Hortênsia azul: descrição, plantio e cuidados, variedades com fotos

A hortênsia azul é uma planta ornamental muito bonita com flores azuis. Não é difícil cultivar um arbusto em seu jardim, mas você precisa conhecer suas características e regras de cuidado.

Descrição da hortênsia azul

Uma planta da família Hortensia é um grande arbusto que cresce de 1 a 2 m de altura. Os brotos do arbusto são cobertos por grandes folhas verdes brilhantes em forma de coração, floresce do início de junho ao outono em grandes hemisférios de até 25 cm de diâmetro.

A cor azul das flores das hortênsias é dada por um alto nível de acidez do solo

Hortênsia azul não é uma espécie de planta separada. A cor das flores depende das características do solo, por exemplo, em solo neutro, o arbusto dá flores brancas ou bege, em solo alcalino traz inflorescências rosa e vermelhas. A cor azulada das flores do arbusto é dada pela oxidação do solo - o tronco e os rebentos da planta acumulam substâncias, devido às quais as flores ficam azuis ou azuis.

Atenção! Apenas hortênsias serrilhadas ou de folhas grandes podem florescer com flores azuis. A espécie arbórea não é capaz de produzir flores azuis e as hortênsias azuis trepadeiras também não são notadas.

Variedades de hortênsias azuis com fotos e nomes

Como nem todas as hortênsias são capazes de produzir flores azuis em solos ácidos, é comum selecionar variedades individuais que mudam de cor com mais facilidade e boa vontade. Vários tipos são populares entre os jardineiros.

Blau Mays

A hortênsia azul pode crescer até 1,5 m de altura e as inflorescências esféricas podem crescer até 25 cm de diâmetro. A planta muda a tonalidade de suas flores dependendo do solo - do azul celeste ao roxo. Os arbustos crescem rapidamente, por isso com a ajuda das hortênsias é possível transformar a área do jardim em várias estações.

Blau Mays é uma variedade azul de crescimento rápido

Mini Penny

A planta amante da luz tem boa resistência a doenças e, portanto, é muito popular. O arbusto atinge uma altura de apenas cerca de 0,5-1 m, suas folhas são verdes e as inflorescências globulares são azuis em azedo ou rosa em solo alcalino. O arbusto floresce de julho a setembro, graças ao seu tamanho compacto, é usado ativamente em plantios em grupo.

Mini Penny é um arbusto compacto com inflorescências azuis globulares

Liberdade

Um pequeno arbusto de até 1,2 m de altura prefere crescer em solos úmidos em áreas sombreadas. Hortênsia tem folhas verdes escuras recortadas ao longo da borda, trazendo inflorescências de até 15 cm de diâmetro. No início da floração, a cor da planta é branco-rosada, mas em solos ácidos torna-se gradualmente azul. Ao mesmo tempo, algumas flores podem permanecer rosadas, o que torna o arbusto ainda mais interessante.

Freedom é uma variedade alta com folhagem verde escura e botões azuis

Pipoca azul

Hydrangea Popcorn produz grandes botões em forma de pipoca que são de cor azul brilhante ou roxa. O arbusto chega a atingir 1 m de altura, o período de floração vai de julho a setembro.A pipoca azul prefere crescer em áreas iluminadas, tolera bem as geadas de inverno mesmo sem abrigo.

Popcorn Blue - variedade azul com flores incomuns

Ramars

Esta variedade de planta pode produzir flores branco-azuladas ou azuis, ou inflorescências roxas e roxas, dependendo do solo. A altura do arbusto geralmente não ultrapassa 0,8 m, Ramars prefere crescer à sombra e em solos bem umedecidos.

Ramars é uma variedade de floração azul ou roxa

Hortênsia azul em paisagismo

Hortênsia é uma das plantas de jardim mais populares por suas propriedades decorativas. Com a ajuda de arbustos, eles decoram gramados, criam composições coletivas e únicas, plantam uma planta como sebe.

Pode ser plantado próximo ao portão do local, próximo ao mirante do jardim ou não muito longe da entrada da casa. O arbusto vai bem com gramíneas ornamentais perenes. Se você torná-lo o centro da composição artística, esse canteiro de flores certamente atrairá as vistas.

Com a ajuda de uma planta, canteiros de flores, sebes e plantações artísticas são formados

Resistência à geada de hortênsia azul

Hortênsia azul de folhas grandes tolera bem o frio do inverno. A maioria das variedades percebe com calma temperaturas até -30 ° C, o efeito decorativo dos arbustos não sofre com isso. É verdade que com geadas tardias na primavera, a floração pode ser interrompida se alguns dos botões da planta congelarem.

Você pode cultivar hortênsias azuis até mesmo nos Urais e na Sibéria, mas é necessário escolher as variedades mais resistentes ao frio. O aumento da resistência ao frio é distinguido, por exemplo, pelas variedades Freedom e Ramars.

A planta tolera bem os resfriados do inverno, em contraste com as geadas acentuadas do outono.

Importante! Apesar da alta resistência à geada, a planta ainda está coberta para o inverno - eles se amontoam no círculo próximo ao tronco e, se possível, constroem uma cobertura para a parte aérea.

Plantando e cuidando de hortênsia azul

Os requisitos para o cuidado da hortênsia azul são baixos, uma planta resistente pode ser cultivada com sucesso na faixa do meio e em regiões mais severas. Mas o jardineiro precisa conhecer algumas das nuances responsáveis ​​pela decoratividade da planta.

Seleção e preparação do local de pouso

O plantio de hortênsias azuis é recomendado na primavera, depois que a cobertura de neve derreteu e as temperaturas positivas foram estabelecidas. Normalmente, o arbusto prefere locais bem iluminados, com sombra leve e com sombra densa, e ao sol é desconfortável. A localização ideal para ele é um local não muito longe de um muro ou cerca alta, uma vez que os edifícios podem fazer sombra e ao mesmo tempo proteger do vento

Ao preparar o local, é importante acidificar qualitativamente o solo ou baixar o nível de pH para 6

Ao cultivar hortênsias azuis, atenção especial deve ser dada à composição do solo. A tonalidade das cores depende diretamente desse momento. Em geral, a hortênsia prefere um solo nutritivo composto por terras florestais férteis, húmus, turfa e areia. Porém, o nível de acidez do solo é de grande importância, devendo estar entre 5,5 e 6 pH.

Conselho! Para determinar o nível de acidez do solo, você pode usar um teste de tornassol de uma floricultura. O papel é mergulhado em solo diluído em água e retirado após 10 segundos, e a seguir a cor é comparada com a escala indicada na embalagem.

Se o solo não for ácido o suficiente, sulfato de alumínio deve ser adicionado a ele. Se o solo for muito ácido, você pode diluí-lo com farinha de dolomita para ajudar a atingir o pH ideal.

Como plantar uma hortênsia azul

O plantio de uma hortênsia de jardim azul é realizado quase da mesma maneira que o plantio de um arbusto de hortênsia de folhas grandes comum:

  1. Poucos dias antes do plantio, as plantas cavam um buraco na área selecionada, com cerca de 60 cm de profundidade e 50 cm de largura.
  2. Metade do solo preparado é despejado nele, consistindo de terreno florestal, turfa e composto, areia também é adicionada à mistura, irá fornecer drenagem e aumentar a soltura do solo.
  3. Na cova são introduzidos fertilizantes complexos, que contribuirão para o rápido desenvolvimento do arbusto, se necessário acrescenta-se sulfato de alumínio ou farinha de dolomita, para acidificação ou alcalinização do solo, respectivamente.

A planta precisa de rega frequente

Depois disso, a muda de hortênsia azul é lançada no buraco e o sistema radicular é endireitado, e então o buraco é coberto com terra até o fim. O colar da raiz da planta não deve ser enterrado, caso contrário, o arbusto crescerá mal. A terra é levemente socada para não afundar, e 2-3 baldes de água são despejados sob o arbusto. Depois disso, o círculo do tronco é coberto com turfa ou lascas de madeira para reter a umidade.

Regar e alimentar

A hortênsia azul cresce rapidamente e adora muito a umidade. Portanto, você precisa regar o arbusto duas ou três vezes por semana se o tempo estiver seco e uma vez por semana se o verão for chuvoso. 3 baldes de água são despejados sob o arbusto, enquanto o líquido deve ser quente, pois a água fria afeta negativamente a saúde da hortênsia azul.

É necessário alimentar o arbusto três vezes durante a estação de crescimento:

  1. A primeira alimentação é realizada em maio, com a próxima rega, grânulos de uréia, superfosfato e sulfeto de potássio são dissolvidos em água.
  2. Durante o período de brotação, as hortênsias são alimentadas com superfosfato e potássio sulfúrico, também em conjunto com a rega, para que os nutrientes sejam absorvidos pela planta mais rapidamente.
  3. No final do verão, o arbusto é fertilizado com matéria orgânica, por exemplo, composto ou esterco podre.
Importante! Hortênsia azul não pode ser fertilizada com cinza de madeira, este aditivo útil contém álcali e um solo ácido é necessário para o tom azul das flores. As cinzas só podem ser adicionadas ao solo se o nível de acidez do solo for excessivamente alto e precisar ser reduzido.

Não é recomendado alimentar a fábrica de cinzas, pois diminui a acidez do solo

Poda

Sem um aparamento regular, os arbustos de hortênsias azuis podem crescer muito rapidamente e perder o seu efeito decorativo. Além disso, com excesso de massa verde, a floração vai piorar, a planta não terá força suficiente para formar inflorescências azuis.

Você precisa podar a planta na primavera, e o procedimento é o seguinte:

  • todos os brotos velhos que perderam o efeito decorativo são removidos do arbusto;
  • cortar os rebentos que violam a harmonia do arbusto;
  • encurte os ramos anuais, mas não os corte inteiramente, para não prejudicar a floração;
  • corte a parte superior do arbusto e remova os restos de flores secas.

A poda oportuna ajuda a proteger a hortênsia azul de pragas e doenças e aumenta sua imunidade. Além disso, após o corte, a planta inicia ativamente e forma rebentos jovens que participam da floração.

Como cobrir uma hortênsia azul para o inverno

As variedades de hortênsias azuis são predominantemente de folhas grandes e toleram bem o frio do inverno, mas reagem mal às primeiras geadas de outono. Portanto, é necessário cobrir a hortênsia azul, principalmente a jovem, com antecedência, enquanto a temperatura ainda é mantida no nível de 6-8 ° C.

Para o inverno, você pode construir um abrigo para uma planta

Antes do inverno, a folhagem restante é removida do arbusto de hortênsia, deixando apenas as folhas superiores localizadas próximas aos botões para protegê-los da geada. Depois disso, o círculo próximo ao tronco é cuidadosamente coberto com uma densa camada de agulhas, turfa ou composto, e o próprio arbusto é coberto com agrofibra e coberto com ramos de abeto.

Uma opção interessante é a construção de uma moldura especial ao redor do arbusto da planta para o inverno. Neste caso, a hortênsia é recoberta com material isolante, em seguida, é instalada uma moldura alta em torno dela, por exemplo, uma caixa de madeira ou uma tela de metal. A folhagem seca caída é colocada dentro da moldura, e a hortênsia azul é protegida do frio de forma confiável.

Como propagar hortênsia azul

Existem várias maneiras de aumentar a população de hortênsias azuis no jardim:

  • estacas - os rebentos laterais jovens são cortados no início do verão, enraizados na água ou numa mistura de turfa e areia, cultivados em casa durante toda a estação e transplantados para o solo no ano seguinte;
  • dividindo o mato - uma hortênsia adulta com mais de 4 anos é cuidadosamente desenterrada do solo e seu rizoma é dividido em partes com uma pá afiada, após o que as estacas são plantadas nas áreas preparadas;
  • camadas - no final da primavera ou início do verão, você precisa dobrar uma parte inferior do caule forte do arbusto no chão, enterrar levemente no solo na parte do meio e consertar, e no ano seguinte separá-lo do arbusto-mãe.

O arbusto se reproduz bem dividindo o rizoma, estacas e estratificação

A propagação de sementes de um arbusto raramente é praticada, uma vez que é muito mais difícil cultivar uma hortênsia a partir de uma semente do que de forma vegetativa. Mas se quiser fazer apenas a reprodução de sementes, então o material de plantio deve ser adquirido na loja, sementes de arbustos de jardim não permitem obter uma planta com características varietais.

Doenças e pragas

A resistência da planta a doenças é média. Com cuidado inadequado, a hortênsia azul costuma sofrer de doenças fúngicas e insetos. Entre as doenças, os arbustos são especialmente afetados:

  1. Podridão cinzenta. Com esta doença, os rebentos jovens ficam cobertos de manchas castanhas, as raízes começam a apodrecer, a floração cessa e a hortênsia morre gradualmente.

    A podridão cinzenta afeta primeiro as raízes e, em seguida, as folhas começam a murchar

  2. Oídio. O fungo pode ser reconhecido por manchas amarelo-esverdeadas ou marrons nas folhas e uma flor acinzentada na parte inferior da folha.

    O oídio é fácil de reconhecer por sua flor branca.

  3. Clorose. A doença se desenvolve por falta de ferro no solo, por isso as folhas do arbusto ficam verdes claras, depois amarelam, o crescimento diminui e a floração cessa.

    Com a clorose, as folhas da planta ficam amarelas e perdem força.

A luta contra doenças executa-se com as drogas Fundazol, Skor e Topaz. Para salvar o arbusto ferido, você precisa remover todos os brotos e inflorescências danificados, borrifar e, em seguida, prestar atenção especial aos cuidados adequados.

Das pragas da hortênsia azul são perigosas:

  • pulgão - a praga microscópica multiplica-se muito rapidamente e se alimenta da folhagem da planta;

    Os pulgões são uma das pragas mais perigosas para as hortênsias no jardim.

  • ácaro-aranha - pequenos insetos comem folhas de hortênsia e apertam a planta com uma fina teia de aranha;

    A fina teia de aranha deixada pelo ácaro interfere adicionalmente na fotossíntese e no crescimento dos arbustos

  • Besouros de maio - belos insetos podem se alimentar de folhas de hortênsia, e suas larvas comem as raízes do arbusto;

    Apesar de sua bela coloração, o besouro de maio é uma praga de jardim.

  • vermes nematóides - é muito difícil perceber os vermes, que causam danos tanto nas raízes como nas partes verdes do arbusto.

    Os nemátodes infectam as raízes e caules da hortênsia azul e são muito difíceis de tratar.

Se as folhas da planta, sob a influência de pragas, começaram a enrolar e amarelecer, apareceram buracos ou uma leve teia de aranha, o arbusto começou a se desenvolver pior, é necessário borrifar com sulfato de cobre e líquido bordalês. Um bom efeito também é trazido pelos preparados Fitoverm, Iskra e outros, com uma ligeira derrota, a hortênsia pode ser borrifada com a infusão usual de casca de cebola.

Conclusão

A hortênsia azul é um belo arbusto com muitas variedades. Para conseguir uma floração azul ou azul claro, o jardineiro precisa escolher as variedades certas de hortênsia e monitorar a acidez do solo, então não será difícil cultivar um arbusto incomum.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção