Contente
A macieira espartana foi cultivada na década de 30 do século XX e se espalhou por muitos países. A sua característica distintiva são os frutos vermelhos escuros com bom gosto. A variedade é tardia e a fruta tem uma longa vida de prateleira. A seguir está uma descrição da variedade macieiras Espartano, fotos, comentários.
Descrição da variedade
Spartan pertence às variedades de inverno das macieiras. O país de origem da variedade é o Canadá, mas ela é cultivada na região de Moscou, a região Central e Central da Terra Negra da Rússia. Na faixa do meio, a variedade Spartan é rara, pois apresenta baixa resistência ao gelo.
A aparência da árvore
A macieira espartana é uma árvore de 3 m de altura com copa arredondada. O condutor central (a seção do tronco acima dos primeiros brotos) cresce em ângulo.
Os ramos têm uma pronunciada cor bordô. As folhas caracterizam-se pela cor verde escura, formato arredondado e placa em relevo.
A macieira Spartan distingue-se pela floração abundante. A cultivar é autopolinizável, mas adequada para a polinização de outras variedades de macieiras.
Características da fruta
Maçãs espartanas atendem às seguintes características:
- tamanhos médios;
- pegada arredondada e achatada;
- peso do fruto cerca de 120 g;
- blush vermelho brilhante contra um fundo amarelado;
- pele fosca, azul cintilante;
- polpa suculenta, firme e branca como a neve;
- sabor doce, às vezes um ligeiro azedume é sentido.
A composição química da fruta inclui:
- teor de açúcar - 10,6%;
- ácidos titulados responsáveis pela acidez - 0,32%;
- ácido ascórbico - 4,6 mg por 100 g de polpa;
- substâncias de pectina - 11,1%.
Rendimento de variedade
A macieira espartana pode ser colhida no terceiro ano após o plantio. Dependendo do cuidado e da idade da árvore, 15 maçãs são removidas dela. De uma árvore com mais de 10 anos, obtêm-se 50-100 kg de frutos.
A variedade de maçã Spartan é adequada para armazenamento no inverno. A colheita pode ser feita no final de setembro, quando os frutos ficam de um vermelho vivo. São fáceis de colher nos ramos, algumas maçãs até começam a cair.
Recomenda-se colher frutas em tempo seco e claro a uma temperatura de cerca de +10 graus. Você precisa armazenar maçãs em temperaturas de 0 a +4 graus. A vida útil é de até 7 meses.
Em recipientes fechados, o prazo de validade é aumentado. Em dezembro, as frutas adquirem um sabor mais rico e doce.
Vantagens e desvantagens
A variedade de maçã espartana é avaliada pelas seguintes vantagens:
- alta produtividade;
- bom gosto;
- conteúdo de nutrientes;
- a capacidade de suportar transporte e armazenamento de longo prazo;
- resistência a doenças.
As desvantagens das macieiras espartanas são:
- baixa robustez de inverno (proteção contra geadas é necessária);
- na ausência de poda e com a idade, os frutos ficam menores.
Características de pouso
árvore de maçã O espartano é recomendado para ser comprado em um centro de horticultura ou viveiro. Ao escolher uma muda, deve-se prestar atenção ao seu aspecto. A planta deve estar livre de sinais de danos ou mofo. O plantio é feito em local preparado após a formação da cova e a fertilização.
Seleção de uma muda e local de plantio
A melhor época para plantar a macieira espartana é a primavera.Se você plantar uma planta no outono, haverá uma grande probabilidade de congelamento e morte. Na região de Moscou, o trabalho é realizado no final de março ou início de abril.
A muda é escolhida com um sistema radicular saudável, sem crescimentos e danos. A casca de uma planta anual tem uma cor cereja escura, um tronco sem ramos.
Para pousar, escolha um local ensolarado, protegido do vento. O nível do lençol freático é de pelo menos um metro.
O solo sob a árvore deve ser fértil, com boa umidade e permeabilidade ao ar. A composição do solo argiloso é melhorada com a introdução de areia grossa e turfa. O solo arenoso é fertilizado com turfa, húmus e composto.
Recomenda-se começar a preparação no outono. O local de plantio é escavado e fertilizado:
- relva - 3 baldes;
- húmus - 5 kg;
- superfosfato - 100 g;
- cinza de madeira - 80 g.
Para o desembarque, é preparada uma fossa com dimensões de 0,5x0,5 me profundidade de 0,6 m. A fossa é preenchida com a mistura preparada, uma cavilha é cravada e fechada com um material especial até a primavera.
Ordem de pouso
Imediatamente antes do plantio, você precisa colocar as raízes da muda em água morna por alguns dias. A planta é colocada no meio do buraco e suas raízes são espalhadas. O colar da raiz (o local onde a cor da casca muda para marrom escuro) está localizado 5 cm acima do nível do solo.
Quando coberta com solo, a macieira precisa ser ligeiramente sacudida para preencher os espaços vazios entre as raízes. Então o solo é pisoteado e a planta é regada abundantemente.
Uma pequena muralha de barro com um diâmetro de cerca de um metro é colocada ao redor da árvore. Se o solo começar a assentar, a terra deve ser preenchida. A macieira está amarrada a um suporte.
Recursos de cuidados
O crescimento da macieira e sua produção dependem de cuidados adequados. Árvores jovens de jardim requerem atenção especial. O pomar de maçãs deve ser regado, fertilizado e podado regularmente.
Regando a macieira
A intensidade da rega da variedade Spartan depende das condições climáticas e da idade da planta. Uma jovem macieira precisa de mais água, então a umidade é aplicada todas as semanas.
Você pode regar a macieira ao longo de sulcos especiais entre as linhas com as plantações. Eles precisam ser cavados a uma profundidade de 10 cm ao redor da circunferência de acordo com os tiros laterais longos Sami.
Outra forma de regar é borrifando, quando a umidade chega uniformemente na forma de gotas. O solo deve ser encharcado a uma profundidade de 0,7 m.
Para plantas anuais, 2 baldes de água são suficientes, para crianças de dois anos - 4 baldes. Árvores maduras precisam de até 8 baldes.
Cobertura de macieira
A cobertura da variedade espartana é realizada em vários estágios:
- Quando os botões se abrem, o solo se solta com a introdução de nitroammofoska (30 g) e húmus.
- Quando os botões começam a se formar, uma infusão à base de verbasco ou fezes de frango é introduzida no solo sob a macieira.
- Após o final da floração, um fertilizante complexo é preparado: 8 litros de água, 0,25 kg de nitroammofoska, 25 g de sulfeto de potássio, 20 g de humato de sódio seco. A solução resultante é derramada sobre a macieira.
- Quando os frutos amadurecem, o pomar de maçã é regado com fertilizante obtido a partir de 8 litros de água, 35 g de nitroammofoska e 10 g de humate.
- Após a colheita dos frutos, adiciona-se ao solo 30 g de superfosfato e sulfeto de potássio.
Poda de árvore
A primeira poda é feita no ano seguinte após o plantio da macieira. Numa árvore anual, a altura do tronco deve ser de 0,5 m. Restam 6 botões por cima, e o topo é cortado em 10 cm. A copa é formada tendo em conta o facto de os ramos da macieira crescerem lateralmente .
A poda sanitária é feita duas vezes ao ano. Galhos secos e danificados devem ser eliminados. As fatias são cobertas com gramado.
Abrigo para o inverno
Yablone Spartan precisa de abrigo para o inverno. Para isso, é regado abundantemente cerca de um mês antes da onda de frio. Cave o solo sob a árvore, aplique uma camada de turfa por cima.
O tronco deve ser embrulhado em ramos de abeto ou estopa.As árvores jovens podem ser inclinadas até o solo e cobertas com uma caixa de madeira. Quando a neve cai, um monte de neve é feito de neve ao redor da macieira espartana. Na primavera, o abrigo é removido.
Críticas de jardineiros
Conclusão
A variedade Spartan é adequada para cultivo em regiões com invernos amenos. As suas maçãs são de cor vermelha profunda, tamanho médio e excelente sabor.
Um local bem iluminado é escolhido para o plantio de uma macieira. O solo e a muda são preparados preliminarmente. A árvore requer cuidados na forma de regar, adubar e podar os ramos velhos.