Contente
Plantar e cuidar da ação ao ar livre envolve seguir apenas algumas regras simples. A cultura é despretensiosa, em condições naturais é capaz de crescer nas montanhas, tolerar as secas, e enraizar-se em qualquer solo sem água estagnada. Embora a planta seja nativa do sul, não é difícil garantir a floração abundante da ação nas condições da zona média, bem como nas regiões mais severas da Sibéria e dos Urais.
Características do cultivo de um arbusto deycella
Os arbustos de Deutzia se distinguem por uma variedade de variedades, desde formas minúsculas de até meio metro até plantas de 4 metros. A cor das folhas e flores também é variada, mas todas as plantas têm preferências semelhantes quanto à composição do solo, iluminação, poda e cuidado.
Condições básicas para ação crescente:
- As plantas toleram facilmente a seca, mas respondem à rega dosada com crescimento vigoroso e floração abundante.
- Uma abundância de luz, a colocação em uma área aberta para ação é opcional. A cultura prefere o sol da manhã e sombra parcial à tarde.
- Os rebentos de crescimento rápido precisam de poda e desbaste. A formação é um dos princípios fundamentais para a obtenção de uma floração exuberante.
- A robustez invernal da ação é estimada em média: a -20 ° C, os botões apicais congelam, a -30 ° C toda a parte desprotegida da planta morre. A cultura tolera facilmente invernos sem abrigo apenas no sul.
- A ação é resistente à fumaça, poluição do gás em uma grande cidade. A cultura não tolera apenas o plantio em local com muito vento e correntes de ar.
- Com um alto nível de água subterrânea, drenagem adicional é fornecida durante o plantio. As raízes da planta não suportam água estagnada.
Na natureza, o arbusto cresce em bordas iluminadas, no sopé das montanhas. No jardim, a ação pode crescer sob a proteção de árvores altas, sujeitas à sombra incompleta. Existe apenas um requisito fundamental para a composição do solo - uma reação neutra ou ligeiramente alcalina. Este indicador, na maioria das vezes, requer um ajuste simples e separado.
Como propagar a ação
O cuidado desnecessário ao cultivar não é a única vantagem de um visual decorativo. O arbusto é fácil de se propagar de várias maneiras. Portanto, as sementes fornecem mais de 90% da germinação imediatamente após o amadurecimento. Os métodos vegetativos (cortes, descendência, divisão do arbusto, estratificação) fornecem a mesma alta taxa de sobrevivência.
Sementes
O método de plantio por sementes é adequado para a reprodução de espécies de ação não selecionadas. As formas de jardim híbrido não retêm suas qualidades nas gerações subsequentes. Um arbusto crescerá das sementes, repetindo as formas originais de ação antes de cruzar.
Para uma reprodução bem-sucedida, é importante armazenar adequadamente a semente antes do plantio.No inverno, as sementes são acondicionadas em frasco de vidro com tampa bem rosqueada ou lacrado em polietileno. O melhor regime de temperatura é cerca de 15 ° С.
Em regiões com invernos amenos, as sementes podem ser plantadas ao ar livre no outono, imediatamente após a colheita. Em áreas com clima rigoroso, dos Urais ao leste da Sibéria, a ação é semeada em vasos e germinada em casa. Na maioria das vezes, o plantio em campo aberto é realizado na primavera, não sendo necessário processar a semente. A planta é caracterizada por boa germinação sem estratificação, estimulação ou encharcamento.
Basta espalhar as sementes pela superfície e compactar levemente o solo. A ação de plantio de primavera não requer aprofundamento. Umedecendo o solo periodicamente, você pode esperar os primeiros brotos em 15 dias. Para agilizar o processo, o canteiro ou vaso é coberto com polietileno.
Propagação de ação por estacas
Os brotos verdes ou lignificados do arbusto de crescimento rápido fornecem um rico suprimento de material de reprodução. Ambas as estacas colhidas após a poda de outono e colhidas no verão enraízam-se perfeitamente. Para crescer o arbusto Deutsel, como mostra a foto, as copas verdes são cortadas a partir da segunda quinzena de junho.
Para o corte de brotos, basta retirar as folhas do fundo e colocá-las em um substrato úmido. Para uma sobrevivência garantida, você pode colocar as hastes com a extremidade inferior na solução de Kornevin por 24 horas. Em temperaturas de 15 a 30 ° C e pulverizações regulares dos plantios, essa reprodução dá uma eficiência acima de 95%.
Estacas de ação lignificada cortadas no outono devem ter pelo menos 5 botões vivos. Os caules são amarrados em cachos e armazenados até a primavera em areia úmida em temperaturas de 0 a + 5 ° C. Na primavera, as mudas são enraizadas no campo aberto, regando regularmente com água morna. Só é possível levar as mudas de ação para o local de plantio após atingir a temperatura média diária de + 15 ° C.
Camadas
A forma mais natural e indolor de reprodução para a ação é o enraizamento do galho, sem se separar do arbusto-mãe. Para o procedimento, é selecionado um broto jovem, dobrado ao solo, fixado ao solo com um suporte ou pedra. O local de contato é coberto por um substrato solto e fértil. Para estimular a formação de raízes, a casca do broto pode ser cortada com uma faca afiada. A camada enraizada de deucella é separada do arbusto após um ano para o plantio na primavera como uma muda normal.
Ao dividir o arbusto
O método é adequado se você precisar transplantar com urgência um arbusto coberto de vegetação perene para um novo local. Não vale a pena perturbar a planta apenas para a reprodução - uma ação adulta não tolera tal procedimento.
A planta é escavada por todos os lados, tentando ir o mais fundo possível. A ação pode ter várias raízes principais, que é desejável preservar o máximo possível, e muitas outras fibrosas superficiais, que crescem mais facilmente. Eles tiram o arbusto do chão, sacodem o solo, dividem o rizoma em várias partes.
Cada divisão deve ter uma raiz desenvolvida e botões de crescimento vivos. Partes do arbusto de ação são plantadas em um novo local imediatamente após o procedimento, caso contrário, as raízes nuas da planta vão secar e enraizar ainda mais.
Como se manter ativo antes de pousar
Na hora de comprar mudas prontas, preferem arbustos com sistema radicular aberto. Isso permite avaliar objetivamente o estado da planta. A ação em recipientes para plantio deve ser comprada apenas de vendedores de confiança ou diretamente do viveiro.
Após a compra, as raízes expostas devem ser embrulhadas em papel ou pano úmido para o transporte. Não use polietileno: raízes enroladas podem superaquecer e suportar.
A ação de plantio na primavera é feita antes de entrar na estação de crescimento. Se você quiser guardar o material comprado por algum tempo antes do plantio, as plantas não devem ser levadas para uma sala quente. Isso estimula a abertura dos rins e pode prejudicar o enxerto.É melhor deixar as mudas em recipientes ou com raízes embrulhadas na rua, levando-as para a varanda, para o porão, retardando assim o estado de dormência.
Plantando e cuidando de um arbusto de ação
Os arbustos plantados de maneira correta e pontual começam a crescer e florescer rapidamente após algumas temporadas. Para a formação de um arbusto de ação exuberante, como na foto, o cultivo e os cuidados não serão problema se o local for bem escolhido e o plantio for feito da maneira correta.
Tempo recomendado
A melhor época para o plantio é na primavera, depois que o solo está completamente descongelado antes de brotar nas árvores. Em cada região, o tempo é diferente, então você deve se concentrar apenas no clima. A ação de plantio no outono pode não dar à planta tempo para se adaptar e crescer novamente. O trabalho pré-inverno só é possível durante os invernos amenos e quentes.
Seleção do local e preparação do solo
Um arbusto amante da luz pode prosperar em um lugar aberto e ensolarado. A planta tolera bem a luz difusa, sem perda de decoratividade, podendo ficar em sombra parcial por até meio dia. Portanto, a ação é plantada do lado sul, oeste ou leste dos edifícios, árvores altas, cercas densas.
A despretensão com a composição do solo permite que você faça uma plantação em qualquer área. No preparo do solo, é possível melhorar as propriedades do substrato e garantir a atuação dos seguintes parâmetros mínimos:
- valor nutricional - devido à introdução de fertilizantes e húmus;
- frouxidão - adicionar turfa e areia para cavar em solos pesados;
- reação ligeiramente alcalina - a introdução de cinzas ou cal apagada;
- saída de excesso de umidade - colocando drenagem durante o plantio.
Caso seja necessária a reposição do solo por não cumprimento dos requisitos, a mistura é preparada a partir de húmus, areia e turfa na proporção de 2: 2: 1. Um copo de cal apagada ou cinza de madeira é adicionado à composição por planta.
Algoritmo de aterrissagem
Antes do plantio, examina-se a ação, todas as áreas danificadas das raízes são removidas, são encurtadas para 30 cm .Se as raízes abertas secaram, são imersas em solução de argila líquida por 3 horas. Para mudas de recipientes, antes do plantio, eles derrubam levemente um caroço de terra. As raízes enroladas precisam ser ligeiramente agitadas e espalhadas.
Processo de plantio:
- Uma cova é preparada com pelo menos 50 cm de profundidade.
- No fundo, 10 cm de areia, seixos ou argila expandida são colocados para drenagem.
- Uma pequena parte da mistura de solo preparada é colocada em cima com a adição de 100 g de fertilizante mineral complexo (por exemplo, nitrophoska).
- Defina a muda de forma que o colo da raiz da ação fique acima do nível do solo.
- Aos poucos vão acrescentando terra, socando levemente as camadas. Depois de preencher o buraco, a muda é regada em abundância.
Para melhor sobrevivência e proteção das raízes de ação contra o ressecamento ou quedas de temperatura na primavera, o solo é coberto com palha, turfa ou serragem. A camada de cobertura morta não deve exceder 5 cm.
Ação de transplante no outono ou primavera
É aconselhável não desenterrar arbustos adultos, eles não toleram nem mesmo pequenos ferimentos nas raízes. Um transplante de uma ação já formada pode ser necessário no caso de um local de pouso malsucedido. Freqüentemente, essa necessidade surge quando a coroa está mal desenvolvida devido à umidade estagnada, sombra ou correntes de ar. Acontece que os arbustos de ação plantados nas proximidades, crescendo, começam a interferir uns nos outros. O transplante em tais casos não pode ser evitado.
Se for necessário transferir uma bucha de ação adulta para um novo local, deve-se, se possível, aguardar o calor da primavera. Um transplante de outono ameaça enfraquecer a planta e partir para o inverno com as raízes danificadas. Esse arbusto pode congelar.
Transplantar a ação na primavera dá mais tempo para se adaptar. O produtor pode acompanhar o sucesso do enraizamento ao longo da safra e dar os cuidados necessários para que a planta se prepare para o inverno.
Regras de transplante:
- Uma cava em um novo local é preparada com antecedência de acordo com as regras de pouso.
- Cave o arbusto com cuidado, tentando manter o pedaço de terra.
- Mova grandes espécimes da ação escavada arrastando suavemente sobre a lona ou outro material denso.
- O procedimento de transplante repete completamente as etapas com as mudas até a cobertura morta.
A copa do arbusto deve ser desbastada, os ramos velhos totalmente removidos e os jovens encurtados em um terço. Mesmo com a total observância de todas as condições e bons cuidados, a planta transplantada ficará letárgica por algum tempo, podendo desprender parte das folhas.
Como aumentar a ação ao ar livre
Diferentes climas ditam algumas diferenças no cuidado dos arbustos ornamentais no sul, na região noroeste e áreas com invernos mais severos, porém com neve. No sul, o solo, o clima e as pequenas oscilações de temperatura possibilitam o cultivo quase sem sair, limitando-se à modelagem, rega e eventual cobertura. O clima da região de Moscou pressupõe baixas temperaturas sem uma cobertura de neve estável no inverno. O cuidado mais importante com esses arbustos será o correto abrigo da geada.
Fora dos Urais, durante os invernos rigorosos, a ação tolera mais facilmente a estação fria devido à abundância de neve, mas o cultivo exige uma seleção cuidadosa das variedades. Um critério importante para o clima da Sibéria é a altura do mato - híbridos subdimensionados não requerem adaptações especiais para um inverno bem-sucedido.
A rapidez com que a ação cresce
A força de crescimento dos brotos é altamente dependente da fertilidade do solo e da umidade regular, mas mesmo sem cuidados especiais, os arbustos rapidamente ganham massa verde. A poda oportuna também ajuda a fortalecer a ramificação e a garantir um crescimento saudável.
Por vários anos, uma muda de ação é capaz de se transformar em um arbusto luxuoso que cresce em largura. Esse recurso exigirá a remoção adicional do crescimento excessivo ao redor do arbusto, o que fornece um rico material de plantio para propagação. Separando cuidadosamente os brotos jovens da raiz uterina, você pode obter mudas prontas sem perturbar a ação do adulto.
Devido ao forte crescimento de variedades altas de ação rosa e branca, para facilitar o cuidado, o plantio é realizado a menos de 2,5 m das edificações. Essa distância permite que a copa se desenvolva de forma harmoniosa, dá acesso para podas e desbastes.
Rega
Cuidar da ação não requer umidade frequente, a planta não tolera bem a água estagnada. O excesso de água é a única razão para o desenvolvimento da podridão radicular, que pode destruir até mesmo um arbusto forte.
Regras de rega para ação:
- Na primavera e no verão, uma rega a cada 10-15 dias é suficiente para os arbustos. Cerca de 10 litros de água são consumidos por planta adulta.
- A rega é aumentada e aumentada para 20 litros por arbusto apenas com estiagem prolongada, acompanhada de calor.
- Em agosto, recomenda-se interromper a rega e, durante as chuvas de outono, cobrir o círculo do tronco com polietileno. Isso estimula a lignificação do crescimento fresco.
Após cada rega, o solo deve ser afrouxado, evitando a formação de uma crosta na superfície.
Top curativo
Se o plantio ocorreu com a substituição do solo e adição de fertilizantes ao substrato, os fertilizantes serão necessários para os arbustos jovens após várias temporadas, quando a cova de plantio está totalmente dominada pelas raízes.
A ação é alimentada várias vezes ao ano:
- na primavera, imediatamente após a poda, com compostos complexos contendo fósforo, nitrogênio e potássio, 100 g por 1 arbusto.
- durante a floração - solução de estrume (1:10), 5 litros por planta a cada 2 semanas;
- no outono, eles são alimentados com fertilizantes complexos depois de desbastar e limpar o arbusto;
- a cada ano o solo é desacidificado adicionalmente pela adição de farinha de dolomita ou cal, especialmente se for usada matéria orgânica para alimentar a ação.
Remoção de ervas daninhas e cobertura morta
Manter o solo ao redor da planta solto e limpo pode ser demorado. Após cada rega, a camada superior do solo deve ser agitada, as ervas daninhas devem ser removidas. O afrouxamento mecânico da ação danifica as raízes finas superficiais. A cobertura morta é um cuidado simples que cria um microclima ideal, evitando que a umidade evapore, mantendo uma temperatura constante do solo, mantendo o solo solto e respirável.
Um truque elimina muitas atividades e evita que as ervas daninhas se espalhem em massa. Palha picada, folhas, pequenas pedras decorativas, casca ou turfa podem ser usadas como cobertura morta. Os materiais são colocados no solo ao redor do arbusto com uma camada não superior a 5 cm.
Poda
A formação da copa é de suma importância para o florescimento exuberante da ação. A poda começa no momento do plantio da planta e depois é feita todos os anos.
Estágios e recursos da ação de corte:
- Após o plantio, a muda é cortada, deixando no máximo 5 gemas.
- Na primavera, remova todas as partes congeladas do arbusto para obter madeira saudável. Em caso de lesões graves, é permitido cortar todos os ramos próximos ao próprio solo. A ação tem uma grande chance de restauração completa da mata.
- No verão, você pode cortar os brotos desbotados, deixando um botão vivo para um novo crescimento. O procedimento pode ser adiado até a poda de outono, mas, neste caso, não se formará um rebento substituto.
- No outono, realizam um corte sanitário de galhos velhos e danificados em um anel na base. Rebentos de raízes jovens também são cortados ao redor da planta.
Características do cultivo da ação nos Urais e na Sibéria
Originalmente uma cultura do sul, o arbusto ornamental gradualmente se aclimatou na Europa e no norte da Ásia. A seleção natural de uma variedade de espécies distinguiu aquelas que são capazes de sobreviver a invernos gelados. A seleção das últimas décadas permitiu obter muitas variedades resistentes ao inverno e de beleza surpreendente.
Para conseguir arbustos com flores exuberantes, como nas fotos apresentadas, plantar e cuidar da ação nos Urais, no Extremo Oriente, na Sibéria é feito de forma diferente do que nas zonas temperadas e quentes.
Práticas de cuidado para as regiões do norte:
- Com geadas precoces e invernos rigorosos, a alimentação de outono não é realizada. Desde o início de setembro, apenas a polinização do solo com cinzas é permitida, para alimentar a ação com o potássio, que está envolvido no amadurecimento dos brotos.
- A fertilização de verão com compostos contendo nitrogênio, incluindo esterco e excrementos de pássaros, é minimizada. Bastam alguns curativos após o início da floração. Isso conterá a explosão da vegetação após a sementeira ser plantada.
- Para sebes verdes, não é recomendado escolher a ação se a temperatura cair abaixo de -25 ° C no inverno. Os arbustos muitas vezes congelam ligeiramente e não fornecem o efeito decorativo desejado.
- Escolha para plantar variedades que são recomendadas para o cultivo em climas frios. O mais resistente à geada é o Amur deyziya (de cor pequena). As variedades de folhas compridas e roxas invertem bem sob a neve.
Como preparar a ação para o inverno
Para que os arbustos fiquem fortes com a queda, os galhos tiveram tempo de lignificar o máximo possível e as raízes resistiram ao congelamento do solo, basta não dar sobrealimentação e não regar excessivamente as plantas. Após a poda de outono, o solo sob os arbustos deytion é coberto com uma nova composição. Para o inverno, é melhor escolher turfa, colocando-a em uma camada de até 10 cm.
Ação de abrigo para o inverno
A principal tarefa do jardineiro no outono é garantir um inverno bem-sucedido para a planta. Se no noroeste ou na região de Moscou é impossível ficar sem abrigo por causa do inverno com pouca neve, então nas áreas com geadas mais severas, as nevadas são mais abundantes e a cobertura é estável.Portanto, na Sibéria e nos Urais, os cuidados pré-inverno podem ser reduzidos a dobrar galhos altos, que ficarão naturalmente cobertos.
Apenas arbustos pequenos ou jovens serão fáceis de colocar. A madeira de ação madura é oca e quebradiça, os galhos tendem a quebrar sob pressão. Portanto, as hastes são levantadas o máximo possível, puxadas juntas com um feixe solto com barbante e o arbusto é envolto em material respirável: serapilheira, lutrasil, qualquer agrofibra. É importante não cobrir a ação do inverno com polietileno.
Jardineiros experientes aconselham a criação de várias camadas de materiais leves com espaços de ar. Em tal "garrafa térmica" os invernos são facilmente sobrevividos não só por espécimes adultos, mas também por mudas de ação do primeiro ano.
Se uma cobertura de neve alta e constante for esperada, arbustos baixos e jovens são dobrados ao solo, antes das primeiras nevadas eles são cobertos com terra ou cobertos com material respirável. Na faixa do meio, a neve que caiu é recolhida, jogada nos arbustos, verificando e renovando regularmente o abrigo. Com um aumento acentuado no gelo, todas as partes desprotegidas da ação podem morrer.
Pragas e doenças
Todos os tipos de ação são resistentes às doenças e pragas típicas de jardins. Às vezes, há um roer de folhas por uma tromba de abelha. Se uma praga for encontrada, os arbustos são pulverizados com uma solução de ftalofos a 15%.
Desde a segunda metade do verão, a ação é regularmente verificada quanto à presença de lagartas com chifres, pulgões e carrapatos. Para combater os insetos, utilizam-se soluções de Decis ou Bitoxibacilina, diluídas rigorosamente de acordo com as instruções.
A única doença que ameaça a ação é a podridão das raízes. A doença ocorre devido ao cuidado impróprio da planta: alagamento do solo, água estagnada na estação fria ou início da primavera. Na maioria das vezes, com uma forte derrota, o arbusto morre, portanto, a ação de plantio sem drenagem é inaceitável.
Conclusão
Plantar e cuidar da ação ao ar livre não é difícil em climas quentes e severos. Técnicas simples e o conhecimento das características da planta permitem que você obtenha arbustos com flores exuberantes em várias estações. A ação despretensiosa e estável na beleza se equipara às hortênsias, rosas, lilases e requer muito pouca atenção. Um arbusto bem plantado com manutenção mínima pode decorar o jardim por mais de 20 anos, recuperando-se dos erros de um jardineiro inexperiente, do frio ou da seca.