Contente
- 1 É possível beber chaga com gastrite
- 2 Propriedades úteis de chaga para úlceras estomacais
- 3 A eficácia do tratamento de chaga para gastrite
- 4 Como preparar chaga do estômago
- 5 Como beber chaga corretamente para gastrite
- 6 Receitas de chaga para estômago
- 7 Precauções para tratar o chaga do estômago
- 8 Contra-indicações e efeitos colaterais do chaga
- 9 Como tomar chaga para prevenir doenças estomacais
- 10 Conclusão
- 11 Críticas sobre chaga para gastrite
Chaga para gastrite pode trazer benefícios significativos e melhorar o funcionamento do estômago. Ao mesmo tempo, deve ser consumido de acordo com receitas comprovadas e com a observância de precauções para não apresentar efeitos colaterais.
É possível beber chaga com gastrite
Um cogumelo de bétula conhecido como chaga tem muitas propriedades medicinais. É recomendado o uso de chaga para uma grande variedade de doenças, até mesmo as neoplasias oncológicas são tratadas com sua ajuda. Chaga é especialmente útil para a digestão, pois tem um efeito calmante e curativo em dores de estômago. Beber chás de chaga não permite que a gastrite e as úlceras degenere em doenças mais perigosas.
Beber chaga com gastrite é permitido, avaliações de pacientes indicam que tem um efeito muito útil. Mas, no processo de tratamento, é necessário seguir receitas confiáveis e controlar a dosagem da bebida.
Propriedades úteis de chaga para úlceras estomacais
O fungo tinder de bétula contém uma grande quantidade de nutrientes. Em particular, o fungo de palha de árvore contém:
- ácidos orgânicos - com gastrite, ajudam a combater microorganismos patogênicos no estômago;
- resinas - regulam o apetite e ajudam a estabelecer uma dieta alimentar;
- potássio e manganês - oligoelementos são muito úteis para restaurar uma microflora ácido-base saudável do estômago com gastrite;
- taninos, compostos de prata e silício, graças a eles, os processos inflamatórios diminuem mais rapidamente e as funções digestivas voltam ao normal;
- lignina - este composto é um absorvente natural e ajuda a remover toxinas e substâncias tóxicas do corpo.
O Chaga também contém fibras, essenciais para uma digestão saudável.
Quando usado medicinalmente durante as exacerbações da gastrite, o chaga alivia a dor e as náuseas, elimina a sensação desagradável de peso no estômago e ajuda a digerir os alimentos. As infusões e chás de Chaga previnem o desenvolvimento de gastrite e não permitem que ela degenere em úlcera ou oncologia.
A eficácia do tratamento de chaga para gastrite
Os benefícios do cogumelo chaga para gastrite são reconhecidos por gastroenterologistas. Evidências médicas confirmam que o fungo inflamável de bétula:
- promove a formação de uma membrana protetora nas paredes do estômago e protege as membranas mucosas irritadas de novos danos;
- acelera a cura de lesões microscópicas e erosões no estômago;
- elimina a síndrome dolorosa, pois possui propriedades analgésicas leves;
- promove a cicatrização de úlceras e interrompe o sangramento em processos ulcerativos;
- regula a acidez do estômago;
- ajuda a lidar com os processos bacterianos e fúngicos durante a gastrite.
A maioria dos gastroenterologistas acredita que a gastrite crônica e ainda mais uma úlcera não podem ser completamente curadas usando apenas chaga. Mas outra coisa também é verdade, se você usar infusões de chaga em combinação com medicamentos e dieta, será de grande benefício para o estômago.
Como preparar chaga do estômago
O Chaga para úlceras estomacais e duodenais, bem como para gastrite, é preparado de acordo com a seguinte receita:
- fungo de isca de bétula seca é derramado com água limpa e fresca em um recipiente de cerâmica e deixado de molho durante a noite;
- pela manhã, as matérias-primas são trituradas com um moedor de carne ou um ralador comum, e novamente despejadas com água na proporção de 1 litro por 100 g de produto;
- o produto é insistido em um local escuro e quente por outro dia, e então filtrado e espremido em um pano de algodão.
É necessário conservar a infusão do medicamento obtida no refrigerador. Mas mesmo sob essa condição, as propriedades benéficas do chaga persistem por não mais do que 4 dias - a infusão de cura deve ser preparada regularmente de novo.
Como beber chaga corretamente para gastrite
Em caso de exacerbações gástricas, uma infusão forte de chaga é geralmente administrada em um terceiro ou meio copo, duas ou três vezes ao dia, com o estômago vazio antes das refeições. O Chaga para gastrite com alta acidez, tomado com o estômago vazio, melhora rapidamente o estado e torna mais fácil comer.
No total, o tratamento é continuado por 2-3 semanas. Na gastrite crônica, o fungo do pavio da bétula pode ser consumido por muito mais tempo, até seis meses consecutivos, mas a infusão, neste caso, é diluída com água antes do uso.
Receitas de chaga para estômago
A medicina tradicional oferece algumas opções para o uso de um agente de cura. Existem várias receitas principais à base de cogumelo chaga, além da infusão de água padrão.
Chá de ervas com chaga
Para aliviar a exacerbação da gastrite, a coleção de ervas é bem adequada, à qual se adiciona fungo inflamável triturado. O medicamento é preparado da seguinte forma:
- 100 g de fungo de pavio de bétula esmagado são misturados com 50 g de milefólio seco;
- adicione 50 g de bagas de rosas selvagens;
- a coleção é despejada com um litro de água limpa e deixada por 2 horas;
- em seguida, colocam a infusão em banho-maria e fervem por mais 2 horas após a fervura.
A infusão final é ligeiramente resfriada e, em seguida, 50 ml de suco de aloe e 200 g de mel são adicionados a ela. O medicamento é bem agitado e depois consumido 1 colher grande com o estômago vazio três vezes ao dia. No total, o tratamento da gastrite atrófica com chaga deve ser continuado por 2 semanas.
Tintura para álcool
Um efeito útil para gastrite pode trazer tintura de álcool em um fungo de pedra de bétula. É muito simples prepará-lo, para isso você precisa:
- molhe e moa 50 g de matéria-prima seca da maneira padrão;
- despeje chaga com 300 ml de vodka de alta qualidade;
- coloque um recipiente fechado por 20 dias na geladeira para infusão.
O produto acabado precisará ser filtrado. Bebem tintura de chaga para doenças do estômago três vezes ao dia com o estômago vazio, diluindo 1 colher grande do produto em 100 ml de água. No total, a tintura precisa ser tratada por 10 dias.
Chá de ervas com chaga
Um chá de ervas fraco tem um bom efeito calmante e restaurador na gastrite. Além do fungo tinder de bétula, contém folhas de framboesa e mirtilo, e a preparação é preparada da seguinte forma:
- As matérias-primas do Chaga são preparadas para uso da maneira usual - são embebidas e trituradas;
- 2 colheres grandes de matéria-prima são misturadas com a mesma quantidade de folhas secas de mirtilo e framboesa;
- os componentes são despejados em 1,5 litro de água e fervidos no fogo por 5 minutos.
Em seguida, o chá pronto é coberto com uma tampa e deixado em infusão por mais 4 horas. Você precisa tomar a bebida com o estômago vazio antes de comer, três vezes ao dia, e uma dose única é de 1 copo.
Chá chaga com limão
Na gastrite crônica, o chaga com a adição de limão tem um efeito benéfico. Para fazer chá você precisa:
- 100 g de fungo pavio de bétula picado despeje 500 ml de água morna;
- manter a infusão por 2 dias sob tampa fechada e passar por um pano de algodão;
- diluir o produto acabado em 100 ml de água pura;
- adicione 3 colheres pequenas de suco de limão fresco.
Você precisa beber o produto com o estômago vazio um pouco antes de comer, três vezes ao dia, 1 xícara. No total, o tratamento continua por 10 dias, após os quais é imprescindível fazer uma pausa de uma semana.
Precauções para tratar o chaga do estômago
Ao usar o fungo de bétula para fins medicinais, você deve seguir as regras de precaução:
- Chaga para o estômago e intestinos é bebido em pequenas quantidades e estritamente de acordo com receitas comprovadas. Uma overdose de um medicamento pode ter o efeito oposto.
- As bebidas de Chaga não podem ser combinadas com antibióticos e preparações de glicose. Se outro tratamento for realizado em paralelo com a gastrite, é necessário verificar a compatibilidade dos medicamentos.
- Ao usar tinturas e chás de chaga, você precisa monitorar cuidadosamente seus sentimentos. Se a gastrite só se intensificar após a ingestão de um fungo de pedra de bétula, você precisa abandonar o cogumelo medicinal ou os ingredientes adicionais nas infusões, que também podem afetar seu bem-estar.
Contra-indicações e efeitos colaterais do chaga
Existem relativamente poucas proibições ao uso de chaga para gastrite atrófica do estômago. No entanto, é necessário recusá-lo:
- com disenteria;
- com colite crônica;
- durante a gravidez e durante a amamentação;
- com insuficiência renal e tendência a edema grave;
- com alergias individuais.
Os efeitos colaterais do chaga são raros, mas a sobredosagem ou reações alérgicas podem resultar em náuseas, diarreia, fraqueza e tonturas.
Como tomar chaga para prevenir doenças estomacais
Você pode tomar bebidas chaga, inclusive para a prevenção de gastrite e úlceras. Se ainda não houver doenças crônicas, mas o estômago incomodar de vez em quando, é recomendado o uso de chá chaga ou chás de ervas com fungo tinder de bétula em intervalos de 10-15 dias. Além disso, uma infusão fraca de chaga pode ser tomada diariamente em vez do chá regular, será benéfico.
Para prevenir a gastrite, é recomendável prestar atenção à sua dieta alimentar. A ingestão de chaga deve ser combinada com uma dieta saudável. É melhor retirar do cardápio alimentos gordurosos, defumados e condimentados. Você deve reduzir ao máximo a quantidade de açúcar e sal e também parar de beber e fumar.
Conclusão
Chaga para gastrite é benéfico se tomado em pequenas quantidades e com os cursos de curta duração recomendados. O fungo da brasa de bétula pode ser combinado com ervas medicinais, o que só aumentará os benefícios do cogumelo.