Contente
Henomeles, também conhecido como marmelo japonês, é conhecido pelos jardineiros russos principalmente como uma planta com flores ornamentais. No entanto, seus frutos também são comestíveis, como os de uma cultura comum. Eles são bons para a saúde e são amplamente utilizados na medicina tradicional. Portanto, não é recomendável negligenciar "maçãs". Mas você precisa saber quando os frutos estão maduros, como fazer a colheita e por que a árvore não dá frutos.
Quando o marmelo dá frutos
A colheita do marmelo é uma das últimas a amadurecer. Os frutos são colhidos na segunda década de outubro. E se o outono for quente e seco, você pode adiar até o início de novembro.
Quando e em que ano o marmelo começa a dar frutos após o plantio
O marmelo japonês é uma cultura de crescimento rápido. A árvore, sujeita aos cuidados adequados e à escolha correta do local, já dá frutos por 3-4 temporadas após o plantio da muda no solo. Colhem-se dela pequenas (50-70 g) "maçãs" amarelas brilhantes.
Quando e em que mês colher os frutos do marmelo japonês
Não é possível especificar uma época de colheita específica para o marmelo japonês. A cada ano, o fruto é colhido, levando em consideração as características varietais da planta, as condições climáticas de uma determinada região e o clima na primavera e no verão.
Se a árvore não está dando frutos pela primeira vez, você pode determinar que é hora de colher as "maçãs", focando em sua aparência:
- sobre eles não fica praticamente nenhuma placa "felpuda" (os ovários são densamente recobertos por ela, enquanto os frutos amadurecem, vai afinando gradualmente);
- a casca mudou completamente para amarelo (às vezes, mesmo se os chaenomeles amadurecem, permanecem manchas verdes “pontilhadas”), o fruto espalha um leve aroma;
- se apertar a fruta, a polpa passa levemente sob os dedos, o "amadeirado" característico desaparece.
Quando o marmelo amadurece na Rússia
Em casa, a maioria das variedades de chaenomeles frutificam aproximadamente ao mesmo tempo. Mas na Rússia a colheita não amadurece ao mesmo tempo. Isso se deve a diferenças climáticas significativas nas regiões:
- Na Rússia central, o período de amadurecimento aproximado dos frutos do marmelo japonês é a segunda quinzena de setembro. Se o final do verão e o início do outono forem quentes o suficiente - na primeira década de outubro.
- Nas regiões do sul, chaenomeles frutifica mais tarde. A safra é colhida na última década de outubro. Você pode adiar isso até o final da primeira década de novembro. Mesmo que os frutos do marmelo japonês amadureçam completamente, a maioria deles não se desintegra, eles são mantidos com segurança nos galhos.
- Nos Urais, na Sibéria, no Extremo Oriente, são cultivadas variedades excepcionalmente resistentes ao frio. Frutificam cedo, os frutos são colhidos na primeira quinzena de setembro.
Como coletar e armazenar frutas adequadamente
Com os devidos cuidados, o marmelo japonês dá frutos regularmente. A safra é colhida de acordo com várias regras gerais:
- Nenhuma técnica especial é necessária para isso. Quando os chaenomeles amadurecem, os frutos são retirados dos galhos exclusivamente à mão, junto com o caule, são cuidadosamente dobrados em um balde ou outro recipiente. Sacudi-los da árvore e jogá-los no chão é uma má ideia.
- Você não pode colher se estiver chovendo. E você precisa esperar o orvalho secar.
- No processo, a safra é triada, rejeitando espécimes com danos mecânicos, vestígios de doenças, pragas. Você pode jogar fora os frutos pequenos imediatamente - na maioria das vezes são muito azedos, secos (não amadurecem durante o armazenamento, o sabor não melhora).
- Se você tem tendência a alergias, recomenda-se o uso de equipamentos de proteção individual para os olhos, boca e nariz na hora da colheita. Mesmo quando os chaenomeles estão totalmente maduros, há um "cochilo" na pele, que pode irritar a membrana mucosa.
Os chaenomeles frescos encontram-se por muito tempo. Os frutos amadurecem mantendo a firmeza, até mesmo a firmeza da polpa. Mas você precisa fornecer condições ideais ou próximas:
- temperatura 6-10 ° C;
- umidade do ar 80-90%;
- falta de luz;
- boa ventilação na sala.
Em tais condições, especialmente se você embrulhar cada fruta em papel ou "isolá-las" umas das outras em caixas de papelão, caixas de madeira, polvilhadas com serragem, areia, aparas de madeira, pedaços de papel de jornal, palha, marmelo japonês ficará por 4-6 meses. Chaenomeles é armazenado da mesma forma que maçãs e peras.
Você ainda pode processar os frutos do marmelo com cera japonesa ou graxa com qualquer óleo vegetal antes de armazená-los. Mas então você terá que lavá-los muito bem antes de comê-los.
Na geladeira, se você colocar as frutas em sacos plásticos ou embrulhar em filme plástico, elas duram metade do tempo (2,5-3 meses). À temperatura ambiente, o marmelo japonês é armazenado por no máximo 2-3 dias - se você deixar a fruta dentro de casa, pode-se dizer que a árvore frutifica em vão.
O marmelo japonês mais longo (cerca de um ano) é armazenado congelado. Para isso, os frutos são bem lavados, a casca é retirada e as sementes são retiradas. A polpa é cortada em fatias ou cubos, colocada em pequenas porções em sacos zip com fechos herméticos e levada ao congelador.
Por que o marmelo japonês não dá frutos
O marmelo japonês pode não dar frutos por vários motivos. Na maioria dos casos, o próprio jardineiro é o culpado por escolher o local errado para o plantio ou por cometer erros grosseiros ao cuidar da planta. Chaenomeles não é uma cultura caprichosa, mas mesmo ele tem "requisitos" mínimos.
Às vezes, o marmelo japonês não floresce. É lógico que neste caso não é necessário fazer a colheita no outono. Os motivos mais comuns para esse fenômeno:
- Desembarque em uma área sombreada. Se o marmelo japonês carece de luz, a árvore cresce e se desenvolve muito mais lentamente do que o normal. O processo de formação dos botões das flores é interrompido, gradualmente a floração cessa completamente. As primeiras safras com chaenomeles ainda podem ser colhidas, embora escassas, no futuro não dão frutos.
- Solo inadequado. O marmelo japonês prefere nutrientes, mas água e solo respirável. Caso contrário, as raízes da planta sofrem, o que afeta negativamente todo o processo de seu desenvolvimento.O sistema radicular não pode fornecer à árvore os nutrientes necessários, por isso ela não dá frutos.
- Rega excessiva. Quando encharcado, o sistema radicular quase inevitavelmente apodrece. A árvore pode até morrer, sem falar na capacidade de colher frutos dela.
- Excesso de fertilizantes contendo nitrogênio. Eles estimulam o marmelo japonês a desenvolver ativamente uma massa verde. Essa árvore não dará frutos - ela simplesmente não tem nutrientes suficientes para amadurecer a colheita.
A árvore não gosta muito da vegetação no círculo do tronco. Isso também pode provocar falta de floração e frutificação no marmelo japonês. Precisa ser sacado regularmente, este é um local inadequado para o plantio de grama, plantas ornamentais de cobertura do solo.
O marmelo japonês começa a dar frutos um ou dois anos depois de florescer. Isso é normal para uma árvore. Porém, se após esse período a safra ainda não estiver madura, os motivos podem ser os seguintes:
- Falta de polinizadores. A maioria das variedades de marmelo japonês são autoférteis. Para coletar frutas regularmente, você deve primeiro fornecer “vizinhos” à árvore, plantando mais 2-3 espécimes de chaenomeles nas proximidades. Só neste caso, após a floração, os frutos começarão a definir em grande quantidade.
- Congelamento de ovários de frutas. Em regiões com clima não muito adequado para jardinagem, chaenomeles após a floração podem cair sob geadas de retorno. Eles destroem os ovários, esta época de amadurecimento do marmelo japonês não pode ser esperada.
- Poda incorreta e / ou prematura. A maioria dos botões está concentrada em ramos com 3 a 4 anos de idade. Então você tem que coletar frutas deles. Além disso, o marmelo japonês deixa de florescer e de dar frutos, se você negligenciar a poda higiênica ("lastro" desnecessário tira muita energia da árvore). Também é altamente desaconselhável livrar-se de brotos saudáveis durante o verão, quando a planta já desbotou e forma ovários frutíferos.
- Microflora patogênica. O marmelo japonês tem uma imunidade muito boa. No entanto, se um jardineiro deixar de cuidar de chaenomeles, pode muito bem ficar doente. Alguns fungos (por exemplo, moniliose) infectam os frutos - apodrecem, secam, caem da árvore, sem ter tempo de amadurecer.
Conclusão
O marmelo japonês, que decora o jardim na primavera, frutifica no outono, proporcionando ao jardineiro uma colheita de pequenas "maçãs". Eles amadurecem muito tarde, então você precisa aprender a determinar quando é a hora da colheita. Existem também nuances importantes sobre como exatamente remover as frutas e armazená-las no futuro, você também precisa saber sobre elas com antecedência.