Contente
O pug da montanha é uma planta ornamental criada especificamente para a decoração de terrenos. Forma incomum, cuidado despretensioso, aroma agradável combinam-se perfeitamente em um pequeno arbusto. Existem certos requisitos de solo e manutenção, considerando que todos podem usar o pinheiro de Pug para o paisagismo.
Descrição do pug de pinheiro da montanha
Externamente, a planta se parece com uma bola ligeiramente achatada. Sua característica distintiva é que a árvore cresce quase da mesma forma em largura e altura, sendo adequada para poda e modelagem. Um arbusto anão da subespécie Pug cresce lentamente - em um ano o tamanho do pinheiro aumenta em apenas 2 a 4 cm. Suas principais vantagens:
- resistência à geada, ventos;
- não requer muita umidade;
- tolera bem o ar gasoso;
- tem baixos requisitos de solo, condições e cuidados.
O nome latino completo é Pinus mugo Mops. A planta atinge uma altura de 1,5 metros, incluindo pequenos brotos. A cor das agulhas é diferente - de verde com azul a esmeralda profunda. As agulhas são substituídas a cada 3-5 anos.
Os cones da variedade Pug são castanhos, em forma de ovo, com 2 a 7 cm de comprimento e os botões são resinosos e crescem densamente. As raízes do arbusto da montanha formam uma grande rede ramificada próxima à superfície do solo. Graças a isso, o pinheiro Pug mantém-se bem em superfícies inclinadas, slides alpinos.
Plantando e cuidando de um pug de pinheiro da montanha
A escolha do local de pouso correto é um destaque. O site deve estar bem iluminado. Na sombra, o arbusto da montanha cresce devagar, a cor das agulhas é opaca, quase verde. Nessas condições, a probabilidade de doença é alta.
O solo para pinheiro Pug deve ser leve, bom para ar e umidade. A acidez pode ser qualquer, embora um ambiente ligeiramente ácido seja melhor tolerado pela planta. Se o solo no local for pesado, denso, é necessário criar uma camada de drenagem adicional - uma mistura de pequenas pedras e areia é despejada sobre o solo (com espessura de camada de pelo menos 20 cm).
O pinheiro Pug tolera bem o ar gasoso, portanto, é frequentemente usado para projetos de paisagem urbana. O arbusto adapta-se facilmente a extremos de temperatura, neve, calor, chuva forte e vento. Em clima quente e seco, é necessária rega adicional. Tal despretensão permite que você cultive uma planta na região central da Rússia, Moscou, Moscou.
Preparação da parcela de mudas e plantio
A época ideal para o plantio de arbustos jovens nas montanhas é a segunda metade da primavera e o início do outono. Para que as mudas de pinheiro Pug criem raízes nas novas condições de solo e temperatura, elas devem ser preparadas com antecedência.
Você pode comprar mudas prontas em lojas comuns ou em receptores especializados. A segunda opção é melhor - em tais lugares, as condições de guardar e crescer, por via de regra, estão perto do ideal. Variedades montanhosas de viveiros são menos doentes e tornam-se mais fortes e resistentes.
Antes de comprar, escolha um dos possíveis sistemas raiz:
- abrir - a planta é colocada em uma área temporária do armazém ou as raízes são cobertas com papel alumínio;
- fechado - cada arbusto é cultivado em um vaso separado.
Uma planta de um vaso tolera melhor o plantio em um novo lugar, cria raízes e se adapta mais rápido. Árvores jovens são escolhidas - a idade da muda deve ser inferior a cinco anos. Eles examinam cuidadosamente as raízes, as agulhas - não devem ter podridão, danos.
Regras de pouso
O pug da montanha deve ser plantado seguindo um padrão específico. A planta precisa do solo certo, o procedimento é estritamente definido:
- cavar um buraco, cuja largura é de 10 a 12 cm a mais que a raiz da muda, a profundidade é de 0,7 a 1 m;
- uma mistura de drenagem (cascalho, areia, tijolo moído) é colocada no fundo, a altura da camada é de 20 cm;
- em seguida, o solo preparado é derramado, que inclui grama, areia ou argila na proporção de 2: 1, respectivamente; é permitido o uso de misturas prontas;
- uma muda de pinheiro Pug é colocada em uma cova, enquanto o sistema radicular não pode ser destruído;
- polvilhe com a mistura de solo, tampe;
- a última etapa é a rega: deve haver mais água do que o normal.
Além disso, fertilizantes são adicionados: esterco preparado, composto, nitrogênio ou fertilizantes complexos. A distância entre os arbustos varia de 1,5 a 4 metros.
Regar e alimentar
O primeiro mês é o mais difícil para uma muda. Regue com cuidado, ao longo do perímetro da cova, uma vez a cada 3-4 dias (dependendo do tempo, clima geral). A água não deve ser derramada perto da árvore.
É imperativo alimentar o arbusto da montanha. Use uma das formulações recomendadas por jardineiros:
- nitrogênio (por exemplo, 40 g de Nitroammophoska); aplicado durante o plantio junto com o solo principal;
- vagão mineral ou especial (por exemplo, Kemira - 30 - 40 g); adicione a droga ao círculo perto do tronco do pinheiro durante os primeiros dois anos.
Depois de dois anos, o pinheiro Pug não precisa mais ser alimentado. Para o desenvolvimento e crescimento normais, há nutrição suficiente da cama da planta.
Mulching e afrouxamento
Arbustos de montanha adultos não requerem procedimentos adicionais. O solo próximo apenas às plantas transplantadas precisa ser solto e coberto com cobertura morta.
Mulching - cobrindo o solo ao redor do tronco com vários materiais para proteger as raízes, melhorar as propriedades do solo. Para o pug da montanha, a turfa é usada. É colocada uma camada de 5 - 6 cm. Com o tempo, a turfa se mistura com as camadas inferiores e enriquece o solo como um todo.
O afrouxamento frequente em torno do pinheiro Pug não é recomendado. A terra é solta em torno do perímetro da cova de plantio quando removida ervas daninhas.
Poda
O pug da montanha inicialmente tem uma forma esférica regular. O corte é praticamente desnecessário. Se necessário, remova os ramos jovens (brotos), prenda ou corte não mais do que um terço do volume da coroa. O procedimento ajuda a desacelerar o crescimento geral dos arbustos da montanha e a tornar a copa da variedade Pug mais densa e compacta. Na primavera, ramos secos e mortos são cortados.
Se preparando para o inverno
O pug da montanha adulto é resistente à geada e responde bem a baixas temperaturas, neve e vento. Dois anos após o transplante, você não precisa cobrir a planta. Os arbustos jovens da variedade Pug são cobertos por ramos de abeto. É especialmente importante isolar um pinheiro da montanha transplantado no outono.
A planta é aberta na primavera, depois que uma temperatura estável acima de zero foi estabelecida. Recomenda-se regar adicionalmente o Pug do pinheiro da montanha com água quente derretida - desta forma, o arbusto "acorda" mais rápido e inicia os processos vegetativos.
Reprodução
Existem três opções de criação: enxerto, sementes, estacas. Cultivar a partir de sementes é um método simples que permite preservar a decoratividade do pug do pinheiro da montanha, sua saúde e durabilidade. O plantio é feito em recipientes separados ou diretamente em terreno aberto (neste caso, mais brotos vão brotar). São plantadas na primavera, após estratificação.
O corte é considerado o método menos adequado e mais demorado. As estacas são retiradas de plantas anuais jovens com um "calcanhar" (parte da casca).Em seguida, colocado em água com uma solução para acelerar o crescimento da raiz por 12 horas e, em seguida, transferido para água pura por três dias. Além disso, o solo é preparado - turfa, areia e terra são misturados em proporções iguais. No plantio, a parte inferior é tratada com Epin ou Zircão. O enraizamento ocorre seis meses depois (para plantações de outono - depois de um ano).
A propagação do pug de pinheiro-da-montanha por enxerto é um processo ainda mais trabalhoso. São usados arbustos de quatro anos. A planta enxertada adota totalmente as propriedades da planta mãe. A auto-enxertia de pinheiro é bastante difícil de realizar, o método raramente é usado. O processo de criação é descrito em detalhes no vídeo:
Doenças e pragas
O pug da montanha é resistente à maioria dos tipos de doenças ou insetos nocivos. Freqüentemente, a causa é solo contaminado ou vetores (pássaros, pequenos animais). O clima e os cuidados inadequados têm um impacto negativo no desenvolvimento.
Na primavera, quando a planta está enfraquecida, o fungo shute pode se desenvolver e as agulhas da planta tornam-se marrom-escuras com manchas pretas. Os ramos secam, aparece uma flor branca (mais parecida com uma pequena teia de aranha). A causa da infecção pode ser falta de umidade, densidade de plantio excessiva. Devido ao fungo, as agulhas caem, o arbusto perde a forma e o apelo decorativo.
Soluções contendo cobre ajudarão a impedir o desenvolvimento do fungo. O pinheiro-da-montanha é tratado por completo, após a retirada de todos os ramos danificados (precisam de ser queimados). Para prevenção, a planta é borrifada com enxofre, Rogor.
Escleroderriose - uma doença comum em árvores coníferas da montanha. Primeiro, os botões secam, depois todo o galho. A parte infectada do pug do pinheiro da montanha é removida; processamento adicional não é necessário.
Fungo de ferrugem (seryanka) se manifesta com uma flor vermelha nas agulhas. Galhos de arbustos afetados são cortados e queimados.
As principais pragas da cultura são algumas borboletas e pulgões. Para a prevenção e eliminação de insetos nocivos, são utilizados medicamentos de composição química ou biológica (por exemplo, Lepidocida). O cuidado adequado, alimentação oportuna e monitoramento são as melhores maneiras de proteger contra pragas e doenças.
Conclusão
O pug da montanha é uma planta ornamental despretensiosa. A resistência ao gelo e a durabilidade permitem plantá-lo em diferentes condições climáticas. Uma agradável forma esférica do arbusto vai caber em qualquer estilo, adequado para decorar um jardim, reservatórios. É melhor propagar pinheiro da montanha por meio de sementes. O principal é tempo e paciência.