Contente
Hebeloma amante do carvão é um representante da família Hymenogastrov, cujo nome latino é Hebeloma birrus. Também possui vários outros sinônimos: Agaricus birrus, Hylophila birra, Hebeloma birrum, Hebeloma birrum var. Birrum.
Qual é a aparência de um gebeloma amante do carvão
Você pode reconhecer um Gebel amante do carvão pelas seguintes características:
- Em tenra idade, o capuz é hemisférico com um tubérculo central perceptível e, à medida que cresce, torna-se plano. É bastante pequeno em tamanho, não atinge 2 cm de diâmetro.A superfície do gebeloma amante do carvão é nua, viscosa, pegajosa ao toque. Pintado em tons amarelados com bordas mais claras.
- Placas marrons sujas com bordas quase esbranquiçadas estão localizadas sob a tampa.
- Os esporos são em forma de amêndoa, esporos em pó de cor marrom escuro.
- O caule é cilíndrico, em alguns espécimes pode ser ligeiramente engrossado na base. Caracteriza-se por ser muito delgado, com espessura não superior a 5 mm e comprimento que varia de 2 a 4 cm, superfície clara leucocitária, coberta por uma flor escamosa. Na base do pedúnculo existe um delgado corpo vegetativo de estrutura fofa. Ao contrário de seus congêneres, este espécime não possui vestígios pronunciados da colcha.
- A polpa do Gebeloma amante do carvão é branca, tem um aroma agradável ou pouco pronunciado e um sabor amargo.
Onde cresce o Gebeloma, amante do carvão
O nome desta instância fala por si. Gebeloma, amante do carvão, prefere crescer em locais queimados, fogueiras e em locais de antigos fogos. É mais frequentemente encontrado na Ásia e na Europa, menos frequentemente na Rússia, em particular no Território Khabarovsk, na República do Tartaristão e na Região de Magadan. A frutificação ativa desses cogumelos ocorre em agosto.
É possível para um gebel comer carvoeiro
O presente descrito da floresta é intragável e venenoso. É proibido comer gebel que adora carvão, pois pode causar sérios problemas de saúde.
Duplas de Hebeloma amante do carvão
A espécie em consideração tem alguns gêmeos, incluindo:
- Gebeloma com cinto - é um cogumelo comestível condicionalmente. Via de regra, ela cresce em uma variedade de florestas, forma micorrizas com árvores de folhas largas e coníferas, na maioria das vezes com pinheiros. Ele difere do amante do carvão no maior tamanho dos corpos frutíferos. Além disso, uma característica do gêmeo é uma haste oca esbranquiçada com tons escuros na base. Sua espessura é de cerca de 1 cm e seu comprimento chega a 7 cm.
- Hebeloma pegajoso - um espécime não comestível. Pode-se reconhecer o duplo pelo chapéu, cujo tamanho às vezes chega a 10 cm. A cor é marrom claro ou amarelado, mas às vezes há exemplares com superfície de tijolo ou vermelha. É pegajoso e viscoso ao toque, como o amante do carvão, mas com o tempo torna-se seco e macio.Além disso, uma característica distintiva é o cheiro raro e desagradável da polpa.
Conclusão
O Gebeloma, amante do carvão, é um presente pequeno da floresta, que contém substâncias tóxicas. Apesar do fato de que nenhuma morte desta espécie foi registrada, comê-la pode causar intoxicações graves. É importante notar também que os especialistas não recomendam colher nem mesmo cogumelos comestíveis do gênero Gebeloma, pois seus representantes são muito semelhantes e às vezes é quase impossível distinguir comestíveis de venenosos.