Contente
O cuidado da cereja na primavera é uma ampla gama de medidas. Para que a cerejeira se desenvolva bem e dê boas colheitas, ela precisa de atenção especial na primavera.
Como cuidar adequadamente das cerejas na primavera
Uma planta de cereja no jardim não é considerada a mais caprichosa, mas requer alguma atenção. É especialmente importante cuidar adequadamente das cerejas na primavera, após o início da estação de crescimento ativa, é durante este período que se determina o quão boa a árvore irá produzir.
As principais atividades para o cuidado das cerejas na primavera no país
Com o início da primavera, várias atividades básicas são necessárias. Esses incluem:
- limpeza de canteiros e desbaste sanitário de galhos;
- processamento de madeira de pragas e doenças fúngicas;
- alimentação de primavera de safras e rega conforme necessário;
- atrair insetos polinizadores para o jardim.
É a primavera que se torna a época mais estressante para o jardineiro. Enquanto a cereja se prepara para a floração e a postura dos ovários, é importante dar-lhe o máximo apoio, pois nos períodos posteriores a árvore requer muito menos cuidados.
Como cuidar de cerejas do mato
A cerejeira do arbusto é, de muitas maneiras, considerada mais conveniente do que a cerejeira. Parece mais atraente no jardim, não exige muito das condições e, além disso, é mais fácil de colher do que de cerejeira.
Cuidar das cerejas do mato como um todo difere pouco do padrão. No entanto, alguns procedimentos são recomendados para receber atenção especial.
A cereja arbustiva cresce muito mais rápido. Portanto, deve ser desbastado com mais cuidado, se a copa ficar muito espessa, os brotos dos frutos começarão a apresentar falta de luz, ar e nutrientes.
A cereja arbustiva sem rejuvenescimento dá frutos abundantemente por apenas 8 a 10 anos. Portanto, à medida que o arbusto amadurece, recomenda-se a retirada gradativa dos brotos velhos, substituindo-os por novos, isso deve ser feito por vários anos para que a planta se rejuvenesça sem estresse desnecessário.
Como cuidar de cerejas jovens
Cuidar de uma árvore nova é considerado mais fácil do que cuidar de uma cereja velha na primavera. Via de regra, a cultura começa a frutificar apenas aos 3-4 anos de idade e só a partir desse momento requer maior atenção.
Cuidar das cerejas jovens na primavera consiste principalmente em regar nos dias quentes e no tratamento de doenças e pragas. É importante proteger as mudas e as cerejeiras em desenvolvimento de carrapatos, pulgões e besouros da casca, uma vez que a casca das árvores jovens é fina, elas são especialmente vulneráveis ao ataque de pragas.
Como cuidar das cerejas antes, durante e depois da floração
A floração é uma fase especialmente importante, a abundância da colheita depende da sua qualidade. Em primeiro lugar, você precisa prestar atenção à alimentação:
- No início da primavera, antes do início da estação de crescimento ativa, é necessário alimentar a cultura com uréia ou nitrato de cálcio. Os fertilizantes minerais em uma pequena quantidade são espalhados sob o tronco e soltar o solo, salitre ou uréia vai contribuir para o crescimento ativo.
- Durante o período de floração direta, as cerejas podem ser fertilizadas com esterco ou fezes de pássaros, bem como minerais com teor de nitrogênio. Esses cuidados irão melhorar a qualidade e abundância da floração, o que terá um efeito positivo na formação dos ovários.
Cuidar das cerejas após a floração também envolve alimentação. A planta deve ser borrifada com uma solução de ureia sobre a copa, e isso é feito duas vezes, uma semana após a floração e depois de mais 2 semanas. A cobertura fortalece os ovários e melhora o amadurecimento dos frutos.
Cereja para uma grande colheita
O rendimento de uma cerejeira depende principalmente da qualidade da polinização. O cuidado da colheita para uma boa colheita se resume a:
- para manter uma coroa ventilada e não espessada;
- à prevenção e tratamento oportunos de doenças;
- para moderar a fertilização de uma planta que entrou na idade de frutificação.
