Contente
A principal tarefa de qualquer jardineiro é escolher o tipo certo de árvore frutífera. Hoje estamos falando de uma pêra. Os viveiros oferecem uma grande variedade de variedades. É difícil, mesmo para uma pessoa experiente, fazer a escolha certa. Se você mora na faixa do meio, deve prestar atenção à resistência invernal da árvore. Tais qualidades são possuídas pela pera Veles, que irá deliciá-lo com uma grande colheita em quaisquer condições climatéricas.
Características de uma variedade resistente ao inverno
Vamos começar a descrição da pêra Veles pelo fato de ser um híbrido de maturação tardia. Foi criado por criadores domésticos. Em outras fontes, esta variedade pode ser encontrada com o nome de Filha Excelente. Este é o nome do meio para pêra. Veles é recomendado para cultivo na região de Moscou, bem como em regiões onde prevalece um clima moderadamente quente.
A árvore é considerada de porte médio, já que a altura da pera Veles aos dez anos chega a 4 m.A árvore jovem é caracterizada por uma copa extensa. Com o tempo, muitos ramos crescem, eles engrossam e uma forma esférica de uma pêra adulta é formada. A árvore tem muitos rebentos jovens. Os velhos ramos que formam o esqueleto da pêra são grossos, mas fortes e resistentes.
A forma das folhas é geralmente oblonga, como todas as peras. A cor é verde escuro profundo. O brilho prevalece na parte frontal. A folha é ligeiramente curvada e um serrilhado fino é observado ao longo da borda.
Na foto, a pêra Veles é mostrada com frutas. Sua forma é uniforme, mais arredondada e não muito alongada. Os frutos crescem de tamanho médio a grande, pesando 160-200 g.A casca lisa é ligeiramente coberta por uma flor branca, mas não há aspereza nela. Durante a colheita, que acontece no final de agosto e vai até meados de setembro, a cor do fruto é verde-amarelado. A pêra adquire seu melhor sabor quando um blush rosa aparece em sua pele.
A polpa da fruta está altamente saturada de suco. A cor é branca com tonalidade creme. A maturação pode ser determinada pela cor marrom das sementes, que estão em câmaras de sementes de pêra padrão. Quando a fruta é comida, a polpa oleosa é sentida. O suco é doce com um leve sabor ácido.
Uma grande vantagem da variedade de pera Veles é a versatilidade da fruta. Eles são adequados para todos os tipos de processamento. Suco delicioso, geléia e compota são obtidos de peras. As frutas podem ser consumidas in natura, utilizadas no preparo de sobremesas. Como o híbrido tem maturação tardia, a safra colhida pode ser armazenada no porão até dezembro. É importante que, durante o armazenamento, as qualidades comercializáveis e gustativas da fruta não mudem.
O híbrido é autofértil. Para a pera Veles, os polinizadores não são necessários para formar um ovário. Se outras variedades crescerem nas proximidades, elas não se tornarão um obstáculo, mas apenas o rendimento aumentará. Polinizadores adequados são Rogneda, Severyanka e Chizhovskaya.
Considerando a descrição da variedade comentários de fotos de peras Veles, deve-se notar que a árvore dá uma colheita consistente todos os anos. A resistência a doenças e ao fogo bacteriano é alta. Veles passa bem o inverno, suportando geadas severas.
O vídeo fornece uma visão geral da variedade:
Regras de plantio para mudas
É importante destacar que plantar uma pera Veles e cuidar dela praticamente não difere das ações realizadas no cultivo de outras variedades. As mudas são plantadas no inverno e no outono.
Na primavera, as mudas começam a ser plantadas a partir da década de 20 de abril até a segunda década de maio. As plantações de outono duram de outubro ao início de novembro.
De acordo com a descrição da variedade, a pera Veles é uma variedade resistente ao inverno, mas mesmo assim as mudas adoram um local ensolarado, fechado de correntes de ar e ventos frios do norte. A árvore é afetada negativamente pela proximidade de lençóis freáticos. Mudas permanentemente inundadas podem simplesmente ficar molhadas. Veles adora solos soltos e nutritivos.
Para o plantio de mudas, é melhor comprar dois anos de idade. Eles criarão raízes mais rápido. É importante dar uma boa olhada na árvore. Uma muda saudável deve ter um sistema radicular desenvolvido e nenhum dano à casca. Você precisa inspecionar com cuidado o local de vacinação. Pode ser visto no tronco da muda perto da raiz com um tubérculo saliente.
Se for decidido plantar as mudas na primavera, é aconselhável preparar o caroço no outono. Se você se esqueceu de fazer isso, você pode desenterrá-los pelo menos duas semanas antes do plantio. Ao cavar um buraco para uma muda, a camada de solo fértil é deixada de lado. Será necessário para preenchimento. As dimensões ideais do poço são: profundidade - 1 m, largura - 80 cm.
Ao plantar uma muda, as seguintes regras são seguidas:
- para uma muda, o sistema radicular e os ramos são encurtados com um podador afiado;
- ao cavar um buraco, o solo fértil é separado do solo infértil, mas eles são deixados próximos ao local de pouso;
- uma estaca de madeira é cravada no centro da cova de modo que se projete acima do nível do solo até o meio do tronco da muda;
- depois de plantar a pêra, mas antes de regar, a árvore é amarrada levemente a uma estaca com uma corda;
- depois de regada, a terra assentará, a muda encontrará o seu lugar permanente e agora pode ser firmemente amarrada a uma estaca até criar raízes.
A ordem de execução do trabalho descrito no regulamento pode ser visualizada na foto. Agora vamos ver como é o processo de plantio de uma muda de pêra:
- Portanto, uma cava de 1x0,8 m já está pronta. Uma estaca é acionada em seu centro. Seu comprimento, levando-se em consideração a profundidade da cova e a altura de uma muda de pera com dois anos, é de cerca de 1,5 m.
- Uma mistura de nutrientes é feita do solo fértil depositado perto da cova. Para fazer isso, adicione húmus ou composto e misture bem. Você pode prescindir da adição de fertilizantes minerais, mas se o solo for pobre, é melhor adicionar cerca de 200 g de superfosfato e a mesma quantidade de fertilizante de potássio. A mistura resultante irá nutrir as mudas de pêra com substâncias úteis por dois anos.
- 3 baldes são despejados no poço da mistura fértil preparada, mas eles não a nivelam. Uma muda é colocada no tubérculo com raízes, após o que elas são distribuídas uniformemente.
- A pêra é amarrada levemente com uma corda a uma estaca, após o que é coberta com os restos da mistura fértil preparada.
- 2-3 baldes de água são despejados no poço. Quando todo o líquido for absorvido, o solo cederá junto com a muda. Ao nível do solo, o buraco pode ser preenchido com um solo infértil próximo. Você pode bater levemente ao redor do tronco da pêra com o pé. Agora a muda encontrou seu lugar permanente e pode ser firmemente amarrada à estaca. Nesse estado, ele ainda não criará raízes. Em seguida, a corda é desamarrada e a estaca é quebrada. Seus restos no solo irão simplesmente apodrecer e se tornar um fertilizante adicional para a muda de pera.
Existe outra opção de plantio de muda. Seu princípio é baseado na imersão de raízes de pera na lama. Para fazer isso, depois de encher três baldes de mistura fértil, despeje em dois baldes de água. A muda é imersa na lama resultante com raízes, amarradas a uma estaca e preenchendo o buraco.
O vídeo mostra o plantio correto de uma muda de pera:
Cuidado de pêra
Cuidar de um híbrido Veles consiste em procedimentos semelhantes que são usados para outras variedades de peras.
Intensidade de irrigação
Após o plantio, nos primeiros 2-3 anos, a muda é regada pelo menos três vezes por mês. A melhor hora é de manhã cedo ou tarde da noite, quando o sol não queima a terra. Uma árvore adulta é inundada com água até 5 vezes por temporada. Em tempo seco, a intensidade da rega é aumentada. Velesa absorve melhor a água quando esta é despejada nos sulcos. Eles são cavados ao redor do tronco da pêra. Cada sulco é temporário e destina-se apenas a uma irrigação. Depois de absorver água, é enterrado. Para a próxima rega, cave outro sulco em um novo local.
Poda de galhos
Veles, como qualquer outra pêra, pode formar uma coroa naturalmente. No entanto, este negócio não pode ser deixado ao acaso, pois então não se pode esperar um bom rendimento. Para formar a coroa, você precisa aparar os galhos em excesso. Normalmente, um esquema de camadas esparsas é inerente à variedade de pera Veles. Como resultado, a árvore madura desenvolve três camadas de galhos grossos que formam o esqueleto. Além disso, cada camada consiste em cinco ramos.
Ao podar, não deixe o cânhamo. O galho é cortado direto ao tronco e a ferida é coberta com massa de jardim ou coberta com papel manteiga.
Testemunhos
Sobre a pera Veles, as críticas dos jardineiros são apenas positivas. Vamos dar uma olhada neles agora.