Plantando e cuidando de buxo na região de Moscou em campo aberto

O buxo pertence ao gênero de árvores e arbustos perenes. Plantar e cuidar do buxo na região de Moscou está disponível para qualquer jardineiro que mostre paciência ao cultivar esta planta interessante e incomum. Árvores e arbustos perenes de crescimento lento têm uma copa densa e elástica que é fácil de aparar decorativamente.

Características do cultivo de buxo na Rússia central

O belo arbusto perene ganhou fama e amor entre os jardineiros da região de Moscou como um material ideal para sebes e figuras de parques. O crescimento lento e a longevidade do buxo permitem que você crie decorações únicas no jardim e no campo com manutenção mínima.

Nos últimos anos, o buxo sempre-verde tornou-se popular na região de Moscou e na zona intermediária com clima temperado. Para o cultivo de arbustos despretensiosos na região de Moscou, não são necessárias condições especiais.

Variedades corretamente selecionadas e abrigo para o inverno permitirão que você aprecie o arbusto perene que veio para a região de Moscou das latitudes meridionais por muito tempo.

As melhores variedades de buxo para a região de Moscou

Na natureza, existem mais de cinquenta espécies e variedades de buxo. Existem árvores de até 15 m. Algumas espécies de plantas perenes vivem até 600 anos. Esses fígados longos não são encontrados entre as espécies cultivadas. E o crescimento máximo das árvores de buxo e arbustos nos jardins não chega a mais de 6 - 8 m.

Buxo caucasiano (Calchis)

O buxo caucasiano (Calchis) é o mais resistente à geada dessas sempre-vivas. Na natureza, ela cresce no Mediterrâneo e no Cáucaso. Para cultivo na região de Moscou, as seguintes variedades são recomendadas:

  1. Blauer Heinz (Blauer Heinz) é um arbusto perene de crescimento lento, atingindo uma altura de 1 m. A folhagem verde escura com um tom azulado cria uma bela copa. As flores da planta são claras, esverdeadas, pequenas. O buxo desta variedade tolera geadas prolongadas melhor do que outras.
  2. Elegans - não cresce mais do que um metro. A folhagem da cultura é orlada de verde claro. Geralmente possui uma coroa esférica.
  3. Sufruticose (Suffruticosa) a copa densa de um arbusto baixo (até 1 m) responde bem a um corte de cabelo. A coroa verde claro é coberta por pequenas flores melíferas na primavera.

Buxo de folhas pequenas

O buxo de folhas pequenas tolera ainda mais geadas de inverno. Mas mesmo entre este tipo de arbustos perenes, existem variedades resistentes à geada adequadas para o cultivo na região de Moscou.

  1. Winter Jam - pode atingir 1,5 m. A copa densa dos descendentes de buxo japoneses ou coreanos presta-se bem à formação. A planta distingue-se pelo seu rápido crescimento, o que é raro em arbustos e árvores desta espécie. Esta é a variedade mais resistente à geada que pode sobreviver sem abrigo a temperaturas de até -30 graus. Mas na região de Moscou, é aconselhável cobrir o buxo desta variedade.
  2. Faulkner de folhas pequenas refere-se a arbustos perenes de crescimento lento. A cultura máxima pode chegar a um metro e meio. O arbusto é compacto.A forma natural de sua coroa permite criar formas esféricas. Tolera bem as geadas da região de Moscou.

Buxo balear

O tipo de buxo balear com grande folhagem distingue-se pelo seu rápido crescimento e efeito decorativo especial. Um nativo das Ilhas Baleares, na Rússia central e na região de Moscou, pode ser cultivado apenas na forma de uma cultura em cuba. A planta não tolera geadas de inverno.

Buxo perene

Não plante árvores de caixa perenes em terreno aberto. Todas as variedades deste tipo não toleram bem o frio, portanto, também são adequadas para o cultivo em cubas. Nos subúrbios, é melhor recusar-se a escolher um tipo de arbusto perene.

Plantar e cuidar do buxo nos subúrbios

Para cultivar buxo na região de Moscou, deve-se escolher a iluminação correta do local para o plantio. A folhagem do arbusto não tolera luz forte e calor. Portanto, é recomendável plantar buxo em sombra parcial.

Não gosta de arbustos e correntes de ar. Na hora de plantar, é melhor escolher um local próximo à parede da casa ou próximo a uma árvore grande. Nesse caso, a distância até a parede deve ser de pelo menos um metro para a formação e desenvolvimento normal do sistema radicular.

Datas de desembarque

O buxo é plantado em terreno aberto na primavera e no outono. Na região de Moscou e na faixa do meio, o plantio e o cuidado com o buxo depende do momento em que começa o frio. Quando plantada na primavera no solo, a planta terá tempo para criar raízes completamente e se adaptar. No outono, na região de Moscou, é melhor cavar uma planta no jardim e cobri-la para plantar em local permanente em abril.

Local de plantio e preparação do solo

O buxo cresce bem e desenvolve-se em solos férteis e soltos. Certifique-se de providenciar uma boa drenagem para ele. O arbusto que ama a umidade não tolera a umidade excessiva do solo. Na presença de água estagnada, a planta fica mais frequentemente exposta a doenças fúngicas.

O buxo não se desenvolve bem em solos ácidos. Os especialistas recomendam adicionar um pouco de cal na cova de plantio. Para aumentar a umidade e a permeabilidade do ar, vermiculita ou outra mistura de drenagem deve ser adicionada não apenas ao fundo, mas também ao solo.

Idealmente, se o solo para o plantio de buxo for 50% de composto maduro. A metade restante deve conter solo fértil e areia grossa do rio.

É necessário que a cova de plantio do buxo seja três vezes o volume da massa de terra da muda. Se o plantio for feito com fita, é aconselhável preparar uma vala comum.

Regras para o plantio de buxo na região de Moscou

Com o aumento da demanda por mudas de buxo para a criação de sebes e plantações ornamentais, o risco de adquirir plantas infectadas na região de Moscou aumentou. Portanto, antes de plantar no solo, os jardineiros são aconselhados a manter o recipiente com um arbusto em quarentena por 1 a 2 semanas.

Recomenda-se que as mudas com sistema radicular fechado sejam regadas abundantemente um dia antes do plantio para evitar ferimentos na raiz ao serem liberadas do vaso de plantio. Alguns jardineiros mergulham o sistema radicular em água parada por 10 a 12 horas. Se você suspeitar de uma infecção, mergulhe-o em uma solução fungicida.

O plantio de uma muda de um arbusto perene no solo deve ser realizado em tempo nublado ou à noite. Uma planta frágil pode ser severamente danificada pela luz solar. Se após o plantio nos subúrbios houver um clima quente e ensolarado, é aconselhável sombrear arbustos de buxo.

Importante! A planta é plantada no solo estritamente verticalmente.

Algoritmo de aterrissagem:

  1. Coloque uma camada de drenagem de 2 a 3 cm no fundo do poço.
  2. Misture o solo ao meio com a mistura de drenagem.
  3. Libere suavemente o sistema raiz.
  4. Coloque a planta no buraco e espalhe a raiz.
  5. Cubra a muda com solo úmido preparado, compactando-o cuidadosamente.

Durante os próximos 2 a 3 dias, o solo de assentamento sob a planta deve ser suplementado. Para evitar que a água se espalhe durante a rega, jardineiros experientes recomendam colocar um pequeno rolo de barro ao redor do buraco de plantio a uma distância de cerca de 20 cm do tronco do buxo.O círculo formado pode ser coberto com perlita para minimizar a evaporação da água.

Regar e alimentar

A rega de buxo requer rega abundante e regular. No tempo quente, com falta de umidade, as folhas da planta ficam amarelas rapidamente.

Um arbusto com uma altura de 20 - 30 cm requer até 3 litros de líquido. Um buxo com um metro de altura requer até 10 litros de água. Em uma estação seca, você não deve aumentar a frequência de rega. É mais importante adicionar a quantidade de líquido a ser derramado sob cada arbusto de buxo.

Na primavera, quando o tempo está quente, o solo sob os arbustos perenes deve ser solto e coberto com uma camada de turfa. Neste caso, a cobertura morta não deve tocar no tronco ou em novos brotos.

