Carvalho himenocheta (marrom-avermelhado, vermelho-enferrujado): foto e descrição

Nome:Gymenochet castanho-avermelhado
Nome latino:Hymenochaete rubiginosa
Um tipo: Não comestível
Sinônimos:Hymenocheta carvalho, Hymenocheta vermelho-enferrujado
Sistemática:
  • Departamento: Basidiomycota (Basidiomycetes)
  • Subdivisão: Agaricomicotina
  • Classe: Agaricomycetes (Agaricomycetes)
  • Subclasse: Incertae sedis (indefinido)
  • Pedido: Hymenochaetales
  • Família: Hymenochaetaceae
  • Gênero: Hymenochaete
  • Espécie: Hymenochaete rubiginosa

Hymenochete marrom-avermelhado, vermelho-enferrujado ou carvalho também é conhecido pelos nomes latinos Helvella rubiginosa e Hymenochaete rubiginosa. A espécie é membro da grande família Gimenochet.

O ciclo biológico da espécie é de um ano

Como é o himenochete marrom-avermelhado

No início da estação de crescimento, as pontas do himenochete marrom-avermelhado são pressionadas contra a superfície do substrato. Em seguida, os corpos frutíferos sobem, tomam a forma de frutos sésseis espalhados e com arranjo de azulejos na superfície da madeira.

Se o micélio estiver em um toco vertical, os cogumelos se assemelham a um leque ou casca abaixada. Na parte de baixo de uma árvore derrubada, existem outras semelhantes a borracha, com uma variedade de formas que não se repetem.

As características externas do himenochete enferrujado são as seguintes:

  • os corpos dos frutos são finos - até 0,6 mm, estrutura rígida e densa de madeira;
  • a superfície com listras radiais é muito mais escura do que o fundo principal;
  • a cor dos corpos frutíferos é uniforme nas bordas, pode ser aço ou marrom;
  • uma ou mais linhas claras de larguras diferentes estão localizadas ao longo de uma borda plana ou ondulada;
  • a superfície dos gorros é enrugada, aveludada no início do crescimento, depois lisa, e no final do ciclo biológico torna-se lustrosa;
  • himenóforo com tubérculos dispersos caoticamente;
  • nos espécimes jovens, a cor é laranja, com a idade torna-se castanho-avermelhado ou lilás, mais perto da orla, a cor é sempre muito mais clara.

A polpa de um himenochete marrom-avermelhado é marrom com uma coloração cinza, insípida e inodora.

Os frutos são encontrados tanto em madeiras dispostas horizontalmente como verticalmente.

Onde e como cresce

O cogumelo é cosmopolita, sem os limites do cluster principal. Na Rússia, muitas vezes pode ser encontrado em florestas mistas e florestas de carvalho. Saprotroph parasita em madeira de carvalho em decomposição. Frutifica em climas temperados do início do verão ao inverno. Nas regiões do sul, o himenochete marrom-avermelhado pode crescer até a próxima estação. O micélio causa a propagação da podridão seca.

O cogumelo é comestível ou não

A estrutura dos chapéus é muito rígida em qualquer fase de desenvolvimento. O tecido é fino, insípido, inodoro. Não pode ser usado como matéria-prima para processamento culinário.

Importante! De acordo com a classificação do valor nutricional, o himenochete marrom-avermelhado está na categoria de espécies não comestíveis.

Duplas e suas diferenças

O tabaco himenocheta é considerado um duplo. Ele difere em uma cor mais clara, bem como em uma estrutura de couro, ao invés de amadeirada. O acúmulo de corpos frutíferos pode ocupar uma grande área na forma de uma linha sólida, causando podridão branca. O duplo não é comestível.

Parasita em madeira morta de qualquer madeira dura

Conclusão

O himenochete marrom-avermelhado tem um ciclo de desenvolvimento de um ano e cresce apenas em madeira morta, tocos e galhos de carvalho apodrecidos. Os chapéus são duros com uma estrutura densa, não representam valor nutritivo. Não há informações sobre toxinas na composição, o himenochete pertence aos cogumelos não comestíveis.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção