Hydrangea paniculata Bobo: foto, descrição, plantio e cuidados, comentários

A hortênsia da panícula Bobo é uma planta jovem desenvolvida por cientistas belgas. O arbusto em miniatura ganhou grande popularidade entre os cultivadores de flores, pois é despretensioso, compacto e resistente ao inverno. Devido à longa floração, a planta apaixonou-se não só pelos floricultores amadores, mas também pelos paisagistas.

Descrição da hortênsia de Bobo

Hortênsia Bobo é uma planta anã, ornamental, a sua altura não ultrapassa os 60 cm. A planta é de tamanho médio, o crescimento anual ronda os 10 cm.

Brotos duros, fortes, marrom-avermelhados são capazes de suportar o peso de numerosas inflorescências que se harmonizam perfeitamente com a folhagem oblonga de tom oliva escuro. A floração começa em julho e dura até as primeiras geadas. Durante este período, o arbusto é coberto por grandes inflorescências piramidais, que consistem em numerosos botões de rosa pálido ou tons claros de limão.

A hortênsia de Bob, como qualquer planta de jardim, tem qualidades positivas e negativas. As vantagens incluem:

  • aparência compacta e decorativa;
  • resistência à geada;
  • floração longa;
  • resistência a doenças.

As desvantagens de muitos produtores incluem o monitoramento regular da qualidade do solo, uma vez que a seca e o suprimento insuficiente de oxigênio para as raízes podem destruir a hortênsia de Bobo.

Graças ao crescimento uniforme, um arbusto adulto assume a forma de uma bola

Hydrangea Bobo em paisagismo

A hortênsia de Bobo é amplamente utilizada em projetos paisagísticos. Devido ao seu tamanho pequeno e compacto, as flores de café rosadas ficarão ótimas com floxes rosa choque e lilás. Um grupo de arbustos com cores diferentes parece mais eficaz.

Além disso, a mini hortênsia Bobo pode ser plantada em frente às plantações de abetos.

No outono, após o desbotamento da maioria das plantas perenes, as agulhas perenes revelarão toda a beleza da hortênsia bobo em flor.

Importante! Como o arbusto é anão, não é recomendável plantá-lo próximo a plantas altas para que não distraiam a atenção.

A hortênsia da panícula de Bobo funciona bem com hortênsias que formam inflorescências em forma de bola. Panículas e bolas devem se alternar, caso contrário, a composição inventada parecerá incompleta. Para que o canteiro de flores não perca seu aspecto decorativo, é necessário remover as inflorescências desbotadas em tempo hábil.

Resistência invernal de hortênsia paniculata Bobo

Hydrangea Bobo é uma cultura resistente ao frio. Sem abrigo, uma planta adulta pode resistir a geadas de até -25 ° C. Mas para que o inverno passe com segurança, a planta precisa ser preparada um mês antes do frio.

Como a planta jovem está enfraquecida após o plantio e ainda não teve tempo de construir um sistema radicular poderoso, ela fica coberta durante o inverno por 3 anos. Caso contrário, os brotos e as raízes congelam e o arbusto morre.

Plantando e cuidando da hortênsia de Bobo

O plantio de hortênsias Bobo pode ser feito na primavera e no outono. O plantio de outono é adequado para regiões com climas quentes. O período ideal é setembro-outubro. Durante este tempo, a planta se estabelecerá com sucesso em um novo lugar, criará raízes e entrará em hibernação quando mais forte.

O plantio de primavera é adequado para o norte, já que os invernos chegam cedo lá, e durante o plantio de outono há uma chance de que o jovem arbusto não tolere o frio severo e morra.

Seleção e preparação do local de pouso

Hortênsia anã de Bobo prefere crescer em sombra parcial. A luz solar direta afeta negativamente a planta, o crescimento e o desenvolvimento param, as folhas secam e caem. Em uma área aberta, as inflorescências serão pequenas e a cor será opaca.

Importante! O local de pouso deve ser bem ventilado, mas protegido de correntes de ar e rajadas de vento.

Para uma floração abundante e de longa duração, o solo deve ser fértil, drenado, ligeiramente ácido.

Água estagnada leva ao apodrecimento das raízes e morte do arbusto

Regras de pouso

O crescimento da hortênsia Bobo depende da muda. Portanto, é adquirido em lojas especializadas ou centros de jardinagem. O material de plantio deve ter pelo menos 3 brotos saudáveis ​​e um sistema radicular bem desenvolvido, sem sinais de podridão e danos. Na hora de comprar, eles inspecionam os galhos, devem estar completos, sem avarias, presença de doenças e pragas.

O plantio é realizado em clima ensolarado e seco. A precipitação na obra será um obstáculo, pois a umidade elevada leva ao apodrecimento das raízes, ao desenvolvimento de infecções e à morte da planta.

Importante! Se o clima não permitir e a muda já tiver sido comprada, ela pode ser plantada em uma estufa antes de definir um dia quente e ensolarado.

O plantio de hortênsias Bobo é realizado de acordo com certas regras:

  1. Em uma área selecionada corretamente, um buraco de plantio é cavado 2 vezes o sistema radicular.
  2. Uma camada de drenagem (tijolo quebrado, argila expandida, seixos) é colocada no fundo.
  3. Na muda, o sistema radicular é endireitado e colocado no centro.
  4. O buraco é preenchido com solo nutriente, tentando não deixar espaço para o ar.
  5. A camada superior é compactada, derramada e coberta com turfa, agulhas ou casca de árvore.

Regar e alimentar

Para a floração abundante e duradoura da hortênsia de Bobo, é necessária rega abundante e regular. Para evitar que o solo resseque, a irrigação é feita uma vez por semana, em épocas de seca, a rega é aumentada.

Para irrigação, utiliza-se apenas sedimentada ou pluvial, pois a cal pode causar danos irreparáveis ​​à planta.

Para que a hortênsia não sofra de deficiência de oxigênio, após a rega, o solo é solto e coberto com cobertura morta. Para um crescimento bem-sucedido, a hortênsia Bobo é alimentada 4 vezes por temporada:

  • durante a estação de crescimento - usar matéria orgânica;
  • durante a formação dos botões, a hortênsia gasta muita energia, por isso é alimentada com uréia, superfosfato e potássio;
  • durante o período de floração, um complexo mineral é introduzido;
  • no outono, após a floração, o potássio é adicionado sob o arbusto.

Poda de hortênsia de Bobo

A poda desempenha um papel importante no cuidado da hortênsia bobo. É realizado no início da primavera, antes do fluxo de seiva. Como os brotos das flores aparecem nos botões apicais dos galhos do ano em curso, essa manipulação deve ser abordada com toda a responsabilidade. O número de ramos a deixar depende da idade e da força do arbusto. Todos os ramos secos, não invernados, devem ser removidos. Para manter a qualidade da floração e evitar o forte crescimento do arbusto, a poda é realizada anualmente.

Importante! A hortênsia jovem, para não enfraquecê-la, é reduzida ao mínimo.

Preparando-se para o inverno de hortênsias de Bobo

Hydrangea Bobo é uma variedade resistente ao gelo, por isso cresce bem na Rússia central. Mas para facilitar a invernada, a planta está preparada para geadas. Por esta:

  1. A rega é reduzida em setembro.
  2. Fertilizantes de potássio ou cinzas de madeira são aplicados sob a hortênsia.
  3. Com o início da geada, as folhas são retiradas, restando apenas as que vão proteger os botões florais.
  4. O solo é coberto com turfa, palha, folhagem com uma camada de 10 cm.
  5. Em regiões de invernos frios, os galhos são amarrados, dobrados ao solo, cobertos com fibra de agrofibra e serapilheira.

Reprodução de hortênsia de Bobo

A hortênsia de Bobo pode ser propagada de forma generativa e vegetativa.O método generativo é a propagação de hortênsias a partir de sementes. O método é trabalhoso e demorado, portanto não é adequado para floristas iniciantes. Para cultivar um arbusto com características varietais, é necessário adquirir sementes de qualidade. Eles devem ser frescos, pois a germinação é perdida após um ano. A semente auto-coletada não retém características varietais, portanto, sua coleta não é aconselhável. Regras de semeadura:

  1. A semeadura é realizada apenas no outono.
  2. A semente é enterrada no solo nutriente, que deve incluir folha ou substrato de turfa, areia de rio.
  3. Após a semeadura, o solo é umedecido e, para uma germinação rápida, o recipiente é coberto com vidro ou polietileno.
  4. As caixas de sementes devem ser ventiladas regularmente. A temperatura ideal para o crescimento deve estar entre + 14 ° C e + 20 ° C.
  5. Quando as folhas do cotilédone aparecem, a primeira coleta é realizada. Para obter raízes laterais, a raiz principal é podada.
  6. A segunda colheita em recipientes separados é realizada na primavera, após o aparecimento de 3-4 folhas verdadeiras.
  7. Após 2 semanas, as mudas transplantadas são endurecidas ao ar livre.
  8. Para não enfraquecer a planta, são retirados os primeiros botões.
Importante! A muda cultivada é plantada em campo aberto no terceiro ano após a semeadura.

As sementes perdem a germinação após 2 anos após a colheita

A reprodução vegetativa envolve o plantio de partes da planta-mãe. O arbusto-mãe pode ser propagado de 3 maneiras:

  1. Torneiras. Uma incisão circular é feita na parte inferior do broto e colocada em uma trincheira preparada, deixando o topo acima do solo. Novas raízes começarão a se formar no local da incisão. Polvilhe a trincheira com solo nutritivo e derrame abundantemente. Depois que um sistema de raízes forte é formado, a planta jovem é separada da planta-mãe e transplantada para um local preparado.
  2. Divisão do mato. Este método é usado durante o transplante de arbusto. Para isso, a planta-mãe é cuidadosamente removida do solo e dividida no número necessário de divisões. Cada parte deve ter 3-4 brotos e raízes fortes. Após a colheita, a planta é plantada em um novo local, galpão e cobertura morta. Se o procedimento foi realizado corretamente, a planta jovem se apresentará em toda a sua glória no próximo ano.
  3. Estacas. Na primavera, durante o corte da hortênsia de Bobo, ramos saudáveis ​​são selecionados e cortes de 10-15 cm de tamanho são cortados. As partes cortadas são mantidas em um estimulador de crescimento e enterradas em um ângulo agudo por 2-3 botões no solo nutriente . Cubra as mudas com um frasco de vidro e guarde em local aquecido e com sombra.

Doenças e pragas da hortênsia de Bobo

Hydrangea Bobo tem uma forte imunidade a doenças e pragas. Mas com cuidado impróprio, a planta muitas vezes sofre das seguintes doenças:

  1. Clorose. Doença comum que ocorre devido à falta de umidade e de ferro no solo. O tratamento consiste em pulverizar o arbusto com uma solução de preparações contendo ferro.

    A doença pode ser reconhecida pelo clareamento da lâmina foliar e fragilidade dos ramos.

  2. Podridão cinzenta. Doença fúngica que se manifesta devido à alta umidade. Você pode ajudar a planta com o líquido Bordeaux.

    A doença se manifesta na forma de uma placa cinza na parte aérea, que não desaparece.

  3. Ácaro-aranha. Os insetos microscópicos se instalam na massa verde e a cobrem com uma teia fina. As pragas sugam o suco da planta e, como resultado, ela enfraquece, pára de crescer e se desenvolve. Na luta contra os insetos, use o medicamento "Tiofos" diluído estritamente de acordo com as instruções ou uma infusão de cinza de madeira.

    Você pode reconhecer uma praga por uma teia fina

  4. Pulgão-da-folha. As pragas estão localizadas em grandes grupos nas placas das folhas. Ao sugar o suco, os insetos causam grandes danos à planta. Enfraquece, o crescimento e o desenvolvimento param. O medicamento "Sulfato de anabazina" ajudará a impedir a invasão da praga.

    Pulgões se estabelecem em grandes grupos

  5. Oídio. Aparece em clima quente com alta umidade. A folhagem é coberta por uma flor branca, que pode ser facilmente removida com o dedo. O líquido bordalês ajudará a eliminar a doença.

    Flor branca pode ser facilmente removida com um dedo

Conclusão

Hydrangea Bobo é um arbusto em miniatura com flor. Sujeito à tecnologia agrícola, inflorescências paniculadas de cor rosa claro aparecem na planta. Um pequeno arbusto fica lindo perto de plantas perenes com flores menores, ao lado de hortênsias em forma de bola e perto de plantações de abetos.

Avaliações de Bobo hydrangea

Alexandrov Ivan Pavlovich, 65 anos, Omsk
Nunca plantei hortênsia, pensando que a planta não tolera geadas severas. Mas comprei recentemente hortênsias de Bobo e percebi que essas plantas podem florescer em nossa faixa. O arbusto é despretensioso, floresce por muito tempo e abundantemente. Para jogar pelo seguro, cubro a planta para o inverno com ramos de abeto. Graças aos arbustos em miniatura, meu enredo pessoal mudou e agrada com sua floração de junho a setembro.
Ilyina Olga Pavlovna, 45 anos, Dubna
A hortênsia de Bob está no local há 10 anos. É despretensioso, não precisa de abrigo para o inverno, vai bem com plantas perenes baixas e abetos vermelhos. Sujeita a técnicas agrícolas, a floração é abundante, começa em junho, termina em outubro. Recomendo a todos os amantes de hortênsias que comprem a variedade Bobo florida.
Dê retorno

Jardim

Flores

Construção