A primeira alimentação durante o plantio de primavera de buxo no solo é realizada em um mês. O fertilizante deve conter nitrogênio, fósforo e potássio. Não vai doer alimentar as mudas estabelecidas com matéria orgânica. Você pode usar 1:10 esterco de vaca ou 1:20 de frango.

Adubação mensal obrigatória com nitrogênio durante o período de crescimento intensivo da mata. No outono, o nitrogênio não é necessário no fertilizante. Mas o fósforo e o potássio não serão supérfluos. Ao plantar buxo no outono nos subúrbios, fertilizantes de nitrogênio não devem ser usados.

Também foram desenvolvidos fertilizantes especiais para buxo, que podem ser aplicados ao solo antes do plantio e alimentados durante o período de crescimento.

Buksus Azet de fabricação holandesa contém, além de componentes orgânicos, bactérias do solo e micorriza. O fertilizante orgânico natural é perfeitamente equilibrado e inclui uma gama completa de oligoelementos para fertilizar o buxo. Um quilo de Buksus Azet será suficiente para fertilizar plantações em uma área de 10 sq. m.

Poda

A principal razão pela qual o buxo é amado pelos jardineiros da região de Moscou é a predisposição do arbusto à formação de vários objetos. Um evergreen pode ter a forma de uma bola ou círculo. Para artesãos experientes, o buxo pode decorar o jardim na forma de qualquer figura fantástica.

Você pode começar a podar as plantações na região de Moscou a partir de abril. Apenas o crescimento jovem é encurtado. Isso estimula a ramificação do arbusto. A poda preventiva para manter a forma selecionada na região de Moscou deve ser realizada pelo menos 1 vez por mês.

Proteção contra doenças e pragas

O buxo é uma planta venenosa. Portanto, são poucas as pragas que desejam provar suas folhas. Mas a mariposa do buxo não tem medo de veneno. Esta borboleta é capaz de destruir completamente a planta em um curto espaço de tempo.

Se uma teia de aranha apareceu nos brotos e pequenas lagartas amarelo-esverdeadas com manchas escuras de cabeças são encontradas dentro do arbusto, a planta precisa ser salva com urgência.

Para combater a praga, utilizam-se preparações químicas e biológicas. As diferentes composições e modos de ação possibilitam a destruição efetiva da traça do buxo em todos os estágios de desenvolvimento.

  1. Fufanon - Inseticida fosfato de fabricação dinamarquesa. O malathion em sua composição afeta o sistema digestivo dos insetos. Diluir 1 ml da droga em um litro de água e borrifar folhas de buxo por todos os lados. O período de proteção é de até duas semanas.
  2. Actellik - um inseticida não sistêmico que atua sobre um inseto por contato direto. A droga não se acumula nas folhas. A pulverização de arbustos de buxo deve ser realizada com uma solução de 2 ml da droga em um litro de água. O efeito protetor não excede duas semanas em tempo seco. Em temperaturas do ar acima de 25 graus, o processamento não é recomendado.
  3. Aktara - Preparação sistêmica suíça de ação contato-intestinal. Eficaz contra a maioria das pragas. Os componentes que compõem o produto estimulam adicionalmente o crescimento e o desenvolvimento das plantas. 10 litros de água requerem 8 ml de Aktara. A pulverização ajuda não apenas a destruir a traça do buxo, mas também a proteger o arbusto por até 2 meses.
  4. Aktofit - um inseticida biológico para proteção contra pragas, que contém avermectina, um fungo que afeta negativamente o sistema nervoso dos insetos. A droga é a menos perigosa para os humanos e o meio ambiente.
Importante! Durante a luta contra a traça do buxo, é necessário interromper a alimentação com fertilizante de nitrogênio.

Como o buxo inverte na região de Moscou

Contrariando os temores, o buxo sempre-verde do sul da região de Moscou tolera geadas com bastante facilidade no inverno. O principal é que a área onde a planta é plantada não fica exposta à luz solar direta. Caso contrário, um degelo precoce na região de Moscou na primavera e um frio seco no inverno destruirão a planta.

Ao escolher um local para cultivar buxo, você deve considerar a altura da cobertura de neve. A proteção natural e o cuidado adequado ajudarão o buxo a passar o inverno sem perdas na região de Moscou.

Como cobrir o buxo para o inverno na região de Moscou

Mesmo o abrigo mais quente não salvará o buxo termofílico da geada, se você não tomar medidas preparatórias.

Antes de cobrir o buxo para o inverno na região de Moscou, é necessário saturar as raízes do arbusto com umidade. A preparação começa 1,5 - 2 semanas antes do início do tempo frio. Após a rega, o círculo do tronco deve ser coberto com uma altura de 10 cm, neste caso, a cobertura não deve tocar o tronco. O recuo deve ser deixado até 2 cm em um círculo.

Para cobertura morta, é melhor levar turfa ou agulhas podres. Folhas secas não devem ser usadas. Cozinhar demais, eles podem infectar o sistema radicular do buxo com mofo fúngico.

Recomenda-se cobrir os arbustos da região de Moscou com material não tecido. O envoltório de plástico não é adequado para proteção de plantas no inverno. O material hermético cria um aumento de umidade quando exposto à luz solar. Isso é perigoso para ramos perenes e pode levar ao apodrecimento.

Os galhos salientes da bucha devem ser amarrados e suportes devem ser instalados para o material de cobertura. Isso é necessário para criar uma camada de ar entre o abrigo e os galhos do arbusto. Além disso, os suportes protegerão a planta da severidade da camada de neve.

Para arbustos altos de buxo, é aconselhável arranjar suportes de estrutura que protejam contra a quebra durante tempestades de neve, que costumam ocorrer na região de Moscou.

Para arbustos de buxo atrofiados, você pode usar caixas de madeira com aberturas para a entrada de ar.

Antes do início das geadas de inverno e da queda da marca do termômetro abaixo de 10 graus, você não deve amarrar firmemente o material de cobertura. Com a falta de ventilação, o buxo pode ser exposto ao amortecimento.

A segunda etapa do abrigo consiste em lançar ramos de abeto pré-preparados sobre o material de cobertura.

Na primavera, na região de Moscou, não tenha pressa em tirar roupas quentes de arbustos de buxo. É necessário acostumar gradativamente as plantas à luz solar. Os abrigos devem ser ligeiramente abertos por um tempo para permitir que as plantas respirem e removam o excesso de condensação.

Você pode remover completamente o abrigo na região de Moscou na primavera, quando a camada superior do solo se aquece e as raízes começam a despertar após o frio do inverno. Caso contrário, sob os raios solares, os galhos e as folhas rapidamente liberam a umidade acumulada e podem secar antes que o sistema radicular desperte.

Conselho! A poda formativa não deve ser iniciada imediatamente após a remoção da tampa. É necessário dar tempo à planta para crescer novos brotos.

Reprodução de buxo

A maneira mais fácil e econômica de propagar o buxo é por meio de estacas. Os brotos jovens são cortados de um arbusto saudável e plantados em uma mistura leve de areia e solo fértil. Você pode usar pedaços de galhos que sobraram da tosquia de verão do buxo. Para o enraizamento precoce, você pode usar preparações especiais: Kornevin ou seus análogos.

A muda está pronta para o plantio em local permanente quando novos brotos começam a se desenvolver.

Cultivar buxo a partir de sementes é muito mais difícil. As sementes maduras devem ser colhidas no final do outono. Antes da semeadura, eles são germinados por muito tempo em um pano úmido. Esse período geralmente é de cerca de um mês.Todo esse tempo, é necessário umedecer as sementes com água. As sementes germinadas devem ser germinadas em solo arenoso leve.

O método de propagação por sementes é uma tarefa trabalhosa, uma vez que o material da semente é caracterizado por uma germinação compacta. E é muito difícil coletá-lo com um corte de cabelo normal.

Conclusão

Plantar e cuidar do buxo na região de Moscou não é grande coisa. Para criar decorações de jardim vivas únicas, você precisará de material de plantio de alta qualidade, a escolha certa de variedade e um pouco de esforço.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção