Contente
Se você decidir construir um novo jardim em seu terreno ou está pensando se pode comprar outra macieira, então faz sentido prestar atenção a uma variedade bastante nova e promissora de macieiras - Elena. Claro, é difícil ignorar uma variedade com um nome feminino tão popular no passado para os jardineiros que têm um membro da família com esse nome. Mas a macieira de Elena também pode interessar a outros jardineiros por muitas de suas características.
Neste artigo, você pode encontrar uma descrição da variedade de maçã Elena e uma foto de seus frutos, bem como avaliações de pessoas que a plantaram em seu site.
História de origem e descrição da variedade
A variedade de maçã Elena foi obtida pelos criadores bielorrussos Semashko E.V., Marudo G.M. e Kozlovskaya Z.A. como resultado do cruzamento híbrido das variedades Early Sweet e Discovery. Ambas as variedades originais são variedades de maturação no verão e são caracterizadas por excelentes classificações de sabor. A variedade Elena obtida a partir do cruzamento deles tirou deles os melhores indicadores de sabor e até os superou em termos de aroma e suculência da fruta. Esta variedade foi cultivada no Instituto de Fruticultura da Academia Nacional de Ciências da Bielo-Rússia em 2000 e, um ano depois, foi transferida para testes estaduais. Na Rússia, a macieira Elena apareceu alguns anos depois e somente em 2007 foi oficialmente inscrita no Registro do Estado com recomendações para o cultivo nos Distritos Central e Noroeste.
As árvores da variedade Elena distinguem-se pelo vigor médio, bastante curtas e compactas. Eles podem ser atribuídos ao grupo dos semi-anões. Eles geralmente crescem em altura de até três metros. A coroa é pouco espessa e tem forma oval-piramidal. Os rebentos são grossos, arredondados, com casca vermelho-escura, bem pubescentes.
As folhas são elípticas, de tamanho médio, de cor verde escura com uma flor acinzentada na parte inferior. Os ramos são abundantemente cobertos de folhagem, principalmente nas pontas.
Flores brancas perfumadas cobrem toda a árvore nos estágios iniciais - no final de abril - início de maio. Os frutos desta variedade são formados principalmente em cachos de espécies simples e complexas.
De acordo com o tempo de maturação, a variedade de maçã Elena pertence a uma das primeiras maçãs do verão. Seus frutos amadurecem até uma semana antes das maçãs com recheio branco. A variedade apresenta crescimento bastante rápido, ou seja, começa a frutificar já no segundo ano após o plantio.
A macieira Elena entra em plena frutificação cerca de 5 a 6 anos após o plantio. Seu rendimento é reconhecido como bastante satisfatório - até 25 toneladas de maçãs são obtidas em um hectare de plantações industriais.
A variedade é autopolinizada, ou seja, não precisa de polinizadores adicionais para frutificar - macieiras de outras variedades crescendo nas proximidades. Isso pode ser especialmente conveniente para pequenos quintais, onde os proprietários desejam e têm a capacidade de plantar apenas uma pequena árvore.
A variedade de maçã Elena distingue-se por uma resistência realmente elevada às geadas, mesmo a longo prazo. O frio não é terrível para ela. Portanto, você pode tentar cultivar essa variedade de maçã mesmo nas condições adversas do norte.
A resistência a doenças, especialmente a crosta, é média.
Características da fruta
Os frutos da macieira Elena são caracterizados pelas seguintes características:
- As maçãs têm uma forma tradicional redonda achatada.
- O tamanho das maçãs em si não é muito grande, o peso médio da fruta é de cerca de 120 gramas. Nos anos em que não há muitas maçãs na árvore, seu peso pode aumentar até 150 gramas.
- Os frutos são muito uniformes em tamanho. Maçãs da mesma colheita praticamente não se diferenciam.
- A cor principal das maçãs é o verde claro, mas mais da metade da fruta é geralmente um blush borrado de um tom rosa escuro brilhante. Numerosos pontos de luz subcutâneos de tamanhos bastante grandes são claramente visíveis.
- A casca é lisa, de densidade média, ao mesmo tempo mantém bem a estrutura da maçã e não altera em nada o sabor.
- A polpa é de densidade média, de grão fino, suculenta, de cor verde-esbranquiçada com pequenas inclusões rosadas quando totalmente maduras. As maçãs contêm até 13,2% de matéria seca.
- A maçã tem sabor doce, praticamente sem acidez, sobremesa com bom aroma a maçã. A pontuação da degustação é 4,8 pontos em cinco. As frutas contêm até 10,8% de açúcares, 6,8 mg de ácido ascórbico por 100 g de polpa e 0,78% de substâncias de pectina.
- A comercialização e a transportabilidade são relativamente altas. As maçãs são armazenadas em condições normais por várias semanas. Em seguida, a palatabilidade se deteriora agudamente. Portanto, são ideais para fazer sucos, compotas e conservas.
Vantagens e desvantagens da variedade
Apesar de a macieira Elena ser uma variedade bastante jovem, muitos jardineiros consideram-na promissora para o cultivo e instalam-na de bom grado nos seus jardins. A variedade Elena tem muitas vantagens:
- Árvores de pequeno porte, das quais é conveniente colher os frutos e fáceis de cuidar.
- Maturidade muito precoce e maturidade precoce - a colheita pode começar já no segundo ano após o plantio.
- A alta resistência à geada e outras condições desfavoráveis permite o cultivo da macieira Elena, mesmo nos Urais e na Sibéria.
- Como muitas variedades modernas, distingue-se pela regularidade da frutificação - anualmente.
- Frutas deliciosas e lindas.
A macieira Elena também tem alguns inconvenientes, sem os quais, provavelmente, nem uma única variedade de fruta pode servir:
- Os frutos não são armazenados por muito tempo e perdem o sabor rapidamente.
- Não colhida nos galhos, desfaz-se ou amadurece demais, reduzindo suas características de fruta.
Recursos crescentes
Em geral, os cuidados com a macieira de Elena não são muito diferentes de outras variedades de macieiras. Você só precisa se lembrar de algumas das nuances associadas às características da variedade.
- Como a macieira de Elena pode ser atribuída a uma variedade semianã, para plantá-la é necessário escolher um local onde o lençol freático não chegue a menos de 2,5 metros da superfície para o pleno desenvolvimento das raízes.
- Uma vez que as árvores desta variedade tendem a ficar sobrecarregadas com ovários e frutos, é aconselhável racionar os ovários após a floração.
- É melhor comer frutas diretamente da árvore, coletá-las regularmente e processá-las em compotas, sucos, etc.
Testemunhos
A macieira Elena já conseguiu se apaixonar pelos jardineiros por sua resistência à geada, sabor de sobremesa e maturação precoce.
Conclusão
A macieira Elena é uma boa escolha para um jardim privado e pequenos quintais devido ao seu tamanho compacto, maturação precoce e bom sabor a maçã.