Contente
Hydrangea Dolly atrai o coração dos jardineiros com sua beleza e despretensão. Vendo sua floração exuberante, é difícil resistir à tentação de comprar uma muda e plantá-la em seu terreno. Sujeito às regras da tecnologia agrícola, o arbusto não causará muitos problemas e ficará deliciado com as flores por muito tempo.
Descrição da hortênsia Dolly
Hydrangea paniculata Dolly (Hydrangea paniculata Dolly) é um arbusto de folha caduca com copa compacta e exuberante, cujo diâmetro chega a 1,2 m. A altura de uma planta adulta não ultrapassa 1,5 m, as folhas são verdes, ovais.
As inflorescências são em forma de cone, com até 30 cm de comprimento, constituídas por muitas flores brancas perfumadas, que no outono adquirem uma tonalidade rosa e depois vermelha. Os brotos poderosos não se dobram com o peso dos gorros das flores, mas são cobertos por uma casca acinzentada.
Hortênsia Dolly em projeto paisagístico
Hydrangea Dolly é perfeito para uma variedade de estilos de jardim. Suas inflorescências branco-rosadas se destacam pela vegetação de arbustos e árvores coníferas. A hortênsia é plantada à entrada do jardim frontal, junto aos caminhos do jardim, no local mais conspícuo da área de lazer, junto aos bancos do jardim. As plantações individuais e em grupo são lindas, o número de arbustos depende do tamanho do local.
As plantas são colocadas na fronteira da mistura ao lado das hortênsias Dolly, que têm requisitos semelhantes de solo, irrigação, fertilização e iluminação. Algemas, anfitriões e astilbe serão bons vizinhos para ela.
Resistência de inverno de hortênsia Dolly
A hortênsia da panícula Dolly ocupa uma posição de liderança na resistência à geada, sendo adequada para o cultivo em 3-4 zonas climáticas. Arbustos adultos toleram geadas de até -29 ° C, eles passam o inverno melhor sob a cobertura de neve. Esta variedade floresce nos rebentos do ano em curso. Para uma hibernação bem-sucedida, basta fazer a cobertura morta do sistema radicular e fazer a poda outonal das inflorescências, para que a neve aderida a elas não rompa os ramos.
Plantando e cuidando da hortênsia Dolly
Se as hortênsias da panícula já estão crescendo no jardim, é muito fácil determinar a época para o plantio de uma nova variedade Dolly. Quando os botões florescem nos arbustos na primavera e as folhas aparecem, é hora de plantar a planta em terreno aberto.
A hortênsia, embora despretensiosa, requer uma composição especial do solo, fertilizantes especiais e irrigação regular. As inflorescências murchas são cortadas anualmente, os rebentos com um ano são encurtados para uma melhor ramificação.
Seleção e preparação do local de pouso
Para o crescimento e desenvolvimento normais do arbusto, a escolha correta do local de plantio é importante. A panícula de hortênsia Dolly nas regiões do sul é melhor plantada em sombra parcial, onde durante o calor do meio-dia ela será fechada dos raios do sol por árvores, edifícios ou uma cerca.
Se a terra no local for fértil, uma cova para uma pequena muda é preparada cerca de 30x30 cm. Como a planta vai crescer em um lugar por muito tempo, uma mistura de nutrientes é adicionada no momento do plantio.
Regras de pouso
A hortênsia de Dolly é plantada no jardim somente após a ameaça de geadas recorrentes. Antes de plantar, a planta recipiente é embebida em água.
Descrição do processo:
- Hydrangea Dolly é uma planta que ama a umidade, mas não tolera água estagnada nas raízes, portanto, se o solo for pesado, a drenagem é derramada no fundo do poço.
- Uma camada de areia, folhas de coníferas e turfa ácida são despejadas sobre a drenagem.
- Adicione 60-70 g de superfosfato, 2 colheres de sopa. eu. sulfato de potássio, 1 colher de sopa. eu. uréia, um punhado de esterco de cavalo podre.
- O solo selecionado é despejado na cova e misturado com lixo, turfa e fertilizantes. Poço de água.
- A muda é retirada do recipiente junto com um torrão de terra, as raízes devem ser claras, escuras e podres devem ser aparadas.
- A muda é colocada em uma cova e as raízes são cobertas com terra com turfa azeda.
- Pressione o solo ao redor da planta, regue e cubra com palha de coníferas com uma camada de 6-8 cm, afastando-se do tronco em 3-4 cm.
Para uma melhor sobrevivência, a muda de hortênsia Dolly pode ser regada com qualquer estimulador de crescimento e formação de raízes.
Regar e alimentar
A hortênsia Dolly adora água, mas a rega excessiva pode levar ao apodrecimento do sistema radicular e à morte da planta. Regue o arbusto regularmente, mas com moderação.
A hortênsia de Dolly precisa de solo ácido. A precipitação sazonal elimina os nutrientes armazenados na cova de plantio e reduz a acidez. A planta precisa de acidificação regular do solo para um crescimento normal. No ano do plantio não é necessário fertilizar a muda se a cova estiver bem cheia. No futuro, os fertilizantes destinados às hortênsias serão usados para alimentação.
Poda de hortênsia Dolly
A hortênsia da panícula de Dolly pode ser podada no outono ou na primavera. É preferível realizar este procedimento na segunda quinzena de outubro, pois em caso de poda prematura da primavera, as plantas "gritam", o suco escorre dos galhos.
Primeiro, os galhos finos são cortados, depois todos os outros são encurtados. O corte é feito no galho superior, deixando 1-2 ou 3-4 gemas, se quiser um arbusto mais alto.
Termine a poda dos arbustos na primeira quinzena de novembro. Se você cortar os galhos no início do outono, quando ainda está quente, os brotos novos começarão a crescer, os quais não serão capazes de sobreviver ao inverno.
Preparando-se para o inverno
Eles começam a preparar o arbusto para o inverno no final de agosto - fertilizantes de potássio e fósforo são aplicados para que os brotos tenham tempo de amadurecer antes do início do frio. Se a temperatura do ar não cair abaixo de -29 ° C no inverno, a hortênsia Dolly adulta não é coberta. No final do outono, a irrigação com carregamento de água é realizada e o círculo do tronco é coberto com cobertura morta. Apenas as mudas jovens são cobertas com ramos de abeto ou tecido não tecido esticado sobre a estrutura para protegê-las do frio.
Comente! Em geadas severas ou superalimentação com fertilizantes de nitrogênio, a parte superior dos brotos congela e é cortada em tecido saudável antes da estação de crescimento.
Reprodução
A hortênsia Dolly se reproduz bem vegetativamente. Para obter estacas, convém ramos verdes fortes, que são cortados em várias partes, deixando dois entrenós em cada segmento. As chapas são cortadas ao meio para reduzir a evaporação da umidade.
Descrição das mudas de plantio:
- O material de drenagem é colocado na panela e, em seguida, o solo leve é misturado com areia.
- O talo preparado é mergulhado em água e depois em "Kornevin". Eles são cravados no solo em um ângulo de 45 °, regados com água.
- Após o plantio das mudas, polvilhe o solo do vaso com 2 cm de areia para reduzir a evaporação da umidade.
- Cubra o topo da planta com uma garrafa ou jarro de plástico cortado.
Para uma formação de raízes bem-sucedida, você precisa de uma temperatura de + 20 ... + 22 ° C e um local claro sem sol. O processo de enraizamento levará cerca de três semanas. Uma vez ao dia, abra a tampa do frasco para arejar e monitore o solo, sempre deve estar levemente úmido.
Não se apresse para transplantar o talo enraizado em terreno aberto. No primeiro ano, ele deve passar o inverno em uma sala iluminada, por exemplo, em uma varanda sem geada com uma temperatura de + 3 ... + 5 ° C. Somente no ano seguinte, um talo forte e bem desenvolvido de hortênsia Dolly pode ser plantado em terreno aberto. É melhor manter uma planta fraca em um recipiente por mais um ano.
Doenças e pragas
Infelizmente, as hortênsias são afetadas por doenças e pragas. A incidência é afetada pela temperatura do ar, plantações espessas, alimentação inadequada.
Em condições de alta umidade, desenvolvem-se doenças fúngicas comuns:
- Oídio. Inicialmente, aparecem manchas amarelas nas folhas, que escurecem com o tempo, e uma flor branca pulverulenta é visível no verso das placas das folhas.
- Septoria. As folhas são cobertas por pequenas manchas irregulares, onde se formam buracos. Gradualmente, as manchas se fundem, a folha seca e cai.
- Podridão cinzenta. Nos rebentos, formam-se manchas castanhas cobertas por musgo cinzento. A podridão então se espalha para folhas, botões e flores.
Aos primeiros sinais de doenças fúngicas, as plantas são tratadas com fungicidas. Os brotos gravemente afetados são cortados e destruídos.
Outra ameaça para as hortênsias é uma variedade de infecções virais, que se manifestam na forma de todos os tipos de padrões nas folhas. Não há medicamentos para esse problema, as plantas afetadas são queimadas.
Os insetos carregam vírus. Portanto, é necessário destruir pulgões e outras pragas nas folhas da hortênsia Dolly usando inseticidas. O carrapato adora se estabelecer no mato. Sua presença pode ser determinada por pequenos pontos amarelos nas folhas. Em um estado negligenciado, uma teia de aranha é visível na parte de trás das placas das folhas. Os acaricidas são usados para controlar os carrapatos.
Com cuidado impróprio, a hortênsia de Dolly sofre de clorose. Folhas amarelas com estrias verdes brilhantes são um sinal desta doença. A clorose se desenvolve com a falta de ferro. O motivo da falta desse elemento na dieta pode ser a escassez do solo ou a acidez insuficiente do solo. Neste último caso, a planta perde sua capacidade de assimilar nutrientes.
Conclusão
Hydrangea Dolly é um arbusto ornamental bonito e pouco exigente. É importante escolher o local certo ao plantar uma muda. O cuidado adicional consiste em regar, alimentar, podar, proteger contra pragas e doenças. Se no inverno a temperatura do ar cair abaixo de -29 ° C, é aconselhável construir um abrigo seco ao ar feito de material não tecido na estrutura para a hortênsia.