Contente
A criação de gado frio é comum nos países ocidentais mais quentes. Existe a experiência de um método semelhante no Canadá, que é considerada uma região muito fria. O estereótipo vem dos trabalhos de Jack London, uma vez que a parte "pecuária" deste país em latitude está localizada aproximadamente ao nível das regiões do sul da Rússia. Conclui-se que no sul da Federação Russa também é possível manter o gado resfriado usando tecnologias ocidentais. Ao norte, o processo terá que ser ligeiramente modernizado.
Características da refrigeração de gado
Animais "nativos" da Rússia Central são bem adaptados à estação fria. As vacas que descendem de rondas pertencem à espécie "amante do frio". O gelo não é terrível para eles na presença de comida.
Mas com o frio do gado nas fazendas, existem certas nuances. Os rebanhos das rondas vagavam por um território bastante extenso e iam para a cama em um lugar limpo e seco.
Vacas domésticas não têm essa opção. Mas o gado produz estrume em grandes quantidades e ao mesmo tempo líquido. Ao manter um rebanho na fazenda, o chão é rapidamente contaminado, os animais vão para seus próprios excrementos. As fezes grudam a lã, que não protege mais do frio. Portanto, o principal requisito para a criação de gado frio é a pureza.
Além disso, existem outros requisitos para abrigos para vacas e bezerros:
- falta de rascunhos;
- feno em abundância;
- a possibilidade de movimento ativo;
- cama funda e seca, de preferência palha.
Este último é especialmente difícil de garantir. A palha não absorve bem o líquido, e o sólido fica no topo, sujando os animais. Portanto, a espessura da camada de palha no piso com criação fria de gado deve começar a partir de 0,7 M. E todos os dias é necessário jogar cama nova por cima.
Prós e contras da criação de gado frio
Quando mantido resfriado, ao contrário de algumas fontes, o custo do leite não diminui. Sim, o proprietário não precisa de gastar dinheiro para aquecer a divisão, mas tem custos adicionais com roupa de cama e ração. Outras desvantagens incluem:
- custos adicionais de alimentação;
- possível ulceração do úbere;
- a complexidade da ninhada;
- a necessidade de monitorar a limpeza e a secura da sala;
- a necessidade de isolar as tubulações de água para evitar rompimento no frio.
Essas desvantagens podem não parecer óbvias, mas são.
Cessação do crescimento e diminuição da produtividade com falta de ração
Na natureza, os animais param de crescer no inverno. Eles precisam gastar energia não no crescimento, mas no aquecimento. Parcialmente, esse momento é preservado com o conteúdo doméstico. Com a falta de leite no tempo frio, o ganho de peso diário dos bezerros é várias vezes menor do que poderia ser. Vacas leiteiras com falta de ração reduzem a produção de leite, gastando energia no aquecimento do corpo.
Queimadura por frio
Em vacas leiteiras, quando mantidas em abrigos em clima frio extremo, o úbere pode sofrer.A congelação das pontas das orelhas é possível em geadas severas.
Lixo
A congelação pode ser evitada se o "colchão" for feito corretamente. Com uma espessura de 60 cm ou mais, essa cama começa a apodrecer no fundo, criando uma fonte adicional de calor. Mas o "colchão" é feito com uma tecnologia especial, e isso não nega a renovação diária da camada superior.
Benefícios da conservação do frio
Com todas as desvantagens desta tecnologia, o conteúdo das vantagens pode ser mais:
- bezerros acostumados ao frio tornam-se mais saudáveis;
- uma vaca leiteira adulta criada com essa tecnologia dá mais leite, ela não adoeceu quando era bezerro;
- ausência do fungo Aspergillus na sala;
- ventilação natural, independente da disponibilidade de energia elétrica.
A geada reduz significativamente e às vezes interrompe completamente a multiplicação de microorganismos patogênicos. Com animais aglomerados, este é um argumento importante a favor da tecnologia "fria". Posteriormente, uma vaca que não está doente dá 20% mais leite do que uma vaca criada em local quente e sofreu doenças de "infância". Portanto, o custo adicional de ração e cama compensa.
Boxe e alimentação de bezerros em frigoríficos
Os bezerros recém-nascidos são os mais vulneráveis ao frio, mas na Alemanha eles são ensinados a viver ao ar livre desde o primeiro dia. Claro, os bebês recebem abrigo. Além disso, todas as baias para bezerros são equipadas com lâmpadas infravermelhas. Se os animais começarem a congelar, o proprietário da fazenda tem a opção de ligar os aquecedores. Portanto, ao criar gado, não há economia especial de eletricidade.
Equipamento de caixa
Cada bezerro tem uma caixa separada feita de material à prova de vento. Geralmente é de plástico. Dependendo das condições climáticas da região, essa baia pode ser equipada com uma soleira que impeça a penetração de neve em seu interior. Este projeto é adequado para Canadá e Rússia em um inverno nevado.
A saída geralmente é feita voltada para o lado de sotavento. Mas para isso você precisa verificar a rosa dos ventos na área. A caixa é colocada em um pedestal, pois deve ter piso de ripas por onde a urina será drenada. A área para um estábulo frio de bezerros deve ser nivelada ou com tal declive que a água flua das caixas durante as chuvas e inundações, e não embaixo delas.
Nela, bezerros ligeiramente crescidos devem ser capazes de correr e brincar. Dessa forma, os animais se aquecem nos dias frios. Uma pequena "caminhada" individual nas condições russas é inaceitável. Um bezerro quase imóvel congela rapidamente. A opção de colocar um aviário para bezerros em um cômodo não difere muito de mantê-los em baias separadas de acordo com a tecnologia "soviética". Nesse caso, não faz sentido refazer algo em um sistema já estabelecido.
Uma espessa camada de palha é colocada no chão das caixas para proteger os bezerros do frio. É aconselhável usar as lâmpadas nas primeiras horas após o nascimento, até que o casaco esteja seco.
Um exemplo de refrigeração inadequada de bovinos jovens no vídeo abaixo. Até o próprio autor admite que, na presença de tais rachaduras e pouca roupa de cama, suas panturrilhas congelam.Na verdade, esse dossel nem mesmo atende aos requisitos de um abrigo - um abrigo do vento e da chuva para os animais, que é instalado em um "campo aberto". O dossel no vídeo é raso e não protege contra a precipitação. O ar frio flui pelas rachaduras.
Alimentando
O ganho em bezerros depende diretamente de qual parte da alimentação é usada para "construir" o corpo e do que é usado como energia para aquecimento. E em qualquer caso, com a diminuição da temperatura, o aumento diário diminui.
Se o objetivo da criação de gado jovem com a tecnologia "fria" é ganhar peso rapidamente, é necessário soldar mais leite do que quando mantido em uma sala quente. Os bezerros criados no inverno precisam de mais feno e alimentos compostos. Em dias particularmente frios, pode ser necessário o dobro de ração.
Conteúdo frio do gado leiteiro
Na verdade, não há nada de fundamentalmente novo na refrigeração de gado leiteiro. E hoje, a maioria dos estábulos na Rússia não é aquecida. O gado é mantido em câmaras frigoríficas. A temperatura lá é mais alta do que lá fora, devido exclusivamente aos próprios animais.
Mas devido ao tamanho das vacas e sua grande aglomeração, geralmente é mais quente dentro de casa do que ao ar livre em 10 ° C. Para os animais, isso é suficiente e não é mais necessário.
A desvantagem dos estábulos de construção soviética é a ventilação de exaustão no teto e o fornecimento de ar fresco pelas portas nas extremidades. As janelas foram lacradas. Como as pessoas sentem frio nessas condições, as portas costumavam ser mantidas fechadas no inverno. Como resultado, a umidade se acumulou na sala e o mofo se multiplicou.
Os celeiros frios modernos requerem um design ligeiramente diferente. O edifício está posicionado de forma que a parede longitudinal do celeiro seja perpendicular à direção do vento principal na região. Deste lado, são feitas fissuras nos beirais a uma altura de pelo menos 1,5 me aberturas na parede. No lado oposto, uma grande lacuna é deixada sob o teto, por onde o ar quente escapará. Este projeto oferece boa ventilação e, ao mesmo tempo, proteção contra vento e precipitação.
Também é possível manter o gado leiteiro em hangares frios "sem uma quarta parede", embora seja mais conveniente manter animais de corte nesses edifícios. É necessário apenas cobrir a parte superior com um filme, deixando um grande vão na parte inferior para ventilação e alimentadores. O celeiro é posicionado de forma que a parte aberta fique a sotavento.
Conservação de gado de corte a frio
O gado de corte não tem um úbere tão grande e não está ameaçado de congelamento. Animais desta direção podem ser mantidos em barracas ou sob toldos. Este último deve ser cercado em três lados. Uma lacuna é feita entre a parede longa e o telhado para que o ar quente escape. A segunda parede longa não é feita. Em vez disso, uma zona de feed é organizada. Em geadas severas, o quarto lado pode ser coberto com uma faixa removível. Outros requisitos são os mesmos que os da criação de gado leiteiro.
Conclusão
A refrigeração do gado, se bem organizada, permite preservar a saúde dos animais e aumentar a produção de leite. Os bezerros crescem fortes e com boa imunidade. Mas se a tecnologia de frio não for seguida, o gado sofrerá de miosite e mastite.