Contente
Crosta de ferida em macieira É uma doença fúngica que ocorre frequentemente em muitas árvores frutíferas. Milhões de insetos: formigas, besouros, borboletas carregam esporos microscópicos do fungo em seus corpos, deixando-os em todas as partes da árvore, nas folhas, frutos, cascas. Por enquanto, as disputas estão relativamente calmas até que aguardem condições favoráveis para o seu desenvolvimento. Essas condições ocorrem após fortes chuvas. A umidade, atingindo os esporos do fungo, fornece-lhes alimento para uma disseminação rápida e prejudicial (para as árvores). Para lutar com sarna é necessário na primavera, verão, outono, caso contrário as folhas da macieira secarão, os frutos perderão a sua apresentação e os ramos e troncos serão constantemente corroídos pela crosta (ver foto).
Crosta de ferida em macieira
Os principais sinais
No início da primavera, os insetos, os principais portadores dos esporos de sarna, acordam. Ventos e chuvas também carregam esporos de fungos, que rapidamente se espalham por todas as plantas do jardim. Mudanças perceptíveis ocorrem em macieiras e peras:
- Primeira etapa do aparecimento da crosta em uma macieira: a placa aparece nas folhas da árvore em locais de infecção, sua cor é oliva, a textura é aveludada.
- O segundo estágio do desenvolvimento da crosta: manchas nas folhas afetadas pela crosta escurecem, tornam-se marrom-claras.
- O terceiro estágio da doença das árvores: os brotos jovens de uma macieira ficam pretos, secos e caem, as folhas caem prematuramente, aparecem rachaduras nos galhos das plantas adultas, muitas manchas marrom-escuras se formam nos frutos, as maçãs racham e caem.
A crosta da macieira diminui o rendimento, os frutos perdem a apresentação, as macieiras enfraquecem, a sua viabilidade diminui, morrem no inverno, não tendo força para aguentar as geadas. Para ajudar as macieiras a superar a doença e sobreviver na luta contra ela, os jardineiros realizam o processamento anualmente árvores frutiferas jeitos diferentes. Na primavera, verão, outono, às vezes no inverno (se o tempo permitir), eles lutam impiedosamente contra a sarna. Vamos falar sobre algumas das formas e métodos dessa luta, com a ajuda da qual você pode proteger as árvores em seu jardim.
Por favor, assista aos vídeos postados nas seções relevantes de nosso artigo. Eles o ajudarão a colocar todas essas atividades em prática.
Métodos de controle
Existem muitas maneiras de proteger as árvores frutíferas contra sarna; medidas complexas devem ser tomadas: prevenção, produtos químicos, remédios populares. Você precisa começar com medidas preventivas, mesmo que suas macieiras estejam completamente saudáveis:
- limpeza oportuna do jardim de folhas e frutos caídos;
- remoção de ramos, folhas e maçãs infectados com sarna;
- aproveitamento de resíduos vegetais (incineração);
- afrouxamento regular e escavação do solo ao redor dos troncos das macieiras;
- é preciso eliminar deficiências na alimentação, aplicar fertilizantes na quantidade certa e no horário certo;
- monitore constantemente o fluxo de umidade: em caso de chuvas fortes, faça a drenagem de drenagem, e nos períodos de seca é necessário regar - 2 vezes por semana, 20 litros de água por árvore;
- 1 a 2 vezes por temporada, é necessário borrifar as macieiras com uma solução fungicida (líquido bordalês, cor de enxofre e outros).
Vamos examinar mais de perto quais medidas tomar na primavera, verão e outono para prevenir ou erradicar os sintomas de sarna.
Prevenção de primavera
Na primavera, quando as árvores florescem seus primeiros botões, os rebentos e as folhas jovens são muito vulneráveis a muitas doenças fúngicas. Regular trabalhos de primavera relacionados com a prevenção da sarna da maçã:
Processamento de macieira na primavera
- aplicar fertilizantes orgânicos ao longo do círculo próximo ao tronco com um diâmetro de 0,6-1,0 metros: estrume, composto, turfa e cinzas apodrecidas durante o inverno, observando as taxas de aplicação para árvores frutíferas: esterco - 2-3 baldes, composto - 2 baldes, turfa - 1 balde, cinzas - 0,5 baldes;
- desenterrar o solo, removendo a folhagem e os galhos caídos do ano anterior;
- despeje água sobre a macieira (10-15 litros);
- além disso, trate o solo úmido com soluções de ureia (carbamida), cloreto de potássio ou nitrato de amônio (veja o vídeo);
- aplicar cal de cal nos troncos até a altura de 1 m;
- pulverize todos os ramos e tronco com uma solução de mistura de bordeaux.
Tente completar todas essas atividades antes que os primeiros botões desabrochem na macieira.
Luta de verão
No verão, de junho a julho, é a vez da segunda etapa do controle da crosta. A prevenção de quedas e todas as medidas tomadas contra a sarna podem não ser tão eficazes quanto você esperava. As chuvas de maio lavam das folhas os preparativos com que as árvores eram tratadas no início da primavera. Os esporos de sarna, que não morreram durante a pulverização inicial, rapidamente capturam e devoram novas áreas nas folhas e galhos das macieiras. Os jardineiros são forçados a realizar o processamento secundário do jardim no verão, para não dar a colheita ao fungo glutão.
Processamento de macieira no verão
Esse trabalho deve ser feito antes que as macieiras comecem a frutificar, ou seja, imediatamente após a floração.
Os principais eventos durante este período:
- para fazer a alimentação secundária das macieiras com fertilizantes complexos, não se pode usar matéria orgânica, usar agentes químicos cujas soluções podem ser combinadas com pulverização de sarna;
- remova todas as folhas caídas e frutos de maçã infectados com crosta, descarte ou queime;
- Cave a terra ao redor do tronco da árvore, tratar com cloreto de potássio, ureia ou nitrato de amônio, adicionando sulfato ferroso à solução;
- borrifar a macieira com remédios para sarna com os indicados na tabela ou outros adequados;
- após 2 semanas, repita o tratamento em spray.
Isso conclui a luta de feridas de verão. Os produtos químicos não devem ser aplicados por um mês e durante a frutificação.
No vídeo, você pode ver como pulverizar árvores altas. Tente obter a solução no verso das folhas, em todos os ramos e no tronco. Pode ser que você precise de muita solução, no verão a folhagem das macieiras já floresceu, a superfície das áreas tratadas aumentou significativamente, então calcule com antecedência quanto do produto você precisa comprar.
Tratamento no outono
Na primavera, realizamos a prevenção da sarna em uma macieira; no verão, pulverizamos macieiras duas vezes para impedir o desenvolvimento do fungo e proteger as árvores de novos danos de sarna. No outono, é preciso consolidar o resultado obtido para que as macieiras cresçam mais fortes, se livrem dos efeitos nocivos da doença e possam passar bem o inverno. As principais atividades são as mesmas da primavera e do verão: alimentar, pulverizar com fungicidas (ver vídeo), retirar folhas e ramos infectados.
Além disso, é necessário eliminar outras razões para o desenvolvimento de crosta em uma macieira:
- Poda e desbaste de árvores... A crosta se desenvolve rapidamente se a macieira receber pouca luz solar, ou seja, a copa fica muito espessa. É necessário cortar os ramos que crescem dentro da copa, direcionados para o tronco da macieira. Recomenda-se cortar galhos grandes e grossos gradualmente (1-2 pedaços por temporada) para não machucar muito a planta.Os rebentos jovens não infectados com crosta são cortados em 1/3, os rebentos doentes são removidos completamente.
- Tratamento contra pragas de inverno... Algumas espécies de insetos permanecem no solo até o inverno, especialmente aquelas que escolhem territórios próximos ao tronco como local de inverno. Na primavera, eles se tornam os primeiros a infectar uma árvore com sarna. Pulverizar com pesticidas ajudará a destruir essas pragas. O solo ao redor da macieira (diâmetro do círculo de pelo menos 2 m) também deve ser limpo de ovos e pragas que hibernam no solo. Para isso, o círculo próximo ao tronco é derramado com as mesmas soluções de produtos químicos.
Cumprindo todas as medidas recomendadas, desde a primavera até o início do período de inverno, você protegerá suas macieiras deste terrível fungo. Para finalmente se livrar da crosta, é necessário realizar todo o complexo de controle da crosta por 2-3 temporadas.
Processando no outono
Remédios populares
Para os jardineiros que não toleram o uso de produtos químicos no jardim, recomendamos alguns métodos tradicionais de controle de sarna.
- Solução salina... Para um balde de 10 litros de água, é usado 1 kg de sal. A pulverização é realizada no início da primavera.quando as macieiras ainda estão em repouso, isto é, antes que os botões cresçam.
- Tintura de cavalinha... 1 kg de erva de rabo de cavalo fresco é derramado com 5 litros de água fervente, insistindo por 3 dias, então 1 litro desta infusão é diluído em 10 litros de água. As macieiras são pulverizadas quando as primeiras folhas aparecem.
- Solução de mostarda... Dissolva 100 g de mostarda seca em um balde de água quente, mexa bem até que as partículas do pó se dissolvam completamente. Com essa solução, você pode borrifar macieiras a qualquer momento, independentemente da estação de crescimento da árvore. Para toda a temporada, 4 pulverizações são feitas.
- Solução de permanganato de potássio... A solução deve ser de alta concentração e de cor roxa escura. É utilizado no tratamento e prevenção da crosta em macieiras, pereiras e outras árvores frutíferas. Plantas doentes e saudáveis são tratadas 3 vezes com um intervalo de 20 dias.
- Whey bactéria... Prepare soro de leite fresco, filtre com gaze para não entupir o tubo do borrifador, despeje em um borrifador e trate a árvore doente, todas as suas partes: folhas, frutos, galhos. Jardineiros experientes garantem que a crosta da macieira seja destruída pela primeira vez.
Amizade com um vizinho
Os chalés de verão dos nossos jardineiros costumam estar próximos uns dos outros, devido aos pequenos territórios, eles são separados apenas por cercas baixas. Todo o seu controle de sarna pode se tornar ineficaz se as macieiras infestadas de um vizinho não forem tratadas de maneira adequada. Em breve, os esporos do fungo passarão das árvores vizinhas para as macieiras já curadas.
Para tal, você precisa, é simplesmente necessário, fazer amizade com seus vizinhos, combinar suas forças e recursos para erradicar esta doença infecciosa de seus jardins. Somente quando essa condição for satisfeita, você se livrará completamente da crosta, e a produção das macieiras não sofrerá.
Conclusão
A crosta de uma macieira é uma doença perigosa, mas o cuidado constante dos jardineiros com seus animais de estimação verdes ajuda na luta contra o fungo. Não permitirão a morte da planta, demonstrando seu amor na ajuda incansável a um broto doente, mesmo o menor ou já maduro.