Contente
O buxo é um representante de plantas antigas. Surgiu há cerca de 30 milhões de anos. Nessa época, o arbusto praticamente não sofreu mudanças evolutivas. O segundo nome da espécie é Bux da palavra latina "buxus", que significa "denso". Eles também chamam a planta de shamshit, bukshan, gevan, palmeira, árvore verde.
Buxo - que tipo de planta é
O buxo é uma árvore ou arbusto perene. Pertence à família do Boxwood. A planta é utilizada na jardinagem ornamental, pois tolera cortes de cabelo. As formas compactas da planta são adequadas para a criação de figuras, esculturas, bordas e sebes extravagantes. O buxo pode ser cultivado não só no jardim, mas também em vasos de flores na forma de bonsai.
A árvore distingue-se por uma copa densa, folhas brilhantes e resistência à geada. Cresce na vegetação rasteira de florestas caducifólias e mistas, em aterros rochosos, em matagais, em áreas sombreadas. Para uma cultura perene, 0,01 por cento de iluminação é suficiente. O buxo se desenvolve bem em solos férteis e soltos, então o crescimento do arbusto é significativo. Solos esgotados também são bons para a planta. Os rebentos serão curtos, mas densamente frondosos.
É importante notar que nos tempos antigos o buxo era comparado ao âmbar em termos de resistência. Os troncos das árvores maduras afundam na água devido à sua grande massa. A vida útil máxima registrada de um arbusto é de 500 anos.
Como é o buxo?
No ambiente natural, existem principalmente árvores de até 15 m de altura. Os ramos são retos, protuberantes, tetraédricos, aproximadamente frondosos. Os nós são formados um ao lado do outro. Características das folhas de buxo.
- Eles estão localizados em frente.
- A superfície é coriácea, fosca ou brilhante.
- A cor é verde escuro, azul, verde claro próximo ao amarelo.
- A folhagem é pontiaguda, redonda ou oblonga.
- Um sulco corre ao longo da veia central.
- Bordas sólidas.
As flores são pequenas, unissexuais. Os estames localizam-se em inflorescências capitadas, pistiladas - solitárias. As flores atraem pouca atenção. A cor das pétalas é verde. Eles são formados nas axilas de ramos jovens. As inflorescências são coletadas em uma panícula.
O fruto é uma caixa pequena e redonda. Após o amadurecimento, as válvulas se abrem. Dentro estão sementes pretas. A frutificação ocorre em outubro.
Onde cresce o buxo
O buxo é uma planta conífera, termofílica e tolerante à sombra, que cresce em todos os lugares. No entanto, prefere solos calcários ligeiramente ácidos. Existem 3 áreas de crescimento das plantas na natureza:
- Euro-asiático - o território de disseminação da cultura de coníferas começa nas Ilhas Britânicas, passa pela Europa Central, Ásia, Cáucaso, China e atinge as fronteiras do Japão e Sumatra.
- africano - o arbusto é encontrado nas florestas e estepes florestais da África Equatorial, Madagascar.
- América Central - a área de cultivo da planta captura os trópicos e subtrópicos do México, Cuba.
Acredita-se que as variedades americanas sejam as maiores e mais altas. Em média, o tamanho de uma árvore no continente americano chega a 20 m de altura.
Na Federação Russa, arbustos perenes podem ser encontrados na costa do Mar Negro, nas gargantas das montanhas do Cáucaso. No segundo nível, uma espécie rara cresce - o buxo Colchis.
Na República da Adiguésia, no território da empresa florestal Kurdzhip, no curso médio do rio Tsitsa, existe uma floresta de buxo única. A área dessas terras é de 200 hectares. O local tem status de reserva e é vigiado por uma patrulha. Também são conhecidos os bosques de buxo na cidade de Sochi e na Abkhazia. A área natural de plantações de buxo está diminuindo devido ao corte. Em agosto de 2017, apenas 5,5 hectares de florestas de buxo permaneciam na Rússia.
Quão rápido o buxo cresce
Em condições favoráveis, o buxo cresce até 12 m de altura. Ao mesmo tempo, o crescimento anual é de apenas 5-6 cm. Os rebentos são cobertos por uma fina casca de cor azeitona, que com o tempo torna-se lenhosa e torna-se castanha. O crescimento lento e a coroa decorativa tornam a planta um elemento insubstituível do paisagismo.
Como o buxo floresce
Um arbusto perene começa a florescer na idade de 15-20 anos e não antes. A época de floração do buxo cai em meados de junho. No entanto, em regiões de clima temperado, esse processo pode estar completamente ausente. Freqüentemente, a planta sofre com ventos fortes e secos no inverno e com o sol escaldante da primavera. Como resultado, o arbusto demora a recuperar, não tendo força para formar botões.
Qual é o cheiro do buxo?
Nem a foto nem a descrição podem transmitir o cheiro que emana do buxo ou do arbusto. Possui um aroma intenso e pungente que é desagradável para a maioria das pessoas. Ao ar livre, o odor praticamente não é sentido. Dentro de casa, a planta espalha uma espécie de incenso. Os proprietários de arbustos notam que cheiram a urina de gato
Buxo é venenoso ou não
No processo de cuidar do buxo, você deve ter cuidado, usar equipamentos de proteção individual. O arbusto perene é venenoso. A concentração máxima de substâncias nocivas está concentrada nas folhas. A composição contém 70 flavonóides, também existem cumarinas, taninos. A massa verde e a casca contêm alcalóides de 3%. Entre as substâncias mais perigosas está a ciclobuksina D. Após o contato com uma planta, lave as mãos e troque de roupa. Restrinja o acesso de crianças e animais.
Tipos e variedades de buxo
Existem cerca de 300 variedades de sempre-vivas na natureza. No entanto, apenas alguns são adequados para fins decorativos. Abaixo estão os tipos de buxo com uma foto e nomes exatos.
Evergreen
A área de cultivo é o território do Cáucaso e do Mediterrâneo. Cresce bem em vegetação rasteira de florestas mistas ou plantações decíduas. A planta se distingue por sua disposição termofílica, não tolera bem invernos frios. Basicamente é uma árvore de até 15 m de altura. Menos comumente encontrado na forma de um arbusto.
Este tipo é usado para formar projetos paisagísticos ou para fins de horticultura. Se a árvore não for cortada e a copa for formada, o tamanho vertical será de 3-3,5 m.
As folhas de uma cultura perene são alongadas, com 1,5 a 3 cm de comprimento. A superfície é brilhante, lisa, de um verde profundo. Existem várias variedades de evergreen de buxo.
Sufruticose
O arbusto é caracterizado por um crescimento lento. Os rebentos verticais crescem até 1 m, são recobertos por folhas monofónicas e oblongas de 2 cm, sendo utilizados para meios-fios e sebes.
Blauer Heinz
É um arbusto curto com uma taxa de crescimento lenta. As folhas são coriáceas, verde-azuladas. Adequado para a criação de enfeites de carpete com altura de 20 cm. Blauer Heinz é uma subespécie relativamente nova, diferencia-se da variedade anterior pela maior resistência ao gelo, rigidez dos caules e compactação.
Elegans
As plantas têm uma copa densa e esférica.Os caules retos são densamente frondosos, crescem até 1 m de altura e as folhas têm uma cor variada. Uma borda branca corre ao longo da borda da chapa da chapa. A cultura é resistente aos períodos de seca.
Buxo de folhas pequenas
A cultura perene tem alta resistência à geada. Pode suportar geadas até - 30 ° С. No entanto, a planta é sensível ao sol da primavera. A folhagem é pequena, 1-2 cm. A altura do arbusto em si não excede 1,5 m. Pertence aos descendentes japoneses ou coreanos do buxo. A planta é valorizada pela decoratividade e compactação da copa. As variedades mais populares:
- Winter Jam - variedade com crescimento rápido e copa densa. Tolera facilmente a poda. É usado para criar formas topiárias.
- Faulkner - esta cultura está crescendo lentamente. Nesse sentido, o arbusto tem a forma de uma bola.
Buxo balear
A pátria da variedade Balear é a Espanha, Portugal, as Montanhas Atlas em Mocha, as Ilhas Baleares. Têm um grande tamanho da lâmina foliar: largura - 3 cm, comprimento - 4 cm. O arbusto é caracterizado por um crescimento rápido. O buxo é termofílico, não tolera o frio. Precisa de um solo constantemente úmido.
Cólquida
A planta é encontrada nas regiões montanhosas do Cáucaso, Ásia Menor. A altura desta espécie é de 15-20 m de altura. O diâmetro do tronco na base é de 30 cm. A variedade é resistente à geada, o crescimento anual é de 5 cm. A folhagem é pequena e carnuda.
O significado e a aplicação do buxo
Uma planta perene que há muito é usada para o paisagismo de jardins. Em regiões com um clima quente, os arbustos são cultivados como meio-fio, sebes, decoração de gramado e arbustos são formados de forma interessante. Eles também cultivam em casa. A melhor opção seria uma árvore de bonsai.
O buxo é uma espécie de árvore sem energia nuclear. No corte mínimo, não há diferença de tonalidade entre a madeira madura e o alburno. A madeira seca tem uma cor mate uniforme. A cor é amarelo claro no início, mas escurece com o tempo. Os raios do núcleo são invisíveis no corte. Não há cheiro.
Ao descrever um arbusto perene, é importante notar as altas qualidades do buxo. A madeira é dura, homogênea, pesada. Eles usam material natural para a produção:
- instrumentos musicais;
- peças de xadrez;
- partes da máquina;
- carretéis e lançadeiras de tecelagem;
- elementos de instrumentos cirúrgicos e ópticos;
- pequenos pratos.
Madeira de corte transversal é usada em xilogravuras. Acredita-se que o buxo é um material ideal para gravação em madeira. As ofertas para a venda de madeira de buxo acabada são raras devido ao alto custo.
Na área médica, o buxo era muito procurado nos tempos antigos. A partir dele, foram preparados medicamentos contra a malária, febres crônicas, tosse e doenças gastrointestinais. Já, devido à toxidade, a planta perene raramente é utilizada na produção de medicamentos, pois é difícil determinar a quantidade necessária de componentes tóxicos. A sobredosagem causa vômitos, convulsões e até morte.
Conclusão
O buxo é uma planta ornamental resistente às intempéries. Plantas jovens, recentemente enraizadas, requerem atenção especial. Floresce sem expressão. A densa copa do arbusto chama a atenção. Os paisagistas apreciam a forma compacta e a aparência discreta do arbusto perene. O buxo é uma planta clássica para a arte topiária.