Contente
Hydrangea Masya é um arbusto ornamental perene com numerosas e maciças inflorescências que cobrem toda a planta no verão. Cria uma bela composição com um aroma maravilhoso em qualquer jardim da frente, fica bem em vasos e vasos de flores. Existem muitas variedades diferentes de hortênsias, mas Masya é especialmente bonita.
Descrição da hortênsia Masya
Esta variedade remanescente há muito ganhou popularidade nos países europeus, mas a planta se espalhou na Rússia apenas alguns anos atrás. Sua copa exuberante começa a florescer com grandes flores brilhantes no início de julho e agrada os jardineiros com sua beleza até o final de setembro. O arbusto tem folhas largas, de cor verde brilhante, rebentos eretos, que às vezes precisam de uma liga. As flores são colhidas em inflorescências esféricas de até 30 cm de diâmetro, cuja cor dos botões é púrpura ou rosa escuro, mas a tonalidade pode variar dependendo da acidez do solo. A "masya" cresce rapidamente, tem forma compacta e não ultrapassa os 120 cm. Este tipo de hortênsia é exigente em humidade e composição do solo, é termofílica e necessita de abrigo antes do inverno. Resistência ao gelo do grau "Masya" até -18 °A PARTIR DE.
Hortênsia Masya de folhas grandes em paisagismo
O arbusto de hortênsia, graças às suas folhas grandes e inflorescências exuberantes, parece atraente tanto em uma única plantação quanto em combinação com outras plantas no centro do gramado. Fique espetacular com buxo, abeto azul e zimbro. Enfatiza os méritos de uma composição de arbustos com folhagem delicada e pequena e flores pequenas. Em um grupo de plantio, samambaias, hosta, gramíneas ornamentais, gerânios, spiraea e outros arbustos com flores lindas se tornarão excelentes vizinhos das hortênsias. Você pode organizar o plantio em vasos, caixas, vasos de flores, plantar um arbusto em uma varanda ou varanda. Um canteiro de flores da variedade "Masya" é adequado para um jardim nos estilos francês, inglês e rústico. Os arbustos floridos servem de magnífica decoração para sebes, decoram gazebos e terraços e desempenham a função de zoneamento.
Resistência de inverno de hortênsia Masya
Hortênsia "Masya" está na lista de variedades de arbustos resistentes à geada, pelas quais os jardineiros domésticos se apaixonaram. Mas apesar de ser capaz de suportar uma queda de temperatura para -15-18 °C, não é recomendável deixar o mato sem abrigo.
Nas condições da Rússia central, a hortênsia "Masya" começa a ser preparada para o inverno desde o início do outono. E antes do início da geada, os ramos são dobrados ao solo, cobertos com folhagens, escondidos sob um material de cobertura ou jogados como rosas. Mas mesmo que todas as regras de preparo sejam seguidas, existe a possibilidade de que a planta congele e não agrade com flores no próximo ano.
Plantando e cuidando de hortênsia Masya
O local para plantar um arbusto de hortênsia "Masya" deve ser escolhido com muito cuidado. É dele que dependerá o florescimento e a decoratividade da planta. A variedade é muito exigente, requer cuidados cuidadosos e atenciosos, rega regular e alimentação com fertilizantes nutritivos.É muito importante preparar com cuidado a hortênsia "Masya" para o inverno e realizar a poda corretamente.
Seleção e preparação do local de pouso
O melhor de tudo, "Masya" parece em solo fértil, drenado, argiloso e solto, em um lugar bem iluminado. Esta planta adora o sol, tolera sombra parcial. Apenas o arbusto plantado deve ser protegido da luz solar intensa. É melhor escolher um local sem correntes de ar - perto de uma cerca viva ou de edifícios. A composição do solo pode ser alcalina e ácida, mas em nenhum caso é calcária. Idealmente, o pH deve estar entre 5,5 e 6.
Regras de pouso
Hydrangea "Masya" cria raízes melhores de todas durante o plantio de primavera, quando a ameaça de geada já passou. Embora a planta adore muita luz, não é aconselhável escolher uma área para ela sob luz solar direta. Além disso, não aprofunde profundamente as mudas, 2 cm serão suficientes. Mas é imperativo cobrir o solo. Agulhas ou serragem são bons para isso.
O plantio de hortênsias é realizado em 5 etapas:
- Antes de plantar a planta, é necessário cavar um buraco 50x50x50 cm.
- Despeje a cobertura morta e a mistura de turfa em seu fundo.
- Coloque o arbusto espalhando suavemente as raízes.
- Cubra-o com terra, compacto.
- Água em abundância.
Após o plantio, os cuidados de acompanhamento consistem em umedecer, afrouxar e fertilizar regularmente o solo.
Regar e alimentar
Uma vez que "Masya" adora umidade e é muito exigente com relação à rega, cada um de seus arbustos deve receber pelo menos 2 baldes de água por semana. É aconselhável regar a planta 2 a 3 vezes por mês com a adição de alume.
O curativo superior deve ser realizado pelo menos 4 vezes:
- Em maio - para ativar o crescimento de hortênsias.
- No início de julho - para definir novos botões.
- Em agosto - para estender o período de floração.
- Em setembro - para se recuperar.
Durante a primeira alimentação, é aconselhável adicionar 30 g de potássio sulfúrico e superfosfato, 20 g de ureia (por M. quadrado) sob cada arbusto. Quando começa a brotação, é melhor fertilizar a hortênsia "Masya" com sulfato de potássio (40 g) e superfosfato (70 g). Ao final da floração, a planta precisa ser alimentada com esterco podre (15 kg por arbusto) ou composto.
Da matéria orgânica, "Masya" percebe bem a solução de verbasco.
Poda de hortênsia Masya
"Masya" é uma variedade que precisa formar arbustos todos os anos. Muitos jardineiros preferem realizar este procedimento na primavera, geralmente em maio. A poda correta consiste em encurtar os brotos em 3-5 botões, deixando até uma dúzia dos mais fortes. A poda completa do arbusto resultará em nenhuma floração, pois a hortênsia forma botões nos brotos da última temporada. Para estimular sua nova aparência, é necessário quebrar regularmente inflorescências secas, quebradas e mortas. As folhas que sobraram após o inverno também precisam ser removidas.
Se preparando para o inverno
Hortênsia "Masya" não é uma variedade totalmente resistente à geada, deve ser coberta para o inverno. Eles começam a preparar os arbustos para o frio de setembro. Primeiro, eles param de regar, depois as folhas inferiores são removidas, dando aos brotos a oportunidade de lignificar. Na segunda quinzena de outubro, toda a folhagem da hortênsia é retirada, restando apenas a que protege os botões. Em seguida, os galhos são cuidadosamente inclinados para a superfície da terra, colocados em um galho de abeto pré-colocado, pressionados com um tijolo e cobertos. A palha é adequada para proteger os rebentos da planta; turfa, folhas ou casca de pinheiro são frequentemente utilizadas para cobrir as raízes.
Reprodução
Hortênsia da variedade "Masya" reproduz-se de várias maneiras:
- dividindo bons arbustos;
- estacas herbáceas;
- torneiras horizontais.
No primeiro caso, é aconselhável fazer a operação na primavera, então um resultado positivo é quase 100% garantido. Para isso, o arbusto é desenterrado, examinado, as raízes são cortadas, os cortes borrifados com carvão ou tratados com verde brilhante. Em seguida, "delenki" são plantados em covas preparadas.
Quando se propagam por estacas, eles escavam a parte enraizada de um rebento que não floresce, transplantam-no para um vaso, encurtam as folhas e cobrem com um saco plástico. A planta é plantada em um local permanente não antes de 3 semanas depois.
As camadas podem ser obtidas dobrando o galho no chão e borrifando-o com uma camada de solo úmido. Quando o rebento se enraíza, pode ser replantado.
Ao comprar uma muda de hortênsia "Masya", é preciso estar atento ao estado da planta, e dar preferência a um arbusto em recipiente ou vaso.
Doenças e pragas
Mesmo com os cuidadosos cuidados com a saúde das hortênsias, ela pode ser exposta a diversas doenças e ser afetada por insetos. As principais doenças da variedade Masya incluem:
- podridão branca;
- fusarium;
- septoria;
- oídio;
- local do anel.
Das pragas, as hortênsias são mais frequentemente atacadas por:
- pulgão da folha;
- ácaro-aranha;
- nematóide;
- lesmas.
Para tornar a planta mais resistente a pragas e doenças, é aconselhável regá-la várias vezes por temporada com uma solução fraca de permanganato de potássio. E na preparação para o inverno, trate os arbustos com a mistura bordalesa.
Conclusão
Hydrangea Masya, apesar de sua origem tropical, pode crescer em climas temperados e continentais. O principal é cuidar bem dele, regá-lo na hora certa e alimentá-lo bem. Se todas as recomendações forem seguidas, a planta agradecerá ao jardineiro por um longo período de floração belíssima e abundante.