Cherry Assol: descrição da variedade, fotos, comentários, polinizadores

Cherry Assol é uma variedade frutífera de meia estação, criada recentemente. Inserido no Cadastro Estadual desde 2010. A variedade autopolinizada apaixonou-se pelos veranistas por sua simplicidade, resistência à seca e à geada, bem como por seus frutos universais.

Muitos jardineiros acreditam que as variedades sem polinizadores ainda aumentarão a produtividade se árvores desse tipo crescerem nas proximidades.

Descrição da variedade de cereja Assol

Os criadores recomendam o cultivo de cerejas Assol na Região Central. Durante sua propagação, a variedade ganhou popularidade na região de Moscou, mas não é plantada apenas aqui, mesmo nos Urais e na Sibéria, mas também nas regiões do sul.

Altura e dimensões de uma árvore adulta

A variedade Assol possui uma árvore de porte médio, conveniente para uma manutenção cuidadosa e para a colheita de frutos:

  • sobe até 2-2,5 m;
  • coroa piramidal muito espalhada, arredondada, com ramos ligeiramente inclinados ou retos;
  • não sujeito a espessamento;
  • a casca dos ramos é marrom, lisa.

A árvore é de crescimento rápido - no início da frutificação, 3-4 anos após o plantio, atinge a altura declarada - não mais de 3 m. As folhas de tamanho médio são um tanto alongadas, obovadas, da cor verde escuro usual, com uma ponta pontiaguda. As lâminas das folhas são ligeiramente enrugadas, opacas, com bordas finamente serrilhadas.

Sem uma poda adequada, pode se transformar em um arbusto, já que os brotos crescem densamente por baixo.

Descrição das frutas

Cerejas Assol segundo a descrição da casta e fotografia de tamanho médio - 4-4,2 g Os frutos são redondos, com polpa agridoce suculenta. Um pequeno osso separa-se bem da polpa. As bagas contêm 15% de matéria seca, 10% de açúcar e 1,3% de ácido. Os provadores avaliaram as frutas cereja Assol em 4,7 pontos. As cerejas em plena maturação não podem ser deixadas nos ramos por muito tempo, pois, embora se agarrem aos pedúnculos, perdem rapidamente o sabor e a qualidade de polpa densa e elástica. A variedade Assol é adequada para o plantio na região sul, os frutos toleram bem o sol.

A casca da variedade Assol é vermelha escura, mesma cor e polpa

Polinizadores de cereja Assol

A árvore floresce nas regiões de crescimento recomendadas principalmente em meados de maio, o período de floração é curto. A variedade é autofértil. Os autores do Cherry apontam que esta propriedade da árvore não afeta o volume da colheita.

Principais características das cerejas Assol

A variedade de cereja Assol de meia temporada, a julgar pela foto e descrição da variedade, é frutífera. De uma árvore de tamanho médio, são colhidos 10-12 kg de frutas suculentas e saborosas.

Resistência à seca, resistência à geada

Como a cereja Assol foi criada para as regiões centrais da Rússia, a árvore tem uma robustez média no inverno e ao mesmo tempo é resistente à seca. A variedade é adequada para cultivo na 4ª zona de resistência à geada, que inclui muitas regiões da Rússia. A madeira pode suportar geadas até 30 ° C. Como muitas cerejeiras, a Assol tolera longos períodos de seca, mas com irrigação regular e infrequente, o rendimento aumenta significativamente.

Produção

A muda é formada ao longo de 3-4 anos. Os primeiros frutos aparecem no 3-4º, às vezes no 5º ano após o plantio.No início, o rendimento é baixo, depois de 2 anos aumenta para 7 ou 10-15 kg por árvore. As frutas silvestres da variedade Assol de meia temporada são enchidas com suco no final de junho. A frutificação dura até o início de julho. Os frutos devem ser colhidos rapidamente, pois estragam, especialmente em dias chuvosos.

O rendimento da cereja depende de:

  • da fertilidade do solo;
  • plantio correto da muda;
  • rega e curativo competentes.

Cerejas suculentas e macias não viajam longas distâncias. O transporte por 100-200 km é possível:

  • em um recipiente de pequeno volume;
  • em embalagem lacrada;
  • se as bagas forem colhidas com talos.

Os bagos mantêm a sua apresentação até 20 horas. Na geladeira - até 2 dias. Os frutos da cereja Assol têm um propósito universal. São usados ​​frescos como sobremesa e em vários preparativos.

Vantagens e desvantagens

Os jardineiros são atraídos pelas propriedades positivas da variedade Assol:

  • fertilidade própria;
  • boa produtividade;
  • resistência a certas doenças características da cultura;
  • a adaptabilidade da madeira às condições climáticas da região central da Rússia, que inclui características como resistência à geada e resistência à seca.

Como desvantagem, alguns jardineiros notam a excessiva acidez dos frutos silvestres. A razão desta propriedade é uma rega excessiva analfabeta, um verão chuvoso ou a colheita de frutos que não atingiram a fase de maturação plena.

Plantando cerejas Assol

A conformidade com os requisitos da tecnologia agrícola ao plantar uma cerejeira predetermina seu futuro desenvolvimento e frutificação. É importante prestar atenção a cada etapa da construção de uma cultura.

Tempo recomendado

No clima da zona média, recomenda-se o plantio das cerejas na primavera, no final de abril, início de maio. Durante o verão, a árvore cria raízes, ganha força, cresce sua copa e, posteriormente, tolera facilmente o inverno.

Tendo comprado uma muda com sistema radicular fechado, também é melhor mover a cereja para um lugar permanente pelo menos até meados de junho

Conselho! Árvores Assol são plantadas quando a temperatura do solo sobe para 8-10 ° C.

Seleção do local e preparação do solo

A variedade cereja Assol é despretensiosa, desenvolve-se bem e frutifica em qualquer tipo de solo, mas os melhores resultados são obtidos em solos com acidez neutra.

Ao plantar cerejas, você precisa encontrar um lugar para a árvore no jardim que atenda aos seguintes requisitos:

  • a água subterrânea não ultrapassa 2 m da superfície da terra;
  • o terreno é ensolarado, sem sombra de edifícios e altas árvores ornamentais;
  • não soprado por ventos do norte;
  • colocando várias cerejas, eles cavam buracos de plantio a uma distância de pelo menos 3-4 m para que as copas das árvores fiquem bem ventiladas.

Como plantar corretamente

Mudas de cereja Assol de alta qualidade são escolhidas de acordo com os seguintes critérios:

  • a idade da árvore é de 1 a 2 anos;
  • altura de 1 a 1,5 m;
  • diâmetro do tronco - 1,5 cm;
  • em uma árvore com pelo menos 10 galhos, até 50 cm de comprimento;
  • o comprimento dos processos radiculares é de pelo menos 25 cm.

No local selecionado, uma cova de plantio é cavada até uma profundidade de 50-70 cm e a mesma largura. Um volume maior é escolhido se um substrato especial for colocado em solos que não são favoráveis ​​para cerejas. No solo argiloso, parte do húmus, areia e turfa são adicionados à camada fértil superior. Se o solo for predominantemente turfoso ou arenoso, parte da argila e do húmus são misturados na cova. 500 ml de cinza de madeira, 25-30 g de cloreto de potássio, 50-60 g de superfosfato são adicionados ao substrato de plantio.

Antes do plantio, as raízes da cereja são embebidas em purê de argila por várias horas. Os promotores de crescimento selecionados são adicionados à mistura conforme desejado.

Atenção! Se uma muda de cereja tiver brotos próximos ao solo, eles são cortados em um anel.

Recursos de cuidados

A árvore não é exigente. Com água e alimentação adequadas, apresenta bom rendimento.

Programa de rega e alimentação

No primeiro ano de crescimento, as cerejas Assol são regadas 1 a 2 vezes por semana. As árvores são regadas quatro vezes por mês se não chover.

O superfosfato e a cinza de madeira são usados ​​como fertilizantes, adicionando substâncias ao longo do perímetro da copa duas ou três vezes durante o verão. No início da primavera e após a floração, fertilizantes de nitrogênio são usados.Quando os ovários são formados, a matéria orgânica é introduzida - verbasco, cinza de madeira ou fertilizantes complexos com fósforo e potássio, que são comprados em várias proporções em lojas de jardinagem. A última alimentação é realizada em agosto com superfosfato.

Em outubro, a rega com carregamento de água é desejável - até 60-70 litros por árvore.

Comente! A muda é cuidada especialmente durante o período de seca, para que o solo na profundidade das raízes seja moderadamente úmido.

Poda

As cerejas Assol são cortadas no outono, removendo os brotos danificados e a vegetação rasteira. A poda formativa é realizada em fevereiro ou início de março.

Preparando-se para o inverno

No outono, após a poda sanitária, o caule é caiado com argamassa de cal. Com a primeira geada, a árvore é envolta em material protetor de roedores. O solo perto do tronco é coberto com cobertura morta.

Doenças e pragas

A variedade Assol é resistente à crosta, coccomicose e é relativamente raramente afetada pela moniliose. A árvore pode ser suscetível a algumas outras doenças, portanto, na primavera, realizam prevenção obrigatória. Cereja e círculo próximo ao caule são borrifados com sulfato de cobre, líquido Bordeaux ou fungicidas modernos, que também são usados ​​nos estágios iniciais de dano: Fitosporin, Poliram, Topsin, Horus.

Os inseticidas são usados ​​contra insetos roedores de folhas e larvas de moscas ou besouros que danificam as bagas. Mas a pulverização no início da primavera e a colheita das folhas no outono, limpando a casca, onde os insetos hibernam, são mais eficazes.

Conclusão

Cherry Assol pertence a novas variedades auto-férteis, populares em produção e despretensão para as condições climáticas da Rússia central. A escolha certa do local e os cuidados adequados garantem uma coleção abundante de deliciosas frutas silvestres.

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=VEnpDkpUzlY

Críticas sobre cereja Assol

Olga Andreeva, 46 anos, Voronezh
Monitorei especialmente a condição da muda de cereja Assol no verão quente. Cavei um sulco circular ao redor do perímetro dos galhos com 8-10 cm de profundidade e a mesma largura onde despejei 30-40 litros de água. Quando a água era absorvida, o sulco era coberto com feno seco ou palha para manter o solo úmido por mais tempo.
Denis Markov, 39 anos, região de Moscou
As cerejas precisam de muita água, pois suas raízes estão localizadas a uma profundidade de 50-70 cm. Se houver chuvas de curta duração, uma rega a cada 10 dias é suficiente. E na seca é melhor regar após 4-5 dias. A árvore frutífera não é regada 2 semanas antes do início da colheita para que os frutos não quebrem.
Dê retorno

Jardim

Flores

Construção