Contente
Você pode plantar cerejas corretamente na primavera na Sibéria, escolhendo sabiamente uma variedade zoneada. As árvores criam raízes durante a estação quente. Muitas variedades de robustez média de inverno exigem abrigo obrigatório no outono.
Características do plantio de cerejas na Sibéria
Ao cultivar cerejas na Sibéria, você precisa saber alguns segredos:
- adquirir e plantar apenas variedades zoneadas criadas por criadores para a Sibéria, que são caracterizadas por maturidade precoce, alta robustez no inverno e produtividade;
- uma vez que a maioria das cerejas é auto-fértil, 3-4 variedades são plantadas de uma vez;
- a árvore é preparada com competência para o inverno, todos os fertilizantes necessários são aplicados e a rega é realizada.
Como escolher uma variedade de cereja para plantar na Sibéria
Os jardineiros siberianos cultivam todos os tipos populares de cerejas:
- estepe;
- comum;
- sentiu;
- arenoso.
Variedades de estepe
As cerejas mais resistentes ao inverno, até -50 ° C, e resistentes à seca, crescendo na forma de um arbusto, são subdimensionadas, 40-150 cm. A característica principal é pouco exigente para os solos. Os representantes das variedades das espécies estepárias distinguem-se pela maturidade precoce, mas os frutos são pequenos, 1-3 g, doces e azedos. Os arbustos frutificam nos brotos anuais, dão fortes brotos de raízes e são propensos a murchar.
Altai cedo
Cerejas, valiosas pela sua resistência à seca e podoprevaniya, amadurecimento das bagas já no início de julho. É caracterizada por uma robustez média de inverno, recupera rapidamente após o congelamento.
O desejado
Parcialmente autofértil, com frutas doces. As bagas são colhidas na terceira década de julho.
Variedades comuns
Os representantes das espécies comuns são altos: entre as variedades criadas para o plantio na Sibéria, as árvores chegam a 1,5-3 m. Muitos híbridos são parcialmente autoférteis. Com várias outras variedades, o rendimento aumenta significativamente. Os frutos vermelhos escuros são carnudos, doces e azedos, adequados para consumo in natura, pesando 4-5 g.
Kasmalinka
Uma variedade resistente à geada e à seca com uma copa de arbusto baixa - até 1,6 m. É considerada autofértil, mas na presença de polinizadores Ob, andorinha de Altai, o rendimento é mais rico. Bagas agridoces com um sabor picante.
Ural Ruby
Coroa arbustiva baixa com frutificação abundante - 6-10 kg. Amadurecimento de frutas silvestres agridoces e ligeiramente ácidas na Sibéria perto da terceira década de agosto. Resistência ao inverno até - 35 ° С.
Mudas Lyubskoy
A copa sobe até 2 m, frutifica em julho, coleta até 5 kg. Uma variedade primitiva, parcialmente autofértil, de diferentes polinizadores é adequada. Frutos silvestres de sobremesa, doces e azedos.
Variedades de feltro
Cultivado na Sibéria em forma de árvore de até 3 m ou arbusto. Brotos, folhas, às vezes bagos ligeiramente pubescentes.As folhas são enrugadas, pequenas. Frutas pesando 2 a 4 g são frescas, sem adstringência. Colha 3-5 kg por arbusto. As cerejas de feltro são resistentes ao inverno, até -30 ° C, resistentes à coccomicose, mas são afetadas pela moniliose. Muitas vezes o plantio dessa espécie na Sibéria é feito de forma específica, colocando a muda em um ângulo e formando um arbusto, como uma planta rasteira.
Saudação
Resistente ao inverno, até -35 ° C, 1,5 m de altura, com frutos grandes, agridoces, pesando 3,5-4 g. Quando plantada na Sibéria, a safra amadurece em julho.
Branco
A copa, com um bom plantio, cresce até 1,6 m, requer um local ensolarado. Floresce na Sibéria desde o início de junho.
Variedades de areia
Formas cultivadas com frutas comestíveis, em contraste com as silvestres, muito ácidas, nativas da América do Norte. Como o feltro, as árvores:
- eles não são realmente cerejas, eles estão mais próximos da ameixa;
- não cruze com cerejas;
- criar raízes em porta-enxertos de ameixas, damascos, pêssegos;
- as folhas são pequenas e alongadas.
As cultivares são chamadas coletivamente de cereja Bessei, em homenagem ao cientista que criou as árvores com deliciosas frutas silvestres. Frutas pesando 2-3 g, adocicadas, ligeiramente azedas, penduram até o outono, murcham. A cultura é despretensiosa às condições de cultivo, resistente à seca, tolera geadas de até -50 ° C.
Piramidal
O arbusto tem até 1,4 m de altura, o crescimento se afasta do colo da raiz. Os frutos são amarelo-esverdeados, doces, com leve acidez e adstringência.
Noite de Omsk
Híbrido de até 1,2-1,4 m de altura. Rendimento, mais de 10 kg por arbusto.
Como cultivar cerejas na Sibéria
Tendo colhido variedades resistentes ao clima siberiano, fazem um plantio competente e cuidam bem das plantas. É importante cumprir as condições dependendo da época.
Como plantar cerejas na Sibéria na primavera
É preferível plantar uma cultura na Sibéria na primavera, durante o verão a planta se enraíza e entra no inverno, depois de ficar mais forte. A cultura requer solo neutro, de preferência franco-arenoso, solto. A água subterrânea deve ser profunda. Cave um buraco com 60 cm de largura e 50 cm de profundidade.
Algoritmo de aterrissagem:
- ao fundo de 10-15 cm de drenagem;
- para o substrato, solo de jardim, areia, húmus são misturados igualmente;
- enriquecer 1 litro de cinza de madeira, 30 g de cloreto de potássio, 70 g de superfosfato;
- martelo no pino de suporte;
- definir uma muda, polvilhe com solo;
- tendo compactado o círculo próximo ao tronco, despeje 10 litros de água;
- cobertura morta com húmus, serragem podre, composto.
Como plantar cerejas no verão na Sibéria
Para o plantio de verão, compre mudas com sistema radicular fechado. A planta não vai sofrer, criando raízes em um novo lugar. O algoritmo de plantio de cultura na Sibéria no verão é o mesmo que no trabalho da primavera. O húmus é usado como cobertura morta.
Como plantar cerejas no outono na Sibéria
Os jardineiros não recomendam o plantio na Sibéria no outono. É possível plantar mudas de contêineres nos primeiros dez dias de setembro. Uma planta com sistema radicular aberto é simplesmente adicionada gota a gota no outono. Na primavera, eles são transplantados para um local permanente. Para escavações de outono, uma área parcialmente sombreada é encontrada para que a neve não derreta por mais tempo.
Regras de pré-plantio de outono:
- profundidade e largura do poço 40 cm;
- um lado é inclinado, o resto é vertical;
- a muda é colocada em um plano inclinado e polvilhada com terra não só as raízes, mas também um terço do tronco, regado, coberto com cobertura morta.
Para o inverno, eles cobrem com ramos de abeto e a neve é aplicada por cima.
Cuidado de mudas
A rega das cerejas na Sibéria após o plantio raramente é realizada, mas abundantemente - até que o solo seja umedecido até a profundidade do sistema radicular, 40 cm, 30-60 litros de água cada. As mudas jovens são regadas após 15-17 dias, 10 litros cada. Se a árvore der frutos, a rega é interrompida 2 semanas antes de os frutos serem derramados. Caso contrário, as bagas vão rachar.
Eles são alimentados três vezes:
- no início da primavera com fertilizantes de nitrogênio ou matéria orgânica;
- após a floração com preparações de fósforo-potássio;
- repetido na fase de crescimento dos ovários.
Após a fertilização, regada abundantemente.
Quase todas as cerejas, que são plantadas na Sibéria, frutificam nos brotos anuais e a poda é feita de forma seletiva. Remova ramos danificados e doentes, engrossando brotos e troncos com mais de 7 anos. O ganho não é reduzido.
Para doenças e pragas, as cerejas, que foram plantadas na Sibéria, são tratadas no início da primavera com uréia, sulfato de cobre ou outros fungicidas para prevenção. Os inseticidas são usados contra pragas.
Plantar uma cultura na Sibéria inclui necessariamente um abrigo de inverno na partida. Os arbustos jovens são protegidos por ramos de pinheiro, a neve é derramada sobre o tronco.
Dicas de jardinagem experientes
É útil para iniciantes levar em consideração a experiência acumulada:
- nas terras baixas, as árvores são colocadas em montes de 40-60 cm de altura, o que reduzirá o risco de amortecimento;
- a peculiaridade do plantio de cerejas na Sibéria é a compra obrigatória não de uma muda forte de 1 ano, mas de 2 a 3 anos;
- fertilizantes de nitrogênio não são colocados na cova de plantio.
Conclusão
Todos podem plantar cerejas corretamente na primavera na Sibéria, depois de estudar as pontas e escolher as variedades zoneadas. A muda de primavera enraíza-se bem e em 2-3 anos vai deliciar-se com a colheita de bagas.