Regras de tratamento de cereja na primavera
Os cuidados com a mola se resumem a procedimentos simples. Mas cada um deles deve ser estudado com um pouco mais de atenção - isso permitirá que você não perca prazos e tome os cuidados necessários.
Poda, caiação e limpeza do jardim
O cuidado das cerejas na primavera após o inverno deve ser iniciado imediatamente após o derretimento da neve. Antes mesmo do início da vegetação ativa e do inchaço dos rins, os seguintes procedimentos devem ser realizados:
- Poda... Na primavera, é necessário retirar todos os ramos fracos da cerejeira, rebentos que se quebraram no inverno e ramos que engrossam a copa. A poda oportuna permitirá que a planta receba mais oxigênio e luz, além disso, a árvore não gastará nutrientes para o crescimento dos brotos que não participam da frutificação.
- Cal... O procedimento é realizado em março, uma solução de cal ou giz com adição de cola de papel de parede é usada para caiar o tronco, sulfato de cobre, esterco e argila também podem ser adicionados à solução. A caiação ecológica protege o tronco contra rachaduras na casca e pragas, evita a propagação de doenças fúngicas. Antes do procedimento, o musgo e a casca seca são limpos do tronco da cereja e, se houver feridas na madeira, são tratados com sulfato de cobre e cobertos com verniz de jardim. As cerejas adultas devem ser caiadas a uma altura de 1,5 m, e as plantas jovens - até os ramos do tronco.
- Limpeza de jardim... No início da primavera, para o desenvolvimento saudável da planta, é imprescindível dedicar tempo à limpeza do jardim. Toda a folhagem do ano passado e galhos em ruínas são removidos do local. Pragas e esporos de fungos freqüentemente hibernam sob uma camada de resíduos de plantas e, com o início da primavera, na ausência de colheita, eles acordam e se movem para o tronco da planta.
Para evitar a reprodução de pragas e doenças fúngicas, os restos das plantas não só devem ser removidos do local, mas também queimados.
Processamento de círculos próximos ao tronco
No vídeo sobre o cuidado da cereja na primavera, você pode ver um procedimento como afrouxar e remover ervas daninhas do solo perto do tronco da árvore. O processamento ajuda a atingir vários objetivos:
- fornece bom acesso de umidade e ar às raízes;
- ajuda a destruir algumas das pragas que passam o inverno no solo;
- inibe o crescimento de ervas daninhas.
O solo é cultivado sob os troncos na primavera, depois que a neve derrete e a terra se aquece. É necessário capinar e soltar o solo sob a copa até uma profundidade de cerca de 8 cm. O diâmetro do cultivo circular para árvores jovens é de cerca de 1,5 m, para adultos - de 2 a 4 m.
Para proteger as raízes do superaquecimento e reter a umidade no solo por muito tempo, também é recomendável usar cobertura morta na primavera. Húmus ou feno é o melhor material para cobertura morta.
Prevenção contra pragas e doenças
A cada primavera, é recomendável fazer tratamento para doenças fúngicas e pragas, mesmo que a árvore esteja absolutamente sã. O cuidado preventivo ajuda a prevenir doenças e aumenta as chances de uma boa colheita:
- No início de abril, a uma temperatura de cerca de 15 graus, recomenda-se processar as cerejas com sulfato de cobre, mistura de bordeaux ou solução de Homa. Pulverizar e derramar o solo ajudará a proteger a árvore contra moniliose, coccomicose e clotterosporia.
- Além disso, antes da floração, você pode borrifar a árvore com Profilactina - um remédio universal para pulgões, carrapatos e moscas cereja. Um bom efeito contra insetos é fornecido pelo Nitrafen, que também é usado antes da floração.
Após a floração, recomenda-se tratar novamente profilaticamente a cereja com soluções de Skor, Topaz, Kilzar e Iskra, com um segundo tratamento após 2 semanas. Alguns insetos nocivos se reproduzem em ondas, várias vezes por temporada, portanto, um tratamento de primavera único não é suficiente para uma prevenção de alta qualidade.
Cobertura e rega
As cerejas são capazes de produzir bons rendimentos apenas em solo fértil. Cuidar das cerejas no primeiro ano é muito simples, mas depois que a árvore entrar na fase de frutificação, você precisará complementar os cuidados da primavera com fertilização anual com matéria orgânica e minerais:
- No início da primavera, depois de descongelar o solo, as cerejas são fertilizadas com substâncias que contêm nitrogênio. Com os cuidados da primavera, as árvores frutíferas podem ser regadas com uma solução de ureia, cerca de 40 g de fertilizante são dissolvidos em 10 litros de água.
- Antes da floração, você pode borrifar nitrato de amônio ou nitroammofosk no círculo próximo ao caule e, em seguida, regar o solo e soltá-lo.
- Durante o período de brotação, o solo sob o tronco pode ser derramado com uma solução de superfosfato ou excrementos de galinha e verbasco líquido pode ser adicionado.
- No final da floração, a planta é fertilizada com uma solução de nitrophoska, cerca de 2 baldes de água embaixo do tronco, a substância é diluída em um volume de 50 g por 10 litros de água.
Quanto à rega comum na primavera, em geral, a cereja é considerada uma cultura resistente à seca e tolera a falta de umidade melhor do que o solo alagado. A rega frequente é necessária apenas para mudas jovens, elas são regadas primeiro duas vezes por semana e uma vez por mês após o enraizamento.
Cuidar de uma cerejeira na idade de frutificar é bastante simples - bastam duas regas de 50-70 litros de água. Pela primeira vez, a árvore é regada antes do início do botão, e pela segunda vez - no final da floração.
Polinização
Quaisquer variedades de cerejas fornecem rendimentos mais abundantes se polinizadores e cerejas com períodos de floração semelhantes crescerem nas proximidades. Plantar polinizadores é uma parte muito importante do cuidado - cerejas autoférteis sem polinização, em princípio, não darão uma safra, e as variedades autoférteis darão apenas cerca de 40% do volume máximo dos ovários.
Durante a temporada de floração das cerejeiras na primavera, é necessário lembrar que os zangões e as abelhas desempenham um papel importante na polinização. Para atraí-los em quantidade máxima ao jardim, plantam-se hortelã, erva-de-cheiro, erva-cidreira e outras plantas melíferas perto das cerejas ou nos corredores.
Como proteger as cerejas da geada da primavera
As geadas de retorno na primavera não são incomuns em toda a Rússia.Com uma queda brusca de temperatura, os botões, flores e ovários das cerejas podem morrer, e se a temperatura por volta de -4 ° C for perigosa para os botões, então os ovários caem já a uma temperatura de -1 ° C .
Existem duas maneiras de cuidar das cerejas jovens na primavera para protegê-las da geada:
- Pulverização... Na véspera de uma onda de frio, você pode borrifar a coroa com água, o que ajudará a evitar o congelamento crítico de flores e botões.
- Fumaça... Durante uma onda de frio da manhã, estrume seco ou montes de palha são incendiados no jardim, depois de borrifados com terra úmida. Após várias horas de combustão lenta, uma densa cortina de fumaça se forma ao redor das cerejeiras, cuja temperatura interna sobe cerca de 1,5 ° C.
Com uma forte onda de frio, a morte parcial das flores e dos ovários torna-se quase inevitável. Mas as medidas de cuidado adequadas ajudam a minimizar o desperdício.
Como se livrar do crescimento excessivo de cereja
Algumas variedades de cereja produzem ativamente o crescimento das raízes. Deve ser removido, mas deve ser feito corretamente.
Você não pode simplesmente desenterrar brotos jovens na primavera - isso tem o efeito oposto. Muito rapidamente, vários novos crescem de uma vez no local do rebento escavado. Para combater o crescimento excessivo, é necessário cortar apenas parte do rebento excedente, deixando-o subir cerca de 20 cm acima do nível do solo. Nesse caso, a cereja não gastará energia nem na alimentação do crescimento, nem no desenvolvimento de novos brotos.
Cuidado da primavera com cerejas nas regiões
As regras para cuidar das cerejas na primavera são amplamente determinadas pela região de cultivo. O clima em diferentes regiões da Rússia pode diferir significativamente, portanto, o cuidado com as culturas de frutas depende das condições meteorológicas.
Tratamento de cereja na primavera na região de Moscou
A região de Moscou é considerada uma das regiões mais atraentes para o cultivo de cerejas. A primavera aqui geralmente começa em meados ou final de março, e temperaturas sólidas acima de zero são estabelecidas em meados de abril.
No entanto, no início de maio, as geadas costumam voltar por vários dias na região de Moscou. Para que as cerejas, principalmente as termofílicas, não congelem na primavera, é recomendável plantá-las em locais bem iluminados do jardim, sob a cobertura de edifícios ou sebes altas. Os cuidados da primavera se resumem principalmente à proteção contra ondas de frio repentinas, a forma mais eficaz de fumar mostra-se.
Como cuidar das cerejas na Sibéria
Cuidar de cerejas na primavera na Sibéria está associado a certas dificuldades. A primavera na Sibéria dura bastante tempo, por isso em março é necessário sacudir a neve dos troncos das árvores frutíferas da área do jardim, assim que a temperatura ultrapassar os 0 graus. Caso contrário, o colar da raiz de uma cereja pode ficar seco devido ao longo derretimento da neve sob o sol.
Para evitar o amortecimento, também é recomendável plantar inicialmente cerejas em pequenas elevações de até meio metro, o solo descongela mais rápido nessas elevações.
As geadas da primavera siberiana são especialmente perigosas para as cerejas. A irrigação com leque, que aumenta significativamente a resistência às geadas das árvores, e o tratamento com a solução de Epin ajudam a prevenir a morte de flores e ovários. As mudas jovens podem ser embrulhadas adicionalmente em material não tecido de cor clara durante uma onda de frio.
Cuidado de cereja na primavera nos Urais
O cuidado das cerejas nos Urais inclui principalmente a proteção das árvores dos ventos e da seca. As chuvas de primavera nos Urais são abundantes, mas os ventos fortes podem soprar a umidade do solo e compactá-lo. Ao cultivar cerejas nos Urais, é importante afrouxar completamente o solo sob o tronco na primavera para melhorar a aeração, e plantar árvores é melhor em uma área ensolarada e sob a cobertura de edifícios altos.
Nos Urais, as flores e os ovários muitas vezes desmoronam na primavera devido às mudanças climáticas; o clima seco e quente, bem como o tempo nublado e ventoso podem prejudicar Para melhorar a floração e a frutificação, recomenda-se tratar as cerejas com soluções de Epin e Novosil.
Como cuidar das cerejas no verão
O cuidado das cerejas durante todo o ano, e em particular no verão, reduz-se principalmente a regas periódicas. Pela primeira vez, cerca de 5 baldes de água são despejados sob o tronco da árvore após a floração, o segundo - durante a formação dos frutos. Regar a cultura é necessário apenas se o verão for quente e seco o suficiente.
De vez em quando no verão é necessário afrouxar o solo no círculo do tronco, retirando o mato. Durante o período de amadurecimento das bagas, as árvores frutíferas podem ser tratadas com oxicloreto de cobre e Fufanon, soluções que protegem as cerejas de doenças fúngicas e insetos.
Dicas de jardineiro experiente para cuidar das cerejas na primavera
A presença de polinizadores no jardim nem sempre garante altos rendimentos. Jardineiros experientes usam o seguinte método para aumentar a frutificação na primavera. Durante o período de floração, as cerejas são borrifadas com uma solução doce ou penduradas nos galhos de um recipiente com mel ou geleia. Isso atrai mais abelhas e, portanto, melhora a polinização.
A rega de primavera das cerejas deve ser realizada, principalmente com foco no clima. Se a primavera acabou sendo nublada e chuvosa, então é melhor excluir a umidade adicional do procedimento de cuidado - a cereja não tolera solo encharcado.
Depois de plantar as cerejas no local, a primeira alimentação da primavera geralmente é realizada apenas por 3 anos de vida da planta. Até então, o fertilizante aplicado no plantio é suficiente para a árvore jovem.
Conclusão
Cuidar das cerejas na primavera requer maior atenção do jardineiro. É durante o período de floração e formação dos ovários que é necessário cuidar bem da planta frutífera para se obter uma colheita abundante em alguns meses.