Alimentando galinhas poedeiras em casa

Comprando em casa de frango raças de ovos, os proprietários querem tirar o máximo proveito delas. Qualquer proprietário de animais de fazenda sabe que o benefício total deles só pode ser obtido com a alimentação correta. Você não pode alimentar uma vaca apenas com palha e esperar obter dela 50 litros de leite com 7% de gordura.

É o mesmo com as galinhas. Para que as galinhas ponham ovos grandes com cascas fortes, elas devem receber todas as vitaminas, minerais e oligoelementos de que precisam. Isso sem contar o que está indicado em todas as embalagens de alimentos: proteínas, gorduras e carboidratos.

Mas organizar a alimentação adequada de galinhas poedeiras em casa é muito difícil, mesmo para um avicultor experiente, para não falar dos iniciantes.

Todas as tabelas que mostram as taxas de alimentação e a quantidade de elementos necessários contêm valores muito médios. Por exemplo, todas as tabelas indicam que as galinhas poedeiras precisam de 0,5 g de sal de cozinha por dia. Mas em que região vive esse frango e, o mais importante, de qual região ele come grãos?

No Território de Altai, a forragem cultivada em áreas salinas é muito valorizada pelos agricultores locais, uma vez que, como resultado da ingestão dessas forragens, os animais não precisam adicionar sal à forragem.

As áreas montanhosas são pobres em iodo e uma galinha poedeira de “montanha” deve receber mais iodo do que uma galinha que vive à beira-mar.

Então você pode ver quase qualquer elemento. Em uma área haverá excesso, em outra haverá escassez.

Para formular corretamente a dieta de uma galinha poedeira, você terá que levar para análise cada novo lote de ração e, ao mesmo tempo, sangue de galinha para a bioquímica. Considerando que geralmente as galinhas poedeiras recebem diversos tipos de grãos e produtos protéicos, a análise química de cada lote de ração é um prazer abaixo da média.

Existem duas maneiras de resolver este problema: alimentar galinhas com ração especial para poedeiras e não se incomodar em ler as normas de alimentação em livros de referência e livros didáticos. Com exceção de uma escassez / superabundância muito crítica de quaisquer elementos, um organismo vivo é capaz de regular de forma independente a assimilação das substâncias de que necessita.

Características da alimentação de galinhas poedeiras

É quase impossível organizar a alimentação de galinhas poedeiras em casa de acordo com as normas apresentadas nos livros didáticos de zootecnia.

Para além das conhecidas proteínas, gorduras, hidratos de carbono, cálcio, fósforo e das vitaminas mais conhecidas, as galinhas poedeiras precisam de substâncias muito menos conhecidas, nas quais os proprietários das galinhas poedeiras não se preocupam.

Conselho! A proporção de cálcio para fósforo também deve ser bastante específica, e não apenas quanto foi derramado. Cálcio: fósforo = 4: 1.

Normalmente, há fósforo suficiente na alimentação de grãos, então você não pode pensar sobre isso e apenas adicionar giz ou calcário.

Ao alimentar galinhas poedeiras em casa, as normas de nutrientes podem ser estimadas pelo estado dos ovos e seu número. O mais difícil aqui é que a falta ou excesso de qualquer elemento causa uma reação em cadeia na absorção de outros nutrientes, e muitas vezes é muito difícil entender o que exatamente precisa ser adicionado ou reduzido.

Cálcio

O conteúdo de cálcio no ovo de uma galinha é em média 2 G. Com uma alta produção de ovos, a falta de cálcio afeta muito a condição das próprias galinhas poedeiras e a qualidade dos ovos.Diminui não só a produção de ovos e a qualidade da casca, mas também aumenta a plasticidade dos ossos da galinha poedeira. Esses ossos são chamados de "guta-percha". A quantidade de cálcio que uma galinha poedeira pode "dar" aos ovos de seus próprios ossos é suficiente apenas para 3-4 ovos. Em seguida, a galinha vai dar o ovo sem casca.

Fósforo

O cálcio sem fósforo não é assimilado. Mas, felizmente, há muito desse elemento na forragem de grãos e muito no desperdício da produção de moagem - farelo. Se o farelo úmido à base de farelo for preparado para galinhas poedeiras, não há necessidade de se preocupar com a falta de fósforo.

Vitamina D₃

Sempre há calcário no cocho, o farelo é dispensado regularmente e a casca dos ovos ainda é fraca e mole. O conteúdo da ração foi testado quanto ao teor de vitamina D₃? Com sua falta, o cálcio é mal absorvido, então há pouca presença constante de calcário nos comedouros, você também precisa de colecalciferol na ração ou longas caminhadas ao ar livre.

Atenção! Com um excesso de vitamina D₃, o cálcio é depositado nas paredes dos vasos sanguíneos.

Sódio

A vitamina D₃ já foi adicionada nas quantidades necessárias, após uma análise química da ração, e os ovos, como se estivessem com cascas pobres, permanecem. Porque não é tão simples.

O cálcio será mal absorvido, mesmo com falta de sódio. O sódio faz parte do sal de mesa comum, outro nome para o qual é cloreto de sódio. Galinhas poedeiras devem receber sal 0,5 - 1 g por dia.

Adicionou sal e piorou? Talvez o fato seja que antes havia excesso de sódio. As galinhas que comem os restos de comida preparada da mesa humana freqüentemente sofrem de excesso de sais no corpo. Devido ao excesso de sais, a absorção de cálcio também diminui.

Manganês

A casca fica mais fina e a produção de ovos diminui devido à falta de manganês. Além do desbaste da casca, manchas também são observadas com falta de manganês. Não manchas de cor mais intensa, mas áreas de casca mais fina, visíveis ao olhar para o ovo à luz. O manganês requer 50 mg por dia.

Além dos oligoelementos e minerais acima, as galinhas poedeiras também precisam de:

  • zinco 50 mg;
  • ferro 10 mg;
  • cobre 2,5 mg;
  • cobalto 1 mg;
  • iodo 0,7 mg.

As doses diárias são indicadas.

O metabolismo das galinhas é influenciado não apenas por oligoelementos, mas também por aminoácidos. A assimilação de oligoelementos e minerais é impossível sem aminoácidos. A síntese de proteínas necessária para um ovo sem aminoácidos também é impossível.

A tabela abaixo mostra as necessidades diárias de aminoácidos para galinhas poedeiras.

Taxas de alimentação diária para galinhas poedeiras:

AminoácidoQuantidade necessária, g
Metionina0,37
Lisina0,86
Cistina0,32
Triptofano0,19
Arginina1,03
Histidina0,39
Leucina1,49
Isoleucina0,76
Fenilalanina0,62
Treonina0,52
Valine0,73
Glicina0,91

Durante a postura, as galinhas poedeiras têm grande necessidade de vitaminas. Mas, novamente, você precisa ter cuidado para não overdose de suplementos vitamínicos. A hipervitaminose é pior do que a hipovitaminose.

Além das mais famosas e geralmente indicadas na lista da composição química das vitaminas A, D, E, grupo B, as galinhas também precisam de um par de vitaminas K e H. bastante exóticas.

Excesso de cálcio

Eliminada a falta de cálcio, surgiu outro problema: uma casca grossa e áspera.

Essa casca pode se formar quando há excesso de cálcio ou falta de água.

Na falta de água, o ovo permanece no oviduto da galinha poedeira, crescendo com camadas extras de casca. Para eliminar este problema, basta proporcionar à galinha poedeira acesso constante à água, mesmo no inverno. Bebedores aquecidos podem ser fornecidos se você puder encontrá-los.

A segunda razão para a retenção de ovos no oviduto são as poucas horas de luz do dia no inverno. Nesse caso, a produção de ovos diminui e o cálcio continua a vir da ração. É necessário aumentar o horário de verão devido à iluminação artificial e substituir parte da ração rica em cálcio por grãos inteiros.

Aviso! As galinhas jovens que estão começando a pôr ovos podem colocar alguns ovos com cascas pobres. O problema deve desaparecer dentro de algumas semanas após a conclusão da formação do aparelho reprodutor de poedeiras jovens.

Características da dieta de galinhas poedeiras

A base da dieta das galinhas poedeiras é o grão das plantas cerealíferas: cevada, milheto, milho, sorgo, aveia e outros. Leguminosas: soja, ervilha e outros - fornecem-se na proporção de cerca de 10%, embora seja este grão que contenha a quantidade máxima de proteína necessária para as galinhas poedeiras e uma parte de aminoácidos essenciais, por exemplo, a lisina. Mas uma overdose de proteína também é desnecessária.

Importante! Ao formular uma dieta, você precisa monitorar o baixo teor de fibra na ração. Um alto teor reduzirá a produção de ovos.

Mas é impossível sem fibra. Estimula os intestinos.

Tipo de comida seca

Quando se preparam ração para galinhas, eles aderem às seguintes proporções (em%):

  • grão 60-75;
  • farelo de trigo até 7;
  • refeição / bolo de 8 a 15;
  • peixe / carne e osso /farinha de osso 4-6;
  • fermento 3-6;
  • gordura alimentar 3-4;
  • farinha de ervas 3-5;
  • pré-misturas de minerais e vitaminas 7-9.

Com a alimentação seca, é melhor que as poedeiras recebam uma ração completa que já contenha todos os nutrientes de que necessitam. O alimento composto para uma galinha chega a 120 g por dia.

Tipo combinado de alimentação para galinhas poedeiras

Com alimentação combinada, a ração para poedeiras será composta por 80% de grãos e aditivos e 20% de ração suculenta.

Com um tipo combinado de alimentação, as galinhas podem ser alimentadas com a proteína animal encontrada no leite e na carne. Além da farinha de peixe, ossos, sangue, as galinhas recebem soro de leite e reverso. Alguns proprietários até doam queijo cottage.

Uma boa opção é o pão seco embebido em laticínios.

Importante! Não alimente as galinhas com pão fresco. É perigoso para os pássaros, pois pode se perder no bócio em um pedaço pegajoso de massa.

Alimentar suas galinhas poedeiras de acordo com uma programação ou com acesso a alimentos o tempo todo?

As galinhas têm o hábito de cavar na comida com os pés, espalhando-a em todas as direções, por isso muitos proprietários preferem alimentar as galinhas em determinado horário. A porção, nesse caso, é dada às galinhas para que elas possam comê-la na hora. Paralelamente, nas granjas para poedeiras, é proporcionado acesso constante à ração, economicamente mais rentável, dada a necessidade de alta intensidade de postura em poedeiras de granjas avícolas.

Quando se alimentam de acordo com o programa, as galinhas poedeiras devem ser alimentadas pelo menos 3 vezes ao dia no inverno e 4-5 vezes no verão em intervalos de 3-4 horas. Não é para sair de casa, apenas para alimentar as galinhas.

Também há uma saída para as condições de casa. Você pode fazer alimentadores de abrigo para galinhas com canos de esgoto. É barato, mas as galinhas poedeiras terão acesso constante a alimentos e não poderão desenterrá-los.

Importante! Os alimentadores dos tubos devem ser protegidos de cima por um dossel da água da chuva que entra na alimentação.

Pode haver muitas opções para esses alimentadores. O vídeo mostra outro exemplo de comedouro de frango. E não apenas comedouros, mas também bebedores de cachimbos.

 

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção