Como plantar uma muda de pinheiro

O pinho é considerado um símbolo de saúde e longevidade: num pinhal, o ar está saturado de fitoncidas - substâncias biologicamente activas que têm um efeito benéfico no corpo humano. Por esta razão, muitos estão tentando plantar uma muda de pinheiro perto de casa para usar constantemente um inalador natural e criar um microclima único e saudável no local de residência. É necessário entender claramente onde e como plantar um pinheiro em uma casa de veraneio, quais os cuidados a ter no futuro, para que a planta se desenvolva corretamente e sirva como um bom complemento à paisagem.

É possível plantar pinheiro perto de casa

O pinheiro silvestre é uma árvore perene com uma copa densa que se espalha. Cresce rapidamente em solos arenosos pobres e atinge uma altura de 30 metros. Isso vale a pena considerar se você decidir plantar um pinheiro no quintal da casa. A peculiaridade da árvore é que ela seca o solo. Com falta de umidade, suas raízes podem ser profundas, mas muito depende da qualidade e da natureza do solo. Um pinheiro alto serve de alvo para relâmpagos em uma tempestade, portanto, pode se tornar uma fonte de incêndio e perigo para outras pessoas.

Os especialistas desaconselham o plantio de árvores perto de casa. Na idade adulta, possui um forte sistema radicular que pode danificar ou até destruir a base. A distância do pinheiro plantado no jardim à casa deve ser de pelo menos 5 metros.

As culturas de coníferas são atacadas por pragas (escaravelhos, vermes) ou sofrem de doenças de espécies específicas. A luta se resume ao uso de inseticidas. No caso de os medicamentos não ajudarem, a árvore infectada é totalmente removida.

É necessário determinar cuidadosamente os locais de plantio, selecionar variedades que atendam às necessidades e realizar regularmente as medidas agrotécnicas necessárias com as árvores.

Que pinheiro plantar no local

Não se deve desistir de plantar um pinheiro no campo ou perto de casa por causa da altura que atinge na idade adulta. Existem variedades subdimensionadas que têm as mesmas propriedades de limpeza, bactericidas e medicinais de seus parentes altos:

  • Variedades de pinheiro escocês Fastigiata tem formato piramidal, podendo atingir a altura máxima de 15 metros. É muito compacto, cabe facilmente em qualquer jardim, por isso é ideal para plantar em pequenas áreas;
  • Variedade Vatereri tem uma coroa ovóide, sua altura média é de 4 metros. A árvore cresce lentamente, adora áreas ensolaradas, tolera bem o inverno;
  • Pinheiro da montanha - um pequeno arbusto ramificado, harmoniosamente combinado em design com lariço, bétula. A planta é pouco exigente para o solo, resistente a doenças e pragas, invernos bem após o plantio;
  • Variedade compacta pequeno, até 5 metros, com uma variedade de formas anãs de cobertura do solo rastejando ao longo do solo. O crescimento anual após o plantio é de apenas 10 cm;
  • Cedro anão - tem ramos amplamente espalhados. A altura máxima da planta é de 4 m.As agulhas são muito bonitas, reunidas em cachos de cinco peças. As árvores parecem mais espetaculares em plantações em grupo;

As variedades listadas podem crescer com sucesso em todo o território da Federação Russa, tolerando facilmente o calor, geada, neve e seca. Os pinheiros na região de Moscou, Novosibirsk, Krasnodar têm uma ótima aparência e são agradáveis.

Onde plantar um pinheiro no local

Pinheiros são árvores despretensiosas que podem crescer em solos pobres. Os melhores solos para o plantio são arenosos e franco-arenosos. Em terras organicamente ricas, turfeiras, calcários, coníferas, surpreendentemente, crescem mal. Variedades mediterrâneas e americanas prosperam em solos ricos, mas seus brotos não têm tempo de amadurecer, então há uma alta probabilidade de congelamento sem abrigo. As espécies alpinas preferem o plantio em solos alcalinos com alto teor de calcário.

O pinheiro é uma planta que ama a luz, para a qual qualquer lugar é adequado, desde que localizado numa área iluminada. Então a árvore cresce esparramada, com uma copa densa. Na sombra, a planta se estende para cima, seus ramos inferiores secam e morrem.

O melhor local para pousar é no lado sul da sua casa ou na garagem.

Datas de plantio de pinheiros

Ideal para o plantio de pinheiros no outono serão as datas do final de setembro ao início de outubro, na primavera - final de abril - início de maio. Existe uma tecnologia de replantio no inverno, mas isso requer equipamentos especiais.

No verão, período de crescimento ativo, tais manipulações não são recomendadas devido à necessidade de grande quantidade de água para as raízes da planta, bem como sua formação ainda não finalizada e a lignificação dos brotos.

Plantar um pinheiro na primavera será a melhor opção, pois neste caso a planta terá tempo para criar raízes e se preparar para o inverno antes do outono.

No outono, todos os processos ficam mais lentos nas árvores, o enxerto é indolor.

No inverno, plantar um pinheiro só é possível se a muda for coberta com ramos de abeto ou material especial.

Como plantar um pinheiro no local

O processo de plantio de pinheiros em um viveiro inclui uma série de atividades:

  • escolha do local;
  • determinação do tipo e acidez do solo;
  • misturar os constituintes do substrato;
  • preparar uma cova para plantar uma árvore;
  • seleção de uma muda;
  • pousar;
  • curativo superior;
  • rega;
  • cobertura morta;
  • sombreamento;
  • liga - se necessário.

Preparando o solo para o plantio de pinheiro

O substrato deve ser preparado de acordo com as preferências das coníferas. Eles adoram solos ácidos, que absorvem a umidade e respiram. Durante o plantio, vale a pena misturar turfa alta, agulhas caídas com o solo (na proporção de 1: 2: 1). Em seguida, adicione 100 g de serragem fresca e 8 g de enxofre de jardim ao substrato.

No futuro, é necessário monitorar a acidez e mantê-la no patamar de 4 unidades. Para isso, toda primavera recomenda-se cobrir o solo com serragem, alimentar com fertilizantes ácidos, regar com água acidificada (1 colher de chá de ácido cítrico por 3 l de água). Estas atividades, após o plantio do pinheiro no solo, criam as condições ideais para o seu crescimento.

Plantar mudas de pinheiro

Ao pousar, é necessário fazer um furo, em forma de cone ou pirâmide invertida. Para uma muda de até 70 cm de altura, um buraco de 60 por 60 cm é suficiente. Se o solo no local for denso, argiloso, o buraco precisa ser aprofundado em 30 cm - para criar drenagem no fundo da argila expandida , areia, tijolo quebrado, seixos. É necessário aplicar um fertilizante universal na cova - 100 g por muda, derramar o local de plantio com água (6 litros na cova). O colo da raiz da muda deve estar acima do nível do solo, caso contrário, a planta pode morrer. A posição correta do pescoço é mais fácil de conseguir se a muda tiver um torrão de terra nas raízes. A árvore deve ser colocada estritamente verticalmente. Adicione terra, se necessário. É necessário regar o pinheiro após o plantio. Graças ao abastecimento de água, as raízes e o solo ficam em melhor contato, a muda se recupera mais rápido. Para reter a umidade, o solo deve ser coberto com qualquer material disponível.A estrutura ou suporte será útil para a planta durante ventos fortes, mau tempo.

A que distância plantar pinheiros

O cumprimento da distância entre os pinheiros no momento do plantio é um pré-requisito para uma tecnologia agrícola adequada. Se variedades altas forem plantadas, a distância mínima entre as árvores deve ser de 4 a 5 metros; para variedades de baixo crescimento, uma lacuna de 1,5 metros é suficiente.

Recorde-se que a plantação de árvores altas não é permitida a menos de 4 metros da divisa com os vizinhos, a não mais de 1 m da faixa de rodagem das vias comuns, a 5 m dos edifícios residenciais do local. Pinheiros não podem ser localizados sob linhas de força se suas coroas interferirem com o fornecimento de energia ... A distância mínima dos dutos de gás e água deve ser mantida a uma distância de pelo menos 2 m.

O que pode ser plantado sob um pinheiro no campo

A serapilheira de coníferas aumenta a acidez do solo sob as árvores, portanto, as plantas que amam esse tipo de solo podem ser plantadas ao lado delas.

Rododendros tolerantes à sombra se encaixam harmoniosamente no design. Hortênsia com pedúnculo e uva de donzela dão-se bem debaixo dos pinheiros: para estes cipós, a árvore é um suporte. A cobertura do solo reclinada cresce bem em solo ácido. Na base dos pinheiros, várias espécies hospedeiras têm boa aparência e se desenvolvem. Plantar sob espécies coníferas de amora-da-neve, bergenia, samambaia, lírios do vale parece original.

É possível plantar um pinheiro abatido

Recentemente, nos feriados de ano novo, muitas pessoas usam pinheiros em vez de árvores tradicionais. É possível dar uma chance de vida a uma árvore derrubada, mas o processo de enraizamento e plantio será bastante difícil, trabalhoso e na maioria dos casos o resultado não é garantido. Para realizar tal evento, você deve:

  1. Escolha uma árvore pequena (1,5 m) com agulhas verdes e galhos flexíveis.
  2. Corte alguns centímetros do tronco na base.
  3. Mergulhe o corte da serra em uma solução de estimulador de crescimento de raízes.
  4. Amarre com um pano úmido, deixe o pinheiro na varanda até o Ano Novo.
  5. Coloque a árvore em um recipiente com areia úmida de rio.
  6. Pulverize os ramos com um estimulante de crescimento.
  7. Coloque a árvore longe de aparelhos de aquecimento.
  8. Raízes e novos brotos devem aparecer em duas semanas.
  9. Água com estimulantes de crescimento.
  10. Se a árvore for verde em abril, dá crescimento, pode ser plantada.

Características do plantio de pinheiros da floresta

Para que um pinheiro selecionado na floresta crie raízes após o plantio, sua altura deve ser de 60 a 120 cm, e sua idade deve ser de cerca de 4 anos, o tronco deve ser plano, os galhos devem ser alternados. Depois de escolher uma árvore, deve-se cavar ao redor do tronco a uma distância de 50 cm, a uma profundidade que o maior pedaço de terra seja extraído com as raízes.

O plantio é melhor feito no início da primavera, mas a taxa de sobrevivência da planta dependerá do clima e dos cuidados. Os fertilizantes devem ser aplicados em uma cova correspondente ao tamanho do coma, a seguir a planta deve ser colocada, o solo preparado deve ser adicionado e regado abundantemente. Nesse caso, é necessário manter a umidade do solo.

Como cuidar de um pinheiro

Devido ao sistema radicular desenvolvido do pinheiro, bem como à sua despretensão para com o solo, pode crescer em quaisquer condições, incluindo zonas rochosas e montanhosas. Plantar um pinheiro e cuidar dele não é difícil e consiste no seguinte:

  • cobertura - durante o plantio e nos próximos 3 anos;
  • rega - os primeiros 2 anos até o enraizamento completo;
  • afrouxamento - durante a remoção de ervas daninhas;
  • cobertura morta - após o plantio;
  • poda - para desacelerar o crescimento e a formação de copas;
  • luta contra doenças, pragas - realizada por tratamento oportuno com inseticidas adequados;
  • preparação para o inverno - proteção de mudas jovens da geada.

Como regar adequadamente um pinheiro

No estado adulto, os pinheiros toleram facilmente a falta de água, especialmente porque as agulhas caídas cobrem o solo, retendo a umidade nele. A exceção é o pinheiro Rumeliano, que é uma planta que ama a umidade, exigindo regas repetidas por estação (20 litros por planta).

A rega dos pinheiros no outono é necessária para as mudas, que foram plantadas recentemente. Se o solo for úmido, a planta congela menos, suas agulhas não queimam na primavera, pois as raízes alimentam toda a árvore de umidade.

Quantas vezes regar um pinheiro

A necessidade de regar depende da idade da árvore. Imediatamente após o plantio, as mudas jovens precisam ser regadas semanalmente. As raízes não sufocarão na água se a drenagem for bem feita.

Basta umedecer a árvore enraizada três vezes por temporada. No verão, será útil regar os pinheiros borrifando ao pôr do sol, quando não há evaporação ativa. Este procedimento torna mais fácil para eles tolerar o ar seco e abafado.

Como regar um pinheiro

Após o plantio, até três baldes de água quente decantada são despejados sob as árvores jovens após o plantio. As plantas maduras requerem 5-10 baldes por rega.

Com a diminuição da acidez do solo, vale a pena fazer regas periódicas com uma solução de ácido cítrico ou vinagre.

Não negligencie a fertilização líquida periódica das plantas, contribuindo para o seu rápido desenvolvimento.

Top curativo

O revestimento superior de um pinheiro adulto é opcional. Mas se for feito, a árvore parece mais bem cuidada, cresce mais ativamente. O fertilizante ideal seria composto - lixo orgânico decomposto. É semelhante em composição ao solo. Para sua introdução, é necessário afrouxar o círculo próximo ao tronco, adicionar a composição, misturar com o solo.

Atenção! Deve-se lembrar que as raízes da planta ficam próximas à superfície, por isso o afrouxamento deve ser feito com cautela.

A fertilização com fertilizantes minerais é feita uma vez por ano, de acordo com as instruções. Eles estão espalhados por todo o círculo próximo ao tronco, após o qual abundantemente regados com água. A fertilização no outono não é recomendada, para não provocar o crescimento de novos brotos que não amadurecem pelo frio do inverno.

Afrouxamento e cobertura morta

Enquanto o pinheiro está no estágio de uma planta jovem e fraca, seu círculo próximo ao caule deve ser mantido limpo. Para fazer isso, é necessário realizar inspeções regulares, capina. Sobre ervas daninhas pragas que transmitem doenças podem sobreviver. A capina é acompanhada de um afrouxamento superficial para não machucar as raízes da árvore jovem. O afrouxamento deve ser combinado com cobertura morta com turfa, casca, folhas. Com esse cuidado, o solo não seca por muito tempo, e o número de ervas daninhas é reduzido significativamente.

Formação de pinheiros

A forma do pinho pode ser ajustada. Com um desenvolvimento assimétrico ou não totalmente harmonioso dos ramos das árvores, poderá realizar a sua poda estética.

Para a densidade da copa em maio-junho, vale beliscar as pontas dos brotos jovens. Com isso, os sucos da planta são redirecionados para a formação de brotos laterais, e o crescimento dos centrais será interrompido.

Na primavera realiza-se a poda sanitária, são retirados os ramos secos ou danificados.

As tesouras de poda utilizadas nesta operação devem ser afiadas e desinfetadas. As seções devem ser tratadas com sulfato de cobre ou verniz de jardim. Uma poda não deve remover mais de um terço da massa verde da copa.

Proteção contra doenças e pragas

O aparecimento da doença ou a presença de pragas é evidenciado por danos na casca, agulhas e alteração da cor. Com o início da primavera, vale a pena inspecionar a árvore para detectar esses sinais. Entre as pragas mais comuns são observadas:

  • Hermes - suas colônias parecem algodão, enquanto as agulhas ficam amarelas;
  • Sawfly - os rebentos ficam vermelhos, os ramos perdem as agulhas;
  • besouro de casca - um besouro comendo passagens na madeira é capaz de destruir uma árvore em um mês.

O controle de pragas é feito com inseticidas. Se as drogas forem ineficazes, as árvores serão destruídas.

As doenças dos pinheiros incluem:

  • shute - quando aparecem manchas marrons, as agulhas se desintegram;
  • ferrugem - caracterizado por manchas laranja, inchaço nas agulhas.

Para prevenir doenças para fins profiláticos, as coníferas podem ser tratadas no outono com o líquido Bordeaux.

Se preparando para o inverno

Uma planta jovem com um sistema radicular fraco requer sua proteção após o plantio. Para isso, antes da geada, o círculo do tronco deve ser coberto com uma camada espessa (até 10 cm) de turfa. Isso mantém uma temperatura e umidade confortáveis.

Você pode proteger as mudas da geada nas regiões do norte do país cobrindo-as com ramos de abeto. Na primavera, as coníferas costumam sofrer com o sol forte, que as queima. Para proteção, um material especial de cobertura não tecido ou malha também é usado. Isso cria sombra e evita que o pinheiro seja atingido.

Como manter mudas de pinheiro até a primavera

Ao contrário das mudas decíduas, as espécies de coníferas não são armazenadas na adega até o plantio na primavera. Basta cavá-los no jardim direto nos recipientes. O local deve ser protegido do sol, do vento, das raízes das mudas - ser em solo úmido, que deve ser coberto de cima com turfa ou terra. A seguir, devem ser recobertos com polietileno para evitar que se molhem, e a coroa deve ser recoberta com material de cobertura não tecido.

Se o solo estiver congelado e as mudas não puderem ser enterradas, elas podem ser colocadas em uma caixa, cobertas com serragem ou turfa e colocadas em uma câmara fria. Neste caso, as coroas não precisam ser cobertas, e a própria caixa deve ser isolada por cima e por baixo com um pano, feltro ou trapos. O solo nos recipientes deve ser úmido.

Reprodução

O método mais comumente usado de propagação de pinheiros por sementes. Ele fornece dois métodos - com um sistema de raiz aberto (semeadura diretamente no solo) e um fechado (em um recipiente pessoal). O segundo método é mais seguro, pois a planta não se machuca no momento do plantio.

O método vegetativo de reprodução consiste no enraizamento dos brotos do pinheiro. Mas o processo não é confiável: as estacas não dão raízes bem.

O método de divisão é adequado para variedades de pinheiro com troncos múltiplos.

A reprodução por vacinação é possível. Mudas de quatro anos são usadas como estoque. Nesse caso, a planta retém as propriedades do pinheiro de onde foi tirada a estaca para o rebento.

O cultivo de pinheiros como um negócio

O cultivo de pinheiros para venda é considerado um negócio lucrativo com custos financeiros e trabalhistas mínimos. O primeiro lucro é possível dentro de dois anos após o plantio. Este negócio é adequado tanto para jardineiros como para empresários. O trabalho é simples, lucrativo, mas sazonal. Para começar, você precisará de um terreno de pelo menos 2 hectares, terreno fértil e estufa. A escolha das variedades para o plantio é de grande importância. Eles devem atender aos critérios:

  • adaptação ao clima local;
  • resistência a doenças;
  • conteúdo despretensioso;
  • crescimento rápido.

Tanto o plantio de mudas compradas quanto o cultivo de pinheiros a partir de sementes com a organização empresarial certa é um negócio lucrativo.

Conclusão

Antes de plantar uma muda de pinheiro no local, vale a pena decidir sobre a variedade, localização e posterior desenvolvimento do projeto, tendo em conta a nova planta nela existente. Plantar um pinheiro no verão será arriscado, pois não há garantia de sua sobrevivência. É melhor fazer isso em uma época mais confortável - no outono ou na primavera, enquanto observa a agrotecnologia do cultivo de coníferas.

Comentários (1)
  1. Obrigado pela informação informativa.

    11/05/2020 às 11h05
    Ayagoz
Dê retorno

Jardim

Flores

Construção