Contente
A antiga raça de frangos russos de aparência original, criada pelo método de seleção popular, era muito comum no Império Russo no século XIX. A época exata de sua origem não é conhecida, mas acredita-se que os ancestrais desses pássaros engraçados foram galinhas asiáticas. A opinião é apoiada pelo fato de que a raça de galinhas com crista russa é suspeitamente semelhante a outra raça antiga e original, mas ucraniana. Em geral, eles têm os mesmos nomes. Substituída apenas a região de origem e “crista” por “chub”.
Por uma questão de interesse, você pode comparar uma foto de uma raça de galinha de crista russa (à esquerda) e um topete ucraniano (à direita).
E tente encontrar 10 diferenças.
Esta situação não é surpreendente. Muito provavelmente, a divisão em raças diferentes ocorreu não de acordo com características produtivas e exteriores, mas ao longo de limites administrativos e, mais recentemente, em uma perspectiva histórica. Com a prevalência generalizada da raça de crista russa na Rússia czarista, é improvável que os camponeses que se mudaram para a Pequena Rússia em família basicamente deixassem suas galinhas em seu antigo lugar.
Após a revolução na União Soviética, havia uma diretriz que cada república deveria ter “sua” raça republicana de animais de fazenda. Além disso, em todas as esferas da agricultura: das aves ao gado. Aparentemente, foi então que a crista russa ficou sob a divisão ao longo da fronteira administrativa.
Como ela é hoje em dia
Hoje, o frango com crista é considerado uma raça primordialmente russa. Ao criar a raça, é improvável que os camponeses "estabeleçam uma meta" para fazer galinhas resistentes às geadas russas. É que a "seleção popular" pelos padrões urbanos de hoje é muito cruel com os animais. Se o animal não atender aos requisitos necessários, não for capaz de suportar as condições de detenção que lhe são oferecidas, é encaminhado à faca. Se tiverem sucesso, não cairá antes. Mas, para ser honesto, uma seleção tão difícil dá excelentes resultados.
Na descrição da raça de crista russa de galinhas, sua alta resistência à geada é especialmente observada. Aqui é certo relembrar o slogan do filme: “Você quer viver, você não vai ficar muito animado”. Na situação com galinhas com crista, esta afirmação é mais do que apropriada. Se o camponês não tiver um galinheiro isolado, adapte-se para sobreviver em um celeiro frio ou congele-o. E então não havia aquecedores elétricos.
Padrão moderno
O Corydalis russo é uma ave de tamanho médio de direção universal.
A cabeça é alongada e proporcional. O rosto está vermelho. A crista é vermelha, muitas vezes em forma de folha, mas também é permitida uma forma regular de formato rosa sem processos desnecessários. O rosto, lóbulos e brincos são vermelhos. Pode haver manchas brancas nos lóbulos. Os olhos são laranja, vermelhos ou amarelos claros.
Aves com plumagem escura podem ter olhos castanhos. O bico com crista é forte, a cor do bico depende da cor e pode variar do amarelo ao cinza escuro.
As cristas das galinhas com crista russa são melhor desenvolvidas do que as dos galos devido ao desenvolvimento mais pobre da crista. As penas da crista são direcionadas para trás. A forma do tufo pode ser:
- em forma de capacete;
- espalhando;
- saindo;
- tipo feixe.
O pescoço é relativamente curto. O galo de crista russo tem uma juba pouco desenvolvida e a crista é menor do que a de uma galinha. Na foto abaixo, o frango tem uma crista em formato de capacete
O dorso e o lombo das galinhas de crista russa, como pode ser visto na foto, são largos, uniformes. A cauda do galo é exuberante, longa. Além disso, não apenas longas tranças, mas também uma pena de cobertura.No frango, a cauda é um pouco menos desenvolvida, embora também se diferencie na rica plumagem.
Em particular, é indicado que a cauda da crista russa é pouco desenvolvida. Nos galos, as penas da cauda são descobertas, uma vez que a pena da capa e as tranças não são longas o suficiente.
As asas são grandes, ligeiramente abaixadas. O peito é largo e bem cheio. O ventre é bem desenvolvido nas galinhas e esgalgado nos galos. Pernas de comprimento médio com metatarso não franjado.
A plumagem é bem desenvolvida, rica, mas não solta. De acordo com a descrição do padrão, a cor da crista russa tem pelo menos 10 variantes:
- Branco;
- o preto;
- vermelho;
- lavanda;
- cinza;
- preto e prata;
- Preto e dourado;
- chintz;
- cuco;
- salmão.
A cor mais comum na raça Russian Crested é o branco.
Variedades de cores
Quais são os tipos de cor na raça de crista russa de galinhas é mostrado na foto abaixo.
Branco.
Com penas puramente brancas, as galinhas devem ter bico e jarrete amarelos.
O preto.
De cor preta, as galinhas têm olhos castanhos, bico cinza escuro e metatarsos acinzentados.
Vermelho.
Seria uma galinha vermelha chata, se não fosse pela crista.
Lavanda.
As galinhas freqüentemente sofrem mutação nos genes responsáveis pela cor. Isso leva ao aparecimento de cores "azul" ou "lavanda". As variações na cor lavanda variam de quase cinza a verdadeiramente azul.
Cinza.
De cor cinza escuro geral, o pescoço é emoldurado por penas com borda branca. O bico e o metatarso são cinzentos, os olhos são castanhos.
Preto prateado.
A crista, o pescoço e o lombo são prateados. As costas, barriga, asas e flancos são pretos. Os olhos são castanhos.
Preto dourado.
Geneticamente, as galinhas dessa cor são pretas, então o bico e o metatarso também são de cor escura e os olhos são castanhos. No pescoço e na crista, uma pena de cor dourada, que nos galos passa para as penas de cobertura da parte inferior das costas.
Chita.
A cor mais interessante e variada da raça russa de galinhas com crista é o chintz. Na cor vermelha ou vermelha principal, penas de uma cor mais clara são espalhadas, criando um padrão original de "camisa" para cada frango.
Cuco.
Cor variegada "uniforme", bico e metatarso são claros.
Salmão.
A delicada cor fulva com pontos escuros no peito e no pescoço é o motivo pelo qual é chamado de salmão, que lembra muito a "camisa" do salmão recém-pescado.
Descrição e fotos dos vícios de galinhas de crista russas, inaceitáveis para aves reprodutoras:
- crista subdesenvolvida;
- falta de um tufo;
- lóbulos brancos;
- crista muito grande;
- corpo áspero;
- alto conjunto de asas;
- cor amarela;
- metatarso muito longo;
- Cauda de "esquilo".
Produtividade
Devido à diversidade genética entre as galinhas de crista, os dados sobre a produtividade na descrição de galinhas de crista russa diferem dependendo da fonte. Portanto, de acordo com várias fontes, o galo pesa 2,7 - 3,5 kg. Frango a partir de 1,8 kg, que não se enquadra na direção universal declarada, até 2,2 kg. A última figura está mais próxima da raça de carne e ovo. Embora os dados sobre a produção de ovos variem, nenhum dos números se assemelha à raça do ovo: 150 - 160 unidades. para a temporada. O peso médio do ovo é de 56 G. A casca pode ser branca ou cremosa.
Vantagens
De acordo com os proprietários, a raça russa de galinhas com crista atende plenamente às expectativas a ela atribuídas:
- excelente resistência à geada (até as galinhas queriam viver);
- aparência original e incomum hoje;
- variedade e decoratividade de cores;
- "entrega" estável de 1 ovo a cada 2 dias (e ninguém espera mais deles);
- boa fertilização de ovos;
- alta eclodibilidade e segurança de frangos;
- requisitos mínimos de conteúdo;
- orientação humana;
- caráter calmo.
O último ponto está ausente nos galos. Eles são belicosos e é combatividade o que atribuem às deficiências do Russian Crested.
Nesse caso, as penas têm que ser aparadas, pois devido à densa plumagem, o frango nem consegue ver o comedouro. Uma crista tosada parecerá feia, mas a saúde do frango é mais cara.
Conteúdo e dieta
Como um clássico frango de "aldeia", a galinha de crista não requer condições especiais. Haveria um abrigo contra o clima, um poleiro alto, cama seca e um comedouro completo. No verão, as galinhas se sentem bem em um recinto aberto, no inverno elas preferem se esconder da neve e do vento em um celeiro.
Na alimentação, os crista também não são exigentes. No verão, eles podem até mesmo se alimentar sozinhos. Mas, no caso da impossibilidade de caminhar em liberdade, os corydalis precisam de grãos, cálcio, proteínas animais e rações suculentas. Como qualquer frango, o Corydalis é onívoro e comerá com prazer o que sobrou da cozinha durante o preparo do jantar.
Testemunhos
Conclusão
Na raça de frangos de crista russos, existe uma grande diversidade genética. O trabalho com galinhas de crista russa não é realizado há muito tempo e só agora eles estão começando a coletar dados sobre o número de galinhas de crista russa mantidas em fazendas particulares. Até à data, registou apenas 2.000. Correspondente à descrição dos indivíduos, embora muitos mantenham o Corydalis no quintal. Mas, com um alto grau de probabilidade, este não é um pássaro de raça pura ou galinhas de uma raça diferente. Existem muitas raças de galinhas de crista no mundo. A este respeito, você não pode confiar completamente na descrição e na foto da raça de crista russa de galinhas na Internet ou ao comprar por anúncio. Para adquirir um pássaro de raça realmente puro, é melhor entrar em contato com o pool genético russo.