Contente
Spirea Billard - arbusto de folha caduca com flor família Rosaceae, que não perde sua atratividade durante a estação quente. A par da elevada decoratividade, a cultura distingue-se pela boa resistência às geadas e despretensão, sendo recomendada para cultivo mesmo nas regiões do Norte.
Descrição da spirea de Billard
A Spirea de Billard (Spiraea billardii) é um arbusto poderoso que cresce até 2 m de altura, os exemplares individuais chegam a 2,5 m. Os caules são retos, crescem verticalmente para cima, formando uma exuberante coroa em forma de esfera. A parte inferior dos rebentos é desprovida de folhagem, é lignificada, nervurada, de cor castanho-acinzentada. Os ramos jovens são avermelhados, cobertos de folhagem densa, resilientes e flexíveis.
As placas foliares são oblongas, lanceoladas, com nervura central bem visível, comprimento médio de 10 cm e o dorso da folha é azulado.
O período de floração vai do final de julho até a primeira geada de outubro. As inflorescências são grandes (até 20 cm), piramidais, lembrando velas fofas e perfumadas. Em um pedúnculo longo, muitas flores pequenas com 5 pétalas arredondadas e estames longos são coletadas. A cor das inflorescências é rosa intenso. O mais popular é o Triumfans spiraea da Billard, que floresce com panículas de framboesa com um delicioso aroma de mel.
Spiraea de Billard (Spiraea x billardii) é um híbrido resistente ao inverno obtido pelo cruzamento de spiraea salicifolia e Douglas spirea (Spiraea douglasii). Esta variedade foi cultivada em 1854 e desde então se espalhou. No território da Federação Russa, a spirea de Billard é plantada da Crimeia à região de Arkhangelsk.
Spirea Billard em paisagismo
O spirea de Billard vai bem com muitas plantas, não é à toa que é tão popular entre os paisagistas. Seus vizinhos podem ser outros arbustos com flores e coníferas. As composições com essas plantas parecem ótimas:
- weigela;
- derain;
- viburnum;
- lilás;
- açao;
- scump;
- salgueiro;
- pinho;
- abeto;
- zimbro.
A spirea de Billard é usada no projeto de jardins ornamentais, mixborders, canteiros de flores e também como uma cerca viva. Os arbustos cobrem bem os troncos nus de grandes árvores e arbustos altos.
A spirea de Billard muitas vezes pode ser encontrada dentro da cidade. A planta tolera bem a poluição gasosa da metrópole e purifica o ar, liberando fitoncidas. Os arbustos são plantados ao longo de cercas, cercas, muros - trazem conforto e não perdem o efeito decorativo mesmo após o término da floração. A spirea da Billard é boa tanto em plantações individuais quanto em plantações de grupo, onde frequentemente desempenha o papel da planta principal.
Plantando e cuidando da spirea de Billard
A chave para o sucesso no cultivo da spirea da Billard é o lugar certo, o cumprimento das datas de plantio e outras regras agrícolas. O arbusto não necessita de cuidados especiais, mas sempre tem um aspecto elegante e involuntariamente atrai a atenção mesmo de quem está longe da jardinagem.
Preparação de material de plantio e local
Nos centros de flores, as mudas são vendidas em embalagens especiais. 1 a 2 horas antes do plantio, são regadas abundantemente e retiradas do recipiente imediatamente antes do início do trabalho, tentando preservar a integridade do coma terrestre.Mudas com sistema radicular aberto são examinadas cuidadosamente para apodrecimento e doenças semelhantes. As raízes danificadas, secas e muito longas são removidas com uma lâmina limpa, os cortes são borrifados com carvão amassado para reduzir o risco de infecção.
A área onde a spirea de Billard crescerá deve ser bem iluminada pelo sol. A cultura pode crescer na sombra, porém, para atingir seu potencial máximo, ela precisa de muita luz. A Spirea Billard adora solos férteis ricos com uma reação de pH ligeiramente ácido ou neutro. O solo deve ser solto e respirável. Não é desejável plantar spirea em áreas onde a água do degelo se acumula na primavera, isso é prejudicial para o arbusto. A spirea de Billard adora umidade, mas a água estagnada afetará inevitavelmente o estado do sistema radicular e da planta como um todo.
Regras de plantio de spirea da Billard
A spirea de Billard é plantada na primavera (antes do surgimento dos botões) e no outono (depois que o arbusto descartou completamente a folhagem). É melhor escolher um dia nublado, mas não chuvoso, ou fazer o trabalho à noite.
Todo o processo de plantio se resume às seguintes manipulações:
- Cave um buraco de 40 * 40 cm, com pelo menos 30 cm de profundidade. O aprofundamento deve ser ⅓ maior do que o pedaço de terra da muda.
- Um solo nutritivo é preparado pela mistura de grama e solo folhoso, turfa e areia na proporção de 2: 1: 1: 1.
- A drenagem é colocada na parte inferior em camadas: tijolo quebrado ou pedra triturada, argila expandida e areia por cima.
- Uma camada de solo nutritivo é despejada na drenagem, uma muda é colocada, o rizoma é endireitado, se necessário.
- Com cuidado, preencha o solo restante, segurando o arbusto verticalmente para que o colar da raiz não fique abaixo do nível do solo.
- A terra está levemente socada.
- O estágio final do plantio é regar abundantemente com água morna e estável.
Regar e alimentar
A cultura pode passar sem regar em caso de chuvas regulares. Os arbustos devem ser regados com moderação, não derramados. Para preservar a umidade, o círculo próximo ao caule é coberto com cobertura morta, tendo previamente soltado o solo. É importante levar em consideração que o sistema radicular do arbusto é superficial, por isso o afrouxamento deve ser feito com muito cuidado.
Nos primeiros 2 meses após o plantio, a planta não é alimentada - há substâncias minerais e orgânicas suficientes no solo nutriente preparado. No primeiro ano da spirea, é necessário aumentar a massa verde, e uma infusão de verbasco, excrementos de pássaros ou outro fertilizante rico em nitrogênio pode ajudar nisso. Este curativo superior é aplicado mensalmente. Nos anos subsequentes, o arbusto é fertilizado com um fertilizante mineral complexo:
- AgroMaster;
- "Kemira";
- "Azofoska";
- Plantafol.
Com a fertilização regular do solo, spiraea pode crescer em um lugar sem replantio por 15-20 anos.
Como podar o spirea de Billard no outono
Cuidar da spirea de Billard será incompleto sem a poda regular da coroa. Este procedimento não é apenas de natureza estética, é uma boa prevenção contra doenças fúngicas.
As espirais são divididas em 2 tipos:
- florescendo na primavera (os botões de flores são formados nos brotos do ano passado);
- floração de verão (as inflorescências florescem nos rebentos do ano corrente).
É ao último tipo que a spirea de Billard pertence, que é podada no outono. Na primavera, o arbusto vai liberar mais ativamente novos brotos e, portanto, florescer mais abundantemente.
A poda da spirea de Billard no outono é realizada 2 semanas antes do início da geada, para que a planta tenha tempo de ficar mais forte após o procedimento. Para isso, use uma tesoura limpa e bem afiada. Todos os brotos velhos e danificados são passíveis de remoção, as pontas dos sãos são encurtadas, dando ao arbusto a forma de um hemisfério.
A primeira poda é necessária 2 anos após o plantio, o rejuvenescimento começa a ser feito em 4-5 anos. Para rejuvenescer a spirea da Billard, todos os ramos são encurtados para um comprimento de 30 cm, o que estimula o arbusto a liberar muitos novos brotos fortes para a próxima temporada.Se o arbusto estiver muito danificado ou muito velho, faça uma poda radical na raiz, sem deixar tocos.
Preparando-se para o inverno
A spirea de Billard é considerada uma planta resistente à geada e pode suportar temperaturas de até -35 ° C. Isso só é possível se, imediatamente após o termômetro cair abaixo de zero, nevasse forte, que só derreteria na primavera. Na verdade, é diferente, por isso o arbusto precisa de um preparo cuidadoso para a estação fria, principalmente para mudas jovens com sistema radicular insuficientemente desenvolvido.
No outono, a irrigação é reduzida, o círculo peri-tronco é liberado de ervas daninhas e folhas caídas, afrouxe e cubra com uma camada de cobertura morta de pelo menos 10 cm de espessura. Os ramos das mudas são agrupados em feixe, inclinados ao solo e fixados com um cordão de metal. Uma cerca de malha de náilon é colocada ao redor do arbusto para prender a neve, os brotos são cobertos com palha.
Doenças e pragas
Infelizmente, a spirea de Billard é amada não apenas por jardineiros e paisagistas, mas também por insetos. As pragas agrícolas mais comuns são os ácaros-aranha e os pulgões.
O primeiro pode ser calculado pela característica teia de aranha que envolve as folhas e caules, folhagem amarelada que cai rapidamente, picadas microscópicas e o estado geral de abatimento do arbusto. O combate à praga se resume a borrifar o solo da planta com uma solução inseticida, por exemplo, "Karbofos" ou "Fosfamida".
Os pulgões afetam principalmente os brotos e as inflorescências, sugando os sucos das plantas. Para se livrar dos pulgões, você pode usar remédios populares - solução de sabão, infusões de tabaco, pimenta, cinzas. Em caso de danos generalizados ao arbusto, são utilizados inseticidas, em particular o "Pirimor".
Você pode afugentar pulgões do local se atrair insetos benéficos - joaninhas. Para isso, são plantadas plantas no jardim, tais como:
- knapweed;
- Yarrow;
- calêndula;
- cosmeya;
- tansy;
- funcho;
- gerânio.
O spirea de Billard às vezes é afetado por infecções fúngicas - todos os tipos de podridão que, em casos avançados, podem levar à morte de toda a planta. Para tratamento, o arbusto infectado é tratado com uma solução fungicida:
- "Fitosporin"
- Fundazol
- "Ditan-M 45".
Se nenhuma manipulação ajudar, a planta é desenterrada e queimada para que a doença não se espalhe para as plantações vizinhas.
Reprodução
A spirea de Billard só pode ser diluída de forma vegetativa:
- dividindo o mato;
- camadas;
- estacas.
As mudas deste híbrido não herdam as qualidades da planta mãe, portanto, o método de reprodução de sementes de spirea de Billard não é usado, os seguintes são mais usados.
Dividindo o mato
- Os espíritos crescidos são desenterrados no outono, antes do final da queda das folhas.
- O arbusto é cavado ao longo do diâmetro da copa, removido do solo, sacudido do solo, enxaguado com água corrente e deixado secar.
- Com um podador desinfetado afiado, o arbusto é dividido em 2-3 partes de modo que cada uma tenha um bom sistema radicular e vários brotos fortes.
- Raízes muito longas são encurtadas e os cortes são tratados com carvão triturado.
- Após as manipulações listadas, as divisões são determinadas para um lugar permanente.
Camadas
- Na primavera, fortes brotos lignificados de spirea são dobrados ao solo e fixados com arame em forma de grampo em pequenos sulcos.
- A parte intermediária do broto é borrifada com solo nutritivo e regada.
- No ano seguinte, as camadas enraizadas da spirea de Billard são cortadas com uma pá do arbusto-mãe e transplantadas para um local permanente.
Estacas
- Em julho, os fortes brotos do ano passado sem inflorescências são cortados do arbusto e cortados em segmentos de 7 a 10 cm, cada um com pelo menos 5 folhas.
- As estacas são tratadas com "Kornevin", plantadas em recipientes com solo nutriente a um ângulo de 30 ° e cobertas com papel alumínio.
- Para o inverno, recipientes com plantas jovens são adicionados ao canteiro do jardim e bem cobertos.
- Na próxima primavera, as mudas de spirea da Billard lançarão novos brotos - é hora de transplantá-los para o jardim.
Resenhas de spirea de Billard
Conclusão
Spirea Billard é uma combinação bem-sucedida de beleza e despretensão. Este arbusto ornamental vai caber em quase qualquer jardim e se tornará um de seus principais destaques.