Contente
Spirea pode ser propagada até mesmo por um jardineiro novato. O arbusto enraíza-se bem num novo local, não necessita de cuidados especiais.
Características da reprodução do arbusto spirea
É mais eficaz reproduzir a espirea no início da primavera ou no outono, quando há umidade natural suficiente no solo para que o arbusto crie raízes. No entanto, jardineiros experientes criam com sucesso no verão.
A reprodução na primavera é planejada até que os botões estejam inchados. Geralmente é meados de março, mas os tempos podem variar de região para região. Se você perder tempo, terá que esperar até que o crescimento ativo das folhas pare. Isso geralmente ocorre no final da primavera, quando a spirea está se preparando para florescer.
A propagação de arbustos no verão é possível, mas apenas se o tempo estiver nublado. É muito importante que a planta jovem não perca umidade. O calor intenso e a falta de água afetam negativamente a taxa de sobrevivência da spirea. O trabalho está planejado para o início ou meados de junho. Se a spirea ainda estiver florescendo nessa época, a reprodução terá que ser adiada por várias semanas.
A reprodução da spirea no outono deve ser concluída algumas semanas antes da primeira geada. As obras estão previstas para meados de setembro, mas o plantio pode ser estendido até os primeiros dias de outubro. A reprodução no outono tem mais vantagens. Os jardineiros ficam satisfeitos com o fato de que as plantas jovens não precisam de cuidados constantes, basta isolá-las para o inverno. No verão e na primavera, a spirea precisa de pulverização e irrigação constantes, sem as quais a taxa de sobrevivência do material de plantio é baixa.
Como spirea se multiplica
A forma mais comum de propagação da spirea é por meio de estacas de raízes. As plantas jovens mantêm todas as características varietais e enraizam-se bem. Absolutamente todos os hidretos de arbustos são fáceis de enxertar.
Também existem maneiras comprovadas de reproduzir a spirea, que, com a abordagem certa, dão bons resultados:
- dividindo o mato;
- método de retirada;
- sementes.
O último método é adequado apenas para variedades de plantas; não faz sentido propagar espíreas híbridas usando este método.
Reprodução de spirea por estacas
A reprodução da spirea pode ser feita com estacas lignificadas ou verdes. Tudo depende da época do ano em que ocorre o enraizamento. Corte de brotos anuais ou do ano passado. É fácil distingui-los - a casca ainda está clara no novo crescimento.
Quando cortar spirea
Os cortes de espirea são possíveis no início da primavera e no verão, bem como no outono. Você precisa colher os brotos em tempo nublado. O material de plantio é cortado de um arbusto saudável. Se o spirea apresentar sinais de danos por pragas ou doenças, primeiro você precisa processar a planta-mãe. A pulverização é repetida, se necessário. As estacas para propagação posterior não podem ser colhidas antes de 3 dias.
Como propagar spirea por meio de estacas na primavera
Na primavera, a reprodução da spirea é feita por estacas lignificadas. Use os ramos amadurecidos do ano anterior, cuja espessura não seja superior a 0,5 cm. As estacas são cortadas a partir do meio do rebento. O corte inferior é oblíquo e o corte superior é reto. Cada corte preparado deve ter 5-6 botões. Pequenos cortes são feitos acima dos dois inferiores para estimular a formação de raízes.
Na primavera, as estacas podem ser enraizadas diretamente no solo ou em um recipiente, seguindo-se o transplante para um local permanente.
Algoritmo de ações:
- Para enraizar em um recipiente, você precisará de um substrato solto, areia e drenagem.
- A argila expandida é derramada no fundo do recipiente, em seguida, uma camada de solo fértil, areia.
- As mudas são pré-embebidas numa solução de "Kornevin" ou outro estimulante de crescimento.
- O corte inferior é enterrado por 2-3 gemas de forma que não toque no solo, mas fique em uma camada de areia. Isso evitará o apodrecimento e aumentará a taxa de sobrevivência do material de plantio.
Após o plantio, o recipiente é colocado em uma estufa. Demora até 1 mês para a formação da raiz. Todo esse tempo você precisa ventilar e, se necessário, regar as plantações.
No campo aberto, as mudas são enraizadas da mesma forma, com a única diferença de que são plantadas imediatamente em local permanente ou em escola. Para tornar a formação de raízes mais rápida, as plantações são regularmente pulverizadas com um borrifador.
Como propagar spirea por meio de estacas no verão
No verão, mudas verdes são escolhidas para a criação de spirea. Os topos dos rebentos jovens são cortados, uma vez que podem apodrecer ou partir durante o processo de enraizamento. Todas as folhas inferiores são cortadas da estaca preparada, apenas as 4 partes superiores são deixadas, enquanto a placa da folha é encurtada em um terço.
O corte inferior é processado em solução de permanganato de potássio, após o qual as mudas são plantadas em substrato nutritivo. Os rebentos são aprofundados 1,5-2 cm. A distância entre eles é mantida cerca de 3 cm.
Um local de enraizamento é escolhido à sombra do sol escaldante, mas bem ventilado. As plantações são cobertas com vidro ou saco para formar um efeito estufa. Periodicamente, as mudas são ventiladas. Eles são transferidos para um local permanente quando os brotos crescem.
Como propagar spirea dividindo um arbusto
A reprodução da spirea, que atingiu a idade de 3-4 anos, pode ser feita dividindo o arbusto. É difícil dividir as plantas mais velhas desta forma sem danificar o sistema radicular.
Você pode propagar uma perene por divisão em qualquer época do ano, mas é melhor fazer isso no outono. Os jardineiros recomendam o planejamento do trabalho no início de setembro. Neste momento, o arbusto requer um mínimo de manutenção. No verão é mais difícil dividir, é melhor fazer em tempo nublado ou quando está chovendo.
A spirea é desenterrada e colocada em um balde de água por várias horas, após o que é dividida em 2-3 divisões. É usado um podador afiado, que é pré-desinfetado. As raízes das plantas são podadas antes do plantio e transferidas para covas preparadas.
Propagação de espirea por sementes
Uma das maneiras de reproduzir a spirea é cultivar mudas a partir de sementes. Este método permite que você obtenha muito material de plantio. As sementes não requerem preparação e estratificação especiais. Eles são colhidos no verão e no outono ou na primavera são plantados.
Por esta:
- As vagens das sementes são colhidas no final de julho - início de agosto.
- Dose-os por 3 semanas em casa.
- Para o plantio, use solo solto, que é preenchido com recipientes.
- As sementes são distribuídas uniformemente sobre a superfície do solo, levemente borrifadas.
- As plantações são bem borrifadas com borrifador e cobertas com saquinho para efeito estufa. Quando os brotos aparecem, o pacote é removido.
As mudas mergulham em alguns meses, quando chegarão a 2 cm de altura.
Instruções:
- As plantas são plantadas em caixa, deixando-se uma distância de 7 cm entre elas.
- Depois disso, o recipiente com as mudas é retirado para o jardim durante o verão para que a luz solar direta não incida sobre ele.
- As mudas novas são regadas abundantemente, o solo não deve secar, pois as raízes fracas morrem rapidamente.
No outono, os brotos são transplantados para um campo aberto, onde hibernam. Na primavera, as plantas recebem um lugar permanente. A floração dos arbustos jovens começará após 3 anos de cultivo.
Como propagar um arbusto de spirea por camadas
Se você precisar obter apenas alguns brotos do arbusto, é mais conveniente reproduzir a spirea pelo método de desvio. O trabalho está planejado para o início da primavera. Eles escolhem os rebentos mais baixos, partem-nos ligeiramente, fixam-nos no chão e cobrem-nos com terra.
Todas as inflorescências são cortadas do arbusto-mãe para que as forças sejam gastas na formação de raízes nos brotos jovens. O solo sob a planta perene é mantido úmido. No final da estação, as estacas terão formado um bom sistema radicular, mas é muito cedo para replantá-las. Para o inverno, as plantas são postas, cobertas com folhas secas. Eles são transplantados para um local permanente na primavera.
Dicas de jardinagem experientes
Para que a spirea se desenvolva bem após o enraizamento e se delicie com a floração, é necessário seguir regras simples:
- Para o plantio em local permanente, é preparada uma cova profunda, que é 3 vezes maior que o sistema radicular. O fundo é bem drenado com tijolos quebrados, seixos e areia.
- O poço é preenchido com um substrato nutritivo de solo de jardim, turfa e areia. Os componentes são misturados em uma proporção de 2: 1: 1
- A muda é baixada para o buraco para que o colo da raiz permaneça nivelado com o solo.
- Após o plantio, a espirea é coberta com húmus e regada abundantemente.
Se houver várias plantas no local, deve-se manter uma distância de até 1 m entre elas. Para criar uma sebe de uma espirea, as plantas são plantadas de forma mais densa, basta deixar 40-50 cm entre elas.
Nos primeiros anos após o enraizamento, as plantas perenes precisam de cuidados cuidadosos. Neste momento, os arbustos estão se aclimatando. Regue-os regularmente, o sistema radicular não deve secar. Em tempo chuvoso, não é necessário umedecer o solo adicionalmente.
Durante a estação de crescimento, as plantas perenes devem ser alimentadas com misturas de minerais líquidos e matéria orgânica. Para o inverno, o solo sob a planta é coberto com folhas secas, os brotos são amarrados e cobertos com ramos de abeto. A primeira vez que o spirea é aparado após o inverno.
Conclusão
Spirea pode ser propagada de diferentes maneiras. É importante determinar corretamente o método e a hora do procedimento. Os iniciantes devem parar no enxerto de um arbusto, aprendendo gradualmente métodos mais complexos.