Contente
A ameixa Stenley é uma variedade da região do norte do Cáucaso. Difere em alta taxa de sobrevivência em locais com condições climáticas variáveis. A ameixa Stanley é resistente tanto à geada quanto à seca, o que apresenta favoravelmente suas características. É dominado pelas qualidades que emprestou dos "ancestrais genéticos". A variedade Stanley pertence às ameixas húngaras, que podem ser chamadas de Stanley ou Stanley. Essas variedades de variedades são muito semelhantes entre si, mas têm outras mais diferentes. A única coisa que se nota são frutos compridos e roxos com manchas escuras em tons de preto. São faixas abdominais que distinguem a variedade das demais, assim como o sabor da polpa - é açúcar-sobremesa. É das mulheres húngaras que se obtém o melhor ameixas.
História de criação da variedade
A variedade de ameixa Stanley foi cultivada por muito tempo - em 1926 por vários criadores. Tudo começou no século XX, quando Richard Wellington decidiu fazer um experimento interessante. Um professor da Universidade Cornell cruzou ameixas - com base na variedade francesa Prunot d'Agen. Além disso, o grão-duque foi investigado - esta é uma variedade de origem americana. A ameixa francesa Prunot d'Agen transmitiu o seu sabor, excelente aroma e doçura da fruta. As feições externas são o mérito total da "mulher". E da variedade de ameixa masculina - resistência ao congelamento dos botões em uma primavera fria.
Hoje em dia, a ameixa Stanley está presente em muitos jardins. É apreciada pelas suas qualidades e propriedades - são plantadas em regiões de clima temperado. A variedade também é popular na Rússia. Na Europa e na América, ocupa o 4º lugar em termos de desembarques nas regiões centrais.
Na década de 80 do século passado, a variedade Stanley era cultivada nos Estados Unidos. Agora Stanley é cultivado na região da Terra Negra, região de Moscou, Sibéria. Mas a ameixa está amadurecendo tarde, então é melhor não exportar para países gelados. Mesmo que cresça, não será capaz de amadurecer.
Descrição da variedade de ameixa Stenley
A ameixa Stenley cresce até 3 m de altura. Uma árvore muito alta com uma copa enorme. A casca da ameixeira se distingue por sua tonalidade marrom-escura de outras árvores. O caule, de comprimento reto e formato arredondado, segura lindamente os ramos de ameixa. Os rebentos são avermelhados. As folhas têm sua própria pigmentação, o que às vezes é percebido como uma doença. A ameixa da variedade Stanley floresce no meio da primavera, quando chega o degelo de abril, a terra congela e nutre o solo. Os botões da árvore são generativos, aparecem nos brotos após o primeiro ano de vida da muda.
A ameixa Stenley começa a dar frutos no final do 4º ano de vida. O amadurecimento completo ocorre em meados ou no final de setembro. As próprias ameixas Stanley são muito saborosas - têm um caroço grande, que se separa facilmente da polpa. No entanto, o peso do feto é pequeno - apenas 50 g, enquanto a maior parte do peso é suportado pelo osso.
A casca tem uma cor roxa, mas perto do recheio dá um tom esverdeado. Há também uma sutura abdominal que conecta de forma desigual a parte superior e inferior da ameixa. A polpa é amarelada, segundo agrônomos recebeu 4,9 pontos. Tem um gosto muito doce, sobremesa.Devido ao fato de a altura da ameixa Stanley ser impressionante, uma árvore durante o período de frutificação é capaz de produzir mais de 70 kg de frutos.
Características da variedade Stanley
A variedade Plum Stenley é bastante grande, por isso precisa de cuidados e alimentação.
Resistência à seca, resistência à geada
A ameixa Stanley tolera geadas muito facilmente. A marca máxima de "sobrevivência" é -34 0C, o que significa que a ameixa Stenley colunar pode crescer até na Sibéria sem alterar o sabor de seus frutos.
Ela também tolera o calor facilmente, mas o entupimento e a seca são inaceitáveis. A ameixa Stanley deve ser regada em abundância, use um espinho, ameixa Ussuri ou cereja de areia para o solo para que os porta-enxertos não prejudiquem a árvore. A ameixa Stanley também precisa de enxerto no inverno.
Polinizadores de ameixa Stanley
Os polinizadores de ameixa Stanley são variedades semelhantes em características. Entre eles estão as ameixas Chachak, Empress, Bluefri e President. Todos possuem boas qualidades e frutas saborosas.
Rendimento de ameixa de Stanley
A variedade de ameixa Stenley floresce no meio da primavera, e no início do outono você pode saborear os frutos. As árvores jovens possibilitarão a colheita de 60 a 70 kg da safra. Mas os adultos são ameixas altas e maciças de até 90 kg de uma árvore.
Escopo de frutas vermelhas
A variedade de ameixa Stenley tem um propósito universal. É consumido puro, sem processamento, podendo ser encaminhado para secagem para obtenção de ameixas. Também na indústria, essa variedade é apreciada na forma de compotas, geléias e sucos. Separadamente, eles começaram a produzir marinadas usando ameixas Stanley. É fácil de congelar, não se deteriora, pois está "preparado" para baixas temperaturas. A transportabilidade é excelente - a ameixa doméstica de Stanley pode facilmente resistir a travessias.
Resistência a doenças e pragas
Ameixa colunar Stanley é muito resistente a doenças, especialmente à polistigmose. É uma doença das manchas vermelhas na folhagem e nos frutos. Normalmente, as ameixas de diferentes variedades, após a infecção, começam a ficar cobertas por uma película cinzenta de podridão e pulgões.
Vantagens e desvantagens da variedade
Se levarmos em consideração todas as características e peculiaridades da ameixa Stanley, existem vários aspectos positivos dela:
- Ela transfere vírus e doenças facilmente, sem a necessidade de medidas preventivas adicionais.
- Plum Stanley na região de Moscou e na Sibéria vai se sentir igualmente bem - a resistência à geada é alta.
- Ela é autofértil, dá uma colheita estável constante.
- A casca é macia e densa - não tem tendência a esfolar e rachar.
Das deficiências, apenas sua suscetibilidade ao apodrecimento e exatidão à fertilidade do solo são destacadas. Portanto, se você também umedecer e alimentar o solo, poderá desfrutar de deliciosas ameixas Stanley. Além disso, as avaliações de jardineiros sobre a ameixa Stanley dizem que a variedade é facilmente transplantada para um novo solo. Isso é benéfico e conveniente para os residentes de verão, quando o local de plantio selecionado pode não gostar da muda.
Plantando a ameixa Stanley
A ameixa da variedade Stenley deve ser plantada antes do início da primavera e, de preferência, no início do fluxo de seiva. O plantio de outono é mais difícil de tolerar com árvores, então no ano novo, logo após o derretimento da neve, vale a pena fazer isso para não perder o prazo.
Tempo recomendado
A cova está sendo preparada no outono para que a terra possa congelar e aquecer. Os tamanhos dependem do sistema radicular da ameixa Stanley. A variedade pode ter raízes fracas e espalhar-se por vários metros de largura. Muito depende do solo, mas a largura do poço deve ser ampla e espaçosa:
- Se o solo for fértil, faça um buraco de 60 x 80 cm.
- Se não for fértil, o caroço atinge o tamanho de 100 x 100 cm.
Então, na primavera, a ameixa doméstica Stanley será capaz de criar raízes.
Escolhendo o lugar certo
A ameixa da variedade Stanley adora o calor, o que significa que o local no local deve estar completamente coberto de luz solar. A árvore ficará "grata" pelo solo fértil aquecido até 1 metro de profundidade. É melhor eliminar rascunhos. Melhor plantar uma ameixa Stanley no lado sul, na primeira fila.
A ameixa também adora umidade, então a água subterrânea é essencial. Se eles não estiverem lá, a ameixa Stanley terá que ser regada a cada 3-4 semanas.
Quais safras podem e não podem ser plantadas nas proximidades
Apenas as safras que pertencem ao tipo de árvores frutíferas podem ser plantadas perto da ameixa Stanley. O mesmo jardim pode conter macieiras e peras.
Seleção e preparação de material de plantio
Antes do plantio não é necessário preparar nenhum material adicional, tudo é preparado de acordo com as regras e algoritmos gerais.
Algoritmo de aterrissagem
No meio da fossa geralmente existe um suporte que sustenta o dreno. Antes do plantio, a cova é regada com água - outras variedades de ameixas não precisam disso. A muda é amarrada a um suporte de forma que os primeiros brotos fiquem acima da ponta da estaca. As raízes da ameixa Stanley são distribuídas uniformemente em largura. Em seguida, eles são cobertos com terra e uma vala é feita ao redor. É necessário para regar. O colo da muda é tratado com heteroauxina, depois o sulco é regado.
Cuidados de acompanhamento de ameixa
Cuidado adicional é aparar a coroa. Para que a ameixa Stanley frutifique bem, é necessário modelar constantemente a coroa. A cada ano, você pode tropeçar em incrementos que também "tentam" criar a forma da coroa. A ameixa Stanley produzirá brotos frequentes, mas são muitos.
Nos primeiros dois anos, eles prestam atenção na localização da muda. A cada três meses durante o primeiro e o segundo ano, 2 comprimidos de heteroauxina são administrados. Eles são criados em um balde, e o fosso de cada muda de ameixa Stanley é regado com remédio. A ameixa também adora estrume - é adicionado no final do segundo ano.
A poda sanitária é realizada a cada 6 anos, o que ajuda no combate a pragas e doenças. Mais detalhes sobre a ameixa Stanley são descritos no vídeo:
Doenças e pragas, métodos de controle e prevenção
A variedade Stanley é suscetível apenas a infecções fúngicas com moniliose. Para manter a saúde, a árvore é tratada com fungicida. Mesmo assim, se o fungo infectar a coroa, ele será queimado parcial ou totalmente.
Os pulgões também gostam de comer ameixa Stanley, por isso o Intavir foi escolhido para combater a doença. Se o motivo da queda do fruto da ameixa Stanley não está na invasão de roedores, vale a pena procurar insetos na copa da árvore.
Conclusão
A ameixa Stanley é uma variedade incrível de madeira que é uma mistura de "americana" e "francesa". As características de atordoamento valeram quase 5 pontos na avaliação dos agrônomos. Se falamos de residentes de verão e proprietários privados, os comentários sobre o ralo de Stenley na região da Terra Negra e outras regiões são apenas positivos.
Eu queria escrever "ameixa muito frutífera e bonita" - a partícula "NÃO" acima é supérflua.
50 gramas - ameixa pequena ?? Vocês estão ficando bêbados aí no seu sul? Para a nossa região de Leningrado, este é um excelente indicador de tamanho. Tenho uma árvore Stanley crescendo - não muito produtiva e linda ameixa, os frutos têm cerca de 40-50 gramas