Contente
Hoje, muitos residentes de verão e proprietários de casas de campo estão enobrecendo seus bens com o plantio de coníferas perenes, em particular pinheiros. Uma éfedra ao longo do perímetro da casa ou ao longo do caminho que leva à casa é muito bonita. Mas há momentos em que a rica cor verde desaparece e o amarelo começa a aparecer. E é nesse momento que a maioria dos proprietários começa a se preocupar com o motivo pelo qual o pinheiro fica amarelo. Os motivos que levam a este fenômeno são muitos: pode ser um processo natural de renovação das agulhas ou uma doença grave da árvore.
Causas naturais de amarelecimento
A principal razão pela qual as agulhas de pinheiro ficam amarelas é a renovação natural. E se o amarelecimento das agulhas das coníferas foi notado no outono, não há por que temer pela saúde do pinheiro. Na verdade, é nesta época do ano que ocorre o processo biológico anual para substituir as agulhas de coníferas.
As agulhas podem ficar amarelas devido ao transplante do pinheiro para um novo local. Esse processo de amarelecimento também é natural, pois a árvore está passando por um período de adaptação às novas condições. É nesta altura que o pinheiro começa a dar rebentos novos, substituindo os velhos.
Nem todas as agulhas de pinheiro ficam amarelas durante o processo natural, principalmente até 50% da copa sofre renovação, enquanto os rebentos e pontas dos ramos devem permanecer verdes. Em primeiro lugar, as agulhas dos ramos inferiores do pinheiro perto do tronco começam a amarelecer e a renovar-se. Então, com o tempo, ele cai. Os ramos inferiores liberados da cobertura de coníferas devem ser cortados. Assim, o pinheiro começará a desenvolver-se de forma mais ativa, o que contribuirá para o rápido surgimento de novos rebentos.
Além do processo biológico de troca de brotos, as agulhas ficam amarelas pelos seguintes motivos:
- condições climáticas desfavoráveis;
- exposição a animais e insetos;
- atividade vital de microrganismos.
Portanto, se você quiser plantar um pinheiro em sua casa de verão, a pessoa deve entender que a planta pode estar em um ambiente incomum para ela. Assim, o crescimento adequado e saudável do pinheiro depende diretamente dos cuidados adequados.
Condições climáticas desfavoráveis
Se as agulhas começarem a amarelar no verão, fique atento. A razão mais provável para o aparecimento de amarelecimento são as condições climáticas desfavoráveis associadas ao clima quente e seco. Neste caso, o pinheiro não tem humidade suficiente para alimentar os ramos superiores e as agulhas, o que leva à sua secagem. O calor é especialmente ruim para mudas de pinheiro recém-transplantadas. Como após o processo de transplante, o sistema radicular praticamente não está adaptado ao novo solo, as raízes não conseguem absorver totalmente todos os nutrientes, e a falta de umidade agrava o processo, o que leva ao ressecamento. Árvores maduras e enraizadas são consideradas mais resistentes à seca.
As chuvas fortes também têm um efeito prejudicial sobre o estado do pinheiro e da sua copa. A supersaturação de umidade pode levar à doença do pinheiro e subsequente amarelecimento dos brotos de coníferas.
O ar poluído tem um impacto direto no crescimento das agulhas coníferas e sua renovação frequente. O pinheiro será desconfortável de crescer perto de grandes rodovias, bem como perto de empreendimentos industriais.
Ajuste incorreto
O correto plantio desempenha um papel importante no bom e saudável crescimento do pinheiro, bem como na formação de uma bela copa. Tendo decidido plantar um pinheiro no seu terreno, é necessário prestar especial atenção à escolha de uma muda. A cor das agulhas de uma árvore jovem deve ser verde brilhante, sem amarelecimento. As raízes da muda devem ser ramificadas, "vivas" na aparência e não danificadas.
Após adquirir uma muda, é necessário escolher o local certo para o plantio. Deve estar aberto. Ao plantar várias árvores, deve-se manter uma distância de até 5-6 m entre elas, pois um pinheiro adulto pode ter uma circunferência da copa de até 5 m.
Durante o plantio, também são impostos requisitos sobre a composição do solo, que deve ser solto e arenoso.
O colar da raiz não deve se projetar acima do solo durante o plantio. As raízes da árvore devem estar localizadas no subsolo. E para evitar que o solo seque, a cobertura morta deve ser realizada, isso também contribuirá para o crescimento lento. ervas daninhas.
Se o pinheiro foi plantado corretamente, sua copa não deve ficar amarela. E se, no entanto, as agulhas começaram a amarelar, e esse processo começou a ocorrer por baixo, sem afetar os brotos das pontas dos galhos, então, muito provavelmente, a árvore se adaptará às novas condições.
Cuidado impróprio
Outra razão pela qual as agulhas de pinheiro ficam amarelas é o cuidado inadequado delas.
Como regra, o pinho não gosta de umidade excessiva, mas também não tolera bem a seca. Árvores jovens, recém-transplantadas para o local, precisam ser regadas pelo menos uma vez por semana. Nesse caso, até 30 litros de água devem ser despejados sob a árvore. Nos anos subsequentes, é necessário regar o pinheiro 2 a 3 vezes durante o verão, dependendo da precipitação. Você precisa regá-lo com água morna, até 90 litros debaixo de uma árvore.
A cobertura também afeta a cor da coroa. Para obter a cor verde brilhante correta, o pinho precisa de fósforo e ferro. Se as agulhas começarem a amarelar, isso indica a falta desses oligoelementos específicos.
Na ausência de cuidados adequados, rega excessiva ou rara, bem como sem alimentação adicional, a árvore transplantada pode não só começar a amarelar, mas também morrer.
Pragas
Se foi observado que as agulhas do pinheiro começaram a ficar estranhamente amarelas, isso pode indicar que a árvore foi danificada por besouros. Besouros da casca ou besouros da casca são as pragas mais comuns das coníferas.
Se o pinheiro for suscetível a danos a esses besouros, os seguintes sintomas também aparecerão:
- estrias resinosas no tronco e ramos;
- o aparecimento no tronco ou no solo próximo a ele de pequena serragem marrom-clara, a chamada farinha de broca.
A presença de escaravelhos e escaravelhos do pinheiro, bem como o seu extermínio prematuro, conduzirá à subsequente morte do pinheiro.
Doenças
Se foi notado que a árvore passou não só a amarelar, mas também a adquirir uma tonalidade vermelha brilhante, que passa a ter uma cobertura cinza após o derretimento da neve, isso indica uma doença causada por um fungo.
A doença fúngica das coníferas é chamada de shute. Na maioria das vezes, essa doença afeta plantações jovens, mas também é perigosa para uma planta adulta.
O principal sintoma da doença é a morte rápida e o amarelecimento das agulhas após o inverno. As agulhas geralmente ficam laranja com uma tonalidade enferrujada dentro de uma semana. As plantas adultas começam a responder ao desenvolvimento da doença um mês após o desaparecimento da cobertura de neve. Normalmente, os ramos inferiores são suscetíveis à morte no pinheiro maduro.
As agulhas que foram infectadas com fungos e ficaram amarelas também apresentam uma tonalidade avermelhada com manchas e linhas pretas. E não caem por muito tempo.
Além disso, agulhas vermelhas secas podem simbolizar a derrota de Fusarium. Essa doença fúngica interfere na passagem de nutrientes das raízes para os galhos e agulhas das coníferas, o que pode levar ao amarelecimento completo e ressecamento da copa.
Ações preventivas
Para evitar o aparecimento de amarelecimento não natural das agulhas, é recomendado cumprir os seguintes requisitos para o plantio de mudas e cuidar adequadamente do pinheiro:
- Ao plantar uma muda no local, as raízes devem ser bem aprofundadas. Também não é permitido deixar o colar da raiz da planta acima do solo.
- Após o plantio, a árvore deve ser regada e alimentada regularmente, para evitar o murchamento e também para que as agulhas não amarelem.
- Se as agulhas começarem a amarelar após o aparecimento de pragas, você definitivamente deve chamar um especialista que o ajudará a processar a árvore de maneira adequada. Você também pode processar pinho usando uma solução de karbofos.
- A detecção precoce de uma doença fúngica salvará a árvore a tempo. A planta deve ser examinada com cuidado para perceber porque as agulhas começaram a amarelar. Para evitar esse tipo de doença, é necessário remover as ervas daninhas em tempo hábil e remover as agulhas caídas, bem como os galhos secos. Um fungicida pode ser usado para prevenir doenças fúngicas.
Conclusão
Existem muitas razões pelas quais o pinheiro fica amarelo. Alguns deles são naturais, enquanto outros são causados pela atividade vital de organismos vivos. Mas com os devidos cuidados e inspeção periódica da árvore, é possível identificar com o tempo o motivo pelo qual as agulhas do pinheiro começaram a amarelar e eliminá-lo em tempo hábil. E então uma beleza saudável, exuberante e perene irá encantá-lo com sua aparência e aroma maravilhosos por nenhum ano.