Contente
Spirea Goldmound é um arbusto ornamental de baixo crescimento do grupo de folhas caducas. A planta é muito valorizada no paisagismo pelo fato de manter um aspecto atraente até as primeiras geadas, o que lhe permite dar cor a um desbotado jardim outonal. Este arbusto é especialmente popular entre os jardineiros devido ao baixo preço do material de plantio e à despretensão da variedade.
Uma vantagem indiscutível é a resistência do Goldmound spirea à poluição do ar - esta qualidade permite que você cultive a planta não apenas fora da cidade, mas também como decoração para parques e playgrounds da cidade.
Descrição do Spirea Goldmound
Spirea Japanese Goldmound é representado por um arbusto baixo em forma de almofada, como pode ser visto na foto abaixo. A altura do arbusto é em média 50-60 cm, o diâmetro é de cerca de 80 cm. As folhas da spirea são alongadas, estreitadas em uma extremidade e serrilhadas ao longo da borda. Eles se assemelham à forma de um ovo. A copa do arbusto é densa. A cor da lâmina foliar desta variedade muda dependendo da época e das condições de crescimento:
- as folhas jovens e recém-floridas são vermelho-rosadas;
- no verão, a spirea muda sua cor para amarelo dourado quando cultivada em áreas abertas e bem iluminadas;
- no mesmo período, a planta pode ser pintada em delicados tons de verde claro se for cultivada à sombra;
- no outono, a cor das folhas muda suavemente para um tom laranja-avermelhado.
A floração da variedade começa em junho e termina no final de julho. As flores do japonês Goldmound spirea são pequenas, rosa pálido. Formam densas inflorescências em forma de escamas nos brotos do ano em curso. Em outubro, pequenos frutos são formados no lugar dessas flores.
Spirea Goldmound em paisagismo
Esta variedade é usada em projetos paisagísticos para criar arranjos de flores no gramado, bordas densas, cortinas, jardins de pedras e jardins ornamentais. Spirea Goldmound também parece impressionante em pousos únicos. Além disso, o arbusto é frequentemente cultivado em recipientes de madeira como decoração para um terraço em uma casa de verão.
Plantando e cuidando da spirea japonesa Goldmound
O plantio de uma espirea Goldmound e os cuidados subsequentes com a planta não são difíceis. Esta cultura hortícola não exige muito da composição e qualidade do solo, embora prefira solos bem drenados e moderadamente úmidos. A variedade cresce melhor em solo franco-argiloso e arenoso de baixa acidez, mas também se desenvolve bem em outros tipos.
Spirea Goldmound é termofílica, portanto, ao escolher um local para o plantio de um arbusto, deve-se focar em áreas bem iluminadas. Com a falta de luz, o arbusto muda sua cor de dourado rico para verde claro.
Preparação de material de plantio e local
As mudas de Spirea devem ser examinadas cuidadosamente antes do plantio e as que não são adequadas devem ser reservadas. As plantas saudáveis dobram-se facilmente, têm casca esverdeada e raízes úmidas sem manchas pretas nos cortes.
Imediatamente antes do plantio, o material de plantio é desinfetado obrigatoriamente - isso ajudará a reduzir ao mínimo o risco de doenças do arbusto com fungos. Uma solução fraca de permanganato de potássio é usada para desinfecção.
A área escolhida para o plantio da spirea é desenterrada 1-2 semanas antes e fertilizantes orgânicos são aplicados ao solo.
Regras de plantio para Spirea Goldmound
O plantio da spirea Goldmound em terreno aberto é feito no final de março. O procedimento é muito simples:
- Em uma área previamente preparada, é feito um buraco com uma profundidade de cerca de 40-50 cm, neste caso, deve-se focar no tamanho do sistema radicular do arbusto - o buraco é cavado com uma margem de cerca de 20%.
- A drenagem na forma de tijolos quebrados ou cascalho é colocada no fundo da cova de plantio.
- Uma mistura de solo de turfa, areia e gramado é colocada no topo da drenagem e uma pequena colina é formada a partir dela.
- Uma muda é colocada nesta colina e as raízes da spirea se espalham ao longo de suas encostas.
- Em seguida, o sistema radicular é borrifado com a camada superior de solo do local.
- O plantio termina com rega moderada.
Regar e alimentar
A resistência à seca da variedade é média, por isso os arbustos de spirea precisam ser regados regularmente. Caso contrário, a secagem do solo inibirá o crescimento do arbusto.
Spirea é alimentada principalmente em solos pobres. Quando plantada em solo fértil, a variedade se desenvolve bem sem processamento adicional do local.
Composições especiais de cobertura morta ou fertilizantes orgânicos são usados como cobertura. Eles são enterrados uma vez por ano - na primavera.
Poda
Recomenda-se podar o Goldmound spirea uma vez a cada 30-40 dias; no entanto, este procedimento exclui automaticamente a floração subsequente do arbusto. Por isso, antes de plantar um arbusto, é preciso determinar sua função. As formas de floração abundante não são podadas, ao contrário das decíduas decorativas.
A poda sanitária é feita para preservar a forma do arbusto. Para isso, apenas os galhos secos e quebrados são removidos. Os rebentos saudáveis não são tocados.
Você pode aprender mais sobre os recursos de corte da spirea no vídeo abaixo:
Preparando-se para o inverno
Todas as variedades de spirea são consideradas plantas bastante resistentes ao frio. No entanto, é recomendável cobrir as mudas jovens para o inverno, pois ainda estão fracas e não podem passar o inverno com segurança sem proteção.
Como abrigo, utilizam-se folhas secas ou serragem, com as quais os rebentos caídos ao solo são borrifados com uma camada de até 15 cm.
Reprodução
A maneira mais eficaz de propagar a variedade Goldmound é por meio de estacas. Para isso, tanto estacas verdes quanto lenhosas são adequadas.
O procedimento de reprodução, neste caso, é assim:
- No verão, um rebento jovem, sem floração, é selecionado no arbusto e incisado na base.
- Este corte é dividido em várias outras partes de 15 cm, não mais.
- Os cortes resultantes são limpos do fundo das folhas e enterrados no solo. Para isso, é melhor usar uma estufa.
- As plantações são cobertas com filme plástico para criar um efeito estufa. Nesse caso, é importante fazer pequenos furos no abrigo para ventilar o ar.
- À medida que os cortes se desenvolvem, eles são regularmente pulverizados com um borrifador.
- Em outubro, o material de plantio é encaminhado para campo aberto.
As espireas jovens também podem ser propagadas dividindo o arbusto. Arbustos velhos não funcionam para isso.
O algoritmo para dividir o arbusto é o seguinte:
- Um jovem arbusto é escavado do solo, com foco no diâmetro da copa. Danos às raízes que são muito longas, estendendo-se além da área especificada, são permitidos. Ao retirar as plantas, procuram não destruir o caroço de terra.
- Em seguida, o spirea é baixado em um balde ou bacia de água por 1-2 horas. Isso é necessário para amolecer a terra, para que seja mais fácil limpar o sistema radicular da planta.
- As raízes são regadas com uma mangueira, retirando-se a terra, após o que a spirea é retirada da água e deitada de lado.
- Com uma faca afiada ou tesoura de jardim, o sistema radicular comum é dividido em 2-3 partes iguais. Ao mesmo tempo, cada delenka deve ter um número suficiente de botões e aproximadamente o mesmo volume de raízes.
- As partes resultantes são plantadas em poços pré-umedecidos e polvilhadas com terra.
- A seção próxima à haste é levemente compactada e coberta com cobertura morta.
Logo após o plantio, o corte cria raízes.
A reprodução da semente ocorre de acordo com o seguinte esquema:
- Na primavera, as sementes são semeadas em recipientes de madeira ou plástico com solo pré-umedecido. Composição do substrato recomendada: solo folhoso e turfa alta, misturados na proporção de 1: 1.
- A superfície do solo é coberta com turfa para melhor retenção de umidade.
- Após 8 a 10 dias, aparecem os primeiros brotos. Eles são imediatamente pulverizados com "Fundazol" para proteger contra infecções fúngicas.
- Após 2-3 meses, as mudas são plantadas em recipientes separados.
- Quando as mudas de spirea formam um sistema radicular completo, elas podem ser plantadas em terreno aberto.
- Para fazer isso, eles são retirados dos recipientes e as raízes são ligeiramente encurtadas.
- Em seguida, as mudas são enterradas no solo solto escavado.
- O plantio é regado e coberto com cobertura morta.
Após 1 ano, a altura da muda deve atingir 10-15 cm. Nos anos subsequentes, a taxa de desenvolvimento do arbusto aumenta.
Doenças e pragas
Na descrição da spirea da variedade japonesa Goldmound, argumenta-se que a resistência da planta a doenças e pragas é alta. Raramente fica doente e não sofre ataques significativos de insetos. E, no entanto, às vezes os arbustos são afetados por um ácaro-aranha.
A invasão desta praga é evidenciada pelo aparecimento de manchas esbranquiçadas na parte externa da lâmina foliar e consequente secagem dos brotos. Se nada for feito, o arbusto logo começará a perder sua folhagem. No final das contas, o spirea pode morrer.
O ácaro representa a maior ameaça no verão quente e seco, em agosto. Para se livrar dele, os arbustos são borrifados com "Ares".
Conclusão
Spirea Goldmound é uma planta resistente ao frio não caprichosa que até mesmo um jardineiro amador pode cultivar. O cuidado com os arbustos é reduzido aos procedimentos mais básicos, e a versátil forma arredondada da spirea permite combiná-la com muitas outras culturas de jardim. Em particular, a variedade Goldmound fica bem em combinação com arbustos e árvores coníferas.