.

O processo de plantar um cogumelo é o seguinte:

  1. O primeiro passo é preparar o terreno. A área selecionada é escavada e abundantemente fertilizada com turfa. Um pré-requisito é que as árvores de folha caduca, de preferência bétulas, cresçam no local onde o hambúrguer de feltro é cultivado. Choupo, avelã, salgueiro e larício também são adequados.
  2. De maio a setembro, o micélio é depositado no solo. É adquirido em loja especializada. Como solo para o cultivo de Skripitsa, é usada uma mistura que contém serragem de árvores decíduas. Além disso, folhas caídas, palha e musgo são adicionados a ele. O micélio é alimentado com uma solução aquosa de açúcar e fermento.
  3. O segundo método de plantar Skripun envolve moê-lo. É melhor usar um cogumelo maduro como material de plantio. Em seguida, os pedaços do corpo de frutificação são despejados em uma mistura de turfa e serragem. O recipiente com o peso triturado é coberto com uma tampa, na qual existem pequenos orifícios, e é deixado nesta forma por 2,5-3 meses. É aconselhável retirar o recipiente em uma sala com temperatura não inferior a + 23 ° С.
  4. Quando o micélio está suficientemente desenvolvido, ele é transplantado para pequenos buracos sob as árvores decíduas. Em seguida, os sulcos são preenchidos com substrato, musgo é colocado e coberto com folhas caídas.

Cuidar do micélio consiste em regar moderadamente. Em climas quentes, o local de plantio fica escondido sob uma cobertura artificial. Nos meses de inverno, é recomendado isolar o micélio com um monte de folhas caídas.

O leite de feltro caseiro pode ser colhido de meados de julho a agosto.

Conclusão

Cogumelo de feltro ou violino é um cogumelo de alto rendimento que pode ser cultivado no jardim por conta própria. Não difere em seu sabor especial, entretanto, bons preparativos para o inverno são obtidos com a colheita. Ele não tem contrapartes venenosas.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção