Preparando cerejas para o inverno: cuidados no outono, em agosto, setembro, após a frutificação

Preparar cerejas para o inverno é a etapa mais importante no cultivo de uma safra de frutas. O rendimento do próximo ano depende de quão bem a cereja sobreviverá ao inverno, então você precisa abordar as questões de processamento e isolamento com muito cuidado.

Como cuidar das cerejas após a colheita

A preparação para o inverno para as cerejas começa no final do verão, após a colheita da colheita. Uma árvore frutífera que abandonou as bagas gradualmente começa a entrar em um estado dormente. Durante este período, o jardineiro é obrigado a realizar todas as medidas de preparação para o inverno, a saber:

  • regar antes do início do tempo frio para armazenar umidade;
  • enfeite de cima para fortalecer a vitalidade da árvore;
  • poda sanitária e formativa;
  • afrouxar o solo antes do inverno;
  • aquecendo a planta antes do tempo frio.
Importante! Se você negligenciar pelo menos uma das medidas de cuidado do outono com as cerejas, durante o inverno a planta enfraquecerá significativamente. Isso afetará sua saúde e a colheita do próximo ano.

O cuidado da árvore frutífera no outono começa em agosto

Cuidando das cerejas de feltro após a colheita

Preparar cerejas de feltro para o inverno geralmente não difere muito dos cuidados padrão do outono. Após a colheita, você deve:

  • como limpar o solo no círculo próximo ao tronco - remover do solo todos os frutos podres e folhas em ruínas, pequenos galhos;
  • retire o lixo do local e queime-o, pragas e esporos de fungos podem passar o inverno em resíduos de plantas, por isso é imperativo destruir o lixo;
  • desbaste a copa da planta, remova os brotos e galhos mais baixos, bem como os brotos que tornam a copa muito espessa;
  • como afrouxar e cobrir o solo perto do tronco.

Cuidar das cerejas após a colheita também requer muita rega, alimentação com minerais e isolamento da planta frutífera para o inverno.

Características do cuidado da cereja no outono, dependendo da idade das árvores

As regras gerais para cuidar das cerejas no outono e se preparar para o inverno são as mesmas para todas as plantas, independentemente da idade. No entanto, as árvores velhas e jovens têm suas próprias características que devem ser levadas em consideração nos cuidados do outono:

  1. As plantas jovens com menos de 3 anos não precisam ser alimentadas com minerais antes do início do inverno. Como uma planta plantada recentemente ainda não dá frutos, consome menos nutrientes, até os 3 anos tem minerais suficientes embutidos no solo durante o plantio.
  2. Cerejas velhas são alimentadas anualmente. Uma planta adulta consome muita energia para dar frutos, por isso, durante a estação quente, ela consegue esgotar seu suprimento de nutrientes.
  3. A poda de outono para árvores jovens deve ser feita com muito cuidado. Como eles ainda são muito pequenos em tamanho, um corte de cabelo muito forte pode levar à morte.

Árvores mais velhas são mais resistentes ao frio

Cuidar das cerejas jovens no outono inclui uma cobertura mais completa, as árvores jovens são mais suscetíveis ao congelamento. Normalmente, eles não são apenas cobertos com palha abundante, mas os galhos também são amarrados e também cobertos com material isolante. As árvores velhas toleram melhor o frio e, para elas, na preparação para o inverno, é mais importante aquecer as raízes e cobrir o tronco com ramos de abeto.

Como cuidar das cerejas no outono para uma boa colheita

É preciso cuidar da colheita do próximo ano no outono. Para fortalecer e curar árvores, vários procedimentos são realizados, cada um dos quais deve ser considerado com mais cuidado.

Regando e afrouxando o solo

O cuidado da cereja em agosto e setembro envolve rega abundante. O solo seco congela mais difícil e profundamente do que o solo úmido, portanto, regar também protege as raízes das cerejas da geada.

Na preparação para o inverno, é necessário lançar solo sob a planta a uma profundidade de 1-1,5 m. A frequência de rega é determinada com base nas condições meteorológicas - se o outono for chuvoso, basta regar a árvore 1- 2 vezes, se chover pouco em setembro, deve-se aumentar o número de regas ...

Um volume de irrigação único é de 5 a 6 baldes de água para uma árvore adulta. Você também pode cavar um pequeno sulco ao redor do tronco e colocar uma mangueira nele por meia hora; ao usar este método, o solo também ficará bem saturado de umidade.

Para determinar o quanto a planta precisa de alimentação, você pode cavar um buraco com cerca de 60 cm de profundidade perto dela. Se o solo no fundo deste buraco estiver molhado, então o mínimo de irrigação é necessário; se o solo estiver seco e esfarelado, você precisa umedeça o solo mais abundantemente.

É necessário regar no outono para uma cerejeira

Após a rega final, o solo deve ser coberto com cobertura vegetal firmemente - isso preservará a umidade e, ao mesmo tempo, fornecerá isolamento adicional para as raízes.

Na preparação para o inverno, a terra sob o tronco deve ser desenterrada. A escavação é realizada a uma profundidade de cerca de 15 cm para não danificar as raízes da árvore. Antes da realização do procedimento, a área é cuidadosamente limpa, as folhas e frutos caídos são retirados, os restos da planta são rastificados e queimados.

Cavar o solo não só fornece um bom acesso de ar e umidade ao sistema radicular. Pragas e esporos de doenças fúngicas muitas vezes hibernam no solo; quando o solo está solto, eles aparecem na superfície e morrem rapidamente com o início da geada.

Conselho! A escavação é melhor realizada simultaneamente com a alimentação e pouco antes da rega final. O diâmetro do afrouxamento deve ser igual ao diâmetro da coroa.

Top curativo

A alimentação de outono antes do inverno é realizada no final de setembro ou início de outubro. Os fertilizantes aplicados na preparação para o inverno garantem a força da colheita e um bom crescimento na próxima primavera:

  1. A alimentação de outono é geralmente realizada pelo método da raiz - fertilizantes são aplicados ao solo durante a escavação e rega, e não pulverizados sobre a copa.
  2. Os fertilizantes minerais e orgânicos podem ser usados ​​no outono. Da matéria orgânica costuma-se usar composto, húmus e excrementos de pássaros, dos minerais - fósforo, cálcio e potássio.
  3. Os fertilizantes orgânicos podem servir simultaneamente como camada de cobertura morta e isolamento. Para árvores adultas, cerca de 50 kg de húmus ou composto são espalhados no círculo próximo ao tronco, para cerejas jovens eles levam cerca de 30 kg.
Atenção! Ao se preparar para o inverno, fertilizantes com alto teor de nitrogênio não devem ser usados. Esta substância estimula os processos de vegetação e o crescimento da cultura, enquanto no outono é importante ajudar a cereja a ficar dormente.

Para o inverno, curativos orgânicos e minerais são introduzidos no solo.

Prevenção contra doenças e pragas

Cuidar das cerejas após a frutificação requer profilaxia contra pragas e doenças. O processamento inclui:

  • inspeção da árvore e remoção de todos os ramos e brotos doentes;
  • desinfecção e cobertura de feridas e fissuras na casca;
  • limpeza completa do círculo próximo ao tronco de detritos;
  • borrifar a árvore com uma solução de ureia a 5% no início da primeira geada.

O principal objetivo do controle de pragas de queda é reduzir a população de larvas e esporos de fungos que hibernam no solo e nas rachaduras da casca.

Poda

O processamento das cerejas no outono antes do inverno inclui a poda, que é realizada para fins sanitários e para facilitar o inverno da planta. Faça assim:

  • remova todos os galhos secos e quebrados da árvore;
  • cortar brotos doentes;
  • se necessário, remova os ramos que crescem mais profundamente na copa e no ângulo errado.

Um corte de cabelo formativo geralmente não é feito no outono, mas na primavera, uma vez que a árvore após uma poda pesada pode não ter tempo suficiente para se recuperar antes do inverno. Todos os ramos e rebentos removidos após a poda de outono são necessariamente queimados e os cortes novos são tratados com breu.

Importante! A poda durante a preparação para o inverno é necessária após a queda da folhagem, mas antes do início da primeira geada.

Cal

Antes do início do inverno, costuma-se branquear o tronco da cereja. A caiação fecha rachaduras e feridas na casca e, assim, evita que as pragas hibernam e se reproduzam. Além disso, uma camada de cal protege as cerejas de roedores no inverno.

Para a cal, tradicionalmente se utiliza uma argamassa de cal com adição de sulfato ferroso. As cerejeiras adultas são branqueadas a uma altura de cerca de 1,5 m, e as plantas jovens - até que o tronco principal se bifurque.

É necessário caiar o tronco das pragas e protegê-lo do frio.

Preparando cerejas para o inverno no outono

Depois de realizar todos os procedimentos básicos, é hora de aquecer a cereja. Deve ser realizada antes da chegada da geada, geralmente a árvore fica coberta para o inverno no final de outubro ou meados de novembro.

Que tipo de geada uma cereja pode suportar?

A cereja é considerada uma cultura frutífera bastante resistente ao inverno. O indicador de sua resistência à geada depende da variedade, mas em média a árvore é capaz de tolerar geadas de até - 20-25 ° С. Certas variedades de cerejas sobrevivem a temperaturas tão baixas quanto -35 ° C, o que torna possível o cultivo mesmo na Sibéria.

Como isolar cerejas para o inverno

O algoritmo para aquecer uma cereja depende principalmente de sua idade. É comum proteger as árvores jovens da geada de maneira mais completa, enquanto as plantas maduras precisam de um abrigo mínimo.

Um jovem

A preparação de cerejas jovens para o inverno consiste em várias etapas:

  1. Antes do início do clima frio, o círculo próximo ao caule das plantas é coberto com adubo ou húmus. A camada de cobertura morta deve ter cerca de 10 cm, não servirá apenas como fertilizante para a cereja, mas também protegerá suas raízes do congelamento.
  2. Na foto das cerejas no inverno, é possível ver que as mudas são amarradas com papelão ou não tecido de cor clara para o inverno. Isso protege o tronco da geada e também evita que as pragas danifiquem a árvore.

Após as primeiras nevadas, o círculo do tronco também pode ser isolado com uma espessa camada de neve. Terá de ser recolhido até ao tronco da cereja e polvilhado com palha ou serradura por cima.

As plantas jovens para o inverno são adicionalmente enroladas no tronco

Velho

As cerejas velhas são mais resistentes ao frio. Portanto, o tronco de uma árvore geralmente não está amarrado e é limitado a cobertura morta do círculo do tronco. Nesse caso, é necessário garantir que a camada de cobertura morta não toque o tronco da árvore frutífera, caso contrário, a casca pode suportar e apodrecer. Em condições frias de inverno, o tronco de uma árvore frutífera pode ser coberto adicionalmente com ramos de abeto.

Feltro, colunar, arbusto

Certas variedades de cerejas requerem uma abordagem especial para cobertura antes do inverno:

  • cereja de feltro jovem, como uma árvore, costuma-se embrulhá-la em sacos brancos de propileno, várias camadas de papel branco ou outro material de cobertura leve para o inverno, e também cobrir abundantemente o solo sob o tronco;
  • cereja colunar para o inverno, cobrem a parte superior com um material leve não tecido, pré-amarrando os brotos se necessário, e fixam o abrigo próximo ao solo;
  • cereja do mato para o inverno, eles o amarram para que a neve pesada não quebre seus galhos, e também o cobrem com material isolante leve e cobrem o círculo do tronco.

Em geral, as medidas para proteger as cerejas da geada permanecem as mesmas - é necessário proteger primeiro o sistema radicular. O tronco da árvore é isolado, se houver oportunidade conveniente, para cerejas com brotos finos, a integridade dos galhos é monitorada.

Como preparar cerejas para o inverno nas regiões

A preparação de uma árvore frutífera para o inverno depende muito da área de crescimento. O clima na região de Moscou, nos Urais e na Sibéria é bem diferente, então as nuances do cuidado com as plantas também são diferentes.

Preparando cerejas para o inverno na região de Moscou

O inverno perto de Moscou é notável por sua imprevisibilidade, geadas severas podem ser substituídas por degelos repentinos. Apesar de a robustez invernal da maioria das variedades de cerejas permitir-lhe sair da árvore sem abrigo durante o inverno, ainda é recomendável aquecer a cultura para o inverno.

Pouco antes do início do inverno, o círculo do tronco da árvore é coberto com uma camada de pelo menos 10 cm, e o tronco da planta é coberto com ramos de abeto. Neste caso, a cobertura morta deve ser posicionada de forma que não toque no tronco, caso contrário, durante o degelo, a casca irá grudar e apodrecer.

A camada de cobertura morta para o inverno deve ser de pelo menos 10 cm

Preparando cerejas para o inverno na Sibéria

As geadas severas da Sibéria representam um certo perigo, mesmo para variedades resistentes ao frio. É importante cobrir a planta bem antes do inverno. Em primeiro lugar, as cerejas são colocadas sob o tronco com uma densa camada de composto ou húmus para evitar que as raízes congelem. Cuidar das cerejas no outono na Sibéria também inclui o isolamento do tronco. Nas árvores adultas, é coberto com ramos de abeto, e as plantas jovens, cerejas colunares e arbustivas, se possível, são amarradas com material isolante.

Conselho! Recomenda-se preparar cerejas para o inverno na Sibéria no início de setembro e início de outubro. O inverno chega cedo na região, e se você atrasar a poda, a rega e a alimentação, a saúde da cereja pode ser prejudicada.

Na faixa do meio e nos Urais

Os Urais e a Rússia central são caracterizados por invernos bastante rigorosos, com neve e ventos fortes. Portanto, o abrigo também desempenha um papel importante, a cereja não deve apenas ser coberta com cobertura morta sob o tronco com uma camada de 10 cm, mas também cobrir o tronco e os galhos, se o tamanho e a estrutura da árvore permitirem.

Uma vez que, nos Urais, o vento e o forte sol de inverno representam um perigo especial para as cerejas, é inicialmente melhor plantar sob a cobertura de edifícios. Neste caso, o cuidado outono-inverno da cereja ficará mais fácil.

É melhor cobrir a planta antes do frio na Sibéria e nos Urais.

Conclusão

A preparação das cerejas para o inverno inclui várias medidas obrigatórias para manter a saúde da árvore e sua capacidade de frutificar em abundância. É necessário começar a cuidar das cerejas já no início do outono, antes do início do frio, é preciso ter tempo para alimentar, ceifar e isolar a planta.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção