Pinus mugo Mugo

O pinheiro da montanha é comum na Europa Central e Meridional, nos Cárpatos cresce mais alto do que outras florestas de coníferas. A cultura distingue-se pela sua extraordinária plasticidade, podendo ser um arbusto com vários troncos ascendentes ou um curto, coroado por uma coroa em forma de alfinete, duende com brotos de cotovelo. O pinheiro-da-montanha Mugus é uma das formas naturais mais utilizadas na concepção de paisagens.

Descrição do pinheiro da montanha Mugus

Pinho da montanha Mugo var. Mughus não é um cultivar, mas uma subespécie, portanto sua forma é estável e todos os espécimes são semelhantes entre si. É um arbusto rasteiro com galhos curvos e brotos ascendentes.

Mugus cresce muito lentamente, mais em largura do que em altura. Um arbusto adulto geralmente atinge 1,5 m com um diâmetro de copa de até 2 m. Os brotos jovens são lisos, verdes, então tornam-se acinzentados. A casca velha é marrom-acinzentada, descasca, mas não cai, apenas fica marrom-escura, característica específica dos pinheiros montanhosos.

As agulhas são verdes escuras, muito densas, duras, podem ser uniformes, parcial ou totalmente torcidas, o comprimento é de 3 a 8 cm. As agulhas são coletadas em 2 peças e vivem de 2 a 5 anos. A propósito, este é um indicador da saúde de um pinheiro da montanha. Quanto mais tempo as agulhas permanecem no arbusto, mais confortável a planta se sente. A queda severa de agulhas é um sinal de problema, uma necessidade urgente de procurar e eliminar a causa.

Os cones são simétricos, depois de amadurecidos olham para baixo ou para os lados, fixam-se directamente nos rebentos ou penduram-se em estacas curtas, amadurecem no final da segunda época. No outono do primeiro ano, a cor é marrom-amarelada. Quando totalmente maduro, a cor é a mesma da canela. Em uma montanha, pinhas do mesmo tamanho, escudos escamosos em forma de quilha - também. Apenas na parte inferior eles são planos, e no meio - com um crescimento, muitas vezes equipado com um espinho.

A raiz do pinheiro da montanha Mugus penetra fundo no solo. Portanto, a cultura pode ser usada como uma cultura protetora do solo, ela resiste bem à seca e se desenvolve em qualquer solo. Na natureza, Mugus freqüentemente cresce entre pedras, na beira de penhascos, e a copa literalmente fica suspensa no ar. Ele permanece lá apenas graças à poderosa raiz tenaz.

Embora a pátria do pinheiro da montanha Mugus sejam os Bálcãs e os Alpes Orientais, ele cresce sem abrigo na segunda zona e pode suportar geadas até -45 ° C. Em um lugar, o arbusto, se mantido adequadamente, viverá 150 -200 anos.

Pinheiro da montanha Mugus em paisagismo

Devido ao formato da copa e ao tamanho mais que modesto, o pinheiro Mugus parece ter sido destinado ao cultivo em jardins japoneses. Ela fica bem em jardins de pedras, jardins ornamentais e outras composições entre pedras e pedregulhos.

Mugus se agarra tenazmente ao solo com uma raiz poderosa, pode ser plantado em qualquer área inclinada e, se os proprietários tiverem recursos suficientes, até mesmo usá-lo para fortalecer encostas em declive. A cultura geralmente adorna os terraços ou a porta da frente de uma casa.

O pinheiro-da-montanha Mugus é cultivado em canteiros com flores pouco exigentes à humidade, entre pequenas rosas. Isso iluminará o primeiro plano de grandes e pequenos grupos de paisagens.

Mas os designers não o usam como uma tênia - o pinheiro Mugus é pequeno e vence nas plantações em grupo. Mesmo que outras coníferas sejam suas vizinhas.

O pinheiro da montanha Mugus fica bem na empresa:

  • urzes;
  • cereais;
  • rosas;
  • outras coníferas;
  • coberturas de solo;
  • peônias.

A cultura pode ser plantada até no menor jardim e sempre chama a atenção.

Plantando e cuidando do pinheiro da montanha Mugus

Ao cuidar do pinheiro Mugus, deve-se ter em mente que na natureza ele cresce no alto das montanhas. Esta não é uma variedade criada artificialmente, mas uma subespécie. As condições confortáveis ​​para o arbusto serão tais que sejam o mais natural possível.

Mugus prefere solos moderadamente férteis e bem drenados. Mas suporta solos um tanto compactados e pobres. Em um lugar onde a água permanece constantemente, o pinheiro da montanha morrerá.

Mugus cresce bem com luz forte. Uma sombra clara é aceitável, mas não desejável. Robustez do inverno - zona 2. Resistência à poluição antropogênica - satisfatória. Isso significa que pinheiros não podem ser plantados perto de fábricas, estacionamentos ou rodovias.

Um arbusto em locais onde a água subterrânea chega perto da superfície crescerá apenas com uma boa drenagem, e ainda melhor - em um aterro artificial.

Preparação da parcela de mudas e plantio

As mudas de pinheiro-da-montanha Mugus devem ser levadas apenas em recipientes. Mesmo que a raiz seja arrancada com um pedaço de terra e coberta com estopa. Penetra fundo no solo, a planta em si é pequena, sua idade é difícil de reconhecer. É possível que a raiz tenha sido danificada durante a escavação. E o transplante de pinheiro normalmente é tolerado apenas até 5 anos, então há uma grande probabilidade de que ele simplesmente não crie raízes.

Ao comprar um arbusto, deve-se prestar atenção às agulhas. Quanto mais anos as agulhas foram preservadas, melhor é a muda.

Conselho! Se um pinheiro da montanha tem agulhas por apenas dois anos, é melhor não comprar uma planta.

Isso significa que nem tudo está bem com a muda. É "no limite", e plantar em novas condições, mesmo em contêiner, ainda é estressante.

Importante! Plantar um pinheiro de raiz aberta nem deve ser considerado.

Uma cova para Mugus é cavada com 2 semanas de antecedência. Substrato recomendado: relva, areia, argila, se necessário - cal. A drenagem pode ser de cascalho ou areia. O que não pode ser adicionado durante o plantio é húmus de origem animal.

Um buraco é cavado tão fundo que pelo menos 20 cm de drenagem e uma raiz podem caber lá. A largura é 1,5-2 vezes o coma de terra. A drenagem é despejada na cova de plantio, o volume restante é preenchido em 70% com um substrato, preenchido com água.

Regras de pouso

O pinheiro da montanha cultivado em recipientes pode ser plantado durante toda a temporada. Mas no sul, no verão, é melhor não fazer isso. Deve-se dar preferência ao plantio na primavera em climas frios e temperados, no outono quente ou quente.

A principal coisa ao plantar um pinheiro da montanha Mugus é medir cuidadosamente a posição do colo da raiz. Deve coincidir com o nível do solo ou ser 1-2 cm mais alto. Se você aumentar em 5 cm permitido para outras variedades, não vai terminar bem. Mugus é um anão de verdade, isso é demais para ela.

Processo de plantio:

  1. Uma parte do substrato é retirada da fossa.
  2. Uma muda é instalada no centro, a posição do colo da raiz é medida.
  3. Polvilhe o solo em camadas, compactando cuidadosamente para que não se formem vazios.
  4. Rega.
  5. O círculo do tronco é coberto com cobertura morta.

É melhor usar a casca das árvores coníferas compradas no centro de jardinagem como cama. É vendido já processado, é impossível trazer pragas e doenças com ele. É por isso que a serapilheira ou casca de coníferas coletadas independentemente na floresta não podem ser utilizadas para esse fim.

Turfa, serragem podre ou aparas podem ser usados ​​como cobertura morta. Os novos apodrecem no local, geram calor e podem destruir qualquer planta.

Regar e alimentar

O pinheiro da montanha Mugus necessita de rega frequente apenas pela primeira vez após o plantio. No futuro, eles só podem danificar a cultura. Esta variedade é muito tolerante à seca e não tolera o alagamento.

As plantas jovens (até 10 anos de idade) são regadas uma vez por semana no verão quente. Maduro - não mais do que uma vez por mês, mas ao mesmo tempo cerca de 50 litros de água são consumidos para cada cópia.

A cobertura deve ser aplicada apenas para pinheiros jovens (até 10 anos): na primavera com predomínio de nitrogênio, no outono - potássio-fósforo. Espécimes adultos fertilizam, crescendo apenas em condições desfavoráveis. Por exemplo, em um centro industrial.

Mas o curativo foliar, especialmente com um complexo de quelato com a adição de sulfato de magnésio e epin ou zircão, é desejável. Eles não apenas compensam a falta de oligoelementos, mas também aumentam a resistência do pinheiro da montanha a condições adversas, incluindo a poluição do ar.

Mulching e afrouxamento

O solo sob o pinheiro da montanha Mugus deve ser solto apenas nos primeiros dois anos após o plantio. Essa operação quebra a crosta formada após as chuvas e a irrigação do solo e permite que as raízes recebam o oxigênio, a umidade e os nutrientes necessários.

No futuro, eles estão limitados a cobertura morta do solo, o que retém a umidade e evita a germinação ervas daninhas, cria um microclima adequado.

Poda

O pinheiro Mugus cresce lentamente e necessita apenas de podas sanitárias. Você pode aumentar seu efeito decorativo cortando 1/3 do crescimento jovem na primavera. Mas a cultura é bela mesmo sem a formação da coroa. Claro, se desejar, você pode criar algo original cortando, como na foto.

Se preparando para o inverno

Apenas as plantas jovens precisam de abrigo para o inverno para a primeira, e nas regiões frias e no segundo inverno após o plantio. Para isso, basta cobrir o solo com uma espessa camada de turfa e embrulhar o pinheiro-da-montanha Mugus com um não tecido branco, ou colocar em cima uma caixa de papelão com orifícios previamente feitos. É importante consertá-lo de alguma forma para que o vento não o arranque.

Então, o pinheiro da montanha hibernará perfeitamente sob a neve.

Reprodução

Quem gosta de propagar o pinheiro da montanha Mugus só poderá usar sementes. Não se trata de uma variedade, e todas as mudas, se for possível trazê-las para um local permanente, terão um alto efeito decorativo.

Mas é extremamente difícil fazer isso sem uma sala especialmente equipada. Além disso, cuidar de plantas jovens leva muito tempo. Portanto, as mudas morrerão constantemente e é improvável que vivam até os 5 anos de idade.

O corte de pinheiros, incluindo Mugus, geralmente termina com a morte dos brotos enraizados. A cultura pode ser propagada por enxerto, mas esta operação não é para amadores.

Doenças e pragas

Os pinheiros costumam ficar doentes e são afetados por pragas. Contra seu pano de fundo, a montanha Mugus parece um modelo de saúde. Mas só se plantado em local correto e ecologicamente correto.

Importante! Os transbordamentos criam grandes problemas e o bloqueio constante do solo pode levar à morte da planta.

Entre as pragas do pinheiro-da-montanha estão:

  • pinheiro hermes;
  • pulgão do pinheiro;
  • escala de pinheiro comum;
  • traça do pinheiro;
  • colher de pinho;
  • pinheiro broto de bicho-da-seda.

Ao cuidar do pinheiro da montanha Mugus, você pode encontrar as seguintes doenças:

  • ferrugem de pinheiro (seryanka, crustáceo de resina);
  • apodrecimento causado pelo alagamento do solo.

Ao primeiro sinal de doença, o pinheiro-da-montanha é tratado com fungicidas. Parece que vale a pena ajustar a rega, plantar o arbusto no “sítio certo”, e não haverá problemas. Infelizmente, esse não é o caso. A ferrugem cria muitos problemas para os jardineiros.

As pragas são destruídas com inseticidas. Para evitar problemas, o pinheiro deve ser examinado cuidadosamente, afastando os ramos com cuidado e com as mãos limpas.

Conclusão

O pinheiro da montanha Mugus resiste à poluição do ar melhor do que outros membros do gênero. A sua decoratividade e dimensões reduzidas permitem o plantio de culturas em grandes jardins e pequenos jardins frontais, e com o local certo, não demora muito na hora de sair.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção