Contente
A vaca Kalmyk é uma das antigas raças de gado de corte, provavelmente trazida para as estepes Kalmyk pelos mongóis tártaros. Mais precisamente, nômades-Kalmyks que se juntaram à horda tártaro-mongol.
Anteriormente, as tribos Kalmyk viviam nas condições adversas do sul de Altai, da Mongólia Ocidental e da China Ocidental. Como quaisquer nômades, os Kalmyks não se importavam muito com o gado, deixando os animais obterem comida por conta própria tanto no verão quanto no inverno. As jutas de verão e de inverno "ensinavam" os animais a engordar rapidamente em caso de greve de fome e a fazer com um mínimo de ração de má qualidade. E também formou resistência durante longas travessias. Em busca de alimento, uma vaca Kalmyk pode caminhar até 50 km por dia.
Descrição da raça
Animais de constituição forte. Eles têm uma construção harmoniosa. Eles são muito móveis. A raça de vacas Kalmyk não é muito grande em estatura. Altura na cernelha 126-128 cm. Comprimento oblíquo 155-160 cm. Índice de alongamento 124. Circunferência torácica 187 ± 1 cm. Circunferência metacarpo 17-18 cm. Índice ósseo 13,7. O esqueleto é fino e forte.
A cabeça é de tamanho médio, leve. Até os touros têm chifres em forma de crescente. A cor dos chifres é cinza claro. O espelho nasal é leve. O pescoço é curto, grosso, com músculos bem desenvolvidos. A cernelha é larga e bem definida. A caixa torácica é rasa. As costelas são em forma de barril. O peito é bem desenvolvido, principalmente nos touros. As costas são retas e largas. A garupa fica rente à cernelha nas vacas ou abaixo da cernelha nos touros. A garupa é reta. As pernas são longas e bem inseridas.
A cor das vacas Kalmyk é vermelha. Possíveis manchas brancas e saliências na cabeça, parte inferior do corpo, cauda e pernas.
Características produtivas
Como a raça é para produção de carne, sua produção de leite é baixa, apenas de 650 a 1.500 kg de leite com teor de gordura de 4,2-4,4%. O período de lactação de uma vaca Kalmyk é de 8-9 meses.
Esses bezerros são representantes gado eles também preferem mantê-los para si mesmos, afastando deles até mesmo seus próprios mestres.
Em termos de características de carne, esta raça é uma das melhores criadas na Rússia. As vacas adultas pesam em média 420-480 kg, os touros 750-950. Alguns fabricantes podem pesar mais de 1000 kg. Os bezerros pesam 20-25 kg ao nascer. Na época do desmame, aos 8 meses, seu peso já chega a 180-220 kg. Com 1,5 a 2 anos de idade, os gobies da raça Kalmyk já chegam a pesar 480-520 kg. Em alguns casos, o ganho de peso médio diário pode chegar a 1 kg. O rendimento do abate de animais alimentados adequadamente é de 57-60%.
A foto mostra um dos touros reprodutores modernos da raça Kalmyk.
O tipo de maturação precoce é menor e tem um esqueleto leve.
A carne obtida do gado Kalmyk tem um sabor muito apurado. A necessidade de sobreviver levou ao surgimento do gado Kalmyk para acumular gordura em todos os lugares possíveis. Um animal engordado pode ter até 50 kg de gordura interna. Além do subcutâneo e aquele que se acumula entre as fibras da carne. É graças à gordura depositada entre as fibras musculares que a famosa carne "mármore" é obtida dos touros Kalmyk.
Sire touros
Vantagens da raça Kalmyk
As difíceis condições de vida durante vários séculos tiveram um efeito positivo nas habilidades reprodutivas do gado Kalmyk. As vacas Kalmyk se distinguem pela alta taxa de inseminação: 85-90%, e fácil parto, devido ao fato de terem passado séculos sem ajuda humana e parir na estepe aberta a todos os ventos. Os bezerros não são muito suscetíveis a resfriados.
Para o inverno, o gado Kalmyk cresce coberto por um subpêlo grosso, que permite passar a noite na neve sem consequências. As vacas Kalmyk são protegidas do frio não só pelo subpêlo, mas também pela espessa camada de gordura subcutânea que crescem durante o verão. Devido às suas grandes reservas de gordura, uma vaca Kalmyk pode perder até 50 kg de peso antes do parto, o que não afetará a qualidade do bezerro e a quantidade de leite.
O gado Kalmyk pode sobreviver com uma base de forragem muito escassa. No verão, ele vagueia ao longo da estepe queimada, no inverno ele cava grama seca debaixo da neve. O único perigo para os rebanhos Kalmyk é a juta. Juta "preta" no verão, quando a grama queima por causa da seca, não tendo tempo para crescer. E juta "branca" no inverno, quando a neve é coberta por uma crosta espessa de crosta. Durante esses períodos, um grande número de animais morre de fome sem alimentação humana. Não só as vacas morrem, mas também as ovelhas e os cavalos, se forem mantidos em pastagem "livre".
Vivendo em um clima continental rigoroso, a raça tem a capacidade de tolerar bem o calor e o frio. Acredita-se que isso seja facilitado pela estrutura especial da pele: próximo a cada pêlo não existe um ducto sebáceo, como nas outras raças, mas vários.
A raça de gado Kalmyk pertence ao grupo de raças que podem ser melhoradas, apenas estragadas. Não tem competidores em desertos, semidesertos e estepes áridas. Portanto, o gado Kalmyk é preservado como fonte de material genético usado na criação de outras raças.
No final do século 20, foram feitas tentativas de "melhorar" a raça Kalmyk por meio do cruzamento de vacas com touros Shorthorn e Simental. O resultado foi insatisfatório e, atualmente, na maior parte da Rússia, eles preferem criar vacas Kalmyk de raça pura. O gado puro-sangue supera os Shorthorns e Simentals em suas características de corte.
As desvantagens da raça hoje incluem apenas um instinto maternal superdesenvolvido, que anteriormente ajudava a proteger os bezerros dos lobos, e hoje ameaça a vida do dono da vaca.
Recursos de alimentação
As vacas desta raça são capazes de comer até alimentos que não são adequados para o gado, incluindo semi-arbustos. Uma das melhores propriedades da raça, muito apreciada pelos agricultores, é a capacidade do gado de se alimentar apenas de capim, sem a necessidade de ração concentrada. A principal despesa do fazendeiro nesta época do ano é a compra de sal para as vacas.
Com a falta de água, os animais param de comer e, portanto, ficam magros. A necessidade diária de água depende do peso corporal do animal:
- até 250 kg - pelo menos 40 litros de água;
- até 350 kg - não menos de 50 litros;
- mais de 350 - pelo menos 60 litros.
É racional introduzir tais restrições quando há falta de água nas pastagens. Se houver água suficiente, os animais devem beber bastante.
Avaliações dos proprietários de gado Kalmyk
Conclusão
O gado Kalmyk é ideal para criação por grandes fazendeiros ou complexos agrícolas, especialmente localizados nas regiões de estepe da Rússia. Embora esta raça se enraíze facilmente mesmo em regiões bastante adversas do norte, lá ela precisa de alimentação adicional com grãos, o que aumenta o custo de obtenção de carne. Para um comerciante privado, é racional manter uma vaca desta raça se ele só pretende obter carne dela. Embora você possa tentar obter leite de bezerros especialmente dóceis ou perdidos.