Contente
A cereja Podbelskaya é uma árvore frutífera frequentemente cultivada em parcelas nas regiões sul e na faixa do meio. Para que as cerejas cresçam saudáveis e dêem uma boa colheita, é necessário conhecer as suas características e regras de cultivo.
Descrição da cereja Podbelskaya
A variedade é bastante antiga, foi criada no século 19 na Alemanha pelo criador Karl Kochkh, que cruzou as cerejas Lotovaya e Griot Ostheim entre si. Os testes da variedade continuaram por um longo tempo, e na Rússia ela foi dividida em 1947 para a quente região do norte do Cáucaso.
Podbelskaya é uma árvore razoavelmente alta com uma copa densa e arredondada, que pode se achatar com a idade. Os ramos e rebentos da árvore são recobertos por casca lisa castanha acinzentada e fendas longitudinais, os rebentos dirigidos para cima e ligeiramente dobrados com aspecto de frutos. As folhas das cerejeiras são grandes, com até 6 cm de largura e 12 cm de comprimento, largamente ovais, de cor verde, mate e ligeiramente fofas.
Podbelskaya floresce em pequenas inflorescências compostas por 3-4 flores brancas com pétalas arredondadas de até 3 cm de diâmetro. Os frutos são mantidos em pecíolos pequenos e curtos.
Altura e diâmetro da copa da cereja Podbelskaya
A altura de uma árvore frutífera adulta é em média de 5 M. A copa é densa, amplamente frondosa, pode atingir 2 m de diâmetro, principalmente em uma árvore adulta com crescimento significativo.
Descrição das frutas
Pela foto da variedade Podbelskaya cereja e pela descrição da variedade, pode-se comprovar que a planta produz frutos grandes e achatados, chegando a pesar 6 g. Os frutos são bordô, de cor quase preta, a polpa da as bagas são fibrosas, mas muito suculentas, de cor vermelha escura e sabor agridoce. A polpa separa-se bem dos caroços das cerejas. O sabor da fruta é considerado sobremesa - a pontuação de degustação varia de 4,8 a 5 pontos, sendo que a variedade é especialmente apreciada pelos jardineiros.
Como a Podbelskaya é uma variedade termofílica e se sente muito bem ao sol, seus frutos não assam ao sol e permanecem suculentos. O amadurecimento ocorre de forma irregular e alonga-se no tempo, mas os frutos maduros ficam muito tempo nos pecíolos, então você pode demorar com a coleta.
Polinizadores de cereja Podbelskaya
Podbelskaya pertence a variedades de floração precoce e geralmente floresce no início de maio, se cultivada em uma região quente. Os jardineiros precisam levar em conta que a variedade é autofértil - nenhuma fruta pode ser esperada sem polinizadores.
Para a polinização de Podbelskaya, as variedades English Early, Lotovaya, Anadolskaya, Griot Ostgeimsky são bem adequadas. Todas essas cerejas florescem ao mesmo tempo, e será muito útil plantá-las lado a lado no jardim.
Características principais
Antes de pousar o Podbelskaya em uma área suburbana, você precisa estudar suas principais características. Isso o ajudará a decidir se vale a pena o esforço para fazer a árvore crescer.
Resistência à seca, resistência à geada
Podbelskaya tolera bem curtos períodos de seca. A falta de água para esta árvore amante do sol é muito melhor do que um excesso de umidade, a planta reage fortemente negativamente ao pantanoso.
Mas o Podbelskaya é muito sensível às geadas. Não tolera geadas fracas, portanto seu cultivo na região de Moscou e na via do meio está associado a certas dificuldades. A planta se desenvolve melhor no Norte do Cáucaso e na Crimeia, onde as temperaturas de inverno permanecem amenas.
Produção
Em termos de maturação, a variedade de cereja Podbelskaya pertence ao meio inicial. Na Crimeia e no Cáucaso, você pode colher frutas já em meados de junho, na faixa do meio - no início de julho. Pela primeira vez, Podbelskaya começa a dar frutos 4 anos após o plantio no solo.
Os indicadores de rendimento dependem principalmente da disponibilidade de polinizadores. Como a variedade não pode frutificar sozinha, a polinização de alta qualidade é muito importante para uma boa colheita. Além disso, o número de frutas depende das condições de cultivo, da rega e se alguns dos botões de flores morreram durante as geadas da primavera. Em boas circunstâncias, a cereja Podbelskaya é capaz de produzir 30-40 kg de bagas de uma árvore, às vezes até 50-60 kg.
A transportabilidade dos frutos cereja desta variedade é normal, média, as cerejas são adequadas para armazenamento, mas por um período limitado. O uso do Podbelskaya é universal - as frutas são próprias para consumo in natura, para preservação no inverno, para fazer sucos e compotas.
Vantagens e desvantagens
Tendo estudado as características do Podbelskaya, existem várias vantagens principais da variedade:
- sobremesa sabor de frutas que merecem a avaliação de degustação mais elevada;
- bom rendimento;
- versatilidade das frutas e sua adequação ao transporte para venda;
- resistência relativa à maioria das doenças fúngicas.
Ao mesmo tempo, o Podbelskaya tem suas próprias deficiências. A baixa resistência ao gelo pode ser considerada a principal. A cereja é agradável nas regiões do sul, mas na faixa do meio ela pode congelar um pouco e cultivá-la na Sibéria não faz sentido algum - a árvore morrerá por causa da geada. Além disso, a desvantagem da variedade é a autofertilidade, sem polinizadores, o Podbelskaya não trará frutos silvestres.
Como plantar cerejas Podbelskaya
Os jardineiros que decidem cultivar cerejas precisam estudar os requisitos do Podbelskaya para o plantio e cuidados. O cultivo da variedade não está associado a dificuldades particulares, desde que a árvore cresça em clima quente.
Tempo recomendado
Tanto na faixa do meio quanto no sul, recomenda-se plantar Podbelskaya na primavera - em abril, depois que a neve derrete e o solo esquenta. Como o frio é muito perigoso para a variedade, o plantio de cerejas no outono não é praticado, geralmente não dá tempo de criar raízes antes do início do inverno.
Seleção do local e preparação do solo
É necessário plantar uma árvore em um lugar bem iluminado - Podbelskaya ama o sol e não tolera sua falta. É melhor escolher um local em uma colina, é inaceitável plantar cerejas perto de lençóis freáticos, caso em que o solo ficará sempre encharcado e a árvore morrerá.
Antes de plantar, você precisa cavar um buraco fundo com cerca de 50 cm de profundidade e largura. A terra extraída deve ser misturada com húmus, adicionar 1 kg de cinza de madeira, 20 g de cloreto de potássio e 30 g de superfosfato.
Algoritmo de aterrissagem
O procedimento para plantar cerejas parece muito simples:
- A mistura preparada de terra, húmus e fertilizantes é despejada no buraco pela metade.
- A muda, pré-embebida por algumas horas em água, é baixada para um buraco e coberta com terra até a superfície da terra.
- Imediatamente após o plantio, 2 baldes de água são colocados sob o tronco e o solo é coberto com serragem ou composto.
Ao plantar cerejas, o colo da raiz deve estar no nível do solo, não pode ser aprofundado no solo.
Recursos de cuidado
Cuidar das cerejas Podbelskaya é bastante simples. No processo de cultivo, você precisa seguir as regras básicas de rega, poda e alimentação.
Programa de rega e alimentação
Regue a árvore com muito cuidado - o excesso de água pode fazer com que os frutos rachem e comecem a apodrecer. Recomenda-se umedecer o solo sob o tronco da cereja apenas durante os períodos de seca severa durante a floração, formação dos ovários e frutificação.
Quanto aos fertilizantes, pela primeira vez, a fertilização mineral é aplicada diretamente no plantio. Depois disso, o Podbelskaya de 2-3 anos pode ser completamente fertilizado. Posteriormente, as cerejas podem ser alimentadas com potássio e fósforo durante a frutificação e nitrogênio durante a floração.
Poda
Recomenda-se podar as cerejas anualmente - para fins sanitários e para eliminar o crescimento das raízes. A maior parte da poda é feita no início da primavera, removendo o crescimento excessivo e os galhos mortos quebrados.
No outono, a árvore é inspecionada novamente e, se necessário, os brotos mortos são novamente cortados, e o solo ao redor do tronco é completamente limpo de restos de plantas.
Preparando-se para o inverno
Podbelskaya precisa de um abrigo especialmente cuidadoso para o inverno, já que não tolera o frio. Com o início do outono, o local é removido de folhas caídas e galhos secos, e o tronco da árvore é caiado para evitar rachaduras na casca e ataques de pragas.
Para o inverno, o solo sob o tronco da cereja deve ser coberto com uma densa camada de serragem ou composto. Anteriormente, a terra era derramada com 20 litros de água. As cerejas novas também devem ser embrulhadas em estopa ou papelão para evitar o congelamento do tronco.
Doenças e pragas
Cherry Podbelskaya demonstra boa resistência à coccomicose, clorose e outras doenças fúngicas - esta é uma das vantagens da variedade. No entanto, a árvore pode ser afetada por uma queimadura monilial, perigosa para as cerejas, e sofre de pragas de insetos comuns - pulgões, moscas-das-cerejas, moscas-serra.
Para prevenir e tratar doenças, recomenda-se tratar profilaticamente a árvore na primavera com mistura de bordeaux e azofos. Também é necessário cavar regularmente o solo da raiz da cereja, de vez em quando branquear seu tronco e processar todas as rachaduras e feridas no tronco e brotos com sulfato de cobre.
Conclusão
A cereja Podbelskaya é uma variedade bastante exigente em termos de condições de cultivo, mas que dá frutos de sobremesa muito saborosos. É melhor cultivar uma árvore nas regiões ao sul - na faixa do meio, as cerejas costumam congelar durante o inverno.
Testemunhos