Como podar corretamente uma pêra no outono: um diagrama, preparação para o inverno na Sibéria, região de Moscou

Entre os muitos tipos de árvores frutíferas cultivadas no território da Rússia, a pêra ocupa um dos primeiros lugares. Muitos jardineiros adoram por sua variedade de variedades, alto rendimento e despretensão. No entanto, para revelar todo o potencial inerente a esta árvore, é necessário realizar alguns cuidados. Isso inclui a poda de peras no outono.

É possível podar uma pêra no outono

Muitos jardineiros evitam a poda de outono, argumentando que esse procedimento reduz a resistência das árvores no inverno. Este é realmente o caso. Portanto, no outono, as peras jovens não são podadas, assim como as variedades com resistência de inverno fraca. Caso contrário, a poda da primavera e do outono é idêntica, ambas realizadas durante o período em que a árvore está dormente.

É mais conveniente no outono podar árvores maduras, uma vez que não há perigo de perder o prazo, e todo o procedimento pode ser realizado sem pressa. As condições climáticas nesta época, via de regra, são muito melhores que as da primavera, nesta época não há sujeira sob os pés e a temperatura do ar é mais confortável.

Quando e em que mês cortar uma pêra no outono

A poda da pêra é feita no período em que já está em hibernação. O fato de a árvore ter entrado na fase de repouso é indicado pelo fim da queda das folhas. É nessa época que a safra é colhida, e ainda falta muito tempo antes da geada, e você precisa podar. Em diferentes regiões, esse período ocorre em momentos diferentes. Na parte central da Rússia, por exemplo, na região de Moscou, a poda de outono das peras é realizada no início de setembro, nas regiões mais ao sul esse período é setembro ou mesmo o início de outubro.

Como podar uma pêra no outono

Antes de realizar a poda de outono das peras, é necessário preparar ferramentas de jardim. Todas as arestas de corte devem ser afiadas porque quanto mais limpo e liso o corte, mais rápido ele cura. Para podar uma pêra, você precisará de:

  • tesouras de podar;
  • jardim serra;
  • lopper.

Todos eles devem ser desinfetados antes do trabalho. Para isso, você pode usar uma solução de fungicida, por exemplo, sulfato de cobre, ou qualquer líquido que contenha álcool.

Além disso, você precisa estocar variedades de jardim. Cobrem todos os locais de cortes com um diâmetro superior a 2-2,5 cm É aconselhável utilizar um relvado de jardim em base natural, feito, por exemplo, de resina de abeto. Não é desejável usar massas à base de derivados de petróleo. E você também pode cobrir as seções com tinta a óleo sobre óleo secante, em casos extremos - com uma mistura de verbasco e argila.

A poda de outono envolve duas operações principais:

  1. Desbaste.
  2. Encurtando.

O desbaste da coroa de uma pêra é a principal operação realizada no outono. Isso é feito para iluminar o interior da árvore, bem como para fins sanitários, removendo galhos secos, doentes, quebrados e danificados. O encurtamento promove o crescimento dos brotos laterais e também é realizado para limitar o crescimento e manter a forma de copa existente.

Como rejuvenescer uma pêra velha no outono

Uma pêra adulta é uma árvore poderosa e extensa, de altura bastante grande. A formação de rebentos nele é muito mais intensa do que na macieira. Se você pular uma ou duas temporadas, a copa da árvore ficará muito espessa. Portanto, é muito importante podar as peras regularmente. Ao mesmo tempo, é importante preservar as camadas de frutos formadas de acordo com o princípio da subordinação, ou seja, evitar que os ramos da camada inferior cresçam mais alto do que as superiores.

Um esquema aproximado para podar uma pêra velha no outono é mostrado na figura abaixo.

A coroa é desbastada com um podador e uma serra. Galhos quebrados, doentes, de crescimento impróprio e espessamento são removidos. Os rebentos com espessura igual ou superior a 3 cm são retirados com serra para metal, os maiores são pré-serrados por baixo, de forma a não causar estrias na casca ao partir. Ao mesmo tempo, o crescimento anual é reduzido em 1/3 ou ¼, dependendo da força do crescimento, usando um podador. Nesse caso, a direção de crescimento do botão, no qual o broto é podado, muda de ano para ano, de modo que o galho cresce em zigue-zague.

Deve-se lembrar que a pêra gastará parte dos nutrientes armazenados para o inverno na cicatrização das feridas resultantes. Para não enfraquecer muito a árvore antes do início da geada, uma poda significativa deve ser realizada em algumas partes. Os ramos grandes são primeiro encurtados ao longo de várias estações e depois removidos completamente.

Como podar adequadamente uma pêra de dois anos no outono

No primeiro outono, a muda de pera não é cortada, isso pode enfraquecê-la muito. Em peras de dois anos poda de outono é reduzido a um quarto do crescimento anual, e também neste momento o condutor central é cortado de modo que seja 0,25 m mais alto do que o nível da camada superior dos ramos do esqueleto.

Como podar adequadamente uma pêra de três anos no outono

A poda das peras no terceiro ano de vida no outono é realizada de acordo com o mesmo esquema do segundo ano. Junto com o encurtamento do crescimento anual, o espaço interno da copa é desobstruído, os ramos crescendo para dentro, para baixo, cruzando-se uns com os outros, os topos e os brotos concorrentes são removidos. No terceiro ano, a primeira camada de frutificação deve finalmente ser formada.

Podando uma pêra colunar no outono

A poda de outono de uma pêra colunar geralmente não é difícil e se resume a manter o dano em sua forma e tamanho existentes, bem como remover galhos secos, quebrados e doentes. Devido à alta capacidade da pêra de brotar, é necessário prestar atenção especial aos ramos que crescem mais profundamente na copa e removê-los em tempo hábil. Se esses brotos não forem tocados, o espaço interno da pêra logo se transformará em uma bola de hastes fortemente entrelaçadas entre si. Isso interromperá a troca de ar, reduzirá os rendimentos e também poderá causar doenças.

Importante! O condutor central do bulbo colunar não é aparado.

Como dar forma a uma pêra no outono

A formação da pêra realiza-se desde o plantio até aos 4-5 anos. Como regra, esse é um método de camadas esparsas, em que duas camadas de frutas são formadas. Por volta do 5º ano de vida, o crescimento ativo dos brotos diminui, e a poda subsequente é realizada apenas para manter a copa nas dimensões exigidas.

Fotos de poda de peras no outono para iniciantes

A figura abaixo mostra o processo de formação de uma copa esparsa em camadas de uma pereira por anos de vida.

Ao podar uma pêra no outono, certas regras devem ser seguidas. A remoção ou poda de um broto é feita de uma das três maneiras:

  • Cortando "no ringue"... É uma retirada completa do broto na base da inundação anular no local onde começa a crescer. A remoção correta do broto "no ringue" e os erros típicos ao realizar este procedimento são mostrados na figura abaixo.
  • Poda para um botão promissor. É realizado para regular ou mudar a direção de crescimento do broto.Um corte em um rim promissor é realizado paralelamente ao eixo de seu crescimento, enquanto o corte deve começar acima do nível do rim e terminar logo acima de seu ponto superior. A poda de um broto para obter um botão é mostrada na figura abaixo.
  • Poda "para uma fuga promissora"... É usado para traduzir a direção de crescimento para um rebento crescendo na direção desejada. É realizada com a mesma tecnologia da poda do rim.

Os princípios básicos para desbaste e clareamento do espaço interno da coroa são apresentados na figura a seguir.

Cuidando da árvore após a poda

A poda das peras no outono enfraquece a árvore, tornando-a mais vulnerável à geada e às condições climáticas adversas. Não deve ser realizada se faltar menos de um mês para o início do frio, pois neste caso existe a possibilidade de que a planta enfraquecida simplesmente não sobreviva ao inverno. Também não se deve cortar uma parte significativa da copa, porque a cicatrização não leva apenas tempo, mas também o consumo dos nutrientes armazenados pela árvore para o inverno.

Após a poda, todas as seções devem ser tratadas com verniz de jardim. Os ramos cortados devem ser recolhidos e queimados. Isso é especialmente verdadeiro para árvores velhas, bem como para peras, nas quais o aparecimento de doenças ou pragas foi observado durante a temporada.

Como preparar uma pêra para o inverno

A pêra tem boa resistência à geada, mas algumas de suas variedades, assim como as árvores jovens, precisam de medidas de proteção adicionais no inverno. Em primeiro lugar, isso inclui a caiação do tronco e ramos inferiores do esqueleto. Esta é uma medida preventiva eficaz que ajudará a evitar queimaduras solares e danos causados ​​pelo gelo. A caiação serve como boa proteção contra roedores e lebres.

