Contente
Spirea Little Princess é uma das plantas mais populares utilizadas em projetos paisagísticos. Acredita-se que a espécie seja japonesa, o que se reflete em seu nome, mas sua origem exata é desconhecida. A planta é muito decorativa: tem folhas grossas e inflorescências; a cor das folhas permanece até o final de outubro.
Spirea é despretensiosa no tratamento, tolera bem as secas, pode crescer tanto ao sol como à sombra parcial. Este artigo fornece uma foto e uma descrição da Princesinha spirea e como usá-la no projeto paisagístico.
Descrição de spirea Princesinha
A planta é uma típica representante das plantas ornamentais decíduas da família Rose. O nome da espécie vem da palavra grega "espiral", cuja forma em spirea brotos e inflorescências têm.
A altura da Little Princess spirea é de 15 cm a 60 cm, espécimes raros atingem um crescimento de 120 cm. Esta planta perene (a expectativa de vida é de 25-30 anos) tem uma taxa de crescimento muito baixa, não mais do que 10-15 cm por temporada, principalmente nos primeiros anos de vida.
O arbusto tem um sistema radicular fibroso raso. Suas folhas são decorativas: na época da floração, sua cor é verde esmeralda, e no início do outono mudam para vermelho alaranjado. As próprias folhas são alternadas, com cortes curtos. Sua forma é lanceolada, com pequenos dentículos nas bordas. O tamanho das folhas pode ser de até 8 cm, mas geralmente não ultrapassam 3,5 cm de comprimento. A coroa da spirea é redonda e densa.
Numerosas flores de Little Princess spirea são coletadas em inflorescências corimbosas próximas. Os próprios botões são pequenos e estão localizados exclusivamente nas extremidades dos ramos. A cor é predominantemente rosa púrpura.
O período de floração é de junho a setembro com a formação constante de novas flores. Após o final da floração, aparecem frutos nas pontas dos ramos, cujo aspecto não é muito estético. São cortados para não prejudicarem o aspecto decorativo da planta, que no outono dá lindas folhas de spirea. Spirea A Princesinha Japonesa floresce a partir do terceiro ano de vida.
Spirea Little Princess em paisagismo
Desde todos os períodos de vida ativa, Little Princess spirea durante a temporada de verão é acompanhada por cores vivas de flores e folhas, ela tem sido amplamente utilizada em paisagismo.
A partir de meados da primavera, a Little Princess spirea começa uma estação de cultivo de um mês e meio, quando todo o arbusto está coberto por folhas verdes claras.
É substituído pelo período de floração (no início de junho). Apesar de as inflorescências aparecerem apenas nas pontas dos brotos, sua densidade é tão alta que as folhas são praticamente invisíveis, e todo o arbusto é um lindo monte de flores rosadas.
Com o final da floração (início de setembro), as folhas com tonalidade amarelo-avermelhada ou laranja-avermelhada passam a ter papel preponderante na decoratividade, que permanece quase inalterada por cerca de 2 meses.
A aparência da Princesinha spirea em paisagismo pode ser vista na foto.
Sebe espiritualmente princesinha
A sebe Little Princess spirea é uma solução bastante barata e ao mesmo tempo muito bonita.Sua altura não será muito alta, no entanto, arbustos corretamente projetados têm densidade suficiente para cercar a área de animais.
À parte, vale ressaltar que a Little Princess spirea pode ser cultivada em qualquer tipo de solo, portanto não deve haver problema em escolher um local de sebe. Além disso, os caules retos desta variedade (ao contrário das variedades em cascata de spirea) são perfeitos para uma sebe sem formas especiais de formar um arbusto. Podemos dizer que a spirea japonesa, quando plantada como sebe, não precisa de poda formativa.
A única desvantagem de usar a spirea japonesa como material para uma cobertura é sua baixa taxa de crescimento. Se você pegar mudas muito jovens, o processo de formação de uma cerca viva pode levar cerca de 10 anos. Ao mesmo tempo, não se esqueça que nos primeiros 3 anos de vida a spirea não floresce. Para acelerar a formação da sebe, é aconselhável comprar arbustos já adultos de 4 a 6 anos.
Fronteira de Little Princess spirea
A altura da Princesinha spirea permite que seja utilizada como planta de freio, principalmente nos primeiros anos de vida. Os arbustos de espirea já em tenra idade têm densidade suficiente e podem ser usados como uma fronteira.
Tais meios-fios não só podem ser usados ao longo dos caminhos, mas também "derrubar" grandes grupos de árvores e arbustos, atuar como plantas de delimitação em hortas, ser usados como perímetro de colinas alpinas, e assim por diante.
O melhor de tudo é que na versão "fronteiriça" da spirea, a Princesinha Japonesa é combinada com plantações de coníferas: thuja, zimbro, abeto.
Plantando e cuidando de spirea Princesinha
A planta em si é bastante despretensiosa, então cuidar dela é fácil. Perenes, com raras exceções, são plantas bastante viáveis. Para levá-los não tanto à morte, mas até mesmo a uma aparência ruim, você deveria "tentar" seriamente.
No entanto, mesmo na altura do cultivo, não se deve esquecer as principais características de cuidar dos arbustos deste tipo, especialmente os de folhagem densa.
Isso não deve ser feito, pois tais ações levarão a um aumento significativo em uma grande quantidade de massa verde, e a primeira floração pode não ocorrer no terceiro ano, mas muito depois.
Além disso, as questões de plantar e cuidar da Princesinha Japonesa spirea são discutidas com mais detalhes.
Preparação de material de plantio e local
A Little Princess spirea é plantada na primavera, a partir de meados de abril ou início de maio. A escolha das mudas é feita de acordo com o seguinte método: é necessário levar apenas aqueles exemplares que tenham o caule descoberto com botões, de preferência sem folhas. As raízes das mudas devem estar úmidas, sem áreas podres e ressecadas. Mudas de boa qualidade apresentam flexibilidade perceptível.
O preparo preliminar das mudas consiste em encurtar as raízes muito longas e retirar as pontas dos brotos situadas acima de 3-4 cm em relação à última gema. Imediatamente antes do plantio, as mudas são embebidas em líquido por um dia e depois lavadas com água corrente.
Um local ensolarado é preferível para spirea, mas isso não é crítico. A planta tolera bem a sombra parcial. O sistema radicular está localizado próximo à superfície, portanto, o nível do lençol freático no local de plantio não é crítico.
O solo no local pode ser qualquer um, até mesmo ligeiramente rochoso, no entanto, a Little Princess spirea japonesa cresce melhor em solos úmidos e soltos de acidez fraca. O solo ideal é a chamada "terra das folhas".
Plantando spirea Princesinhas
Para plantar uma planta, você deve cavar um buraco com paredes transparentes. O volume da fossa deve ser aproximadamente 3-4 vezes o volume limitado pelo sistema radicular.O buraco deve ser cavado 2-3 dias antes do plantio e todo esse tempo ele precisa apenas "ficar" aberto.
A drenagem é colocada em seu fundo em uma camada de tijolo quebrado ou argila expandida. O solo de plantio pode ser usado da seguinte forma:
- 4 pedaços de terra frondosa;
- 1 parte de turfa;
- 1 parte de areia de rio.
O plantio é feito em dia nublado ou chuvoso, enquanto a planta é colocada em uma cova e borrifada até a altura do colo da raiz. Depois disso, a terra é compactada e ocorre rega abundante.
Termina o plantio com cobertura morta do solo a 30 cm de diâmetro do centro do arbusto com turfa.
Regar e alimentar
A rega abundante é necessária para a planta apenas durante o transplante e nos primeiros anos de vida. As plantas com mais de 2 a 3 anos de idade só precisam de um pouco de umidade no solo uma vez por semana. Naturalmente, durante um período de seca, a rega deve ser mais abundante.
O sistema radicular, localizado próximo à superfície do solo, com irrigação abundante, pode começar a apodrecer rapidamente.
A cobertura é feita 2 vezes por temporada. A primeira é realizada após a poda sanitária de primavera, inclui fertilizantes minerais, padrão para plantas perenes ornamentais.
A segunda é feita durante o período de floração, inclui o uso de fertilizantes orgânicos (por exemplo, verbasco na concentração de 1 em 10).
Pruning spirea Princesinhas no outono
Cuidar da Little Princess spirea envolve podá-la, geralmente no início da temporada. Este é um procedimento padrão, que consiste na poda sanitária e retirada de brotos muito velhos que atrapalhem o crescimento ativo do arbusto.
No outono, somente a poda dos frutos da planta é realizada, pois estragam sua aparência e extraem dela recursos adicionais. Esta poda é realizada em julho-setembro, à medida que os frutos aparecem.
Recomenda-se que os arbustos mais velhos, com mais de 10-15 anos, sejam cortados a cada 4-5 anos a uma altura de 20-50 cm em relação ao nível do solo. Neste caso, devem ser deixados 3-4 rins sobre eles. Se após um procedimento semelhante em 1-2 temporadas o arbusto não crescer abundantemente, ele é substituído.
Preparando-se para o inverno
Em climas temperados, a Little Princess spirea não precisa ser preparada para o inverno. Se houver invernos rigorosos, basta cobrir os arbustos no outono com uma camada espessa (de até 30-50 cm) de folhas caídas.
Reprodução da espírita japonesa Princesinha
A reprodução da planta é feita dividindo o arbusto, e é melhor no outono. O plantio de mudas deve ser realizado antes do final da queda das folhas. Ao mesmo tempo, é permitido separar arbustos com pelo menos 4 a 5 anos, ou seja, aqueles que já floresceram.
Eles também praticam a reprodução da espiráia Princesinha usando cortes e camadas, mas esses métodos são muito trabalhosos e sua eficácia é significativamente menor do que a divisão do arbusto considerada anteriormente.
Doenças e pragas
A planta praticamente não é suscetível a doenças, portanto nem requer nenhum tratamento preventivo. A única coisa que pode ameaçá-lo é uma invasão de pulgões ou ácaros. Em ambos os casos, você deve aplicar imediatamente um remédio que dê um resultado garantido: algum poderoso inseticida ou acaricida (por exemplo, Actellic).
Conclusão
Spirea Little Princess é uma bela planta ornamental com cultivo simples e condições de cuidado. Esta planta perene da camada inferior é perfeita para a formação de sebes e bordas e mantém suas propriedades decorativas durante a estação quente.