Podando árvores frutíferas no outono

A poda de árvores frutíferas no outono tem muitas funções. Contribui para o inverno normal das plantas, o rápido crescimento e desenvolvimento da planta no próximo ano e também estabelece as bases para a colheita futura. A poda no outono é uma parte importante do cuidado com as plantações do jardim, e a saúde e as condições do jardim para o próximo ano dependem em grande parte de sua implementação correta.

É possível podar árvores frutíferas no outono

A poda de árvores de sol no outono é amplamente praticada em regiões com invernos amenos. Em regiões mais ao norte, é provável que a planta não tenha tempo para curar suas feridas antes do início do frio intenso. As seções abertas congelam e isso pode levar à morte de ramos individuais do esqueleto e, em alguns casos, de toda a árvore.

No entanto, mesmo em climas frios, a poda das árvores frutíferas no outono é recomendada para fins sanitários, removendo galhos secos, quebrados e afetados por fungos. Poda mais séria, afetando ramos esqueléticos ou fustes, nessas regiões, é melhor adiar até a primavera.

A importância da poda de árvores frutíferas no outono

Podar seu jardim no outono é muito importante. Graças a ela, as árvores gastam muito menos força e energia para manter a vida. Se você remover os brotos desnecessários no outono, a planta suportará mais facilmente o inverno e na primavera começará a crescer mais rápido. Além disso, reduz-se a probabilidade de os ramos se partirem com o peso da neve aderente.

Tipos de corte

No outono, você pode realizar os seguintes tipos de poda:

  1. Sanitário. Galhos quebrados e secos são cortados e galhos afetados por fungos, com vestígios de podridão ou outras doenças, também são removidos.
  2. Formativo. Permite modelar a coroa de uma determinada maneira para facilidade de manutenção e boa frutificação.
  3. Anti-envelhecimento. É realizada com o objetivo de substituir ramos esqueléticos velhos por ramos jovens, o que aumenta significativamente a vida da árvore e o seu rendimento.
  4. Regulatório. Os brotos superiores são removidos e crescem em um ângulo agudo com o tronco, se cruzando e direcionados profundamente na copa para evitar o espessamento. O crescimento que ultrapassa as dimensões da árvore também é aparado.

Tipos de fatiamento

Para podar árvores frutíferas corretamente no outono, você precisa ter certas habilidades e saber como remover um ou outro broto. A remoção incorreta ou imprecisa tem mais probabilidade de causar danos do que benefícios.

Ao podar, os seguintes métodos são usados:

  1. Corte anel... Isso implica na remoção completa do broto no lugar do influxo anular do qual ele cresce. Você não pode deixar um toco no lugar do corte, pois dele crescerá um rebento. E também você não pode fazer um corte longo e profundo, o que levará muito tempo.
  2. Corte de rim... Desta forma, como regra, o crescimento de um ano é encurtado. O corte deve começar na base da gema e terminar no topo da gema.Se o corte for mais longo, o broto enfraquecerá ou morrerá.

    Importante! Acima do rim, um pequeno pico com 1,5 a 2 cm de comprimento pode ser deixado para evitar a morte profunda, que também afetará o rim. Depois que um broto maduro cresce a partir do botão, o espinho pode ser removido.
  3. Corte de ramo lateral... É usado para mudar a direção de crescimento de uma filial, transferindo seu crescimento do tronco para o lado. É usado para restringir o crescimento e a formação de copas.

Neste caso, o corte é realizado paralelamente à direção de crescimento do broto, para o qual é transferido o principal.

Os locais dos cortes são limpos com uma faca de jardim e processados ​​com verniz de jardim. Isso impedirá que patógenos ou esporos de fungos entrem em feridas abertas.

Como dar forma a copa de árvores frutíferas

Existem várias maneiras de formar a copa das árvores frutíferas. Isso inclui o seguinte:

  • esparso em camadas;
  • em forma de tigela;
  • fusiforme;
  • fã;
  • arbusto;
  • sem camadas.

A copa esparsa é formada a partir do momento em que a muda é plantada e dura vários anos. Com a ajuda da poda, uma camada mais alta de frutos é colocada a cada ano subsequente. A formação da copa geralmente se completa no 4º ano, após o assentamento da 3ª camada. No futuro, somente serão realizadas podas coadjuvantes, regulatórias e sanitárias.

A coroa em forma de tigela permite clarear e saturar o centro da árvore com ar, e é por isso que essa poda é usada para plantas que gostam de sol, como o pêssego ou o damasco. Com este método de poda, a árvore carece de um condutor central e o esqueleto em forma de tigela forma ramos que se estendem a partir de um caule curto.

A copa fusiforme é formada principalmente em porta-enxertos anões. Nesse caso, resta um condutor central uniforme e os ramos do esqueleto estão completamente ausentes. Toda a frutificação ocorre em crescimento de 2-3 anos, que é constantemente renovado.

As formas em leque e arbusto são usadas em culturas de baixo crescimento. Em tais plantas, não há condutor central; em vez disso, vários brotos equivalentes são formados. O formato do leque é mais usado para arbustos de bagas, mas o formato espesso das árvores frutíferas não é incomum.

Uma coroa sem camadas é formada de forma bastante simples. Para isso, um condutor central (guia) é usado, ao redor do qual ramos do esqueleto são colocados a uma certa distância (25–40 cm). Depois que a árvore atinge uma certa altura, é colocado o último galho do esqueleto, para o qual o crescimento é transferido, retirando o líder.

Preparação do instrumento

A qualidade dos cortes depende da nitidez do instrumento, o que, por sua vez, afeta diretamente a velocidade de cicatrização da ferida. Portanto, é muito importante que todas as arestas de corte estejam bem afiadas e não deixem arestas irregulares ou desfiadas.

As principais ferramentas utilizadas para podar árvores frutíferas no outono são:

  • tesouras de podar;
  • lopper;
  • faca de jardim;
  • serra de jardim de mão.

Cortes recentes são uma porta aberta para infecções e fungos. Para minimizar o risco de contaminação da planta, todo o instrumento deve ser desinfetado com solução de sulfato de cobre a 1% ou qualquer líquido que contenha álcool.

Quando podar árvores frutíferas no outono

Para que a poda da árvore frutífera no outono seja indolor, ela deve ser realizada dentro de um determinado prazo. São diferentes para cada região, pois apresentam condições climáticas diferentes. Duas condições permanecem inalteradas:

  1. A árvore deve perder completamente suas folhas, entrando assim no modo de hibernação.
  2. Antes do início do inverno, o tempo frio deve permanecer pelo menos 1-1,5 meses. Se na época da geada as seções não tiverem tempo para se apertar, há uma grande probabilidade de congelamento, e isso pode levar à morte de toda a planta.
Importante! Notou-se que os cortes atrasam muito mais rápido se a época de poda das árvores frutíferas no outono cair antes da lua nova.

Época de poda de árvores frutíferas no outono em diferentes regiões

O momento da poda de outono das árvores frutíferas depende de muitos fatores. Essa é a natureza da área, as características climáticas e uma série de outras circunstâncias.Para a maioria das regiões do sul, o período mais favorável é de meados ao final de outubro. Nas regiões mais ao norte, a poda de árvores frutíferas no outono não é recomendada, pois a probabilidade de geadas severas em novembro é muito alta. Nos Urais, na Sibéria e até na região de Moscou, também existe a possibilidade de frio precoce. Portanto, no outono nessas áreas, recomenda-se nos limitarmos apenas às podas sanitárias, adiando todos os demais trabalhos na primavera.

Poda de árvores frutíferas no outono, dependendo da idade

As árvores frutíferas requerem diferentes tipos de poda em diferentes idades. A única exceção aqui é a sanitária, é realizada em qualquer idade pelo menos duas vezes por ano, na primavera e no outono. Mudas jovens requerem poda formativa, as velhas requerem poda rejuvenescedora.

Árvores frutíferas maduras são podadas para manter o tamanho da copa e a taxa de produção de frutos.

Poda de mudas após o plantio

Após o plantio, as mudas são cortadas a uma determinada altura, que depende do tipo de copa que está sendo formada. Nesse caso, vários botões permanecem no tronco, a partir dos quais os ramos principais do esqueleto serão posteriormente formados. Após a poda, as mudas geralmente são cobertas para que possam suportar mais facilmente o inverno.

Poda de árvores frutíferas jovens no outono

Até a idade de 3-4 anos, a formação da coroa continua de acordo com o esquema selecionado (esparso, em forma de tigela e outros). Nesse momento, são formados os principais ramos do esqueleto que constituem a espinha dorsal da árvore. Ramos fortes de crescimento anual são encurtados pela metade, os mais fracos - por 25-30%. E também remova copas, cruzando e engrossando galhos.

Como podar corretamente as árvores frutíferas no outono

Após 4 anos de vida, a coroa, via de regra, está finalmente formada, restando apenas mantê-la nas dimensões exigidas. Nesse caso, você não precisa tocar nos ramos do esqueleto. A maioria dos frutos amadurece em ramos horizontais, se tiverem mais de 60 cm de comprimento, devem ser cortados ao meio, os mais curtos podem ser deixados sozinhos no outono. Todos os brotos verticais (topos) devem ser removidos, pois não participam da frutificação.

Poda de outono de velhas árvores frutíferas

No outono, você pode podar velhas árvores frutíferas para fins de rejuvenescimento. Tal procedimento pode estender significativamente sua vida e frutificação ativa. Sua essência consiste no crescimento de novos ramos do esqueleto para substituir os antigos. Como neste caso a madeira velha é removida, é impossível podá-la de uma vez, a árvore simplesmente morrerá. Não mais do que 30% dos ramos esqueléticos podem ser removidos de uma vez, portanto, a poda rejuvenescedora é realizada em partes, ao longo de 3-4 anos, removendo gradualmente o esqueleto antigo e transferindo a frutificação para os ramos jovens.

Ramos esqueléticos maciços são removidos gradualmente, cortando-os primeiro em um comprimento de 3-3,5 m. Após a formação de um novo esqueleto, eles são removidos completamente.

Processamento de fatiamento

Cortes abertos podem levar à infecção da árvore se forem expostos a patógenos ou esporos de fungos. Para evitar que isso aconteça, após a poda, eles precisam ser cobertos com grama. Muitas vezes é feito à base de derivados de petróleo, no entanto, é preferível usar var à base de resinas naturais, por exemplo, abeto.

Importante! Na ausência de verniz de jardim, pode-se usar tinta a óleo à base de óleo secante, caso contrário, pode-se usar uma mistura de verbasco e argila.

Como isolar árvores frutíferas para o inverno

A maioria das árvores de laranjeira tem certa reserva de resistência de inverno e é capaz de suportar temperaturas negativas sem muitos danos. No entanto, cada espécie tem seu próprio limite e, se a temperatura cair abaixo dessa marca, ocorre o congelamento.

Além do frio em si, um fator grave é a falta de cobertura de neve e vento. Nas regiões da Sibéria, as árvores muitas vezes não congelam no inverno, simplesmente secam. Você pode protegê-los da influência de temperaturas negativas com a ajuda de um isolamento ou abrigo para o inverno.

Como cobrir mudas de árvores frutíferas para o inverno

As mudas são a categoria mais vulnerável de plantas de jardim. Eles precisam ser cobertos primeiro.Para isso, pode-se utilizar diversos materiais, o principal é que eles deixem passar o ar. Você pode isolar mudas com papel, ramos de abeto, papelão, usando vários designs de abrigos. O espaço livre é preenchido com feno, palha, aparas de madeira.

Importante! Não use filme plástico para isolamento.

Como cobrir árvores frutíferas jovens para o inverno

As árvores frutíferas jovens já têm dimensões bastante grandes, então estruturas temporárias devem ser erguidas para abrigá-las. Na maioria das vezes, uma moldura de madeira é martelada ao redor do tronco e coberta com papel grosso. A parte inferior desse abrigo está coberta de neve.

A Agrofibra é adequada para proteger pequenas árvores frutíferas no inverno. A partir dele você pode construir uma espécie de bolsa, colocando-a em cima e fixando-a na parte inferior. Durante o inverno, você precisa verificar regularmente esse abrigo e sacudir a neve dele, caso contrário, ela pode grudar, se transformar em uma crosta de gelo e rasgar o material.

Abrigo de árvores frutíferas para o inverno

É bastante difícil isolar grandes árvores frutíferas para o inverno. Freqüentemente, os jardineiros no outono cobrem apenas o tronco e os ramos do esqueleto inferiores, envolvendo-os com pergaminho, papel ou materiais não tecidos. A neve serve como proteção adicional: quanto mais parte do tronco eles conseguirem preencher, melhor sobreviverá ao inverno.

Conclusão

A poda de árvores frutíferas no outono é uma ótima oportunidade para revisar seu jardim e prepará-lo para o inverno. Esta é uma etapa importante na vida das plantas de qualquer idade, pois no outono é possível realizar um grande número de manipulações diferentes com a copa. E também é a chave para a longevidade e boa frutificação das árvores frutíferas ao longo da vida.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção