Contente
Muitos ficam confusos quando a spiraea seca, pois é uma das culturas de jardim mais despretensiosas que não requer atenção especial. O arbusto passa bem sem abrigo nas condições da Rússia central e raramente adoece. E ainda, se as regras da tecnologia agrícola forem violadas, a imunidade da planta pode se enfraquecer, fazendo com que os plantios se tornem vulneráveis a doenças e pragas. São eles, na maioria dos casos, o motivo pelo qual as folhas da spirea começam a secar e amarelar.
Por que as folhas de spirea secam?
Existem várias razões pelas quais os brotos e as folhas da spirea começam a secar:
- Rega irregular e pouco frequente. A spirea tem um sistema radicular bastante raso, razão pela qual o arbusto não tolera secas prolongadas. Por outro lado, o plantio também não deve ser vertido - neste caso, existe um grande risco de apodrecimento das raízes.
- Ignorando o momento da poda sanitária. Isso, em geral, pouco prejudica o desenvolvimento da spirea, mas o efeito decorativo do arbusto diminui, pois os brotos velhos começam a secar ao atingir o 4º ano de vida. Isso dá ao arbusto uma aparência descuidada.
- Aterrissando no terreno errado. Spirea não impõe requisitos especiais à qualidade do solo, mas para o desenvolvimento ideal do arbusto, uma série de condições ainda devem ser observadas. Em particular, não é recomendado plantar o arbusto em solos argilosos pesados. Um solo com baixo nível de acidez é o mais adequado para isso.
- A presença de toupeiras no local que podem danificar o sistema radicular da planta se as escavações forem muito próximas às plantações.
- Excesso de fertilizantes, que são colocados na cova de plantio antes do plantio da spirea, e a localização errada da muda na mistura de solo. As raízes das plantas não devem tocar no fertilizante.
- A planta está muito profundamente enterrada durante o plantio.
- Profundidade insuficiente da cova de plantio.
- Baixa permeabilidade do solo, como resultado da estagnação da água e do apodrecimento do sistema radicular.
- Engrossamento de plantações.
- A localização próxima do formigueiro ao mato.
- Doença ou dano ao spirea por pragas.
Como você pode ver nesta lista, na maioria das vezes a spiraea seca devido à não observância das regras básicas de plantio e cuidados com os arbustos, e apenas 3 pontos em 11 são representados por pragas e doenças.
Doenças e pragas da spirea
Dentre as pragas, destacam-se os seguintes insetos:
- mineiro rosáceo;
- rolo de folha de rosa
- pulgão;
- ácaro-aranha.
O mineiro multicolorido afeta a espirea em junho-julho, a curuquerê rosa em março. Eles drenam rapidamente os arbustos, fazendo com que as folhas enrolem primeiro e depois sequem.
Os seguintes produtos químicos são comumente usados para controlar essas pragas:
- Actellik;
- "Etaphos";
- Pirimor;
- Hostaquik;
- "Kronefos";
- Fozalon.
A infestação por afídeos ocorre na segunda metade do verão. No combate a esta praga, o granulado "Pirimor" tem se mostrado bem. Você também pode tratar a spirea com o produto biológico "Bitoxibacilina" ou infusão de alho. Para preparar essa tintura, despeje cerca de 200 g de alho picado com água fria e mantenha a solução resultante por 2 horas.
O ácaro-aranha aparece nas folhas da spirea em maio, mas causa os principais danos em julho-agosto. O primeiro sinal de dano às plantações por essa praga é a formação de teias de aranha finas e manchas esbranquiçadas nos brotos.Como resultado da atividade da praga, as folhas do arbusto rapidamente ficam amarelas, secam e caem.
Contra os ácaros, a spirea é pulverizada com os seguintes inseticidas:
- Fosfamida;
- "Karbofos";
- "Keltan";
- Fozalon;
- "Akreks".
Você também pode usar remédios populares. Por exemplo, cinzas de madeira e sabão em pó repelem eficazmente os carrapatos. Para fazer isso, despeje ¼ balde de cinzas com água fria e adicione cerca de 3 colheres de sopa. eu. sabonete bem ralado. A solução é infundida por 2-3 dias.
Spirea é muito raro. A principal ameaça é a verticilose, que causa o fungo verticillium. Os primeiros sinais da doença são o murchamento e o amarelecimento das folhas, que começam a secar rapidamente. Em primeiro lugar, a doença afeta as folhas inferiores da spirea. O aumento da umidade do solo provoca o desenvolvimento do fungo.
Se a planta for danificada por verticilos, é necessário borrifar o arbusto com "Fundazol" ou uma solução de permanganato de potássio. Você também pode usar uma solução de sulfato de cobre.
Separadamente, é interessante notar um motivo para o ressecamento das folhas da spirea, como danos às raízes da planta por toupeiras. Existem muitas maneiras de se livrar dessas pragas, mas é melhor usar métodos repelentes humanitários:
- Instalação de dispositivos acústicos "Antikrot", "Krotogon" e afins. Esses aparelhos emitem ultrassom, desorientando as toupeiras, tornando a área do jardim pouco atraente para eles.
- Enterrar garrafas vazias de plástico ou vidro com o gargalo para cima em buracos cavados por toupeiras. O vento soprando na garrafa começa a emitir um zumbido que afugenta as toupeiras.
- Arranjo de recipientes com óleo de rícino no local. O cheiro forte da substância é desagradável para os roedores.
Esses métodos não levam à morte de animais e são bastante simples.
Medidas preventivas
É sempre melhor prevenir a doença do que curá-la. Para que a spirea não comece a secar, basta seguir as regras mais básicas da tecnologia agrícola:
- Plante em solos soltos e pouco ácidos.
- Não engrosse o plantio.
- Não faça o buraco de pouso muito profundo. A profundidade recomendada é de 40-50 cm, neste caso é aconselhável ventilar as covas de plantio e plantar os arbustos apenas 2-3 dias depois.
- Regue a spirea em tempo hábil.
- Remova as ervas daninhas do círculo do tronco, pois as ervas daninhas são um terreno fértil ideal para as pragas.
- Podar os arbustos regularmente.
- Não enterre a muda profundamente. O colar da raiz da planta deve estar ao nível do solo.
Além disso, será útil pulverizar periodicamente os arbustos com fungicidas e inseticidas. O tratamento preventivo deve ser aplicado não apenas às plantas já plantadas, mas também ao material de plantio.
Se o teor de argila no solo for muito alto, é recomendável colocar drenagem no fundo da cova de plantio.
O que fazer se as folhas de spirea ficarem amarelas
O amarelecimento prematuro das folhas é a causa mais comum de fungos. Neste caso, a spirea deve ser tratada com qualquer fungicida.
Conclusão
Spirea não seca com tanta frequência - para que isso aconteça, é necessária uma grave violação das regras da tecnologia agrícola. Em casos raros, a planta seca por causa de pragas e doenças. Assim, é muito simples evitar o ressecamento dos arbustos - basta estudar as peculiaridades do plantio dessa cultura de jardim e cuidar adequadamente dela.