Processamento de árvores frutíferas no outono

O processamento de árvores frutíferas no outono é uma etapa importante no ciclo de manutenção de jardins durante todo o ano. Nessa época, é feita uma espécie de limpeza geral, cujo objetivo é preparar o inverno e lançar as bases para a safra do ano seguinte. Além da poda sanitária, cal e alimentando árvores frutíferas, eles são pulverizados com agentes especiais que efetivamente destroem as pragas e também evitam seus danos no inverno.

Preciso pulverizar árvores frutíferas no outono

Junto com as árvores, inúmeras pragas de jardim estão se preparando para o inverno. Alguns deles hibernam em folhas caídas, outros escolhem lesões e dobras da casca como abrigo. Muitos se enterram no solo, hibernando diretamente nos troncos. O trabalho de outono na limpeza e processamento do jardim pode reduzir significativamente a população de pragas, então eles devem ser feitos.

A pulverização com fungicidas também desempenha um papel importante na prevenção de doenças. Patógenos e esporos de fungos estão constantemente na casca da árvore, e o processamento no outono impede seu desenvolvimento de maneira muito eficaz.

Metas e objetivos do processamento de outono de árvores frutíferas

A principal tarefa do processamento de árvores frutíferas no outono é prepará-las para o inverno. Além disso, as seguintes tarefas estão sendo resolvidas:

  1. Destruição de pragas que hibernam no tronco e ramos.
  2. Destruição de insetos e suas larvas invernando no solo do círculo do tronco.
  3. Luta contra manifestações de podridão, infecções fúngicas.
  4. Limpando a árvore de musgo, líquenes, placa.

Preparando-se para o trabalho no jardim de outono

A época ideal para o tratamento do jardim é a segunda quinzena de outubro, e se o outono for longo e quente o suficiente, então o início de novembro, mesmo que já tenham ocorrido geadas nessa época. A folhagem, via de regra, já está voando, então nada o impedirá de pulverizar com eficiência. É melhor escolher um dia claro sem precipitação para este procedimento.

Antes de pulverizar as árvores, é necessário realizar uma poda higiênica e limpar completamente os troncos das árvores das folhas caídas. Também é necessário estocar solução suficiente para o trabalho, enxaguar e testar o pulverizador, além de estocar equipamentos de proteção individual. Como muitas soluções são tóxicas, você precisará de equipamentos de proteção para os olhos (óculos), proteção respiratória (respirador) e proteção para as mãos (luvas de borracha).

Para árvores pequenas, você pode usar um pulverizador manual ou borrifador. Para grandes, é melhor usar um pulverizador de dorso e processar a camada superior da coroa a partir de uma escada.

Preparações para pulverizar árvores frutíferas

Existem alguns medicamentos diferentes usados ​​para tratar árvores frutíferas contra pragas e doenças. Isso inclui o seguinte:

  • solução de ureia (ureia);
  • Líquido bordalês;
  • solução de sulfato de cobre;
  • solução de sulfato ferroso;
  • solução de fertilizante mineral;
  • outros fungicidas e inseticidas.

Pulverizar árvores frutíferas com uréia no outono

Ureia (ureia) É um fertilizante de amônia solúvel em água bastante comum. Para preparar uma solução para pulverização, é necessário diluir 0,4-0,5 kg da substância em um balde de água (10 l). Pulverização com ureia eficaz contra patógenos de sarna. Além do propósito sanitário, tal solução desempenha o papel de alimentação foliar, aumentando assim a robustez invernal das plantas.

Uma solução de concentração aumentada (7-8%) também é tratada com troncos, destruindo as pragas que ali hibernam. Porém, deve-se ter cuidado para que tal solução não caia na casca da árvore, caso contrário a planta sofrerá uma queimadura química.

Pulverização de árvores frutíferas no outono com sulfato de ferro

O vitríolo de ferro é amplamente utilizado na horticultura como meio de combate e prevenção de doenças como sarna, oídio, podridão de frutas (monoliose), câncer negro e outras. Também é um remédio muito eficaz contra vários musgos e líquenes que parasitam a casca das árvores frutíferas. O vitríolo de ferro é um composto solúvel em água. Para preparar a solução, você precisa levar 200-300 g de fundos para 1 balde de água, se as árvores adoeceram com alguma doença durante a temporada, a proporção de vitríolo pode ser aumentada para 400 g.

Árvores de processamento com sulfato de cobre

As preparações que contêm cobre há muito são usadas com sucesso para proteção de plantas por jardineiros em todo o mundo. Um desses agentes é o sulfato de cobre, uma substância bem conhecida, usada tanto como fertilizante de micronutrientes quanto como fungicida de amplo espectro (agente antifúngico). É usado na prevenção e no tratamento das mesmas doenças do vitríolo de ferro, mas é ineficaz no combate ao musgo e líquenes.

Para preparar uma solução para pulverização, misture 100 g de sulfato de cobre e 10 litros de água. Se doenças forem observadas nas plantas durante a estação, então o vitríolo deve ser ingerido 300 g A substância se dissolve bem na água, dando-lhe uma cor azul característica.

Outras preparações para processamento de safras de frutas

Além da uréia, do cobre e do vitríolo de ferro na forma pura, suas combinações entre si também são utilizadas. Por exemplo, o uso de sulfato ferroso em mistura com uréia (200 g de cada preparação para 1 balde de água) dá um bom resultado. No entanto, você não deve misturar cobre e sulfato de ferro, é melhor pulverizar com essas preparações em diferentes épocas do ano. Por exemplo, trate o jardim com vitríolo de ferro no outono e cobre - na primavera.

Existem outros preparos que podem ser usados ​​no outono para pulverizar árvores frutíferas contra doenças. Isso inclui a conhecida mistura de Bordeaux, que é sulfato de cobre em combinação com cal viva. O pó pronto para uso pode ser comprado em lojas, porém, se necessário, não é difícil prepará-lo você mesmo. Para preparar uma solução de 3% de Bordeaux líquido, você precisará de:

  • sulfato de cobre - 300 g;
  • cal viva - 400 g.

Cada um dos componentes é dissolvido em 5 litros de água. Em seguida, a solução de sulfato de cobre é adicionada cuidadosamente à solução de cal, tomando precauções e mexendo constantemente.

Se as árvores frutíferas e berry não doeram durante o ano, a concentração da solução pode ser reduzida para 1%. Isso exigirá que o conteúdo de todos os ingredientes seja reduzido em 3 vezes. O próprio procedimento de preparação do líquido bordalês permanece inalterado.

Para o tratamento de outono do jardim de pragas, você também pode usar inseticidas, por exemplo, Fufanon ou Preparação 30 Plus. São remédios bastante eficazes, porém, apenas o tratamento de outono não dará o resultado desejado. Para obter o efeito máximo, a pulverização contra pragas com esses meios é realizada duas vezes, no início da primavera e no final do outono.

Como processar árvores frutíferas no outono

Resumindo o exposto, podemos concluir: é necessário processar as árvores frutíferas no outono. Uma variedade de formulações pode ser usada como agentes de pulverização, comprando misturas e preparações prontas nas lojas ou fazendo você mesmo.

Processamento de árvores frutíferas: tabela e termos

Para processar o jardim no outono, você pode usar qualquer um dos medicamentos abaixo.

Nome da droga

Encontro

Tempo de processamento

Mistura de bordeaux 1% ou 3%

Preparação complexa para doenças putrefativas, fúngicas e outras doenças

Depois que as folhas caem, antes do início da geada

pedra de tinta

Destruição de musgos, líquenes

-//-

Sulfato de cobre

Prevenção de sarna, coccomicose, podridão, manchas, clotterosporose

-//-

Uréia

Destruição de larvas de pragas de insetos

-//-

Preparações Skor + Karbofos (Skor + Bison)

Uma solução aquosa de uma mistura de drogas é eficaz tanto contra larvas de insetos quanto contra doenças

-//-

Como tratar árvores frutíferas de pragas no outono

O remédio mais popular para o tratamento de árvores frutíferas no outono de pragas é a uréia. É eficaz contra larvas de curuquerê, gorgulhos e também contra patógenos de sarna. A coroa é tratada com solução aquosa de concentração de 4-5%; para o tratamento dos círculos próximos ao tronco, o teor de uréia deve ser aumentado para 8%.

Como tratar árvores frutíferas na queda de doenças

Para o tratamento de frutíferas em caso de queda de doenças, pode-se utilizar os seguintes medicamentos:

Nome

Concentração

Encontro

Sulfato de cobre 1 ou 3%

100 ou 300 g de substância por 10 l de água

Para a prevenção e destruição de manchas, monoliose, coccomicose, etc.

Vitríolo de ferro 2 ou 4%

200 ou 400 g de substância por 10 l de água

Destruição de musgos, líquenes, prevenção do oídio, monoliose, podridão.

Mistura de bordeaux 3%

300 g de sulfato de cobre + 400 g de cal viva por 10 litros de água

Contra sarna, podridão cinzenta, coccomicose, etc.

Como pulverizar árvores adequadamente

Uma condição importante para iniciar o trabalho de pulverização de plantações de jardim no outono é a ausência de folhagem. A queda das folhas serve como uma espécie de sinal de que a árvore entrou no modo de hibernação. O processamento deve ser feito antes do início da geada, em um dia seco e calmo. Isso promoverá uma melhor absorção dos fungicidas na casca. Antes de pulverizar, é necessário limpar a casca das árvores e podá-las, caso esteja previsto no plano. Os círculos do tronco devem ser completamente limpos de folhas caídas.

O processamento de cada árvore deve ser iniciado do ponto mais alto da copa, percorrendo-a sequencialmente em círculo e pulverizando todas as camadas da planta de cima para baixo. É conveniente usar um pulverizador de barra longa para isso. Anões, colunares e mudas podem ser pulverizados com um pequeno pulverizador manual ou frasco de spray. Após o término dos trabalhos com a coroa, os troncos são tratados, aumentando a concentração da substância ativa. Para este procedimento, você pode usar um regador comum.

Processamento de árvores frutíferas no inverno

No inverno, as árvores frutíferas estão dormentes. Neste momento, pode-se trabalhar no aparamento, porém, o tratamento com quaisquer medicamentos não é realizado. Uma exceção só pode ser as regiões mais meridionais do país, onde as plantas no final de fevereiro já se preparam para entrar na estação de cultivo. Antes da abertura dos botões, eles são tratados com os mesmos fungicidas do outono: cobre ou vitríolo de ferro, além do líquido bordalês.

Cuidando do jardim após o processamento

Após a pulverização, é aconselhável não perturbar as plantações do jardim por vários dias para que a substância ativa tenha tempo de ser absorvida pela casca. Então você pode continuar a preparação pré-inverno. Os caules e ramos esqueléticos inferiores devem ser caiados com argamassa de cal, se isso não tiver sido feito anteriormente. Isso irá protegê-los contra danos causados ​​pelo gelo e queimaduras solares.

Para proteção contra roedores, são instaladas grades de proteção, puxada uma rede ou os troncos são envoltos em ramos de abeto.

Conclusão

O processamento de árvores frutíferas no outono é um elo necessário na cadeia de medidas para a preparação pré-inverno do jardim para o inverno. Você não deve negligenciá-lo, porque na queda o fundamento para a colheita futura está estabelecido. Portanto, ao gastar algumas horas neste evento, você pode evitar problemas significativos no futuro, economizando assim seu tempo e dinheiro. Não é à toa que dizem que é muito melhor prevenir do que remediar.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção