Buxo: resistência à geada, se é necessário cobrir, cuidados no outono e inverno

O período outono-inverno é extremamente importante para qualquer criador de plantas, uma vez que muitas plantas requerem atenção redobrada pouco antes do início do frio. Isso é verdade para uma ampla variedade de culturas, incluindo o buxo sensível à geada. Portanto, todos que têm o prazer de cultivar esta planta maravilhosa em seu local acharão útil descobrir o que é cuidar do buxo no outono e como prepará-lo adequadamente para o inverno.

Características de cuidar do buxo no outono e preparação para o inverno

Embora o buxo não seja uma colheita extravagante no verão, os meses de outono são responsáveis ​​por uma grande quantidade de trabalho associado a esta planta. Afinal, dependerá de um atendimento de alta qualidade no outono se o buxo pode se recuperar rapidamente do inverno com a chegada do calor. Ao cultivar esta planta em seu site, vale lembrar vários pontos importantes:

  1. As folhas de buxo contêm compostos tóxicos que podem causar queimaduras químicas. Portanto, é necessário cuidar da planta com luvas de borracha, bata e máscara facial, que devem ser lavadas junto com utensílios de jardim após cada uso.
  2. Todos os procedimentos de limpeza, incluindo poda, rega e cobertura morta, devem ser feitos antes dos dias gelados.
  3. Como o buxo é muito sensível ao sol e começa a brotar ativamente ao menor aquecimento, vale a pena plantá-lo à sombra de grandes plantas ou próximo a edifícios no lado nordeste e noroeste.
  4. Na primavera, o abrigo do mato não é removido imediatamente. Primeiro, o círculo do tronco é ligeiramente aberto na base da planta e, depois de 7 a 10 dias, a camada protetora é removida do topo do buxo. A neve e as folhas são removidas do círculo do tronco para que o solo se aqueça mais rápido.

Cuidados com o buxo no outono

Cuidar de uma planta no outono não é muito trabalhoso, mas requer atenção e tempo suficientes. Como no verão, tudo se resume a regar, alimentar, fazer cobertura morta e podar. No entanto, cada um desses procedimentos tem nuances próprias, a seguir as quais vão facilitar a hibernação do buxo e ajudar a manter a saúde do mato.

Regar e alimentar

Para recarregar a planta com energia para os próximos meses de inverno, rega abundante ajudará. É necessário que o buxo nutra suas células com o líquido de que precisará em um inverno sem neve, com geadas que secam e ventos fortes. Nessas condições, o arbusto evapora rapidamente a água, e sua falta inicial levará ao congelamento do buxo e sua morte. Portanto, 1 a 2 semanas antes do início da geada, a planta deve ser generosamente regada com água sedimentada em temperatura ambiente. Para a rega, é preferível escolher um dia de sol seco e o procedimento em si deve ser realizado nas primeiras horas da manhã ou 3 a 4 horas antes do anoitecer, para não provocar o desenvolvimento de doenças fúngicas no buxo.

Quanto à fertilização, os fertilizantes com potássio e fósforo também saturam a planta da melhor maneira possível antes dos meses de inverno e aceleram o crescimento da massa verde na primavera. Porém, vale a pena alimentar o buxo pela última vez na temporada o mais tardar em meados de setembro, caso contrário, em vez de cair em estado de dormência, a cultura dará início a novos brotos.A melhor época para a alimentação final é considerada o final de agosto, e nas regiões quentes - os primeiros dias de setembro.

Mulching

Ao cuidar do buxo, a importância da cobertura morta não deve ser subestimada. Uma ação corretamente realizada pode, não menos, salvar o arbusto do congelamento em dias rigorosos de inverno, bem como de inundações durante o derretimento da neve, uma vez que a cobertura morta fornece água e troca de calor ideais nas raízes da planta. Como regra, o buxo é tratado com cobertura morta 2 a 3 dias após a irrigação com carregamento de água. Turfa, agulhas podres ou casca de pinheiro triturada são freqüentemente usados ​​como cobertura morta. Uma camada de material de cobertura é feita com 5 a 10 cm de espessura, enquanto na base da planta resta um espaço livre com um diâmetro de 2 a 3 cm.

Importante! Folhas caídas não são recomendadas para cobertura morta. Embora a folhagem retenha bem o calor, ela tende a prejudicar, e é por isso que os parasitas e as infecções fúngicas começam a se multiplicar nela.

Poda

A poda é considerada um procedimento importante no cuidado do buxo. No verão, a planta é podada principalmente para manter a aparência decorativa do arbusto em intervalos de 1 a 2 meses. A poda podzimny, realizada no final de outubro antes das geadas, tem outras finalidades. Destina-se a estimular o crescimento de rebentos jovens de buxo durante a estação de crescimento da primavera. Como regra, durante este procedimento, os ramos danificados e velhos são completamente eliminados e os ramos restantes são encurtados em 1,5 - 2 cm. Além disso, apenas os arbustos com mais de 2 anos precisam de poda. Os espécimes mais jovens com um sistema radicular menos desenvolvido ficarão muito enfraquecidos após o procedimento e podem não se recuperar do tempo frio.

Proteção contra doenças e pragas

Uma vez que substâncias tóxicas estão presentes na folhagem da planta, isso torna a cultura muito resistente a uma variedade de pragas e doenças. No entanto, também existem esses insetos que atacam o buxo, apesar de suas funções protetoras.

Por exemplo, a mosca do buxo, que se alimenta da polpa das folhas roendo túneis, distingue-se não só pela gula, mas também pela resistência às baixas temperaturas. As larvas deste parasita sobrevivem com sucesso ao inverno e devoram a planta com força na primavera.

O buxo não fazia menos mal ao buxo, comendo seus galhos e folhas. Além disso, ele, como a mosca, não tem medo do frio, de modo que de repente pode se lembrar de si mesmo durante o período de crescimento da planta na primavera, quando, ao que parece, a planta se livrou desse infortúnio.

Com as duas pragas, o tratamento com inseticida do mato, realizado no final de abril-maio, dará conta. No outono, você também pode tomar certas medidas para combatê-los: por exemplo, a remoção oportuna de galhos e folhas feridos e sua queima. A caiação de plantas altas também ajudará na invasão de parasitas.

Transferir

Cuidar de buxo pode incluir o replantio da planta, que, assim como o plantio inicial, é feito antes do inverno. Para um desenvolvimento bem-sucedido, o local de crescimento do arbusto é alterado com um intervalo de 3 a 4 anos até que cresça o suficiente. A época ideal para isso é considerada o período do final de julho ao início de novembro, dependendo da região de cultivo. Na hora de escolher o dia do transplante, deve-se ter em mente que o arbusto precisa de pelo menos 1 mês para o enraizamento bem-sucedido, por isso é aconselhável organizá-lo antes que o tempo frio chegue.

O local de transferência também é de grande importância. A qualidade do solo não é muito importante quando se trata de buxo, no entanto, em solo fértil e solto, a planta fica mais forte muito mais rápido. Ao mesmo tempo, eles são guiados por solo moderadamente úmido, e a água subterrânea não deve correr muito perto da superfície, caso contrário, as raízes do arbusto começarão a apodrecer.

Via de regra, ao transplantar o buxo, os melhoristas de plantas são guiados pelo mesmo algoritmo de ações do plantio em terreno aberto:

  1. 24 horas antes do procedimento, a planta é regada generosamente para facilitar a extração das raízes com um torrão de terra.
  2. A cova de plantio é cavada 3 vezes mais em coma terrestre.
  3. Uma camada de drenagem de perlita ou outro material absorvente de 2-3 cm de espessura é colocada no fundo dela.
  4. Em seguida, a perlita é misturada do solo na proporção de 1: 1 e derramada sobre a drenagem de modo que, subsequentemente, a parte superior do torrão de terra com raízes fique nivelada com a superfície. O espaço vazio ao redor das raízes também é coberto com uma mistura e o solo é levemente socado.
  5. Ao final do procedimento, o buxo é regado intensamente com chuva ou sedimentação.

Preparando buxo para o inverno

Ao preparar uma planta para o inverno, é necessário levar em consideração a resistência ao gelo do buxo e, se necessário, pensar se vale a pena construir um abrigo para ela.

Resistência de inverno do buxo

Esta planta é perfeitamente capaz de resistir a ondas de frio de curto prazo, no entanto, em baixas temperaturas estáveis ​​abaixo de -10 ° C, ela começa a congelar. As geadas de longo prazo podem destruir completamente o arbusto, se nenhuma medida adicional for tomada. No entanto, algumas variedades de buxo são mais resistentes do que outras. Portanto, as variedades de plantas resistentes incluem:

  • Blauer Heinz;
  • Handsworthiensis;
  • Herrenhausen;
  • Buxus Sempervirens.
Conselho! É possível aumentar ligeiramente a resistência ao gelo das variedades menos resistentes com a ajuda de pensos à base de potássio, que fortalecem os rebentos e contribuem para a sua lignificação.

Preciso cobrir o buxo para o inverno

A decisão de cobrir ou não uma planta para o inverno deve ser tomada com base nas características da região onde o buxo cresce. Nas regiões ao sul, arbustos de até 1 m de altura também passam o inverno com sucesso sob a neve, mas nas regiões mais frias, inclusive na faixa do meio, deve-se tomar cuidado para proteger a planta. Isso é necessário não só para evitar o congelamento, mas também para esconder a cultura do sol durante o degelo, pois mesmo uma pequena quantidade de luz pode despertar os buxo da hibernação e iniciar os processos de fotossíntese na folhagem. Devido ao solo congelado, os alimentos não fluirão totalmente e a planta morrerá muito rapidamente.

Importante! Recomenda-se cobrir plantas jovens até 2 - 3 anos, independentemente do local de cultivo.

Como cobrir o buxo para o inverno

A construção de um abrigo de inverno desempenha um papel fundamental na preparação da planta para o frio. Para isolar adequadamente o buxo para o inverno, as seguintes recomendações podem ser úteis:

  1. Os arbustos devem ser cobertos depois que a temperatura externa atingir estáveis ​​-10 ° C e o risco de possível aquecimento tiver passado, caso contrário, o arbusto desaparecerá sob o material de proteção.
  2. Plantas padronizadas e arbustos subdimensionados são pré-amarrados, presos ao suporte com uma corda para que não se quebrem com o peso da neve.
  3. Os arbustos curtos não precisam de uma liga se as caixas de madeira com orifícios de ventilação forem usadas como abrigo.
  4. Em vez de amarrar plantas de até 1 m de altura, estruturas de arame podem ser construídas sobre elas. Essas estruturas são cobertas por uma camada protetora, que é fixada ao solo com uma carga.
  5. Variedades altas são cobertas com estopa, firmemente enroladas no arbusto. Em alguns casos, eles usam duas estruturas em forma de U instaladas transversalmente sobre a planta.
  6. O buxo, que faz parte da sebe, é cuidadosamente amarrado com corda, dividindo as plantas em grupos de várias. Além disso, você pode sobrepor os troncos com ramos de abeto amarrados em cachos.
  7. No caso de arbustos de buxo crescerem lado a lado com rosas, é possível fazer uma moldura de abrigo comum.
  8. O tecido deve ser respirável e de cor escura. Material de cor clara não é adequado, pois atrai calor, o que pode causar o ressecamento da planta.
  9. Pelo mesmo motivo, o filme plástico não deve ser usado para cobrir.
Conselho! Para fornecer ar à planta sob várias camadas de abrigo, você pode marcar um pedaço de tubo flexível de forma que uma extremidade seja trazida para o arbusto e a outra saia.A parte externa deve ser elevada acima do solo, direcionada para cima com o buraco e protegida: então o vento não passará pelo buxo.

Como o buxo inverte

O clima na Rússia central é caracterizado pelo fato de que no inverno as safras que pertencem à 4ª zona de robustez do inverno e abaixo se sentem bastante confortáveis ​​nela. No entanto, a maioria das variedades de buxo está classificada na 6ª zona: isso significa que essas plantas devem ser protegidas do frio, além disso, muitas vezes com várias camadas de material de cobertura. Essa abordagem de cuidado ajudará a manter a saúde do arbusto sem perder seu efeito decorativo.

Conclusão

Cuidar do buxo no outono não pode ser considerado um negócio problemático, pois a cultura tem muitas características. No entanto, a implementação de todas as recomendações e o aumento do cuidado serão mais do que recompensados ​​na primavera, quando a planta vai encantar os olhos com sua aparência espetacular e bem cuidada. Um vídeo sobre o abrigo dessa cultura para o inverno ajudará a consolidar as novas habilidades no cuidado com o buxo.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção