Contente
- 1 Lista das razões pelas quais o leite de vaca é amargo
- 2 O que fazer se o leite de vaca for amargo
- 3 Posso beber leite se tiver gosto amargo
- 4 Medidas de prevenção
- 5 Conclusão
Muitos fazendeiros se deparam com o fato de que uma vaca tem um leite amargo em qualquer época do ano. Pode haver muitas razões para o aparecimento de amargor na secreção de leite. Na maioria das vezes, os proprietários de vacas leiteiras atribuem esse fato à ingestão de plantas especiais com um sabor específico. No entanto, existem razões mais sérias e perigosas devido às quais esse problema aparece.
Lista das razões pelas quais o leite de vaca é amargo
O leite de vaca pode ter um sabor amargo por vários motivos. A lista de fatores que afetam adversamente a qualidade do leite pode ser condicionalmente dividida em dois grupos.
O primeiro inclui o seguinte:
- a condição física e fisiológica da vaca leiteira;
- período de gravidez;
- a qualidade da alimentação e a composição da dieta do gado bovino;
- condições de criação de gado.
O segundo grupo inclui os motivos associados à violação de armazenamento de produtos já recebidos, que começam a ter sabor amargo.
Gravidez
A mudança nas características organolépticas da secreção de leite durante a gravidez ocorre aproximadamente 1-2 meses antes do parto. O feto formado no corpo da fêmea requer uma grande quantidade de nutrientes - o corpo de uma vaca grávida é reconstruído e a maior parte da energia é gasta no crescimento e desenvolvimento do bezerro. É durante este período que a vaca é iniciada (a ordenha é interrompida gradualmente, a dieta é alterada) e é preparada para o parto.
Se o período de arranque obrigatório para uma vaca prenhe for prolongado ou ausente, o leite recebido do animal começa a ter um sabor amargo. O sabor desagradável é devido ao aumento do conteúdo de hormônios, leucócitos. Na secreção formada ocorre um excesso de sais de sódio em relação aos sais de cálcio, bem como aumento do teor de gordura e proteína do produto.
O leite de vaca pode ter um gosto amargo após o parto. Nos primeiros 7 a 10 dias, a secreção de nutrientes secretados (colostro) pode ter um sabor salgado ou amargo.
Nutrição inadequada
A qualidade da alimentação e a composição da dieta do animal afetam diretamente as propriedades do leite. Freqüentemente, o produto pode ter um sabor amargo após ser ingerido por animais em lactação:
- feno ou palha podre e mofada (aveia, cevada);
- bolo rançoso;
- farinha de linhaça;
- alimentar com fermento adicionado;
- colheitas venenosas.
Ervas amargas
Uma das razões pelas quais o leite começa a ter um gosto amargo é a ingestão de ervas amargas. Os ruminantes consomem avidamente essas plantas.
Ervas que podem causar sabor estranho no leite quando comidas:
- artemísia;
- tremoço;
- cebola selvagem;
- Yarrow;
- aneto;
- alho;
- Alcaravia;
- tansy;
- cavalinha;
- avran medicinal;
- trevo doce;
- camomila;
- mostarda de campo.
Além disso, o amargor na secreção de leite às vezes aparece quando animais em lactação comem repolho, nabos, rabanetes, rutabagas e outras plantas da família dos crucíferos.
Lesão na mama
Qualquer trauma na glândula mamária, como a mastite, leva a uma mudança na qualidade da secreção e uma diminuição em sua quantidade. O leite pode adquirir um sabor amargo, mudar sua consistência e cor.
Falta de minerais
A razão para o aparecimento de amargor no leite em uma vaca no inverno pode ser uma alimentação desequilibrada, ou seja, falta ou excesso de vitaminas, micro e macroelementos.
O sabor desagradável da secreção de leite, na ausência de outras razões, está freqüentemente associado a uma deficiência na dieta de cobalto animal leiteiro. A vaca tem um apetite pervertido, que se manifesta na forma de lamber objetos, paredes, comer terra. Também é possível reduzir a produção de leite e o teor de gordura do leite.
Worms
Um motivo muito comum para o leite se tornar amargo são as infestações. Uma das doenças mais graves é a fasciolíase. Os fascíolos afetam o corpo do animal, causando inflamação aguda ou crônica do fígado e das vias biliares, indigestão, intoxicação aguda.
Este tipo de invasão é típico de áreas úmidas e pantanosas. A infecção por fasciolíase ocorre mais frequentemente na segunda quinzena de junho, quando as vacas estão no pasto.
Período de caça
A composição e qualidade da secreção são influenciadas pelo período de cio do animal. A produção de leite e o teor de gordura do leite são ligeiramente reduzidos, e suas propriedades organolépticas também mudam. O produto pode adquirir sabor salgado, amargo e outra consistência.
Doenças
O aparecimento de amargor na secreção de leite de um animal leiteiro é muitas vezes associado à presença de:
- doença hepática;
- helmintíase;
- mastite;
- cetose;
- doenças infecciosas.
Mastite
Quando a glândula mamária de um animal leiteiro é afetada pela mastite, uma mudança na consistência e no sabor do segredo é observada. Leite aquoso com baixo teor de gordura com flocos ou coágulos coalhados, um sabor amargo ou salgado ocorre com catarral purulenta e mastite purulenta.
Com essas formas de inflamação da glândula mamária em vacas, nota-se um aumento no volume do úbere e na temperatura local. O animal perde o apetite, fica deprimido. Com uma forma catarral purulenta, também são notadas dor e hiperemia na parte afetada do úbere.
Cetose
Outra razão pela qual o leite começa a ter um sabor amargo pode ser uma violação do metabolismo da proteína-carboidrato no corpo de uma vaca leiteira. A cetose em bovinos é caracterizada por um aumento no conteúdo de corpos cetônicos no sangue do animal (acetona, ácido beta-hidroxibutírico e ácido acetoacético).
Essa condição patológica ocorre mais frequentemente quando há excesso de proteína na dieta das vacas, por exemplo, alimentando-se com grande quantidade de ração concentrada, além de silagem e polpa. As substâncias se acumulam em vários tecidos e fluidos biológicos do corpo, incluindo o leite.
Perturbação do fígado ou vesícula biliar
O fato de o leite começar a ter um gosto amargo é freqüentemente provocado por doenças congênitas e adquiridas do fígado e da vesícula biliar.Violações graves no funcionamento desses órgãos se fazem sentir imediatamente na alteração das propriedades da secreção do leite. Deformação da vesícula biliar, uma diminuição no lúmen dos dutos causa estagnação da bile no corpo. O leite é amargo e amarelado.
Na presença de uma anomalia congênita do aparelho digestivo, o produto sempre terá um sabor amargo.
Doenças infecciosas
As doenças infecciosas também afetam negativamente as propriedades organolépticas do leite. A leptospirose é uma das infecções focais naturais mais comuns causadas por bactérias do gênero Leptospira. No início, a doença é assintomática, como fígado, rins, capilares danificados, aparece febre. Os doentes perdem peso, a produtividade diminui drasticamente e o leite, devido à estagnação da bilirrubina, adquire uma tonalidade amarelada e um sabor amargo.
Um segredo amargo-salgado também pode se tornar com uma doença infecciosa muito perigosa - a tuberculose do úbere.
Violação de padrões sanitários
No outono e no inverno, o leite de vaca pode ter um sabor amargo pelos seguintes motivos:
- violação das normas sanitárias de manutenção;
- falta de higiene durante o processo de ordenha;
- usar recipientes sujos para coletar leite;
- o uso de água velha e guardanapos sujos ao lavar e limpar o úbere.
Um grande número de bactérias que entram no leite afetam negativamente suas propriedades organolépticas. Para eliminar os fatores desfavoráveis que contribuem para o aparecimento de amargor na secreção do leite, é necessário:
- a sala onde se encontra a vaca leiteira deve ser limpa e desinfetada em tempo hábil, bem como manter nela um microclima favorável;
- submeter comedouros e bebedouros a sanitização regular;
- troque a velha roupa de cama suja diariamente, pois muitas vezes causa doenças não só para os animais da fazenda, mas também para a contaminação de produtos acabados.
Antes da ordenha, enxágue abundantemente com água limpa e seque o úbere da vaca. O recipiente para coleta do leite deve estar limpo, sem resíduos do produto ordenhado da última vez. Os detergentes usados para manusear o recipiente também podem causar amargor no leite.
As regras de higiene pessoal devem ser seguidas. As mãos e as roupas do fazendeiro devem estar limpas.
Violação das regras de armazenamento de leite
Se as regras de armazenamento do produto obtido forem violadas, o leite pode ter um sabor amargo se:
- luz solar direta cai (oxidação da gordura do leite, proteínas);
- o produto é acondicionado em recipiente metálico (ferro ou cobre);
- o recipiente de armazenamento é manuseado incorretamente;
- não respeitar o regime de temperatura da sala;
- misture diferentes lotes do produto (de manhã e à noite).
Prazo de validade do leite cru em diferentes temperaturas:
- + 1 ... +2 ° С - dois dias;
- + 3 ... +4 ° C - 36 horas;
- + 6 ... +8 ° С - até 18 horas;
- + 8 ... +10 ° С - até 12 horas.
O que fazer se o leite de vaca for amargo
Se o leite de vaca for amargo, o problema pode ser corrigido, porém, antes de mais nada, é necessário identificar a causa desse fenômeno.
Em primeiro lugar, é importante revisar a nutrição e as condições de vida de uma vaca leiteira. A dieta deve ser balanceada na quantidade de proteínas, gorduras, carboidratos, macro e microelementos e vitaminas. Você deve excluir o uso de uma grande quantidade de ervas amargas.
Com o aumento da acidez do estômago, pode-se comprar sal para lamber com refrigerante. Além disso, não se esqueça de um componente importante - a água. A norma para uma vaca leiteira adulta é de aproximadamente 70-80 litros.Este indicador depende da produção de leite e da temperatura ambiente.
Às vezes, o leite não processado termicamente não fica azedo, mas amargo. Esse fenômeno se deve ao efeito dos antibióticos no organismo do animal após o tratamento de doenças.
Como tratar uma vaca se o leite for amargo
Se o leite de vaca começar a ficar amargo, o primeiro passo é fazer exames de sangue para detectar doenças. Você também deve analisar cuidadosamente a dieta e as condições do animal.
A fasciolíase é tratada com medicamentos com o ingrediente ativo closantel:
- "Klosaverm";
- Rolenol;
- Brontel.
As injeções são administradas uma vez na taxa de 10 ml por 200 kg de peso do animal.
Para o tratamento da fasciolíase, também são utilizadas preparações sob a forma de pó, cuja substância ativa é o fenbendazol, o fenzol, etc. São o "Brovadazol" e o "Albendazol".
Os anti-helmínticos em pó são administrados duas vezes com um intervalo de 10-14 dias durante a alimentação matinal.
Em caso de deficiência de cobalto, o cloreto de cobalto deve ser introduzido na dieta de um indivíduo em ordenha. O curso é de dois comprimidos por dia durante 30 dias.
No tratamento da leptospirose, é usado soro hiperimune polivalente. A droga é administrada em uma quantidade de 0,4 ml por 1 kg do corpo de um animal adulto por via subcutânea. As propriedades protetoras persistem por 25 dias após a administração.
Se você suspeitar de doença hepática, mastite, infecção, procure imediatamente a ajuda de um veterinário. O autotratamento ou o uso de remédios populares podem levar a complicações ou à morte do animal.
No tratamento da mastite (purulenta e purulento-catarral), recomenda-se o uso diário único de medicamentos:
- "Masticida";
- Mamifort;
- Anti-Mast Forte.
Para a lavagem da glândula mamária, são utilizadas soluções anti-sépticas: furacilina, permanganato de potássio, ictiol e outros agentes. Qualquer líquido é introduzido no úbere da vaca com muito cuidado, sem criar muita pressão.
Está tudo bem em beber leite se tiver gosto amargo
Não se recomenda beber leite com sabor amargo, pois não se sabe por que adquiriu um sabor desagradável. Um produto amargo comprado em residências privadas pode estar contaminado ou conter substâncias medicinais, incluindo antibióticos.
Medidas de prevenção
Para prevenir o aparecimento de doenças que afetam negativamente as propriedades organolépticas do leite, as seguintes medidas devem ser tomadas em tempo hábil:
- vacinação contra doenças infecciosas;
- monitorar cuidadosamente a condição física do animal em lactação;
- observe os padrões de higiene de manutenção.
Conclusão
Se o leite de vaca for amargo, esse é um motivo sério para se pensar na saúde do animal. O aparecimento súbito de um gosto residual geralmente indica doença hepática grave, processos infecciosos e inflamatórios. Se todos os fatores desfavoráveis forem excluídos, o proprietário precisa procurar ajuda de um especialista para identificar a verdadeira causa.