Contente
A propagação de buxo por meio de estacas em casa é uma tarefa fácil, e até mesmo um florista novato pode lidar com isso. Observando as regras de criação, é possível cultivar um exemplar forte e saudável, que se tornará a decoração do canteiro. O buxo é ideal para a formação de sebes, fica lindo em jardins de pedras, entre brilhantes perenes, em plantações individuais e em grupo.
Características de reprodução do buxo por estacas em casa
O buxo é uma planta perene despretensiosa, amplamente utilizada em projetos paisagísticos. Ao adquirir uma cópia, os floricultores geralmente desejam propagá-la para cultivar uma sebe verde, criar uma bela borda e tornar a área suburbana mais atraente. A reprodução de buxo é possível por meio de estacas e sementes, mas jardineiros experientes recomendam estacas por ser um método simples e eficaz. Para propagar buxo por estacas em casa, você precisa seguir regras simples:
- as estacas são cortadas de um rebento saudável e não lignificado;
- solo leve e drenado é preparado para o plantio;
- para um enraizamento rápido, as estacas criam um microclima favorável;
- o cuidado consiste em regar e manter a temperatura e a umidade.
Quando cortar buxo
Você pode cortar buxo na primavera e no outono, tudo depende das condições climáticas. Para cultivar um belo arbusto ornamental, você precisa saber:
- quando cortar as estacas para propagação;
- a que horas plantar;
- como enraizar e cuidar adequadamente.
Corte de buxo na primavera
Você pode propagar o buxo por meio de estacas na primavera imediatamente em seu terreno pessoal. O material de plantio, cortado e processado em estimulador de formação de raízes, é colocado em local bem iluminado e cuidadosamente cavado com solo fértil e bem drenado. Para criar um microclima favorável, as mudas são cobertas com garrafas ou sacos plásticos. Além disso, a reprodução na primavera pode ser realizada em recipientes em casa. Para um enraizamento rápido, o solo não deve secar, então as mudas devem ser protegidas da luz solar direta. À noite, a microgreenchimento é ventilada e a planta é borrifada com água morna estabilizada.
Durante a temporada, o buxo ficará mais forte, formará raízes e estará pronto para se mudar para um lugar permanente no outono. Após o transplante, o círculo do tronco é coberto com cobertura morta e a planta jovem e imatura é coberta com estopa ou fibra agrícola.
Para ter uma ideia de como cortar buxo na primavera, você precisa assistir a um vídeo para floristas iniciantes:
Corte de buxo no outono
Como o buxo floresce na primavera, a propagação por estacas pode ser feita no outono. As mudas são cortadas de brotos saudáveis no início de setembro, para que as feridas no arbusto cicatrizem antes do início da geada. O material de plantio deve ter um comprimento de 10-15 cm e botões bem desenvolvidos. Para o plantio, um solo nutritivo é preparado, as mudas são enterradas até a folhagem superior e cobertas com uma jarra ou saco plástico para criar um efeito estufa.
Mudas de buxo enraizadas são plantadas em recipientes separados, tentando não danificar o caroço de terra. O recipiente com o plantio é retirado em estufa aquecida ou local aquecido com iluminação artificial. O cuidado com as mudas em casa inclui irrigação regular, pulverização e alimentação a cada 10 dias, usando um complexo de fertilizantes minerais.
Com o início da primavera, os cortes precisam ser endurecidos. Para isso, são levados ao ar livre, aumentando diariamente o tempo gasto. Após o fim das geadas primaveris e do solo aquecido até + 10 ° C, pode-se plantar buxo em local preparado.
Corte de buxo no inverno
Após o final da temporada de chalés de verão, os jardineiros costumam usar a estufa como um local para armazenar o terreno e o equipamento de jardim. Mas a estufa pode ser aproveitada, por exemplo, para a propagação de buxo por estacas no inverno. No outono, 2 semanas antes da geada, a terra é desenterrada, grama ou solo frondoso misturado com turfa é derramado por cima, compactado e nivelado com um ancinho. Em seguida, a areia do rio é despejada em uma camada de cerca de 2 cm.O criadouro deve ser leve e bem drenado.
Para a reprodução no inverno, o material de plantio cortado de brotos de 2-3 anos é adequado. Após a retirada da folhagem inferior e processamento do corte com estimulador de enraizamento, as estacas são plantadas a uma distância de 20 cm uma da outra. Após o plantio, a planta é derramada e coberta com polietileno, que é puxado sobre um suporte de arame.
Durante todo o inverno, é necessário garantir que o solo esteja sempre úmido. Na primavera, as mudas criarão raízes e, após o início dos dias quentes, poderão ser plantadas na área selecionada. Para que se enraízem rapidamente e se adaptem a um novo lugar, na primeira semana precisam ser cobertos pela luz solar direta. Cuidar da planta após a reprodução consiste em regar, alimentar e remover as ervas daninhas.
Regras para colheita de estacas
O corte de estacas de buxo para reprodução é feito a partir de um rebento saudável, maduro, mas não lignificado, de 10-15 cm de comprimento. É preferível cortar estacas de buxo com faca, em ângulo agudo, para aumentar a área de formação de raízes. Além disso, ranhuras circulares rasas são feitas na parte inferior. As folhas inferiores são removidas das mudas para reduzir a evaporação da umidade e, para uma reprodução rápida, o corte é processado em um estimulador de formação de raízes.
Como plantar buxo a partir de um galho
O buxo pode ser criado a partir de ramos. Para tal, deve-se escolher um rebento sadio e não lignificado e cortar ou separar estacas com comprimento não superior a 15 cm, sendo necessário, ao arrancar o material de plantio, deixar um “calcanhar” lignificado. Graças a ela, a área para o aparecimento do sistema radicular aumentará.
Preparação de tanques de plantio e solo
Para o enraizamento de estacas de buxo em casa, qualquer recipiente previamente lavado e desinfetado é adequado. Para evitar a estagnação da água após a rega, são feitos orifícios de drenagem no fundo da panela.
Para reprodução de alta qualidade, solo comprado ou auto-preparado é adequado. Para fazer isso, misture grama ou solo com folhas com areia na proporção de 1: 1 e adicione fertilizantes minerais complexos. A mistura deve ser leve, solta e nutritiva.
Como arrancar um buxo de uma estaca
O solo preparado é despejado em recipientes, é feito um aprofundamento e o cabo é colocado em um ângulo agudo para que uma pequena parte com folhas permaneça na superfície. Ao reproduzir o buxo em casa, antes que o sistema radicular apareça, a planta plantada não é regada, mas ligeiramente umedecida. Isso se deve ao fato de que o encharcamento do solo leva à decomposição das estacas.
Para manter o solo sempre úmido, você pode colocar um pavio sob a mistura de solo. Para fazer isso, uma corda grossa ou pano de algodão torcido é colocado no fundo da panela. Encha com terra para que a extremidade oposta possa ser colocada em uma jarra com água.Graças a este método simples, a irrigação será realizada de forma automática e na quantidade certa. Para que o processo de formação de raízes ocorra muito mais rápido, é necessário criar condições de estufa favoráveis para as estacas. A muda plantada é coberta com um saco plástico ou jarra de vidro para manter as condições de temperatura e umidade.
Cuidado de estacas
Cuidar da muda em casa é simples, o principal é manter a umidade necessária do solo e do ar. Por esta:
- a pulverização com água morna decantada é realizada várias vezes ao dia;
- aeração regular da miniestufa;
- certifique-se de que as estacas não entrem em contacto umas com as outras ou com o material de cobertura, uma vez que muitas vezes a podridão e o fungo negro se desenvolvem no ponto de contacto;
- após 14 dias, as mudas começarão a criar raízes e poderão ser alimentadas com fertilizantes minerais;
- se faltar iluminação, instala-se luz artificial;
- um mês depois, a estaca crescerá um poderoso sistema radicular, e então será possível retirar o abrigo e fazer mais cuidados como para uma planta adulta (rega regular, alimentação a cada 10 dias, em tempo quente, pulverizar pela manhã ou à noite).
Transplante de terreno aberto
O plantio de estacas de buxo é feito em solo fértil e bem drenado, em local ensolarado ou com sombra parcial. O local deve ser protegido de correntes de ar e rajadas de vento. O criadouro do buxo é preparado 2 semanas antes do plantio. Para isso, a terra é cavada em uma pá de baioneta, composto estragado, turfa, areia e fertilizantes minerais são adicionados. Técnica de reprodução:
- Um buraco de plantio é cavado na área selecionada, do tamanho do sistema radicular da planta.
- Para uma melhor permeabilidade à água, uma camada de drenagem de 15 cm é colocada no fundo (tijolo quebrado, seixos, argila expandida).
- A muda de buxo é derramada abundantemente e removida do vaso com um torrão de terra.
- A planta é plantada por transbordo, preenchendo cada camada, tentando não deixar vazios de ar.
- Eu soco o solo, despejo-o com água morna sedimentada e cobertura morta.
Após o transplante, a muda de buxo não é alimentada, mas constantemente umedecida, pois o solo sob a planta não deve secar. Para reter a umidade e impedir o crescimento de ervas daninhas, o solo ao redor da planta plantada é coberto com cobertura morta. Húmus ou composto podre, folhagem seca ou feno são usados como cobertura morta. Além disso, a cobertura morta será um bom fertilizante orgânico.
2 semanas antes do início da geada, o buxo multiplicado é abundantemente eliminado, alimentado com cinzas de madeira e coberto com agrofibra ou material não tecido. Para que a planta não sofra com o sol da primavera, o abrigo é retirado após o derretimento da neve e o início dos dias quentes.
Para obter um rápido crescimento dos brotos laterais, uma planta jovem após a reprodução pode ser cortada sob um toco, e o local do corte pode ser tratado com verniz de jardim ou qualquer anti-séptico.
Conclusão
Até mesmo um jardineiro novato pode propagar buxo por meio de estacas em casa. Sujeita às regras de enraizamento, a planta pode ser rapidamente propagada e plantada em toda a horta. O buxo fica lindo entre plantas perenes brilhantes, em plantações individuais e em grupo, ao criar bordas e sebes.
Obrigado. Muito alfabetizado e acessível. Eu vou definitivamente tentar isso.