Pear Rossoshanskaya: Tarde, Precoce, Beleza, Sobremesa

Na hora de escolher uma pêra, eles se orientam pelo sabor e qualidade da fruta, resistência ao resfriado e doenças. Os híbridos domésticos são adaptados às condições russas e não perdem sua relevância. Descrição, foto e comentários sobre pêra O Dessertnaya Rossoshanskaya ajudará os jardineiros a cultivar uma árvore frutífera em seu local.

Descrição da variedade de pêra Rossoshanskaya

A pera Rossoshanskaya é o resultado do trabalho de criadores domésticos. As variedades foram cultivadas na Estação Experimental de Rossoshansk. A instituição está localizada no sul da região de Voronezh e se dedica à criação de novas variedades.

O primeiro variedades de pêra Rossoshanskaya foi criado em 1952 e recebeu o nome de Dessertnaya. Posteriormente, surgiram outras variedades - Beautiful, Early e Late. Com base nas variedades Rossoshan, híbridos de Tikhy Don, Severyanka, Nerussa foram obtidos.

De acordo com a descrição da variedade e a foto, a pera Rossoshanskaya é uma árvore de porte médio ou vigoroso. A coroa é piramidal ou arredondada. A pêra atinge uma altura de 3 - 4 m. As folhas da planta são ovóides, pontiagudas, com 5 - 10 cm de comprimento. No outono adquirem uma tonalidade amarelo-laranja. A floração da variedade ocorre em maio. As flores são coletadas em pincéis de 4 - 9 unidades.

Dependendo da variedade, os frutos são alongados ou arredondados. Aplicação universal: consumo in natura, secagem, obtenção de compotas, compotas, sumos.

Variedades

Existem 4 variedades de pera Rossoshanskaya, que diferem no período de amadurecimento e na aparência da fruta.

Pear Dessert Rossoshanskaya

O híbrido foi incluído no Registro do Estado em 1965. Recomenda-se o cultivo de peras na Região Central e Central da Terra Negra.

A cultura parece uma árvore de tamanho médio. A variedade apresenta copa arredondada, com espessamento médio. A casca é cinza, os brotos são marrons. As folhas são verdes, grandes, com pontas pontiagudas. A placa da folha é lisa, curva. As flores são brancas, grandes.

Os frutos são achatados e pesam cerca de 190 g. A pele é lisa, não rígida, amarelo claro com um toque de framboesa. A polpa é um pouco densa, bege, exala muito suco. Tem um gosto doce e azedo, com um leve aroma. As propriedades de degustação são avaliadas em 4,5 pontos. Os frutos são bem transportados, o prazo de validade é de 100 a 146 dias. A aplicação é universal.

A variedade Dessertnaya Rossoshanskaya tem alta resistência de inverno. Com uma diminuição da temperatura para -38 ° C, o congelamento foi de 1,4-1,8 pontos. São ferimentos leves, nos quais parte dos botões geradores e brotos anuais morrem.

A árvore tolera bem a seca. Durante a estação de crescimento, ele é danificado por septórios e melada. A resistência à crosta é alta.

Pear Rossoshanskaya Beautiful

A variedade Rossoshanskaya Beautiful é obtida pelo cruzamento da variedade Tonkovotka Mliyevskaya e Favorito de Clapp... Em 1986, foi inscrito no Registro Estadual. A variedade é comum nas regiões meridionais da região da Terra Negra, no norte do Cáucaso e na região do Volga.

As árvores são vigorosas, possuem copa piramidal. A copa é esparsa, a casca é cinza escura, nos ramos esqueléticos é acastanhada. Os tiros são longos e retos. As folhas são verdes, brilhantes, de tamanho médio. Os botões são branco-rosados.

Frutos de pera Rossoshanskaya Beleza médio, tem uma massa de 120 g. O formato é em forma de pêra, alongado. A pele é lisa, não rígida, branco-amarelada, coberta de pontos verdes. A cor está borrada, vermelha. No interior a pêra é amarelada, suculenta, adocicada com sabor azedo. A variedade obteve uma pontuação de degustação de 4 pontos. Os frutos ficam pendurados nos galhos por muito tempo antes de amadurecer. A pêra fica bem armazenada e transportada.

A resistência de inverno da variedade é alta. A uma temperatura de -34 ° C, o grau de congelamento dos rebentos é de até 1,3 pontos. A resistência à seca é média. Com a falta de umidade, os frutos ficam menores. As inflorescências não toleram geadas primaveris.

Importante! Quando a temperatura cai para -2 ° C, a variedade Rossoshanskaya deixa cair flores.

A resistência da crosta é média. Na região de Voronezh, a árvore raramente fica doente. Mais frequentemente, os sinais da doença aparecem ao pousar na região de Oryol.

Pear Rossoshanskaya atrasado

É considerada uma das melhores variedades de inverno. Os frutos são aumentados, pesando 250 - 350 G. O formato é redondo, a cor é verde-amarelada. Quando madura, a casca fica amarela. Sob a influência do sol, surge um rubor avermelhado.

De acordo com a descrição, a pêra tardia Rossoshanskaya tem bom gosto e apresentação. A polpa é bege, macia, com aroma pronunciado. A colheita é colhida em meados de setembro. O período de armazenamento é até fevereiro. Se retirar os frutos mais tarde, a polpa ganha mais açúcar. Isso reduz o tempo de armazenamento da pêra.

A árvore é de tamanho médio, com copa arredondada. A robustez do inverno é alta, a uma temperatura de -32 ° C, a geada é estimada em 1,5 pontos.

Pear Rossoshanskaya Early

A variedade é obtida por polinização cruzada de mudas. peras de mármore e Rossoshanskaya Beautiful. O teste de variedade está em andamento desde 1995. Árvore de médio a alto vigor. A coroa não está engrossada. A casca do tronco é cinza escuro.

Os rebentos são castanhos, ramificando-se fracamente. As folhas são ovóides, verdes, brilhantes, curvas ao longo da nervura. Inflorescências em forma de guarda-chuva com flores brancas.

Os frutos são alongados e de tamanho médio. A pele é lisa, de cor amarela dourada. A maior parte da pêra apresenta um blush vermelho-alaranjado. A superfície é coberta por pequenas perfurações subcutâneas. O sabor é doce e azedo, estimado em 4,7 pontos. A polpa é amarelada, macia, amanteigada.

A pêra de verão Rossoshanskaya tolera uma diminuição da temperatura no inverno para -30 ° С. As ondas de frio agudas no outono são mais perigosas para a árvore. A variedade também não tolera geadas primaveris.

Prós e contras da variedade

As vantagens de cultivar a variedade de pera Rossoshanskaya:

  • alta maturidade precoce;
  • apresentação de frutas;
  • bom gosto;
  • alto rendimento estável;
  • uso universal;
  • aumento da imunidade às doenças.

A principal desvantagem da variedade Rossoshanskaya é a necessidade de plantar polinizadores. Suas variedades são adequadas para cultivo em climas quentes. Para aumentar a resistência ao gelo, eles são enxertados em um estoque resistente.

Condições ótimas de cultivo

Para o cultivo bem-sucedido de peras, uma série de condições são fornecidas:

  • luz natural brilhante;
  • nenhuma árvore ou edifício projetando sombra sobre a pera;
  • área elevada ou nivelada;
  • estratificação profunda das águas subterrâneas;
  • terra preta ou solo argiloso;
  • regar antes e depois da floração;
  • o fluxo de fertilizantes.

Plantando e cuidando da pera Rossoshanskaya

Para obter um alto rendimento em uma base regular, é importante plantar e cuidar adequadamente da pêra. Durante a temporada, a safra requer rega e alimentação, e no outono - preparação para o inverno.

Regras de pouso

A pêra é plantada no final do outono, quando termina a queda das folhas. 2 a 3 semanas antes do frio, a árvore tem tempo para criar raízes. As mudas são adquiridas em viveiros ou outros fornecedores confiáveis. A planta é avaliada visualmente quanto a rachaduras, mofo e outros defeitos. Se a onda de frio veio mais cedo, as mudas são enterradas no solo e cobertas com serragem até a primavera.

Uma cova de plantio é preparada sob uma pêra. É deixado por 3 semanas para o solo encolher. Se isso não for feito, a muda será danificada. Para o plantio na primavera, a cova é preparada no outono.

A ordem de plantio de pera Rossoshanskaya:

  1. Primeiro, eles cavam um buraco de 60 cm de tamanho e 50 cm de profundidade.
  2. Em solo fértil, são misturados com 30 kg de composto, 400 g de superfosfato e 180 g de sal de potássio.
  3. Metade do substrato é despejado no poço e compactado.
  4. Uma pequena colina é formada a partir do solo remanescente, uma muda é colocada nela.
  5. As raízes da planta estão cobertas de terra.
  6. O solo está bem compactado e regado.

Após o plantio, a pêra é regada todas as semanas. O solo é coberto com húmus. Nos próximos 2 a 3 anos, a cultura não requer alimentação.

Regar e alimentar

Basta regar a pera Rossoshanskaya antes e depois da floração. A árvore precisa de umidade para formar ovários. 3-4 baldes de água morna são despejados no círculo do tronco. A rega adicional é possível em tempo seco. A umidade não deve estagnar no solo. Após a rega, o solo é solto e coberto com turfa. No outono, é realizada a última rega sub-inverno.

Durante a temporada, a cultura é alimentada 3-4 vezes. No início da primavera, fertilizantes de nitrogênio são aplicados: uma solução de ureia ou verbasco. A cobertura estimula o crescimento da massa verde. Após a floração, a árvore é alimentada com uma solução de Nitroammofoski.

Conselho! Quando os frutos amadurecem, as peras são trocadas por formulações com potássio e fósforo.

Para 10 litros de água, adicione 40 g de superfosfato e sal de potássio. A solução é derramada sob a raiz ou embutida no solo antes de molhar. A cobertura é repetida em meados de setembro para que a árvore ganhe força após a frutificação. Em vez de minerais, utiliza-se farinha de osso ou cinza de madeira.

Poda

A pêra é podada no início da primavera, antes que o fluxo de seiva comece. Para uma árvore, uma coroa piramidal é formada. O primeiro tratamento é realizado imediatamente após o desembarque. O condutor central é reduzido em ¼. Os rebentos esqueléticos são determinados, os restantes rebentos são cortados. Galhos quebrados, congelados e doentes são removidos anualmente. É permitida a poda no outono, quando termina a queda das folhas.

Cal

A caiação é realizada em novembro ou início de março. O procedimento protege a casca da árvore de mudanças de temperatura e queimaduras de primavera. No processo de caiação, as larvas das pragas que invertem as árvores são destruídas.

É permitido usar uma composição pronta ou fazer você mesmo a partir de água, cal e argila. Em uma pêra, a parte inferior do tronco é processada dos brotos do esqueleto ao solo. A caiação é necessária para árvores adultas e jovens. Para mudas, obtém-se uma mistura menos concentrada.

Preparando-se para o inverno

A preparação das peras para o inverno começa no final do outono. A árvore é regada para que o solo úmido a proteja do frio. Em seguida, o tronco é coberto com terra e uma camada de húmus é derramada.

Conselho! Para evitar que os ratos roam a pêra no inverno, o tronco é envolvido por uma rede ou um tubo de metal.

As plantações jovens precisam de proteção adicional contra o frio. Sobre a pêra ergue-se uma moldura de madeira e junta-se agrofibra. De cima, o plantio é coberto com ramos de abeto. O polietileno não é adequado para abrigos, pois não permite a passagem de umidade e ar.

Polinização

A pêra requer polinizadores para formar ovários. Para o plantio, escolha variedades que floresçam ao mesmo tempo. Sobre o processo de polinização em outros fatores: clima quente, falta de chuva, frio e calor. A pera é plantada em parcela com intervalo de 3 a 4 m, caso não seja possível colocar várias árvores, opta-se por um estoque resistente. Diferentes variedades são enxertadas na copa.

Os melhores polinizadores para a pera Rossoshanskaya:

  • Mármore... A variedade é amplamente difundida na Região Central e Central da Terra Negra. Árvore de médio porte com ampla copa piramidal. Frutos com 160 g de formato cônico regular. A pele é densa, verde-amarelo com um blush avermelhado de mármore. A casta é valorizada pela robustez invernal e pela qualidade da fruta. A principal desvantagem é a sensibilidade à falta de umidade.
  • Tatyana... Variedade de outono, é uma árvore alta com uma copa rara. Frutos com peso até 230 G. A polpa é cremosa e doce. A cor é amarelo-dourado com um blush borrado. A variedade tem qualidades de sobremesa e robustez de inverno. Fracamente afetado por crosta e oídio.
  • Outono Yakovleva... Variedade de frutos de outono, encontrada na faixa do meio. A árvore cresce rapidamente e forma uma copa arredondada e inclinada. Os frutos são de tamanho médio, de cor amarelo-esverdeada com um blush borrado. A polpa é homogênea, macia, amanteigada. Precisa de tratamento para sarna.

Período de amadurecimento Rossoshanskaya

O período de maturação da fruta depende da variedade. Na segunda metade de agosto, as primeiras peras Rossoshanskaya são colhidas. A variedade pertence ao verão, as frutas são armazenadas por 30 dias. O período de amadurecimento da bela pera Rossoshanskaya nas condições da Região da Terra Negra é em meados de agosto. Os frutos são adequados para consumo dentro de um mês.

A variedade Dessertnaya produz no início de setembro. As frutas são armazenadas por no máximo 80 dias. Pear Rossoshanskaya Late dá frutos em meados do final de setembro. Em clima frio, os frutos são mantidos até janeiro.

Produção

A pera Rossoshanskaya dá frutos de forma estável. Os primeiros frutos são colhidos 5-7 anos após o plantio. O pico de frutificação ocorre na idade de 11-15 anos.

O rendimento é amplamente determinado pela variedade:

  • Linda - até 80 kg por árvore;
  • Sobremesa - 70 kg;
  • Antecipado - de 70 a 80 kg;
  • Tarde - 30 kg.

Doenças e pragas

A doença mais perigosa para a pera Rossoshanskaya é a sarna. A lesão assume a forma de pontos escuros que aparecem nas folhas, frutos e flores. Gradualmente as manchas aumentam até 2 - 3 cm, o que faz com que os frutos se tornem pequenos e duros, perdendo o sabor e a apresentação. Para combater a sarna, os preparativos Skor, Strobi, Horus são usados. Os tratamentos são realizados a cada 2 semanas.

Importante! Para a prevenção de doenças, as folhas caídas são removidas anualmente e os brotos cortados.

A pêra atrai sugador, curuquerê, mariposa, pulgões e outras pragas. Os insetos se alimentam da seiva da árvore, o que retarda seu crescimento e reduz o rendimento. Para se livrar das pragas, são usados ​​os inseticidas Agravertin, Iskra, Decis. As árvores são pulverizadas com soluções de trabalho na folha. Cavar o solo no círculo próximo ao tronco e caiar o tronco é uma boa prevenção.

Críticas sobre a pêra Rossoshanskaya

Kuznetsov Vasily Petrovich, 48 anos, Voronezh
Pear Rossoshanskaya Dessertnaya tem crescido em meu site por mais de 8 anos. Enxerti a variedade na muda do pássaro selvagem. Durante este tempo, a altura da árvore não ultrapassava 2,5 m. O rendimento é alto e estável. 3 - 4 peras são amarradas em um pincel. Às vezes aparece crosta nas folhas, mas os frutos não sofrem de doenças. Se você processá-lo regularmente, não haverá problemas com isso. A robustez da árvore no inverno é alta, a madeira não é danificada após o tempo frio. O sabor da fruta é excelente, perfeito para processamento.

Ermolina Maria Alexandrovna, 54 anos, Belgorod
Pêra Rossoshanskaya Linda que recomendo aos amantes das variedades doces. A polpa é suculenta e oleosa. O sabor é doce com acidez agradável. A árvore é despretensiosa e estável. A colheita amadurece em meados e no final de agosto. A variedade é parcialmente autofértil, por isso seu rendimento é sempre alto. Os frutos são avermelhados, têm uma boa apresentação e pesam cerca de 150 G. Pulverizo constantemente o jardim de doenças, para que a árvore fique sempre sã.

Conclusão

Descrição, fotos e comentários da pera Dessertnaya Rossoshanskaya ajudarão os jardineiros a encontrar mudas adequadas para o cultivo. O grupo de castas caracteriza-se pelo elevado rendimento e bom sabor a fruta. O plantio é feito com cuidado constante: regar, alimentar, podar a copa.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção