Contente
A ameixa vermelha Skorospelka é uma das variedades mais procuradas na zona média da Rússia. As árvores, via de regra, atingem altura média, são dotadas de copa oval-arredondada de densidade moderada. A variedade é considerada resistente ao inverno, moderadamente resistente à seca. Apesar desse fator, a melhor safra com indicadores de alta qualidade pode ser colhida apenas em terras moderadamente pesadas, fertilizadas e irrigadas de alta qualidade.
História de criação da variedade
A variedade vermelha Skorospelka é provisoriamente o resultado de polinização cruzada de comum húngaro. Entregue do antigo berçário de Regel e Kesselring. Na coleção VIR desde 1926. Incluído no Registro Estadual do Distrito Noroeste desde 1947.
Descrição ameixa Skorospelka tinto
Uma ameixa vermelha adulta atinge 3,5 metros de altura, tem uma coroa em forma de coroa, com 3–3,5 m de largura. O caule é cinza claro ou marrom claro, liso ou áspero. Os ramos principais e mais poderosos desviam-se do tronco em um ângulo de 30-50 graus, bastante eretos.
A casca da ameixa de amadurecimento precoce é de cor marrom-acinzentada, com superfície lisa ou áspera e não se quebra no sentido do comprimento. Rebentos ligeiramente curvos, castanho-esverdeados, não omitidos.
De acordo com a descrição da variedade de ameixa Skorospelka, os botões vermelhos da cultura são médios, ligeiramente prensados ou estendendo-se ligeiramente do rebento, castanhos, 1-3 peças por nó. Folhas de ameixa Vermelhas, de espessura média, alongadas-obovadas, ligeiramente deprimidas, de tamanho médio, verdes, de superfície lisa (nua em cima e ligeiramente pubescente em baixo). As bordas das folhas são serrilhadas, o ápice é pontiagudo, a base é em forma de cunha. O pecíolo é verde, médio, com antocianina e um par de glândulas.
As flores da ameixa Skorospelka são vermelhas, meio abertas, têm pétalas amplamente ovais (diâmetro da corola 24–26 mm, número de estames - 23–25 peças, ovário oval, não omitido). A floração e a frutificação tendem a se concentrar em brotos maduros.
A ameixa de amadurecimento precoce produz frutos redondos ou ovóides, cujo peso varia de 15 a 20 gramas. A cor principal é rosa-escarlate, a tegumentar é púrpura-violeta, é responsável pela maior parte dos frutos. Nenhuma pubescência é observada, há um florescimento ceroso moderado de tonalidade azulada. Ameixas maduras são desiguais. A polpa é amarelo brilhante, moderadamente suculenta, com presença de fibras, escurece com a entrada do ar até um grau médio, possui densidade média. A pele é fina e pode ser facilmente removida. O caule é de tamanho médio (representa aproximadamente 5–6% da massa da ameixa, pode ser facilmente separado da polpa).
Os frutos da ameixa vermelha Skorospelka são bastante saborosos, doces e azedos, emitem um aroma delicado agradável, amadurecem de forma irregular, maduros, por via de regra, esfarelam-se.
Descrição da variedade de ameixa Skorospelka precoce
A ameixa precoce Skorospelka começa a florescer no final de maio.As ameixas maduras podem ser colhidas na segunda metade de agosto - início do outono (dependendo da área de cultivo). Os rebentos entram no período de frutificação por volta do sexto ano após o plantio, plantas enxertadas - 3-4 anos. A vida útil de uma ameixa vermelha pode ser de até 25 anos.
Características de variedade
A ameixa Skorospelka red é uma pequena árvore com uma copa esférica extensa.
Resistência à seca, resistência à geada
A ameixa doméstica Skorospelka tinto é uma árvore resistente ao inverno que pode suportar até as geadas mais severas (de 35 a 38 graus). Os botões florais são ligeiramente menos resistentes ao frio, principalmente na segunda metade do inverno.
Em caso de umidade insuficiente, as ameixas vermelhas podem se desintegrar. Apesar do fato de que a variedade Skorospelka krasnaya é bastante resistente à seca, rendimentos abundantes da melhor qualidade são obtidos em solos de peso médio, moderadamente fertilizados e irrigados. No entanto, a planta é muito despretensiosa, capaz de crescer e dar frutos mesmo em solos altamente alagados.
Polinizadores de ameixa vermelho Skorospelka
A variedade de ameixa de amadurecimento precoce é parcialmente autofértil. Excelentes polinizadores:
- Fazenda coletiva renklod;
- Moscou húngara e Pulkovo;
- Reforma;
- Ochakovskaya preto;
- Nikolskaya e Winter White.
Produtividade e frutificação
A entrada da ameixa no período de frutificação sugere que a produtividade da planta está aumentando em ritmo acelerado. Na idade de 5–10 anos, a ameixa vermelha Skorospelka rende 2–10 kg de pilaf maduro; na maturidade (10–25 anos) - 10–30 kg por árvore, as plantas individuais são capazes de produzir 40–50 kg de ameixas. A planta pode dar frutos todos os anos.
Quantidade de frutas vermelhas
Os frutos da ameixa vermelha podem ser consumidos tanto frescos como processados, embora quando conservados, os bagos não sejam da melhor qualidade.
As bagas são mantidas frescas por mais de 25 dias.
Resistência a doenças e pragas
O adulto Red Ripe raramente é atacado por pragas e doenças. Em casos raros, o pulgão pode infectar Skorospelka.
Vantagens e desvantagens da variedade
Vantagens da variedade de ameixa Skorospelka:
- excelente resistência de inverno;
- despretensão;
- excelente adaptabilidade às condições ambientais;
- coroa decorativa de aspecto oval-esférico;
- maturidade precoce;
- produtividade regular;
- polpa facilmente separada da pedra;
- longa vida das plantas;
- imunidade a doenças e pragas;
- propriedade para multiplicar devido ao crescimento da raiz
Desvantagens:
- diferentes tempos de amadurecimento das ameixas;
- desintegração significativa;
- indicadores de qualidade não muito altos de bagas e produtos de seu processamento;
- a necessidade de vizinhos polinizadores.
Características de pouso
Um local bem escolhido para uma ameixa vermelha é garantia de uma colheita de alta qualidade e excelente crescimento. Idealmente, esta deve ser uma elevação localizada no lado ensolarado, com solo argiloso ou chernozem.
Tempo recomendado
O plantio de mudas vermelhas de amadurecimento precoce deve ser feito exclusivamente na primavera para um sistema de raiz nua, e no período da primavera até meados do outono para plantas de contêiner.
Escolhendo o lugar certo
A situação oposta pode levar à diminuição do teor de açúcar da ameixa e à redução do rendimento.
Pelo facto de a cultura não ser das mais resistentes ao gelo, deve ser plantada junto a chalés de veraneio (entre casas e telheiros, entre uma casa de banhos e uma vedação). A melhor escolha para o plantio do tinto Skorospelka será um local ensolarado, que será fechado pelo norte por um muro de tijolos. Quando aquecido, atuará como proteção contra ventos frios e poderá aquecer a ameixa vermelha.
O vermelho de amadurecimento precoce categoricamente não tolera estagnação de água no solo, portanto, se houver probabilidade de inundar as raízes de uma árvore no jardim, se possível, vale a pena construir uma drenagem ou plantar uma planta em um monte.Caso contrário, a ameixa ficará mal desenvolvida, sujeita a doenças e pode até morrer. A água subterrânea deve estar a uma profundidade de 1,5–2 metros. A ameixa vermelha cresce melhor em arenitos leves e argilas.
Quais safras podem e não podem ser plantadas nas proximidades
A ameixa Skorospelka, como outras variedades de ameixas que crescem na região de Moscou, é autofértil (o pólen de outra árvore é necessário para dar frutos). Portanto, você precisa plantar ameixas próximas de outras variedades.
Para uma boa frutificação perto da ameixa vermelha, os especialistas aconselham o plantio da ameixa cereja.
Seleção e preparação de material de plantio
Vale a pena escolher uma árvore de um ou dois anos com sistema radicular desenvolvido e pelo menos três brotos.
Ao comprar uma muda de Skorospelka vermelha na primavera, você pode começar imediatamente a podar os galhos. Em nenhum caso você deve tocar e cortar o sistema radicular. Quanto mais densa ela for em uma árvore jovem, mais cedo ela criará raízes e será capaz de se desenvolver com segurança. As raízes precisam ser espalhadas.
Algoritmo de aterrissagem
- A muda de ameixa vermelha não é recomendada para aprofundar significativamente ao plantar no solo.
- O colar da raiz (o local onde a raiz se funde suavemente com o tronco) deve subir pelo menos 5 cm acima do nível do solo.
- Ao plantar uma muda jovem em terreno aberto, húmus ou húmus, bem como sulfato de potássio (80 g), superfosfato (200 g), são necessários para o plantio. Não é necessário adicionar nitrogênio.
- Ao plantar um galho de uma ameixa jovem, você precisa desbastar em um terço, pois isso contribuirá para a formação precoce de uma copa densa.
Cuidados de acompanhamento de ameixa
Em seguida, é necessário cortar parte da colheita na fase de embriões, que atingirá vários centímetros de diâmetro. Isso vai contribuir para o racionamento da safra. Graças a isso, as ameixas que ficam na árvore poderão atingir seu maior tamanho quando maduras e ficarão muito mais doces. Entre outras coisas, este método ajudará pelo menos parcialmente a combater a frequência de frutificação.
A ameixa Skorospelka gosta muito de água, por isso é necessário regá-la 4 a 5 vezes por mês (um balde por árvore adulta, duas vezes por dia).
A ameixa é dotada de tendência a formar crescimento basal (deve ser cortada do próprio solo para que uma parte significativa dos micronutrientes não chegue até ela).
Doenças e pragas, métodos de controle e prevenção
A ameixa vermelha, via de regra, não é atacada por pragas, mas pode se tornar uma iguaria para ratos e lebres. Para proteger a árvore, é necessário cobrir o fuste com um material especial ou meia-calça de náilon (o tecido deve necessariamente permitir a passagem de ar e água, para que a película e o material da cobertura não funcionem). Se possível, vale a pena embrulhar completamente o ralo. Para os ratos, é melhor usar uma rede especialmente projetada para roedores.
Conclusão
Ameixa Skorospelka tinto - árvore de médio porte, resistente ao inverno, dotada de formato arredondado ou achatado. A variedade é parcialmente autofértil, frutificando melhor quando a fazenda coletiva Vengerka Moskovskaya e Renklod crescem nas proximidades. O rendimento de uma planta adulta pode chegar a 40 kg de ameixas maduras e suculentas, que ficam armazenadas por um mês. O cuidado da ameixa, realizado de forma competente, pode contribuir para a obtenção de uma boa colheita.