Como composição de branqueamento, você pode usar uma solução de cal apagada. Para resistência à umidade atmosférica, é recomendado adicionar cola PVA à composição. As árvores podem ser caiadas com tinta acrílica de dispersão aquosa. Porém, deve-se lembrar que a caiação prejudica a troca de ar da casca da árvore, portanto, mudas e árvores jovens devem ser caiadas apenas com composto de "respiração".

Os círculos de tronco devem ser limpos de folhas caídas e apodrecimento de frutas; muitas pragas de insetos e suas larvas passam o inverno neste ambiente. Após a limpeza, a zona da raiz é desenterrada, derramada com água e coberta com uma camada de turfa ou húmus. É aconselhável adicionar um pouco de fertilizantes de potássio e fósforo, isso aumentará a robustez no inverno.

Mudas jovens de pera, que não apresentam boa resistência de inverno, devem ser cobertas. Isso é especialmente verdadeiro nas regiões do norte. Qualquer material respirável pode ser usado para isso, por exemplo, fibra agrícola ou estopa.

Um elemento isolante adicional pode ser ramos de abeto, que são amarrados ao tronco.

Preparando peras para o inverno na região de Moscou

Os invernos na região de Moscou não são muito rigorosos, especialmente nos últimos anos. No entanto, clima instável pode trazer surpresas, e isso deve ser preparado com antecedência. Todas as medidas para preparar as peras para o inverno na faixa do meio devem ser concluídas na íntegra. As árvores novas devem ser cobertas. Isso pode ser feito, por exemplo, com isolamento convencional de tubos.

Protegerá bem as árvores do vento frio e ao mesmo tempo não impedirá o acesso de ar ao tronco. Você pode restringir o acesso às lebres instalando uma cerca de malha de metal ao redor do tronco.

Preparando peras para o inverno na Sibéria

A chegada precoce do inverno torna impraticável a poda de peras no outono na Sibéria. O rigoroso inverno é uma provação para as árvores frutíferas cultivadas nesta região. Portanto, você não deve enfraquecê-los adicionalmente no período pré-inverno. Todas as árvores jovens devem ser isoladas antes do inverno. Via de regra, um abrigo provisório é construído ao redor das mudas, que é uma moldura de madeira coberta com tecido não tecido ou pergaminho.

Você pode isolar as mudas com sacos de polipropileno branco, nos quais não há fundo.Esse saco é colocado na árvore por cima, e o espaço interno é recheado com palha ou aparas.

Ramos de abeto também podem ser usados ​​como uma camada isolante de calor adicional.

Recomendações de jardineiros

Jardineiros experientes, ao podar peras no outono, recomendam que os iniciantes sigam as seguintes regras:

  • A preparação cuidadosa é a chave para o sucesso. É necessário inspecionar as árvores com antecedência e planejar a sequência do trabalho.
  • Não há datas exatas para a poda. Você sempre precisa ser guiado pelo clima e pelo clima da região.
  • Uma boa ferramenta é a base de um jardim saudável. Um instrumento afiado de alta qualidade inflige muito menos danos, o que cura mais rápido.
  • A segurança está em primeiro lugar. Ao trabalhar com a ferramenta, todas as regras de segurança devem ser observadas, especialmente ao trabalhar com a camada superior da coroa.
  • Conformidade com o princípio da subordinação. Os ramos da camada inferior não devem ser mais altos do que os ramos da camada superior.
  • É sempre melhor podar um galho grosso em vez de vários ramos menores.
  • Todo o trabalho deve ser iniciado a partir da camada superior da coroa.
  • O corte de topos em uma pêra pode ser feito não apenas no outono, mas durante toda a estação.

Conclusão

A poda de peras no outono é um procedimento bastante difícil, especialmente se for feita pela primeira vez. Portanto, é aconselhável ter a ajuda de um mentor experiente. E você também precisa se lembrar que violar o tempo de poda tem mais probabilidade de trazer danos à árvore do que benefícios. Portanto, não há necessidade de pressa e se esforçar para fazer isso a todo custo. Se o prazo for perdido, é melhor preparar adequadamente e realizar o evento na primavera.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção