Contente
Spirea Shiroban é um arbusto ornamental da família Rosaceae, muito popular na Rússia. Isso se deve à durabilidade da variedade, ao baixo preço do material de plantio e à beleza da planta. Além disso, o spirea de Shiroban é altamente valorizado por sua resistência a baixas temperaturas e despretensão.
Descrição de Spirea Shiroban
A spirea japonesa Genpei Shirobana é uma planta pequena, com cerca de 70-80 cm de altura. O arbusto é altamente ramificado e cresce rapidamente em largura - o diâmetro do arbusto pode chegar a 120 cm. Os ramos jovens da spirea são púberes. A cor dos rebentos é castanha avermelhada.
A forma das folhas é ovóide, ligeiramente alongada. Eles são pequenos em tamanho. A parte externa da lâmina foliar é colorida de verde escuro, mas abaixo as folhas são cinza. No outono, os tons verdes se transformam em tons alaranjados ou mesmo avermelhados, fazendo com que o arbusto de spirea fique bonito mesmo após a floração.
A cor das flores do Shiroban spirea varia de tons de branco a rosa pálido. Essa variedade floresce durante todo o verão.
Spirea Shiroban em paisagismo
A spirea japonesa da variedade Jenpei Shirobana no projeto paisagístico é usada para formar uma cerca viva uniforme, meios-fios e decorar encostas. O arbusto também é plantado com outras variedades para criar composições de grupo espetaculares. Devido ao fato de que diferentes variedades florescem em épocas diferentes, a decoratividade de tais canteiros se estende por toda a estação.
Plantio e cuidados com a Shirobana spirea japonesa
O plantio da spirea Shiroban, bem como o posterior cuidado com a planta, via de regra, não causa muita dificuldade. O que você deve prestar atenção antes de plantar um arbusto:
- Spirea Shirobana prefere áreas abertas e ensolaradas, mas cresce bem em sombra parcial.
- Não há requisitos especiais para a composição do solo, mas é melhor plantar spirea em solos leves e soltos.
- A época de plantio recomendada para a variedade Shirobana é no início de setembro.
- Será mais fácil para as mudas se adaptarem a um novo local se o plantio for feito em tempo chuvoso e nublado.
Esta cultura de jardim é despretensiosa e não fará muito mal se estas recomendações não forem seguidas, no entanto, as condições listadas são necessárias para a floração mais abundante do arbusto.
Preparação de material de plantio e local
Preparar um local para o plantio de Shiroban spirea se reduz a cavar um lugar e aplicar fertilizantes orgânicos no solo. Quanto ao material de plantio, não necessita de procedimentos preparatórios especiais. Basta inspecionar as mudas e rejeitar exemplares com danos significativos: cortes, quebras de brotos e rupturas de raízes.
Plantando Spirea Shiroban
O algoritmo de plantio da variedade Shirobana é o seguinte:
- No local são cavados fossos, cujo diâmetro deve ser ligeiramente maior do que a área da raiz das mudas. A profundidade dos furos não deve ultrapassar meio metro.
- Eu coloco drenagem no fundo dos poços: seixos, cascalho, tijolos quebrados ou fragmentos de argila.
- A camada de drenagem é polvilhada com uma mistura de turfa, areia e solo de jardim, tomadas em proporções iguais. Uma fina camada de solo deve ser derramada sobre esta mistura de solo para que as raízes da spirea não toquem diretamente na turfa.
- As mudas são baixadas para os buracos, as raízes são distribuídas uniformemente ao longo do fundo e cobertas com terra. O colo da raiz deve estar nivelado com o solo ou ligeiramente mais alto, não podendo ser enterrado.
- O plantio é regado e coberto com cobertura morta. A cobertura morta promove uma melhor retenção de umidade no círculo do tronco. As cascas de turfa ou nozes são mais adequadas como cobertura morta.
Regar e alimentar
A Spirea Shiroban necessita de cuidados mais cuidadosos no primeiro ano de vida, o que inclui regas frequentes. O solo perto do arbusto não deve secar. As plantas adultas são regadas pelo menos 2 vezes por mês. Ao mesmo tempo, são consumidos cerca de 10-15 litros de água por cada arbusto.
Os arbustos geralmente são alimentados na primavera. Os fertilizantes complexos são aplicados ao solo de acordo com as instruções. Mudas jovens podem ser alimentadas no verão com uma solução de verbasco com a adição de
Poda
A poda sanitária dos brotos do ano passado é realizada no início da primavera. Nesse caso, é importante chegar a tempo antes que os botões desabrochem. Os rebentos fracos podem ser removidos completamente. O procedimento promove um crescimento mais ativo do crescimento jovem.
No 4º ano de vida, pode-se realizar uma poda rejuvenescedora intensiva da spirea Shiroban. Para isso, os ramos são cortados de forma a que fiquem apenas tocos com cerca de 30 cm de comprimento.A partir dos 4 anos, essa poda pode ser feita anualmente.
Após cada poda, as plantações são abundantemente regadas e fertilizadas. Para fazer isso, você pode usar uma solução de estrume ou superfosfato. Proporções recomendadas: 10 g por 10 litros de água. O fertilizante é aplicado na própria raiz da spirea.
Se preparando para o inverno
Spirea Shiroban é capaz de invernar sem prejudicar o desenvolvimento sem material de cobertura, mas isso se aplica apenas a plantas adultas. Mudas jovens são muito fracas para sobreviver ao inverno sob abrigo natural - neve. Recomenda-se polvilhar com uma espessa camada de folhas secas.
Reprodução
Spirea Shiroban pode ser propagado das seguintes maneiras:
- estacas;
- camadas;
- dividindo o mato;
- sementes.
O último método é usado muito raramente, uma vez que durante a reprodução das sementes, as qualidades varietais da cultura do jardim são freqüentemente perdidas.
O mais popular é o corte de spirea. A vantagem desse método é a alta taxa de sobrevivência do material de plantio, mesmo sem o processamento das mudas com estimulantes de crescimento.
Por estacas, a spirea de Shiroban é produzida da seguinte forma:
- O arbusto é examinado e um broto anual é selecionado nele.
- É cortado quase até a raiz e o corte resultante é dividido novamente em várias partes. O comprimento da estaca deve ser em média 15 cm, cada parte deve ter no máximo 6 folhas.
- A parte inferior das estacas deve ser limpa de folhagem.
- As folhas restantes são cortadas ao meio.
- Os cortes são mergulhados por 5 horas em uma solução do medicamento "Epin" (1 ml por 2 litros de água).
- Após este tempo, o corte inferior das estacas é polvilhado com um estimulador de crescimento (pode usar "Kornevin"), após o que o material de plantio é plantado em recipientes com areia.
- Os cortes são aprofundados em um ângulo de 45 °.
- Em seguida, as estacas são cobertas com potes ou papel alumínio, após o que os recipientes são removidos à sombra.
- Com o início do primeiro frio, as caixas são jogadas no chão e cobertas com folhas secas.
- Na primavera, as caixas são abertas e a spirea é transplantada para um local permanente.
Não menos popular é o cultivo de spirea de Shiroban por camadas. As camadas são formadas de acordo com o seguinte esquema:
- Um dos ramos da spirea é cuidadosamente dobrado no chão, tentando não quebrá-lo.
- A extremidade do tiro é enterrada no solo e fixada com um suporte de metal ou um objeto pesado.
- Quando as estacas formam um sistema radicular completo, podem ser separadas do arbusto-mãe e plantadas em outro lugar.
Outra forma vegetativa de reprodução da Shiroban spirea, na qual todas as qualidades varietais são preservadas, é a divisão do arbusto. O procedimento é realizado da seguinte forma:
- Na primavera, antes que os botões desabrochem, o arbusto é desenterrado junto com um pedaço de terra.
- As raízes da Spirea são mergulhadas em uma bacia de água. Isso é necessário para que a terra amoleça. Isso tornará mais fácil limpar o sistema radicular da planta.
- O rizoma é dividido em 3-4 partes iguais, após as quais cada parte pode ser assentada.
Doenças e pragas
Spirea Shiroban raramente sofre, mas as plantações podem infectar pragas. Os mais perigosos para esta variedade incluem os seguintes insetos:
- pulgão;
- ácaro-aranha;
- rolo de folhas de rosa.
O fato de o carrapato ter sido atingido pela spirea é evidenciado pela formação de uma fina teia nas folhas. Além disso, o arbusto começa a amarelar antes do tempo. Ele larga as folhas logo em seguida.
O perigo do ácaro-aranha é que ele esgota o arbusto muito rapidamente. É impossível prolongar a luta contra ele. Qualquer inseticida combate eficazmente a praga, mas as preparações "Fosfamida" e "Karbofos" têm se mostrado especialmente bem. A dosagem está indicada nas instruções.
Pulgões incomodam os jardineiros na segunda metade do verão. A presença da praga é determinada pelas inflorescências ingeridas, das quais o inseto suga o suco. As folhas também sofrem, nas quais aparecem pequenos buracos. Você pode se livrar dos pulgões com a ajuda do inseticida Pirimor, uma solução de sabão em pó ralado ou cinza.
Avaliações de Spirea Shiroban
Conclusão
Spirea Shiroban é ideal para quem não tem a oportunidade ou desejo de passar muito tempo cuidando da horta. Esta variedade não requer atenção especial a si mesma, por isso mesmo um iniciante pode lidar com o cultivo de um arbusto. A resistência à geada da spirea de Shiroban permite que ela seja cultivada em quase todas as regiões da Rússia.